A “Guerra do Paraguai” nos livros didáticos de História do Brasil para o ensino secundário (1882 a 1971)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Santos, Paulo Henrique Roseghini dos lattes
Orientador(a): Moreira, Kênia Hilda lattes
Banca de defesa: Bianchini, Paolo lattes, Brazil, Maria do Carmo lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Grande Dourados
Programa de Pós-Graduação: Programa de pós-graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/4535
Resumo: Objetivamos discutir as mudanças e permanências do conteúdo “Guerra do Paraguai” nos livros didáticos de História. Tal proposta faz parte das pesquisas realizadas na linha de “História da Educação, Memória e Sociedade” do Programa (PPGEdu), da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Diante das análises percebemos a necessidade de pesquisas desta temática na área da história da educação. Para tanto, propomos um recorte temporal entre os anos de 1882 a 1971, recorte que está entre o primeiro aparecimento da guerra enquanto conteúdo escolar, no programa curricular de 1882, até a lei 5962/1971, de acordo com as fontes selecionadas. A pesquisa foi realizada com livros didáticos de História do Brasil, bem como com os programas Curriculares de História do Brasil. Identificar e analisar as mudanças e permanências desse conteúdo nos livros didáticos de História do Brasil, destinados ao ensino secundário, foi o nosso objetivo principal. Ao realizar o processo de levantamento, identificação e seleção das fontes, obtivemos um corpus de 18 livros didáticos. É importante salientarmos que o contexto em que estava inserido cada autor teve grande influência na organização e produção desses materiais, uma vez que, os ideais republicanos, católicos ou militarista, influenciaram na disposição em que a “guerra do Paraguai” foi apresentada por cada autor. Uma das primeiras constatações é que a “guerra do Paraguai” enquanto conteúdo, aparece nos programas de ensino no ano de 1882, na disciplina de “Historia e Chorographia do Brazil” tendo como indicação o livro “Lições de História do Brazil” do Dr. Mattoso Maia. Quanto a nomenclatura dada ao conteúdo, poucas variações são encontradas, uma vez que identificamos “Guerra do Paraguai”, “Guerra contra o Ditador do Paraguai” e “Luta contra o Paraguai”. Da mesma forma se deu nos programas de ensino para a escola secundária brasileira, que sempre dispõem o conteúdo como “Guerra do Paraguai”. No processo de análise percebemos que a construção da imagem de Solano Lopez como um grande ditador, o “arquiteto” do conflito. Notamos que as permanências, mesmo que sutis, contribuem para compreendermos as transformações acerca do conteúdo nos livros. Identificamos os livros didáticos quanto o cunho militarista. As várias reformas no Ensino Secundário Brasileiro, contribuem para as mudanças dos conteúdos aqui analisados, dando sustentação para identificarmos as nuances que os fatos históricos trouxeram para a educação e para a escola.
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Diante das análises percebemos a necessidade de pesquisas desta temática na área da história da educação. Para tanto, propomos um recorte temporal entre os anos de 1882 a 1971, recorte que está entre o primeiro aparecimento da guerra enquanto conteúdo escolar, no programa curricular de 1882, até a lei 5962/1971, de acordo com as fontes selecionadas. A pesquisa foi realizada com livros didáticos de História do Brasil, bem como com os programas Curriculares de História do Brasil. Identificar e analisar as mudanças e permanências desse conteúdo nos livros didáticos de História do Brasil, destinados ao ensino secundário, foi o nosso objetivo principal. Ao realizar o processo de levantamento, identificação e seleção das fontes, obtivemos um corpus de 18 livros didáticos. É importante salientarmos que o contexto em que estava inserido cada autor teve grande influência na organização e produção desses materiais, uma vez que, os ideais republicanos, católicos ou militarista, influenciaram na disposição em que a “guerra do Paraguai” foi apresentada por cada autor. Uma das primeiras constatações é que a “guerra do Paraguai” enquanto conteúdo, aparece nos programas de ensino no ano de 1882, na disciplina de “Historia e Chorographia do Brazil” tendo como indicação o livro “Lições de História do Brazil” do Dr. Mattoso Maia. Quanto a nomenclatura dada ao conteúdo, poucas variações são encontradas, uma vez que identificamos “Guerra do Paraguai”, “Guerra contra o Ditador do Paraguai” e “Luta contra o Paraguai”. Da mesma forma se deu nos programas de ensino para a escola secundária brasileira, que sempre dispõem o conteúdo como “Guerra do Paraguai”. No processo de análise percebemos que a construção da imagem de Solano Lopez como um grande ditador, o “arquiteto” do conflito. Notamos que as permanências, mesmo que sutis, contribuem para compreendermos as transformações acerca do conteúdo nos livros. Identificamos os livros didáticos quanto o cunho militarista. As várias reformas no Ensino Secundário Brasileiro, contribuem para as mudanças dos conteúdos aqui analisados, dando sustentação para identificarmos as nuances que os fatos históricos trouxeram para a educação e para a escola.We aim to discuss the changes and permanence of the “Guerra do Paraguay” content in the history textbooks. This proposal is part of the research carried out in the “History of Education, Memory and Society” line of the Program (PPGEdu), from the Federal University of Grande Dourados (UFGD). In view of the analyzes, we realized the need for research on this topic in the area of the history of education. To this end, we propose a time frame between the years 1882 to 1971, which is between the first appearance of war as a school content, in the curriculum of 1882, up to law 5962/1971, according to the selected sources. The research was carried out with textbooks on the history of Brazil, as well as with the History of Brazil curriculum. Our main objective was to identify and analyze the changes and permanence of this content in the History of Brazil textbooks for secondary education. By carrying out the process of surveying, identifying and selecting sources, we obtained a corpus of 18 textbooks. It is important to note that the context in which each author was inserted had a great influence on the organization and production of these materials, since the republican, catholic or militarist ideals influenced the disposition in which the “Paraguay war” was presented by each author. One of the first findings is that the “war of Paraguay” as content, appears in teaching programs in the year 1882, in the discipline of “Historia e Chorographia do Brazil” with the indication of the book “Lições de História do Brasil” by Dr. Mattoso Maia. As for the nomenclature given to the content, few variations are found, since we identified “War of Paraguay”, “War against the Dictator of Paraguay” and “Fight against Paraguay”. In the same way it happened in the teaching programs for the Brazilian secondary school, which always have the content as “Guerra do Paraguay”. In the process of analysis we realized that the construction of Solano Lopez's image as a great dictator, the “architect” of the conflict. We note that permanences, even if subtle, contribute to understanding changes in the content of books. We identified the textbooks as militaristic. The various reforms in Brazilian Secondary Education contribute to the changes in the content analyzed here, providing support for identifying the nuances that historical facts have brought to education and to school.Submitted by Marcos Pimentel (marcospimentel@ufgd.edu.br) on 2021-05-28T16:49:08Z No. of bitstreams: 1 PauloHenriqueRoseghinidosSantos.pdf: 2229070 bytes, checksum: 27ae002a20fd5356fadd2effcaddd56e (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-28T16:49:08Z (GMT). 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