Percepções a respeito do bem-estar animal no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Queiroz, Ricardo Guimarães de lattes
Orientador(a): Borges, João Augusto Rossi lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Grande Dourados
Programa de Pós-Graduação: Programa de pós-graduação em Agronegócios
Departamento: Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/1008
Resumo: Nos últimos anos o Brasil vem apresentando, por parte da opinião pública, interesse crescente pelo tema bem-estar animal (BEA). O BEA já se consolidou nos países desenvolvidos, como os Estados Unidos, Canadá, Austrália além de países da União Europeia. Fatos como a urbanização, mídia, influência das organizações na sociedade, o aumento da educação e do nível econômico da população, são razões que explicam, em parte, o interesse crescente da sociedade no BEA. O objetivo geral deste estudo foi analisar a percepção da população universitária brasileira em relação ao BEA nas cadeias produtivas da carne bovina e da carne de frango. A pesquisa foi baseada em questionários e a amostra foi coletada na comunidade universitária brasileira. Primeiramente, utilizamos a análise fatorial com a finalidade de agrupar itens em fatores, que foram utilizados para mensurar as percepções, sendo que três fatores foram encontrados e denominados de: imagem dos produtores, qualidade de vida dos animais e uso de animais para o consumo humano. Em um segundo momento, testes de médias foram empregados com a finalidade de testar diferenças entre os grupos quanto às variáveis socioeconômicas e quanto as percepções. Os resultados demonstraram que, quanto maior o contato com os animais de produção e quanto maior a informação sobre o BEA, maior será a percepção das pessoas com relação ao BEA. As pessoas que possuem animal de estimação, as que residem no meio urbano, as que possuem informação e conexão com a agropecuária e também as mulheres, se preocupam mais com o BEA. Desta forma, a maioria dos respondentes percebeu as condições atuais nas cadeias produtivas da carne de frango e da carne bovina como ruins e regulares, e também o nível de preocupação ficou entre alto e muito alto.
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Fatos como a urbanização, mídia, influência das organizações na sociedade, o aumento da educação e do nível econômico da população, são razões que explicam, em parte, o interesse crescente da sociedade no BEA. O objetivo geral deste estudo foi analisar a percepção da população universitária brasileira em relação ao BEA nas cadeias produtivas da carne bovina e da carne de frango. A pesquisa foi baseada em questionários e a amostra foi coletada na comunidade universitária brasileira. Primeiramente, utilizamos a análise fatorial com a finalidade de agrupar itens em fatores, que foram utilizados para mensurar as percepções, sendo que três fatores foram encontrados e denominados de: imagem dos produtores, qualidade de vida dos animais e uso de animais para o consumo humano. Em um segundo momento, testes de médias foram empregados com a finalidade de testar diferenças entre os grupos quanto às variáveis socioeconômicas e quanto as percepções. Os resultados demonstraram que, quanto maior o contato com os animais de produção e quanto maior a informação sobre o BEA, maior será a percepção das pessoas com relação ao BEA. As pessoas que possuem animal de estimação, as que residem no meio urbano, as que possuem informação e conexão com a agropecuária e também as mulheres, se preocupam mais com o BEA. Desta forma, a maioria dos respondentes percebeu as condições atuais nas cadeias produtivas da carne de frango e da carne bovina como ruins e regulares, e também o nível de preocupação ficou entre alto e muito alto.In recent years, there has been a growing interest in animal welfare (AW) by public opinion, especially in developed countries, such as the United States, Canada, Australia and European Union countries. Events such as urbanization, the media, the influence of organizations in society, increasing education and the economic level of the population are reasons that partly explain the growing interest of society in AW. The general objective of this study was to analyze the perception of the brazilian university population in relation to AW in the productive chains of beef and chicken. The research was based on questionnaires and the sample was collected in the brazilian university community, composed of students and professors of undergraduate and postgraduate courses in all areas of knowledge, in addition to the technical administrative staff. The data were firstly analyzed using a factorial in order to group items used to measure the perceptions of factors. Three factors were found and denominated: Farmer’s image, Life quality of farm animals and Use of animals for human consumption. Means tests were used to test differences between groups regarding socioeconomic variables and perceptions. The results showed that the greater contact with the farm animals, the greater information about the AW, most the people's perception of the AW. People with a pet, in highly urbanised áreas, those who have information and connections with agriculture and also women, care more about AW.Submitted by Alison Souza (alisonsouza@ufgd.edu.br) on 2019-06-06T18:21:13Z No. of bitstreams: 1 RicardoGuimaraesdeQueiroz.pdf: 1095817 bytes, checksum: 892fe09cceee6910d5d74c637c23962b (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-06T18:21:13Z (GMT). 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