A dignidade humana no modelo antropológico-filosófico de Max Scheler e seus impactos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Borges, Luiza Aparecida Bello lattes
Orientador(a): Cadena, Nathalie Barbosa de la lattes
Banca de defesa: Martins, Antonio Henrique Campolina lattes, Korelc, Martina lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00287
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13607
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo estudar a fundamentação da dignidade humana a partir do modelo antropológico-filosófico proposto por Max Scheler e os impactos desta fundamentação. O Filósofo compreende o ser humano enquanto dotado de espírito, isto é, enquanto pessoa, atributo que constitui seu objeto de interrogação inicial, qual seja, a peculiaridade humana no mundo. É a pessoa a origem e a fonte de atos de consciência espirituais a partir dos quais ela intui as essências (na dimensão teórica) e os valores (na dimensão prática) na própria vivência. Em ambas as dimensões, Scheler situa o a priori na esfera transcendente, podendo ser intuído pela consciência a partir da vivência (experiência fenomenológica). A fenomenologia scheleriana contrapõe-se ao criticismo de Kant que situa o a priori na dimensão transcendental, somente sendo alcançado através da especulação racional livre de qualquer apelo à experiência. São os valores o ponto de partida da ética material de Scheler e a pessoa é um valor sagrado (nível mais elevado da hierarquia de valores). Ao fazê-lo, a fenomenologia scheleriana supera o formalismo ético kantiano que concebe a pessoa como um fim a partir de uma releitura do imperativo categórico (formal e a priori). A proposta antropológico-filosófica é exposta no primeiro capítulo, tendo como referência a obra Formalismo na Ética e a Ética nãoformal dos Valores e o opúsculo Sobre a ideia de homem. No segundo capítulo, são investigadas a intuição dos valores, pilar da proposta ética de Scheler e o fenômeno da simpatia, como elo entre o personalismo ético e sociologia do saber, isto é, ponte que suporta o percurso entre a pessoa e a relação inter-pessoal (a intersubjetividade). Tais investigações são feitas a partir da primeira obra Essência e formas da simpatia. Por fim, no terceiro capítulo, reflete-se sobre a coletividade como o resultado do percurso que parte da pessoa e alcança o espírito coletivo orientado por valores a partir da obra Sociologia do saber. Concluise, portanto, que o personalismo ético de Scheler oferece uma fundamentação da dignidade humana apta a servir ao Direito, uma vez que é conteúdo objetivo e pode ser intuído pela coletividade. O desenvolvimento da pesquisa se dá na forma de investigação filosófica em que se define um objeto identificável, qual seja, a fundamentação da dignidade humana, e revisto a partir de uma investigação bibliográfica.
id UFJF_3a7aabae36d98f962c253c4b322912d0
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/13607
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Cadena, Nathalie Barbosa de lahttp://lattes.cnpq.br/2722422708031381Martins, Antonio Henrique Campolinahttps://lattes.cnpq.br/Korelc, Martinahttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/0240345819660714Borges, Luiza Aparecida Bello2021-11-23T21:10:58Z2021-11-042021-11-23T21:10:58Z2021-10-18https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00287https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13607A presente dissertação tem como objetivo estudar a fundamentação da dignidade humana a partir do modelo antropológico-filosófico proposto por Max Scheler e os impactos desta fundamentação. O Filósofo compreende o ser humano enquanto dotado de espírito, isto é, enquanto pessoa, atributo que constitui seu objeto de interrogação inicial, qual seja, a peculiaridade humana no mundo. É a pessoa a origem e a fonte de atos de consciência espirituais a partir dos quais ela intui as essências (na dimensão teórica) e os valores (na dimensão prática) na própria vivência. Em ambas as dimensões, Scheler situa o a priori na esfera transcendente, podendo ser intuído pela consciência a partir da vivência (experiência fenomenológica). A fenomenologia scheleriana contrapõe-se ao criticismo de Kant que situa o a priori na dimensão transcendental, somente sendo alcançado através da especulação racional livre de qualquer apelo à experiência. São os valores o ponto de partida da ética material de Scheler e a pessoa é um valor sagrado (nível mais elevado da hierarquia de valores). Ao fazê-lo, a fenomenologia scheleriana supera o formalismo ético kantiano que concebe a pessoa como um fim a partir de uma releitura do imperativo categórico (formal e a priori). A proposta antropológico-filosófica é exposta no primeiro capítulo, tendo como referência a obra Formalismo na Ética e a Ética nãoformal dos Valores e o opúsculo Sobre a ideia de homem. No segundo capítulo, são investigadas a intuição dos valores, pilar da proposta ética de Scheler e o fenômeno da simpatia, como elo entre o personalismo ético e sociologia do