A tendência à “presidencialização” no parlamentarismo britânico: a cobertura do The Times e do The Guardian nas eleições gerais do Reino Unido em 2015 e o processo de personalização da política

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Peths, Lucas Lisboa lattes
Orientador(a): Leal , Paulo Roberto Figueira lattes
Banca de defesa: Oliveira, Luiz Ademir de lattes, Moraes, Gláucia da Silva Mendes lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1277
Resumo: A presente dissertação objetiva buscar e analisar evidências de personalização da política, ou seja, a valorização de características pessoais em detrimento de ideias ou ideologias partidárias, no contexto do parlamentarismo britânico. Apesar de não ser um conceito novo, a personalização se amplia na atualidade, em uma sociedade altamente mediada pelos meios de comunicação. O que vertebra o trabalho é a hipótese de que o parlamentarismo tende a uma “presidencialização”, assumindo, como já comprovado neste sistema de governo, características cada vez mais personalistas, contrariando sua essência de foco nas estruturas e na ordem partidárias. Neste contexto, é seguro dizer que fatores comunicacionais interferem e podem ser determinantes na condução de um processo eleitoral – mesmo no parlamentarismo – com os veículos de comunicação direcionando sua cobertura a elementos personalizados. Assim, os media se comportariam ora como palcos, ora como atores políticos, favorecendo a tendência de americanização das campanhas ao redor do mundo, com a desideologização das disputas e a declínio da identificação partidária como consequências comuns, elementos da chamada “nova ambiência eleitoral”. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo categorial, que englobou 66 publicações dos periódicos britânicos The Times e The Guardian durante a semana anterior às Eleições Gerais ao Parlamento britânico em 2015. As matérias foram classificadas em quatro categorias: ênfase em pessoas, com a personalização sendo evidenciada no lugar de outros conteúdos; ênfase nos partidos, destacando os textos que priorizaram tratar de temáticas partidárias e ideológicas; ênfase em políticas públicas, ressaltando notícias que abordaram tópicos de interesse geral da população, como saúde ou educação; por fim, foram agrupadas as matérias que tiveram ênfase na própria disputa eleitoral, com a publicação de resultados de pesquisas eleitorais ou possibilidades. Conjuntamente adotou-se a metodologia desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (Doxa) do atual IESP-UERJ. O modelo leva em consideração a valência, ou seja, a orientação positiva, negativa ou neutra das coberturas jornalísticas, o que permitiu identificar o posicionamento de cada um dos jornais em cada categoria.
id UFJF_015e0b6f2256b50a31afad2635443f9b
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/1277
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Leal , Paulo Roberto Figueirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3Oliveira, Luiz Ademir dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709297T1Moraes, Gláucia da Silva Mendeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713014H0http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4657229E6Peths, Lucas Lisboa2016-05-02T00:54:09Z2016-04-262016-05-02T00:54:09Z2016-02-26https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1277A presente dissertação objetiva buscar e analisar evidências de personalização da política, ou seja, a valorização de características pessoais em detrimento de ideias ou ideologias partidárias, no contexto do parlamentarismo britânico. Apesar de não ser um conceito novo, a personalização se amplia na atualidade, em uma sociedade altamente mediada pelos meios de comunicação. O que vertebra o trabalho é a hipótese de que o parlamentarismo tende a uma “presidencialização”, assumindo, como já comprovado neste sistema de governo, características cada vez mais personalistas, contrariando sua essência de foco nas estruturas e na ordem partidárias. Neste contexto, é seguro dizer que fatores comunicacionais interferem e podem ser determinantes na condução de um processo eleitoral – mesmo no parlamentarismo – com os veículos de comunicação direcionando sua cobertura a elementos personalizados. Assim, os media se comportariam ora como palcos, ora como atores políticos, favorecendo a tendência de americanização das campanhas ao redor do mundo, com a desideologização das disputas e a declínio da identificação partidária como consequências comuns, elementos da chamada “nova ambiência eleitoral”. