"Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Goiás
|
Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em Cultura Visual
|
Departamento: |
Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2764 |
Resumo: | This research examines the notion of "being a teacher" based on experiences of training and professional expectations of a group of students in the Visual Arts Teacher Training Program at the Federal University of Amapá. The investigation has its focus on questions that permeate and afflict the initial training of teachers, specifically related to the construction of a teaching identity. The study assumes that students and teachers should be heard on these issues, considering that ways of seeing, learning and apprehending meanings about reality are crossed by discourses and imagery processes. Thus, the meanings students attribute to the idea of being a teacher" can help understand aspects of how their teaching identities are constructed and represented. Qualitative research, with its descriptive and interpretive characteristics, is the methodological approach chosen for this study. The data was collected through open interviews, focus groups, images and field notes. |
id |
UFG_70aef16ae8701147848973ddb708fdae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.bc.ufg.br:tde/2764 |
network_acronym_str |
UFG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA FILHO, Raimundo Martins dahttp://lattes.cnpq.br/1270126774554014http://lattes.cnpq.br/6038079327109593COSTA, Sílvia Carla Marques2014-07-29T16:27:47Z2011-10-102011-04-29COSTA, Sílvia Carla Marques. "Being teacher": a study of oral and visual representations of and undergraduate students group of UNIFAP. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2764This research examines the notion of "being a teacher" based on experiences of training and professional expectations of a group of students in the Visual Arts Teacher Training Program at the Federal University of Amapá. The investigation has its focus on questions that permeate and afflict the initial training of teachers, specifically related to the construction of a teaching identity. The study assumes that students and teachers should be heard on these issues, considering that ways of seeing, learning and apprehending meanings about reality are crossed by discourses and imagery processes. Thus, the meanings students attribute to the idea of being a teacher" can help understand aspects of how their teaching identities are constructed and represented. Qualitative research, with its descriptive and interpretive characteristics, is the methodological approach chosen for this study. The data was collected through open interviews, focus groups, images and field notes.Esta investigação examina a noção de ser professor a partir de experiências de formação e expectativas profissionais de um grupo de alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá. O foco da pesquisa está direcionado para as inquietações que permeiam e afligem a formação inicial do futuro professor/a, especificamente em relação à construção da identidade docente. O estudo parte do principio de que alunos/professores/as devem ser ouvidos sobre estas questões, considerando que os modos de ver, aprender e apreender significados sobre a realidade são atravessados por processos discursivos e imagéticos. Nesse sentido, os significados que os alunos atribuem à ideia de ser professor/a podem ajudar a compreender aspectos de como são construídas suas identidades docentes e como essas identidades são representadas. A abordagem qualitativa, com seu traço descritivo e interpretativo define a escolha dos procedimentos metodológicos. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais abertas, grupos focais, registros imagéticos e anotações de campo.Made available in DSpace on 2014-07-29T16:27:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Silvia Carla Marques Costa.pdf: 5191575 bytes, checksum: 67d353f7aa7bddd818a35ed01fcd89a4 (MD5) Previous issue date: 2011-04-29application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/TEDE/retrieve/5688/Dissertacao%20Silvia%20Carla%20Marques%20Costa.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásMestrado em Cultura VisualUFGBRProcessos e Sistemas Visuais, Educação e VisualidadeFormação de professoresIdentidade docenteCultura visual1. Formação de professores; 2. Identidade docente; 3. Cultura VisualTeacher educationTeacher identityVisual cultureCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES"Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP"Being teacher": a study of oral and visual representations of and undergraduate students group of UNIFAPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALDissertacao Silvia Carla Marques Costa.pdfapplication/pdf5191575http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/75d13332-12dd-4e89-9600-549abfcf29d0/download67d353f7aa7bddd818a35ed01fcd89a4MD51THUMBNAILDissertacao Silvia Carla Marques Costa.pdf.jpgDissertacao Silvia Carla Marques Costa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2516http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/7f54c7cf-cf31-4e40-a04b-82b482d3b582/download5014578a4b1ba2fc37c9ca159c2b09cfMD52tde/27642014-07-30 03:23:00.538open.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tde/2764http://repositorio.bc.ufg.br/tedeBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://repositorio.bc.ufg.br/PUBhttps://repositorio.bc.ufg.br/tede_oai/requesttesesdissertacoes.bc@ufg.br ||tesesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:32082014-07-30T06:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
"Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
"Being teacher": a study of oral and visual representations of and undergraduate students group of UNIFAP |
title |
"Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP |
spellingShingle |
"Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP COSTA, Sílvia Carla Marques Formação de professores Identidade docente Cultura visual 1. Formação de professores; 2. Identidade docente; 3. Cultura Visual Teacher education Teacher identity Visual culture CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
"Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP |
title_full |
"Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP |
title_fullStr |
"Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP |
title_full_unstemmed |
"Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP |
title_sort |
"Ser professor/a": um estudo de representações orais e visuais de um grupo de licenciandos da UNIFAP |
author |
COSTA, Sílvia Carla Marques |
author_facet |
COSTA, Sílvia Carla Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
SILVA FILHO, Raimundo Martins da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1270126774554014 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6038079327109593 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Sílvia Carla Marques |
contributor_str_mv |
SILVA FILHO, Raimundo Martins da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Identidade docente Cultura visual 1. Formação de professores; 2. Identidade docente; 3. Cultura Visual |
topic |
Formação de professores Identidade docente Cultura visual 1. Formação de professores; 2. Identidade docente; 3. Cultura Visual Teacher education Teacher identity Visual culture CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher education Teacher identity Visual culture |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
This research examines the notion of "being a teacher" based on experiences of training and professional expectations of a group of students in the Visual Arts Teacher Training Program at the Federal University of Amapá. The investigation has its focus on questions that permeate and afflict the initial training of teachers, specifically related to the construction of a teaching identity. The study assumes that students and teachers should be heard on these issues, considering that ways of seeing, learning and apprehending meanings about reality are crossed by discourses and imagery processes. Thus, the meanings students attribute to the idea of being a teacher" can help understand aspects of how their teaching identities are constructed and represented. Qualitative research, with its descriptive and interpretive characteristics, is the methodological approach chosen for this study. The data was collected through open interviews, focus groups, images and field notes. |
publishDate |
2011 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-10-10 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-04-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-29T16:27:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Sílvia Carla Marques. "Being teacher": a study of oral and visual representations of and undergraduate students group of UNIFAP. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2764 |
identifier_str_mv |
COSTA, Sílvia Carla Marques. "Being teacher": a study of oral and visual representations of and undergraduate students group of UNIFAP. 2011. 126 f. Dissertação (Mestrado em Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2011. |
url |
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado em Cultura Visual |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/75d13332-12dd-4e89-9600-549abfcf29d0/download http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/7f54c7cf-cf31-4e40-a04b-82b482d3b582/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
67d353f7aa7bddd818a35ed01fcd89a4 5014578a4b1ba2fc37c9ca159c2b09cf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
tesesdissertacoes.bc@ufg.br ||tesesdissertacoes.bc@ufg.br |
_version_ |
1797047663147876352 |