O Espiritismo em Ponte do Cosme, Barbacena: exceção kardecista em uma região católica de MG, um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Presoti, Vitor Cesar lattes
Orientador(a): Lima, Marcelo Ayres Camurça lattes
Banca de defesa: Silveira, Emerson José Sena da lattes, Schiavo, Reinaldo Azevedo
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15284
Resumo: O objetivo desta pesquisa é de compreender como o Espiritismo, uma Doutrina religiosa estrangeira nascida no bojo da modernidade conseguiu romper com a hegemonia católica de Barbacena-MG e se estabelecer em Ponte do Cosme, um distrito rural desta cidade. Para tanto buscamos desvelar os processos de inserção, difusão e legitimação do Espiritismo em Ponte do Cosme tendo como objeto de estudo o Centro Espírita Amor à Verdade e seus agentes, investigando assim as continuidades, rupturas e novos arranjos que o nosso objeto desenvolve em relação ao processo de conformação do Espiritismo Brasileiro. A pesquisa assume um recorte temporal entre a década de 1920, quando surgiram os primeiros movimentos dos fenômenos espirituais no distrito e vai até a primeira metade da década de 1940, com a construção da primeira sede do Centro Espírita local. Metodologicamente partimos de uma revisão bibliográfica sobre o tema buscando um enquadramento do nosso objeto em um cenário de desenvolvimento geral do movimento Espírita Brasileiro. Para o levantamento das fontes da pesquisa recorremos à observação participante, o uso do caderno de campo, a aplicação de entrevistas semiestruturadas e uma cuidadosa investigação em registros históricos dos agentes e instituições que abarcam o objeto desta pesquisa. Notou-se que a inserção do Espiritismo no distrito de Ponte do Cosme se dá em função da cura espiritual de Pati e Alexandrino e que através deste evento de cura, ambos adotam a identidade religiosa espírita e passam a disseminar a Doutrina em um ambiente rural. Percebe-se um forte vínculo com instituições regulatórias e aglutinadoras do movimento Espírita a nível municipal, estadual e nacional, de maneira que nosso objeto contou não só com a orientação, mas com uma interferência institucional por parte destas entidades em um período de consolidação de um modelo hegemônico de Centro Espírita. Por fim, consideramos que, mais do que simplesmente não apresentar uma ruptura com o Catolicismo, o caso estudado evidencia a assimilação de certos elementos da cultura católica, como a realização de “catecismo”, “casamentos” e “batizados” trazendo um arranjo original entre a Doutrina nascida no bojo da modernidade e elementos clássicos da religião dominante.
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Para tanto buscamos desvelar os processos de inserção, difusão e legitimação do Espiritismo em Ponte do Cosme tendo como objeto de estudo o Centro Espírita Amor à Verdade e seus agentes, investigando assim as continuidades, rupturas e novos arranjos que o nosso objeto desenvolve em relação ao processo de conformação do Espiritismo Brasileiro. A pesquisa assume um recorte temporal entre a década de 1920, quando surgiram os primeiros movimentos dos fenômenos espirituais no distrito e vai até a primeira metade da década de 1940, com a construção da primeira sede do Centro Espírita local. Metodologicamente partimos de uma revisão bibliográfica sobre o tema buscando um enquadramento do nosso objeto em um cenário de desenvolvimento geral do movimento Espírita Brasileiro. Para o levantamento das fontes da pesquisa recorremos à observação participante, o uso do caderno de campo, a aplicação de entrevistas semiestruturadas e uma cuidadosa investigação em registros históricos dos agentes e instituições que abarcam o objeto desta pesquisa. Notou-se que a inserção do Espiritismo no distrito de Ponte do Cosme se dá em função da cura espiritual de Pati e Alexandrino e que através deste evento de cura, ambos adotam a identidade religiosa espírita e passam a disseminar a Doutrina em um ambiente rural. Percebe-se um forte vínculo com instituições regulatórias e aglutinadoras do movimento Espírita a nível municipal, estadual e nacional, de maneira que nosso objeto contou não só com a orientação, mas com uma interferência institucional por parte destas entidades em um período de consolidação de um modelo hegemônico de Centro Espírita. Por fim, consideramos que, mais do que simplesmente não apresentar uma ruptura com o Catolicismo, o caso estudado evidencia a assimilação de certos elementos da cultura católica, como a realização de “catecismo”, “casamentos” e “batizados” trazendo um arranjo original entre a Doutrina nascida no bojo da modernidade e elementos clássicos da religião dominante.The objective of this research is to understand how Spiritism, a foreign religious doctrine born in the midst of modernity, managed to break with the Catholic hegemony of Barbacena-MG and establish itself in Ponte do Cosme, a rural district of this city. For that, we seek to reveal the processes of insertion, diffusion and legitimation of Spiritism in Ponte do Cosme, having as object of study the Spiritist Center Amor à Verdade and its agents, thus investigating the continuities, ruptures and new arrangements that our object develops in relation to the formation process of Spiritism in Brazil. The research takes a period between the 1920s, when the first movements of spiritual phenomena appeared in the district, and goes until the first half of the 1940s, with the construction of the first headquarters of the local Spiritist Center. Methodologically, we start from a bibliographic review on the subject, seeking to frame our object in a scenario of general development of the Brazilian Spiritist movement. To survey the sources of the research, we resorted to participant observation, the use of a field notebook, the application of semi-structured interviews and a careful investigation of the historical records of the agents and institutions that encompass the object of this research. It was noted that the insertion of Spiritism in the Ponte do Cosme district is due to the spiritual healing of Pati and Alexandrino and that through this healing event, both adopt the spiritist religious identity and begin to disseminate the Doctrine in a rural environment. There is a strong link with regulatory and unifying institutions of the Spiritist movement at the municipal, state and national level, so that our object counted not only with guidance, but with institutional interference on the part of these entities in a period of consolidation of a hegemonic model of Spiritist Center. Finally, we consider that, more than simply not presenting a rupture with Catholicism, the case studied shows the assimilation of certain elements of Catholic culture, such as the performance of “catechism”, “weddings” and “baptisms”, bringing an original arrangement between the Doctrine born in the midst of modernity and classic elements of the dominant religion.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ciência da ReligiãoUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASCentro espírita amor à verdadeEspiritismoPonte do CosmeBarbacenaCampo religioso brasileiroLove of the truth spiritist centerSpiritismBrazilian religious fieldO Espiritismo em Ponte do Cosme, Barbacena: exceção kardecista em uma região católica de MG, um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15284/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15284/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALvitorcesarpresoti.pdfvitorcesarpresoti.pdfapplication/pdf2853691https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15284/3/vitorcesarpresoti.pdfbcaaebe910296fe3cd7d2224047e99e9MD53TEXTvitorcesarpresoti.pdf.txtvitorcesarpresoti.pdf.txtExtracted texttext/plain271032https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15284/4/vitorcesarpresoti.pdf.txtcbbccbc22cec35b9e52e73e584e42d2aMD54THUMBNAILvitorcesarpresoti.pdf.jpgvitorcesarpresoti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15284/5/vitorcesarpresoti.pdf.jpg935954f507f152dbf42d374537b9510eMD55ufjf/152842024-02-16 04:05:07.453oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2024-02-16T06:05:07Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
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