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo categorial, que englobou 66 publicações dos periódicos britânicos The Times e The Guardian durante a semana anterior às Eleições Gerais ao Parlamento britânico em 2015. As matérias foram classificadas em quatro categorias: ênfase em pessoas, com a personalização sendo evidenciada no lugar de outros conteúdos; ênfase nos partidos, destacando os textos que priorizaram tratar de temáticas partidárias e ideológicas; ênfase em políticas públicas, ressaltando notícias que abordaram tópicos de interesse geral da população, como saúde ou educação; por fim, foram agrupadas as matérias que tiveram ênfase na própria disputa eleitoral, com a publicação de resultados de pesquisas eleitorais ou possibilidades. Conjuntamente adotou-se a metodologia desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (Doxa) do atual IESP-UERJ. O modelo leva em consideração a valência, ou seja, a orientação positiva, negativa ou neutra das coberturas jornalísticas, o que permitiu identificar o posicionamento de cada um dos jornais em cada categoria.This dissertation intends to seek and analyze evidences of personalization of politics, that is, the enhancement of personal characteristics rather than ideas or party ideologies, in the context of the British parliamentary system. Despite of not being a new concept, personalization is extended today in a highly mediated society by the media. What guides the work is the hypothesis that the parliamentary system tends to a "presidentialization", assuming, as already checked in this system of government, increasingly personalistic characteristics, contradicting its core focus on the structures and the party order. In this context, it is safe to say that communication factors interfere and can be decisive in the conduct of an electoral process – even in parliamentarism – with the media coverage targeting personalized elements. Thus, the media would behave sometimes as stages, sometimes as political actors, encouraging the americanization trend in campaigns around the world, with the lack of ideologization of disputes and the decline of party identification as common consequences, elements of the called "new electoral ambience". The methodology applied was the categorical content analysis, which included 66 publications of the British newspapers The Times and The Guardian during the preceding week to the general elections to the British Parliament in 2015. The publications were classified into four categories: emphasis on people, with customization being shown instead of other content; emphasis on the political parties, highlighting the texts that prioritized dealing with partisan and ideological issues; emphasis on public policies, highlighting news that address topics of general interest of the population, such as health or education; finally, the subjects who had an emphasis on the electoral dispute itself, with the publication of results of opinion polls or possibilities, were grouped. At the same time it was adopted the methodology developed by Research Laboratory of Political Communication and Public Opinion (Doxa) of the current IESP-UERJ. The model takes into account the valency, that is, positive, negative or neutral orientation of news coverage, which allowed us to identify the position of each of the newspapers in each category.porUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPoderComunicaçãoPolíticaPersonalizaçãoParlamentarismo britânicoPowerCommunicationPoliticsPersonalizationBritish parliamentarismA tendência à “presidencialização” no parlamentarismo britânico: a cobertura do The Times e do The Guardian nas eleições gerais do Reino Unido em 2015 e o processo de personalização da políticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTlucaslisboapeths.pdf.txtlucaslisboapeths.pdf.txtExtracted texttext/plain691357https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1277/3/lucaslisboapeths.pdf.txt83676fd1e8c7582e00dd8df657434592MD53THUMBNAILlucaslisboapeths.pdf.jpglucaslisboapeths.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1214https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1277/4/lucaslisboapeths.pdf.jpg2d8547a5fbfd6b28f9ae4fe35006cbbcMD54ORIGINALlucaslisboapeths.pdflucaslisboapeths.pdfapplication/pdf1429132https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1277/1/lucaslisboapeths.pdfbf043cdc53d83e1506e19ef7d57ea4b2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1277/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52ufjf/12772019-11-07 11:34:49.637oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:34:49Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A tendência à “presidencialização” no parlamentarismo britânico: a cobertura do The Times e do The Guardian nas eleições gerais do Reino Unido em 2015 e o processo de personalização da política
title A tendência à “presidencialização” no parlamentarismo britânico: a cobertura do The Times e do The Guardian nas eleições gerais do Reino Unido em 2015 e o processo de personalização da política
spellingShingle A tendência à “presidencialização” no parlamentarismo britânico: a cobertura do The Times e do The Guardian nas eleições gerais do Reino Unido em 2015 e o processo de personalização da política
Peths, Lucas Lisboa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Poder
Comunicação
Política
Personalização
Parlamentarismo britânico
Power
Communication
Politics
Personalization
British parliamentarism
