"Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: COSTA, Sílvia Carla Marques lattes
Orientador(a): SILVA FILHO, Raimundo Martins da lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Cultura Visual
Departamento: Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2764
Resumo: This research examines the notion of "being a teacher" based on experiences of training and professional expectations of a group of students in the Visual Arts Teacher Training Program at the Federal University of Amapá. The investigation has its focus on questions that permeate and afflict the initial training of teachers, specifically related to the construction of a teaching identity. The study assumes that students and teachers should be heard on these issues, considering that ways of seeing, learning and apprehending meanings about reality are crossed by discourses and imagery processes. Thus, the meanings students attribute to the idea of being a teacher" can help understand aspects of how their teaching identities are constructed and represented. Qualitative research, with its descriptive and interpretive characteristics, is the methodological approach chosen for this study. The data was collected through open interviews, focus groups, images and field notes.
id UFG_70aef16ae8701147848973ddb708fdae
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tde/2764
network_acronym_str UFG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
repository_id_str
spelling SILVA FILHO, Raimundo Martins dahttp://lattes.cnpq.br/1270126774554014http://lattes.cnpq.br/6038079327109593COSTA, Sílvia Carla Marques2014-07-29T16:27:47Z2011-10-102011-04-29COSTA, Sílvia Carla Marques. "Being teacher": a study of oral and visual representations of and undergraduate students group of UNIFAP. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2764This research examines the notion of "being a teacher" based on experiences of training and professional expectations of a group of students in the Visual Arts Teacher Training Program at the Federal University of Amapá. The investigation has its focus on questions that permeate and afflict the initial training of teachers, specifically related to the construction of a teaching identity. The study assumes that students and teachers should be heard on these issues, considering that ways of seeing, learning and apprehending meanings about reality are crossed by discourses and imagery processes. Thus, the meanings students attribute to the idea of being a teacher" can help understand aspects of how their teaching identities are constructed and represented. Qualitative research, with its descriptive and interpretive characteristics, is the methodological approach chosen for this study. The data was collected through open interviews, focus groups, images and field notes.Esta investigação examina a noção de ser professor a partir de experiências de formação e expectativas profissionais de um grupo de alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá. O foco da pesquisa está direcionado para as inquietações que permeiam e afligem a formação inicial do futuro professor/a, especificamente em relação à construção da identidade docente. O estudo parte do principio de que alunos/professores/as devem ser ouvidos sobre estas questões, considerando que os modos de ver, aprender e apreender significados sobre a realidade são atravessados por processos discursivos e imagéticos. Nesse sentido, os significados que os alunos atribuem à ideia de ser professor/a podem ajudar a compreender aspectos de como são construídas suas identidades docentes e como essas identidades são representadas. A abordagem qualitativa, com seu traço descritivo e interpretativo define a escolha dos procedimentos metodológicos. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais abertas, grupos focais, registros imagéticos e anotações de campo.Made available in DSpace on 2014-07-29T16:27:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Silvia Carla Marques Costa.pdf: 5191575 bytes, checksum: 67d353f7aa7bddd818a35ed01fcd89a4 (MD5) Previous issue date: 2011-04-29application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/TEDE/retrieve/5688/Dissertacao%20Silvia%20Carla%20Marques%20Costa.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásMestrado em Cultura VisualUFGBRProcessos e Sistemas Visuais, Educação e VisualidadeFormação de professoresIdentidade docenteCultura visual1. Formação de professores; 2. Identidade docente; 3. Cultura VisualTeacher educationTeacher identityVisual cultureCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES"Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP"Being teacher": a study of oral and visual representations of and undergraduate students group of UNIFAPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALDissertacao Silvia Carla Marques Costa.pdfapplication/pdf5191575http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/75d13332-12dd-4e89-9600-549abfcf29d0/download67d353f7aa7bddd818a35ed01fcd89a4MD51THUMBNAILDissertacao Silvia Carla Marques Costa.pdf.jpgDissertacao Silvia Carla Marques Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2516http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/7f54c7cf-cf31-4e40-a04b-82b482d3b582/download5014578a4b1ba2fc37c9ca159c2b09cfMD52tde/27642014-07-30 03:23:00.538open.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tde/2764http://repositorio.bc.ufg.br/tedeBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://repositorio.bc.ufg.br/PUBhttps://repositorio.bc.ufg.br/tede_oai/requesttesesdissertacoes.bc@ufg.br ||tesesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:32082014-07-30T06:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.por.fl_str_mv "Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv "Being teacher": a study of oral and visual representations of and undergraduate students group of UNIFAP
title "Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP
spellingShingle "Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP
COSTA, Sílvia Carla Marques
Formação de professores
Identidade docente
Cultura visual
1. Formação de professores; 2. Identidade docente; 3. Cultura Visual
Teacher education
Teacher identity
Visual culture
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short "Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP
title_full "Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP
title_fullStr "Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP
title_full_unstemmed "Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP
title_sort "Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP
author COSTA, Sílvia Carla Marques
author_facet COSTA, Sílvia Carla Marques
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVA FILHO, Raimundo Martins da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1270126774554014
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6038079327109593
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Sílvia Carla Marques
contributor_str_mv SILVA FILHO, Raimundo Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Identidade docente
Cultura visual
1. Formação de professores; 2. Identidade docente; 3. Cultura Visual
topic Formação de professores
Identidade docente
Cultura visual
1. Formação de professores; 2. Identidade docente; 3. Cultura Visual
Teacher education
Teacher identity
Visual culture
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher education
Teacher identity
Visual culture
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description This research examines the notion of "being a teacher" based on experiences of training and professional expectations of a group of students in the Visual Arts Teacher Training Program at the Federal University of Amapá. The investigation has its focus on questions that permeate and afflict the initial training of teachers, specifically related to the construction of a teaching identity. The study assumes that students and teachers should be heard on these issues, considering that ways of seeing, learning and apprehending meanings about reality are crossed by discourses and imagery processes. Thus, the meanings students attribute to the idea of being a teacher" can help understand aspects of how their teaching identities are constructed and represented. Qualitative research, with its descriptive and interpretive characteristics, is the methodological approach chosen for this study. The data was collected through open interviews, focus groups, images and field notes.
publishDate 2011
dc.date.available.fl_str_mv 2011-10-10
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T16:27:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Sílvia Carla Marques. "Being teacher": a study of oral and visual representations of and undergraduate students group of UNIFAP. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2764
identifier_str_mv COSTA, Sílvia Carla Marques. "Being teacher": a study of oral and visual representations of and undergraduate students group of UNIFAP. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Cultura Visual
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/75d13332-12dd-4e89-9600-549abfcf29d0/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/7f54c7cf-cf31-4e40-a04b-82b482d3b582/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 67d353f7aa7bddd818a35ed01fcd89a4
5014578a4b1ba2fc37c9ca159c2b09cf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tesesdissertacoes.bc@ufg.br ||tesesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1797047663147876352