A formação e profissionalização docente: alinhamentos às orientaçãoes do Banco Mundial

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: PAZ, Suelaynne Lima da lattes
Orientador(a): SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Goiás
Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Educação
Departamento: Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1994
Resumo: This work locates in the research Formation and educational professionalization and it is approached on the course Municípios Unidos para o Desenvolvimento da Educação no Tocantins (Mude-TO). It is to delineate the correlations of the course Mude-TO with the ideal of teachers of the World Bank formation, in the decade of 1990. The research is characterized as case study in a historical perspective, for privileging data that raise the report of the course Mude-TO. We had as instruments of collection of information interviews semi-structured with former-coordinators of the course and, documental analysis, subdivided in the student-masters' thematic compositions and institutional documents, as class diaries. We apprehended that the abbreviated formation, in service, and at distance, guided by World Bank is expressed in the structure of the course Mude-TO. Another approach with World Bank is the pedagogic format of that course, with emphasis to techniques of teaching. The outlines of the course Mude-TO reveals the reproduction in the micro scope of the international orientations for the teachers' formation.
id UFG_d8d32b443dc25a7177f0edb4ba890285
oai_identifier_str oai:repositorio.bc.ufg.br:tde/1994
network_acronym_str UFG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
repository_id_str
spelling SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro dehttp://lattes.cnpq.br/4438908621740299http://lattes.cnpq.br/2600098954912645PAZ, Suelaynne Lima da2014-07-29T16:10:28Z2011-02-022007-08-24PAZ, Suelaynne Lima da. The formation and educational professionalization: alignments to the orientations of the World Bank. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1994This work locates in the research Formation and educational professionalization and it is approached on the course Municípios Unidos para o Desenvolvimento da Educação no Tocantins (Mude-TO). It is to delineate the correlations of the course Mude-TO with the ideal of teachers of the World Bank formation, in the decade of 1990. The research is characterized as case study in a historical perspective, for privileging data that raise the report of the course Mude-TO. We had as instruments of collection of information interviews semi-structured with former-coordinators of the course and, documental analysis, subdivided in the student-masters' thematic compositions and institutional documents, as class diaries. We apprehended that the abbreviated formation, in service, and at distance, guided by World Bank is expressed in the structure of the course Mude-TO. Another approach with World Bank is the pedagogic format of that course, with emphasis to techniques of teaching. The outlines of the course Mude-TO reveals the reproduction in the micro scope of the international orientations for the teachers' formation.Este trabalho situa-se na linha de pesquisa Formação e profissionalização docente e aborda o curso Municípios Unidos para o Desenvolvimento da Educação no Tocantins (Mude-TO). Busca-se delinear as correlações do curso Mude-TO com o modelo de formação de professores do Banco Mundial (BM), na década de 1990. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso em uma perspectiva histórica, por privilegiar dados que remontam o histórico do curso Mude-TO. Utiliza como instrumentos de coleta de informações entrevistas semi-estruturadas com excoordenadoras do curso e, análise documental, subdividida em redações temáticas das alunas-mestres e documentos institucionais, como diários de classe. Apreendemos que a formação aligeirada, em serviço, e a distância, orientada pelo BM se expressa na estrutura do curso Mude-TO. Outra aproximação com o BM é o formato pedagógico desse curso, com ênfase a técnicas de ensinar. Os contornos do curso Mude-TO revelam a reprodução em âmbito micro das orientações internacionais para a formação de professores.Made available in DSpace on 2014-07-29T16:10:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert-Suelaynne Paz 2007.pdf: 795678 bytes, checksum: ba1f32aef03eead204ae9beca08971f4 (MD5) Previous issue date: 2007-08-24application/pdfhttp://repositorio.bc.ufg.br/TEDE/retrieve/5006/Dissert-Suelaynne%20Paz%202007.pdf.jpgporUniversidade Federal de GoiásMestrado em EducaçãoUFGBRCiências HumanasBanco MundialEducaçãoFormação de professores no TocantinsCurso Mude-TO e profissionalização docenteWorld bankEducationCourse Mude- TO and educational professionalizationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA formação e profissionalização docente: alinhamentos às orientaçãoes do Banco MundialThe formation and educational professionalization: alignments to the orientations of the World Bankinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFGinstname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGORIGINALDissert-Suelaynne Paz 2007.pdfapplication/pdf795678http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/338d8790-a1d3-4e4d-bb04-a4393dbb9ea4/downloadba1f32aef03eead204ae9beca08971f4MD51THUMBNAILDissert-Suelaynne Paz 2007.pdf.jpgDissert-Suelaynne Paz 2007.