A visão de ciência de professores de Física do Ensino Médio de Goiânia e sua relação com os livros didáticos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: FARIA, Lucimar Moreira lattes
Orientador(a): BARRIO, Juan Bernardino Marques lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação em Ciências e Matemática
Departamento: Ciências Exatas e da Terra
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/589
Resumo: The present stud y has investigated the conception of science from a teacher s' group who actuates in the area of Physics (Secondary education) in public and particular schools in the Goiania city - GO and their relationship with text books. We tried to indentif y the conception of science of the investigated teachers and the origin of the science in some text books adopted by these teachers. Initially, we talked about the different paradigmatic conceptions of the sciences' nature and the y implications for the sci ence teaching. In this investigation, we adopted a qualitative approach composed by content analysis and, as instruments of investigation; we used a questionnaire and a semi- structured interview. We discover ed that teacher s speech is often contradictory what indicates they don't really have a science vision established, and at the same time, they corrobate the conceptions presents in the text books, with are predominantly empiricism- inductive based.
id UFG_47d52c82487528db3bfaece76b27cb64
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tde/589
network_acronym_str UFG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
repository_id_str
spelling BARRIO, Juan Bernardino Marqueshttp://lattes.cnpq.br/6859482550702496FARIA, L. M.FARIA, Lucimar Moreira2014-07-29T15:00:29Z2010-06-152009-12-03FARIA, Lucimar Moreira. The vision of science teachers of Physics School of Goiania and its relationship with textbooks. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/589The present stud y has investigated the conception of science from a teacher s' group who actuates in the area of Physics (Secondary education) in public and particular schools in the Goiania city - GO and their relationship with text books. We tried to indentif y the conception of science of the investigated teachers and the origin of the science in some text books adopted by these teachers. Initially, we talked about the different paradigmatic conceptions of the sciences' nature and the y implications for the sci ence teaching. In this investigation, we adopted a qualitative approach composed by content analysis and, as instruments of investigation; we used a questionnaire and a semi- structured interview. We discover ed that teacher s speech is often contradictory what indicates they don't really have a science vision established, and at the same time, they corrobate the conceptions presents in the text books, with are predominantly empiricism- inductive based.O presente estudo investigou as concepções sobre ciência de um grupo de professores que atua na ár ea de Física (Ensino Médio) em escolas públicas e particular es na cidade de Goiânia GO e sua relação com os livros didáticos.Procuramos identificar a concepção de ciência dos professores pesquisados e a natureza da ciência presente em alguns livros didáticos adotados por estes professores. Inicialmente discutimos difer entes concepções paradigmáticas de natureza da ciência e suas implicações para o ensino de ciências. Nesta investigação, adotamos uma abordagem qualitativa com análise de conteúdo e, como instrumentos de investigação, utilizamos questionár io e entrevista semiestruturada. Percebemos que os professores expressam visíveis contradições o que indica que eles não possuem uma visão de ciência constituída, ao mesmo tempo que, corroboram as concepções presentes nos livros didáticos, de caráter predominantemente empir ista- indutivista.Made available in DSpace on 2014-07-29T15:00:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Lucimar Moreira Faria.pdf: 1951422 bytes, checksum: 2a7908cfd91b838379a792fbdc21dc8a (MD5) Previous issue date: 2009-12-03application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/TEDE/retrieve/3209/Dissertacao%20Lucimar%20Moreira%20Faria.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásMestrado em Educação em Ciências e MatemáticaUFGBRCiências Exatas e da TerraNatureza da ciênciavisão de ciêncialivro didáticoNature of sciencescience visiontext books.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA visão de ciência de professores de Física do Ensino Médio de Goiânia e sua relação com os livros didáticosThe vision of science teachers of Physics School of Goiania and its relationship with textbooksinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALDissertacao Lucimar Moreira Faria.pdfapplication/pdf1951422http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/f41a2158-1cd4-4f38-b436-9228c16a0bc7/download2a7908cfd91b838379a792fbdc21dc8aMD51THUMBNAILDissertacao Lucimar Moreira Faria.pdf.jpgDissertacao Lucimar Moreira Faria.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2502http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/c8a4a5b8-c217-4415-ac71-a054c7f601a2/downloadee6962ffc709c3b3f2dc1c0cd8dd9c4bMD52tde/5892014-07-30 03:03:43.224open.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tde/589http://repositorio.bc.ufg.br/tedeBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://repositorio.bc.ufg.br/PUBhttps://repositorio.bc.ufg.br/tede_oai/requesttesesdissertacoes.bc@ufg.br ||tesesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:32082014-07-30T06:03:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.por.fl_str_mv A visão de ciência de professores de Física do Ensino Médio de Goiânia e sua relação com os livros didáticos
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The vision of science teachers of Physics School of Goiania and its relationship with textbooks
title A visão de ciência de professores de Física do Ensino Médio de Goiânia e sua relação com os livros didáticos
spellingShingle A visão de ciência de professores de Física do Ensino Médio de Goiânia e sua relação com os livros didáticos
FARIA, Lucimar Moreira
Natureza da ciência
visão de ciência
livro didático
Nature of science
science vision
text books.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A visão de ciência de professores de Física do Ensino Médio de Goiânia e sua relação com os livros didáticos
title_full A visão de ciência de professores de Física do Ensino Médio de Goiânia e sua relação com os livros didáticos
title_fullStr A visão de ciência de professores de Física do Ensino Médio de Goiânia e sua relação com os livros didáticos
title_full_unstemmed A visão de ciência de professores de Física do Ensino Médio de Goiânia e sua relação com os livros didáticos
title_sort A visão de ciência de professores de Física do Ensino Médio de Goiânia e sua relação com os livros didáticos
author FARIA, Lucimar Moreira
author_facet FARIA, Lucimar Moreira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv BARRIO, Juan Bernardino Marques
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6859482550702496
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv FARIA, L. M.
dc.contributor.author.fl_str_mv FARIA, Lucimar Moreira
contributor_str_mv BARRIO, Juan Bernardino Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Natureza da ciência
visão de ciência
livro didático
topic Natureza da ciência
visão de ciência
livro didático
Nature of science
science vision
text books.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Nature of science
science vision
text books.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present stud y has investigated the conception of science from a teacher s' group who actuates in the area of Physics (Secondary education) in public and particular schools in the Goiania city - GO and their relationship with text books. We tried to indentif y the conception of science of the investigated teachers and the origin of the science in some text books adopted by these teachers. Initially, we talked about the different paradigmatic conceptions of the sciences' nature and the y implications for the sci ence teaching. In this investigation, we adopted a qualitative approach composed by content analysis and, as instruments of investigation; we used a questionnaire and a semi- structured interview. We discover ed that teacher s speech is often contradictory what indicates they don't really have a science vision established, and at the same time, they corrobate the conceptions presents in the text books, with are predominantly empiricism- inductive based.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-12-03
dc.date.available.fl_str_mv 2010-06-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T15:00:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FARIA, Lucimar Moreira. The vision of science teachers of Physics School of Goiania and its relationship with textbooks. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/589
identifier_str_mv FARIA, Lucimar Moreira. The vision of science teachers of Physics School of Goiania and its relationship with textbooks. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação em Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Exatas e da Terra
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/f41a2158-1cd4-4f38-b436-9228c16a0bc7/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/c8a4a5b8-c217-4415-ac71-a054c7f601a2/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a7908cfd91b838379a792fbdc21dc8a
ee6962ffc709c3b3f2dc1c0cd8dd9c4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tesesdissertacoes.bc@ufg.br ||tesesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1797047677305749504