saber, isto é, ponte que suporta o percurso entre a pessoa e a relação inter-pessoal (a intersubjetividade). Tais investigações são feitas a partir da primeira obra Essência e formas da simpatia. Por fim, no terceiro capítulo, reflete-se sobre a coletividade como o resultado do percurso que parte da pessoa e alcança o espírito coletivo orientado por valores a partir da obra Sociologia do saber. Concluise, portanto, que o personalismo ético de Scheler oferece uma fundamentação da dignidade humana apta a servir ao Direito, uma vez que é conteúdo objetivo e pode ser intuído pela coletividade. O desenvolvimento da pesquisa se dá na forma de investigação filosófica em que se define um objeto identificável, qual seja, a fundamentação da dignidade humana, e revisto a partir de uma investigação bibliográfica.The aim of this actual Master Thesis is studying the foundation of human dignity on the basis of philosophic-anthropological proposed by Max Scheler and its impacts. The philosopher understands the human being as endowed by spirit, that is, as person, atribute that constitutes his starting interrogation’s object, the human peculiarity in the world. The person is the origin and the source of conscious and spiritual acts from those it has object-intuition (in the theoretical área) and value-intuition (in the practical área) in its own experiences. In both áreas, Scheler states a priori in the transcendent sphere which can be object of conscious intuition from the phenomenological experience. The Scheler’s phenomenology is opposite from Kant’s Critical Philosophy which states a priori in the transcendental sphere and it just can be reached by a experience-free and rational speculation. The values are the first point of Scheler’s non-formal Ethics and the person is a sacred value (highest valuem in the value’s hierarchy). Therefore, the Scheler’s phenomenology overcomes the reinterpretation of categorical imperative by which the person is and end in the ethical formalism of Kant’s philosophy (formal and a priori). The philosophic-anthropological propose is exposed in the first chapter whose reference is the Formalism in Ethics and Non-Formal Ethics of Values and the tract “About the Man’s idea”. On the second chapter, the value-intuition, basis of Scheler’s ethical proposal and the sympaty phenomenon are investigated. This last phenomenon is the link between ethical personalism and sociology of knowledge, that is, the overpassing between the person and the relation inter-personal (the intersubjectivity). These investigations are based on the first book Essence and forms of sympathy. By the end, on the third chapter, one reflects about the collective phenomenon as a result of the journey from the person to the collective and value-oriented spirit which is studied on the Sociology of knowledge. It is concluded that the Scheler’s ethical personalism offers onde foundation to human dignity which serves to the Law, because this dignity is an objective and intentional contente of collective phenomenological experiencies. The development of this research is in the form of philosophical investigation on which it is defined an recognizable object – the foundation of human dignity – and it is reviewed from an bibliographyc investigation.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em FilosofiaUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIADignidade humanaPersonalismo éticoSimpatiaSociologia do saberHuman dignityEthical personalismSympathySociology of knowledgeA dignidade humana no modelo antropológico-filosófico de Max Scheler e seus impactosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALluizaaparecidabelloborges.pdfluizaaparecidabelloborges.pdfPDF/Aapplication/pdf1183723https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13607/1/luizaaparecidabelloborges.pdf1d915d9426adf25746a41a4d1f9621fcMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13607/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13607/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTluizaaparecidabelloborges.pdf.txtluizaaparecidabelloborges.pdf.txtExtracted texttext/plain250304https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13607/4/luizaaparecidabelloborges.pdf.txtc4f2fdff8ba501300b7dad6a050ca95cMD54THUMBNAILluizaaparecidabelloborges.pdf.jpgluizaaparecidabelloborges.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13607/5/luizaaparecidabelloborges.pdf.jpg2abdb98b69110ecfc004ab6e5883d680MD55ufjf/136072022-10-27 13:12:28.421oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-10-27T15:12:28Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dignidade humana no modelo antropológico-filosófico de Max Scheler e seus impactos
title A dignidade humana no modelo antropológico-filosófico de Max Scheler e seus impactos
spellingShingle A dignidade humana no modelo antropológico-filosófico de Max Scheler e seus impactos
Borges, Luiza Aparecida Bello
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Dignidade humana
Personalismo ético
Simpatia
Sociologia do saber
Human dignity