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1943http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/66f012fa-fc4f-4e24-a601-ba8152f48d74/downloadcc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2MD52tde/19942014-07-30 03:18:03.434open.accessoai:repositorio.bc.ufg.br:tde/1994http://repositorio.bc.ufg.br/tedeBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://repositorio.bc.ufg.br/PUBhttps://repositorio.bc.ufg.br/tede_oai/requesttesesdissertacoes.bc@ufg.br ||tesesdissertacoes.bc@ufg.bropendoar:32082014-07-30T06:18:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.por.fl_str_mv A formação e profissionalização docente: alinhamentos às orientaçãoes do Banco Mundial
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The formation and educational professionalization: alignments to the orientations of the World Bank
title A formação e profissionalização docente: alinhamentos às orientaçãoes do Banco Mundial
spellingShingle A formação e profissionalização docente: alinhamentos às orientaçãoes do Banco Mundial
PAZ, Suelaynne Lima da
Banco Mundial
Educação
Formação de professores no Tocantins
Curso Mude-TO e profissionalização docente
World bank
Education
Course Mude- TO and educational professionalization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A formação e profissionalização docente: alinhamentos às orientaçãoes do Banco Mundial
title_full A formação e profissionalização docente: alinhamentos às orientaçãoes do Banco Mundial
title_fullStr A formação e profissionalização docente: alinhamentos às orientaçãoes do Banco Mundial
title_full_unstemmed A formação e profissionalização docente: alinhamentos às orientaçãoes do Banco Mundial
title_sort A formação e profissionalização docente: alinhamentos às orientaçãoes do Banco Mundial
author PAZ, Suelaynne Lima da
author_facet PAZ, Suelaynne Lima da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4438908621740299
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2600098954912645
dc.contributor.author.fl_str_mv PAZ, Suelaynne Lima da
contributor_str_mv SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Banco Mundial
Educação
Formação de professores no Tocantins
Curso Mude-TO e profissionalização docente
topic Banco Mundial
Educação
Formação de professores no Tocantins
Curso Mude-TO e profissionalização docente
World bank
Education
Course Mude- TO and educational professionalization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv World bank
Education
Course Mude- TO and educational professionalization
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This work locates in the research Formation and educational professionalization and it is approached on the course Municípios Unidos para o Desenvolvimento da Educação no Tocantins (Mude-TO). It is to delineate the correlations of the course Mude-TO with the ideal of teachers of the World Bank formation, in the decade of 1990. The research is characterized as case study in a historical perspective, for privileging data that raise the report of the course Mude-TO. We had as instruments of collection of information interviews semi-structured with former-coordinators of the course and, documental analysis, subdivided in the student-masters' thematic compositions and institutional documents, as class diaries. We apprehended that the abbreviated formation, in service, and at distance, guided by World Bank is expressed in the structure of the course Mude-TO. Another approach with World Bank is the pedagogic format of that course, with emphasis to techniques of teaching. The outlines of the course Mude-TO reveals the reproduction in the micro scope of the international orientations for the teachers' formation.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-08-24
dc.date.available.fl_str_mv 2011-02-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-29T16:10:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAZ, Suelaynne Lima da. The formation and educational professionalization: alignments to the orientations of the World Bank. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1994
identifier_str_mv PAZ, Suelaynne Lima da. The formation and educational professionalization: alignments to the orientations of the World Bank. 2007. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2007.
url http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFG
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/338d8790-a1d3-4e4d-bb04-a4393dbb9ea4/download
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstreams/66f012fa-fc4f-4e24-a601-ba8152f48d74/download
bitstream.checksum.fl_str_mv ba1f32aef03eead204ae9beca08971f4
cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv tesesdissertacoes.bc@ufg.br ||tesesdissertacoes.bc@ufg.br
_version_ 1797047690479009792