title_short A tendência à “presidencialização” no parlamentarismo britânico: a cobertura do The Times e do The Guardian nas eleições gerais do Reino Unido em 2015 e o processo de personalização da política
title_full A tendência à “presidencialização” no parlamentarismo britânico: a cobertura do The Times e do The Guardian nas eleições gerais do Reino Unido em 2015 e o processo de personalização da política
title_fullStr A tendência à “presidencialização” no parlamentarismo britânico: a cobertura do The Times e do The Guardian nas eleições gerais do Reino Unido em 2015 e o processo de personalização da política
title_full_unstemmed A tendência à “presidencialização” no parlamentarismo britânico: a cobertura do The Times e do The Guardian nas eleições gerais do Reino Unido em 2015 e o processo de personalização da política
title_sort A tendência à “presidencialização” no parlamentarismo britânico: a cobertura do The Times e do The Guardian nas eleições gerais do Reino Unido em 2015 e o processo de personalização da política
author Peths, Lucas Lisboa
author_facet Peths, Lucas Lisboa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leal , Paulo Roberto Figueira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Oliveira, Luiz Ademir de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709297T1
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Moraes, Gláucia da Silva Mendes
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713014H0
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4657229E6
dc.contributor.author.fl_str_mv Peths, Lucas Lisboa
contributor_str_mv Leal , Paulo Roberto Figueira
Oliveira, Luiz Ademir de
Moraes, Gláucia da Silva Mendes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Poder
Comunicação
Política
Personalização
Parlamentarismo britânico
Power
Communication
Politics
Personalization
British parliamentarism
dc.subject.por.fl_str_mv Poder
Comunicação
Política
Personalização
Parlamentarismo britânico
Power
Communication
Politics
Personalization
British parliamentarism
description A presente dissertação objetiva buscar e analisar evidências de personalização da política, ou seja, a valorização de características pessoais em detrimento de ideias ou ideologias partidárias, no contexto do parlamentarismo britânico. Apesar de não ser um conceito novo, a personalização se amplia na atualidade, em uma sociedade altamente mediada pelos meios de comunicação. O que vertebra o trabalho é a hipótese de que o parlamentarismo tende a uma “presidencialização”, assumindo, como já comprovado neste sistema de governo, características cada vez mais personalistas, contrariando sua essência de foco nas estruturas e na ordem partidárias. Neste contexto, é seguro dizer que fatores comunicacionais interferem e podem ser determinantes na condução de um processo eleitoral – mesmo no parlamentarismo – com os veículos de comunicação direcionando sua cobertura a elementos personalizados. Assim, os media se comportariam ora como palcos, ora como atores políticos, favorecendo a tendência de americanização das campanhas ao redor do mundo, com a desideologização das disputas e a declínio da identificação partidária como consequências comuns, elementos da chamada “nova ambiência eleitoral”. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo categorial, que englobou 66 publicações dos periódicos britânicos The Times e The Guardian durante a semana anterior às Eleições Gerais ao Parlamento britânico em 2015. As matérias foram classificadas em quatro categorias: ênfase em pessoas, com a personalização sendo evidenciada no lugar de outros conteúdos; ênfase nos partidos, destacando os textos que priorizaram tratar de temáticas partidárias e ideológicas; ênfase em políticas públicas, ressaltando notícias que abordaram tópicos de interesse geral da população, como saúde ou educação; por fim, foram agrupadas as matérias que tiveram ênfase na própria disputa eleitoral, com a publicação de resultados de pesquisas eleitorais ou possibilidades. Conjuntamente adotou-se a metodologia desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (Doxa) do atual IESP-UERJ. O modelo leva em consideração a valência, ou seja, a orientação positiva, negativa ou neutra das coberturas jornalísticas, o que permitiu identificar o posicionamento de cada um dos jornais em cada categoria.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-02T00:54:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-26
2016-05-02T00:54:09Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1277
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1277/3/lucaslisboapeths.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1277/4/lucaslisboapeths.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1277/1/lucaslisboapeths.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1277/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 83676fd1e8c7582e00dd8df657434592
2d8547a5fbfd6b28f9ae4fe35006cbbc
bf043cdc53d83e1506e19ef7d57ea4b2
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793962495457624064