“Liberdade ainda que vadia” uma etnografia sobre a marcha das vadias do Rio de Janeiro 2013

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Morais, Janaina de Araujo lattes
Orientador(a): Oliveira, Marcella Beraldo de lattes
Banca de defesa: Perucchi, Juliana lattes, Souza, Érica de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/136
Resumo: A Marcha das Vadias do Rio de Janeiro é uma manifestação feminista que se posiciona contra a violência sexual de gênero. É conhecida pelos participantes pelo seu caráter irreverente e lúdico, atraindo diversas pessoas que se utilizam daquele momento para expressarem suas ideias e sentimentos, através de seus corpos, danças, gritos e performances. Dessa forma, através de uma pesquisa qualitativa, por meio de observação participante, este estudo dedica-se a compreender como os/as manifestantes utilizam o próprio corpo para se posicionar politicamente durante o ato e o significado que essas expressões adquirem tanto para os/as ativistas, quanto para um público mais geral, que não possui envolvimento direto com a manifestação. Como a Marcha aconteceu em 27 de julho de 2013, em Copacabana, na mesma semana em que estava acontecendo a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Católica, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco, esse contexto, dentre outros, delineou uma manifestação bem específica e atípica, o que torna a reflexão sobre as formas de expressão e a utilização dos corpos como instrumento político ainda mais instigante. Para conseguir refletir sobre o momento da manifestação na rua, que constitui o objeto desta pesquisa, é necessário dar conta de outros pontos importantes, que serão capazes de dar um dimensionamento mais apropriado do contexto em que a manifestação aconteceu. Para tanto, importou compreender os objetivos principais a que a organização da Marcha do Rio de Janeiro se propõe, a observação dos discursos e práticas dessa organização antes, durante e após a realização da manifestação, buscando compreender as dinâmicas organizativas, o sujeito político defendido e como ele é construído.
id UFJF_26bca2d5c302700f32db9112e47c6665
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/136
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Oliveira, Marcella Beraldo dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764559J1Perucchi, Julianahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708328E3Souza, Érica dehttp://lattes.cnpq.br/http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4402450A1Morais, Janaina de Araujo2015-12-09T13:47:29Z2015-12-082015-12-09T13:47:29Z2015-04-30https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/136A Marcha das Vadias do Rio de Janeiro é uma manifestação feminista que se posiciona contra a violência sexual de gênero. É conhecida pelos participantes pelo seu caráter irreverente e lúdico, atraindo diversas pessoas que se utilizam daquele momento para expressarem suas ideias e sentimentos, através de seus corpos, danças, gritos e performances. Dessa forma, através de uma pesquisa qualitativa, por meio de observação participante, este estudo dedica-se a compreender como os/as manifestantes utilizam o próprio corpo para se posicionar politicamente durante o ato e o significado que essas expressões adquirem tanto para os/as ativistas, quanto para um público mais geral, que não possui envolvimento direto com a manifestação. Como a Marcha aconteceu em 27 de julho de 2013, em Copacabana, na mesma semana em que estava acontecendo a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Católica, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco, esse contexto, dentre outros, delineou uma manifestação bem específica e atípica, o que torna a reflexão sobre as formas de expressão e a utilização dos corpos como instrumento político ainda mais instigante. Para conseguir refletir sobre o momento da manifestação na rua, que constitui o objeto desta pesquisa, é necessário dar conta de outros pontos importantes, que serão capazes de dar um dimensionamento mais apropriado do contexto em que a manifestação aconteceu. Para tanto, importou compreender os objetivos principais a que a organização da Marcha do Rio de Janeiro se propõe, a observação dos discursos e práticas dessa organização antes, durante e após a realização da manifestação, buscando compreender as dinâmicas organizativas, o sujeito político defendido e como ele é construído.The SlutWalk Rio de Janeiro is a feminist manifestation that stands against sexual gender violence. It is known by the participants for the irreverent and playful character, attracting many people who uses that moment to express their ideas and feelings through their bodies, dancing, shouting and performances. Thus, through a qualitative research with participant observation, this study is dedicated to understand how the protesters uses their bodies to position themselves politically during the act, and the meaning that these expressions acquire both for activists, as well as to a more general public, which has no direct involvement in the manifestation. As the Walk happened on july 27, 2013, in Copacabana, in the same week that was happening the World Youth Day (WYD) of Catholic Church, in Rio de Janeiro, with the presence of Pope Francisco, this context, among others, outlined a very specific and atypical manifestation, which makes the reflection on the forms of expression and the use of the body, as a political tool, even more exciting. To succeed in the reflection of the act in the streets, which is the subject of this research, it is necessary to account for others important points, which will be able to give a more appropriate dimensioning of the context in which the event occurred. Therefore, it was important to understand the main goals that the organization of the Rio de Janeiro’s Walk proposes, the observation of discourses and practices of the organization before, during and after the event, trying to understand the organizational dynamics, the political subject defended and how it is built.