Ethical personalism
Sympathy
Sociology of knowledge
title_short A dignidade humana no modelo antropológico-filosófico de Max Scheler e seus impactos
title_full A dignidade humana no modelo antropológico-filosófico de Max Scheler e seus impactos
title_fullStr A dignidade humana no modelo antropológico-filosófico de Max Scheler e seus impactos
title_full_unstemmed A dignidade humana no modelo antropológico-filosófico de Max Scheler e seus impactos
title_sort A dignidade humana no modelo antropológico-filosófico de Max Scheler e seus impactos
author Borges, Luiza Aparecida Bello
author_facet Borges, Luiza Aparecida Bello
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cadena, Nathalie Barbosa de la
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2722422708031381
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Martins, Antonio Henrique Campolina
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Korelc, Martina
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0240345819660714
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Luiza Aparecida Bello
contributor_str_mv Cadena, Nathalie Barbosa de la
Martins, Antonio Henrique Campolina
Korelc, Martina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Dignidade humana
Personalismo ético
Simpatia
Sociologia do saber
Human dignity
Ethical personalism
Sympathy
Sociology of knowledge
dc.subject.por.fl_str_mv Dignidade humana
Personalismo ético
Simpatia
Sociologia do saber
Human dignity
Ethical personalism
Sympathy
Sociology of knowledge
description A presente dissertação tem como objetivo estudar a fundamentação da dignidade humana a partir do modelo antropológico-filosófico proposto por Max Scheler e os impactos desta fundamentação. O Filósofo compreende o ser humano enquanto dotado de espírito, isto é, enquanto pessoa, atributo que constitui seu objeto de interrogação inicial, qual seja, a peculiaridade humana no mundo. É a pessoa a origem e a fonte de atos de consciência espirituais a partir dos quais ela intui as essências (na dimensão teórica) e os valores (na dimensão prática) na própria vivência. Em ambas as dimensões, Scheler situa o a priori na esfera transcendente, podendo ser intuído pela consciência a partir da vivência (experiência fenomenológica). A fenomenologia scheleriana contrapõe-se ao criticismo de Kant que situa o a priori na dimensão transcendental, somente sendo alcançado através da especulação racional livre de qualquer apelo à experiência. São os valores o ponto de partida da ética material de Scheler e a pessoa é um valor sagrado (nível mais elevado da hierarquia de valores). Ao fazê-lo, a fenomenologia scheleriana supera o formalismo ético kantiano que concebe a pessoa como um fim a partir de uma releitura do imperativo categórico (formal e a priori). A proposta antropológico-filosófica é exposta no primeiro capítulo, tendo como referência a obra Formalismo na Ética e a Ética nãoformal dos Valores e o opúsculo Sobre a ideia de homem. No segundo capítulo, são investigadas a intuição dos valores, pilar da proposta ética de Scheler e o fenômeno da simpatia, como elo entre o personalismo ético e sociologia do saber, isto é, ponte que suporta o percurso entre a pessoa e a relação inter-pessoal (a intersubjetividade). Tais investigações são feitas a partir da primeira obra Essência e formas da simpatia. Por fim, no terceiro capítulo, reflete-se sobre a coletividade como o resultado do percurso que parte da pessoa e alcança o espírito coletivo orientado por valores a partir da obra Sociologia do saber. Concluise, portanto, que o personalismo ético de Scheler oferece uma fundamentação da dignidade humana apta a servir ao Direito, uma vez que é conteúdo objetivo e pode ser intuído pela coletividade. O desenvolvimento da pesquisa se dá na forma de investigação filosófica em que se define um objeto identificável, qual seja, a fundamentação da dignidade humana, e revisto a partir de uma investigação bibliográfica.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-23T21:10:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-04
2021-11-23T21:10:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-10-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13607
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00287
url https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00287
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICH – Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13607/1/luizaaparecidabelloborges.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13607/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13607/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13607/4/luizaaparecidabelloborges.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13607/5/luizaaparecidabelloborges.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d915d9426adf25746a41a4d1f9621fc
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
c4f2fdff8ba501300b7dad6a050ca95c
2abdb98b69110ecfc004ab6e5883d680
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793962548693827584