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em Ciências SociaisUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasCiências HumanasFeminismosRelações de gêneroCorpoSexualidadeMarcha das vadiasFeminismsGender RelationsBodySexualitySlutWalk“Liberdade ainda que vadia” uma etnografia sobre a marcha das vadias do Rio de Janeiro 2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTjanainadearaujomorais.pdf.txtjanainadearaujomorais.pdf.txtExtracted texttext/plain428364https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/136/3/janainadearaujomorais.pdf.txtdae840cdd61a3a6f6fe07aff95c68de3MD53THUMBNAILjanainadearaujomorais.pdf.jpgjanainadearaujomorais.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1140https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/136/4/janainadearaujomorais.pdf.jpgaa08cec246edc6dc8b3b13ea08ddfd10MD54ORIGINALjanainadearaujomorais.pdfjanainadearaujomorais.pdfapplication/pdf3331077https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/136/1/janainadearaujomorais.pdf9802e3d6a34d1e586b5bc8f53083242eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/136/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ufjf/1362019-11-07 11:13:26.722oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:13:26Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv “Liberdade ainda que vadia” uma etnografia sobre a marcha das vadias do Rio de Janeiro 2013
title “Liberdade ainda que vadia” uma etnografia sobre a marcha das vadias do Rio de Janeiro 2013
spellingShingle “Liberdade ainda que vadia” uma etnografia sobre a marcha das vadias do Rio de Janeiro 2013
Morais, Janaina de Araujo
Ciências Humanas
Feminismos
Relações de gênero
Corpo
Sexualidade
Marcha das vadias
Feminisms
Gender Relations
Body
Sexuality
SlutWalk
title_short “Liberdade ainda que vadia” uma etnografia sobre a marcha das vadias do Rio de Janeiro 2013
title_full “Liberdade ainda que vadia” uma etnografia sobre a marcha das vadias do Rio de Janeiro 2013
title_fullStr “Liberdade ainda que vadia” uma etnografia sobre a marcha das vadias do Rio de Janeiro 2013
title_full_unstemmed “Liberdade ainda que vadia” uma etnografia sobre a marcha das vadias do Rio de Janeiro 2013
title_sort “Liberdade ainda que vadia” uma etnografia sobre a marcha das vadias do Rio de Janeiro 2013
author Morais, Janaina de Araujo
author_facet Morais, Janaina de Araujo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Marcella Beraldo de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764559J1
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Perucchi, Juliana
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708328E3
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Souza, Érica de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4402450A1
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Janaina de Araujo
contributor_str_mv Oliveira, Marcella Beraldo de
Perucchi, Juliana
Souza, Érica de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
Feminismos
Relações de gênero
Corpo
Sexualidade
Marcha das vadias
Feminisms
Gender Relations
Body
Sexuality
SlutWalk
dc.subject.por.fl_str_mv Feminismos
Relações de gênero
Corpo
Sexualidade
Marcha das vadias
Feminisms
Gender Relations
Body
Sexuality
SlutWalk
description A Marcha das Vadias do Rio de Janeiro é uma manifestação feminista que se posiciona contra a violência sexual de gênero. É conhecida pelos participantes pelo seu caráter irreverente e lúdico, atraindo diversas pessoas que se utilizam daquele momento para expressarem suas ideias e sentimentos, através de seus corpos, danças, gritos e performances. Dessa forma, através de uma pesquisa qualitativa, por meio de observação participante, este estudo dedica-se a compreender como os/as manifestantes utilizam o próprio corpo para se posicionar politicamente durante o ato e o significado que essas expressões adquirem tanto para os/as ativistas, quanto para um público mais geral, que não possui envolvimento direto com a manifestação. Como a Marcha aconteceu em 27 de julho de 2013, em Copacabana, na mesma semana em que estava acontecendo a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Católica, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco, esse contexto, dentre outros, delineou uma manifestação bem específica e atípica, o que torna a reflexão sobre as formas de expressão e a utilização dos corpos como instrumento político ainda mais instigante. Para conseguir refletir sobre o momento da manifestação na rua, que constitui o objeto desta pesquisa, é necessário dar conta de outros pontos importantes, que serão capazes de dar um dimensionamento mais apropriado do contexto em que a manifestação aconteceu. Para tanto, importou compreender os objetivos principais a que a organização da Marcha do Rio de Janeiro se propõe, a observação dos discursos e práticas dessa organização antes, durante e após a realização da manifestação, buscando compreender as dinâmicas organizativas, o sujeito político defendido e como ele é construído.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-09T13:47:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-08
2015-12-09T13:47:29Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/136
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICH – Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/136/3/janainadearaujomorais.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/136/4/janainadearaujomorais.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/136/1/janainadearaujomorais.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/136/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dae840cdd61a3a6f6fe07aff95c68de3
aa08cec246edc6dc8b3b13ea08ddfd10
9802e3d6a34d1e586b5bc8f53083242e
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793962478503198720