Tessituras entre espaço e memória na obra de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Lamoia, Milena Guerson lattes
Orientador(a): Pifano, Raquel Quinet de Andrade lattes
Banca de defesa: Ramos, Maria Lucia Bueno lattes, Aguilar, Nelson Alfredo lattes, Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia lattes, Freitas, Rosana Pereira de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Artes
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/420
Resumo: Esta dissertação de mestrado possui como tema o estudo conjunto da obra de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes, um casal de artistas atuantes no contexto da moderna École de Paris, sendo que viveram exilados no Brasil na década de 1940, ante as circunstâncias da 2ª Guerra Mundial. A obra de Vieira da Silva centra-se nas fronteiras do diálogo pictórico entre tempo e espaço ou, mais especificamente, na tensão dialética entre a construção e a desconstrução da perspectiva. Por sua vez, Arpad Szenes possui uma reconhecida série de obras nas quais retrata a esposa em momentos cotidianos, incluindo-se as ocasiões em que ela se dedica à atividade criadora. O dueto de poéticas empreendido pelo casal, além de promover um questionamento “metalinguístico” da pintura entre o tradicional e o moderno, nos permite tecer ressignificações sobre a interface arte/vida. Ao retratar Vieira da Silva em seus momentos de ateliê, Arpad Szenes traduz o pensamento plástico da artista sob seu olhar, na criação de um “mito” que reconta a sua história junto com a esposa, viabilizando a construção de uma pintura compartilhada. Tal compartilhamento se origina no diálogo da obra do casal entre si, mas se reforça nas produções de poetas, críticos e escritores, os quais constituem um círculo de convivência artístico-cultural em torno dos dois artistas, nos moldes das sociabilidades do modernismo. Na riqueza das trocas de experiências e produções, a arte revela sua melhor interface, pela valorização do instante cotidiano. Arma-se um cenário em que a materialidade do espaço se une à temporalidade subjetiva da memória, de onde a obra de Vieira e Szenes emerge como caso exemplar.
id UFJF_5632a5b7c284c4fdca1af94c04c8fd34
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/420
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Pifano, Raquel Quinet de Andradehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796319Y5Ramos, Maria Lucia Buenohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769684J2Aguilar, Nelson Alfredohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787411Z6Zago, Renata Cristina de Oliveira Maiahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4121203E6Freitas, Rosana Pereira dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769462P9http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221916Z8Lamoia, Milena Guerson2016-01-25T17:41:18Z2016-01-152016-01-25T17:41:18Z2015-06-08https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/420Esta dissertação de mestrado possui como tema o estudo conjunto da obra de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes, um casal de artistas atuantes no contexto da moderna École de Paris, sendo que viveram exilados no Brasil na década de 1940, ante as circunstâncias da 2ª Guerra Mundial. A obra de Vieira da Silva centra-se nas fronteiras do diálogo pictórico entre tempo e espaço ou, mais especificamente, na tensão dialética entre a construção e a desconstrução da perspectiva. Por sua vez, Arpad Szenes possui uma reconhecida série de obras nas quais retrata a esposa em momentos cotidianos, incluindo-se as ocasiões em que ela se dedica à atividade criadora. O dueto de poéticas empreendido pelo casal, além de promover um questionamento “metalinguístico” da pintura entre o tradicional e o moderno, nos permite tecer ressignificações sobre a interface arte/vida. Ao retratar Vieira da Silva em seus momentos de ateliê, Arpad Szenes traduz o pensamento plástico da artista sob seu olhar, na criação de um “mito” que reconta a sua história junto com a esposa, viabilizando a construção de uma pintura compartilhada. Tal compartilhamento se origina no diálogo da obra do casal entre si, mas se reforça nas produções de poetas, críticos e escritores, os quais constituem um círculo de convivência artístico-cultural em torno dos dois artistas, nos moldes das sociabilidades do modernismo. Na riqueza das trocas de experiências e produções, a arte revela sua melhor interface, pela valorização do instante cotidiano. Arma-se um cenário em que a materialidade do espaço se une à temporalidade subjetiva da memória, de onde a obra de Vieira e Szenes emerge como caso exemplar.The theme of this masters dissertation is the joint study of Maria Helena Vieira da Silva and Arpad Szenes´s work, artists who were a couple, active in the context of the modern École de Paris, having lived exiled in Brazil during the 1940s, due to the Second World War. Vieira da Silva´s work focuses on the borders of pictorial dialogue between time and space or, more specifically, on the dialectic tension between the construction and the deconstruction of perspective. In turn, Arpad Szenes has a recognized series of works where he portrays the wife on everyday moments, including occasions that she dedicates herself to creative activities. The poetics‟ duet undertaken by the couple, beyond promoting a “metalinguistic” questioning of painting between traditional and modern, allows us to weave new meanings for the interface art/life. By portraying Vieira da Silva in her atelier moments, Arpad Szenes translates the artist´s plastic thinking under his gaze, on the creation of a “myth” that retells his story with his wife, enabling the construction of a shared painting. Such sharing originates on the dialogue between the couple´s works, but it is reinforced on the poets´ productions, critics and writers, what constitutes a circle of artistic-cultural acquaintanceship around the two artists, in the shapes of modernism´s sociability. In this rich exchange of experiences and productions, the art reveals its best interface, by the appreciation of everyday instant. A scenario is set up where space´s materiality joins memory‟s subjective temporality, from where Vieira da Silva and Szenes´ work emerges as an exemplar case.porUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em ArtesUFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e DesignCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESVieira da Silva e Arpad SzenesCriação pictóricaTempo / espaçoModernismoArte / vidaVieira da Silva and Arpad SzenesPictorial creationTime/spaceModernismArt/lifeTessituras entre espaço e memória na obra de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTmilenaguersonlamoia.pdf.txtmilenaguersonlamoia.pdf.txtExtracted texttext/plain423121https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/420/3/milenaguersonlamoia.pdf.txtdce625620ade68a54c2ec5aa801630d2MD53THUMBNAILmilenaguersonlamoia.pdf.jpgmilenaguersonlamoia.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1134https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/420/4/milenaguersonlamoia.pdf.jpge8c322f8754d40919af679a1afa44651MD54ORIGINALmilenaguersonlamoia.pdfmilenaguersonlamoia.pdfapplication/pdf7662915https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/420/1/milenaguersonlamoia.pdfabb70689e1a5e90673a3bace49c1fd99MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/420/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ufjf/4202019-11-07 11:10:28.11oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:10:28Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tessituras entre espaço e memória na obra de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes
title Tessituras entre espaço e memória na obra de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes
spellingShingle Tessituras entre espaço e memória na obra de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes
Lamoia, Milena Guerson
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Vieira da Silva e Arpad Szenes
Criação pictórica
Tempo / espaço
Modernismo
Arte / vida
Vieira da Silva and Arpad Szenes
Pictorial creation
Time/space
Modernism
Art/life
title_short Tessituras entre espaço e memória na obra de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes
title_full Tessituras entre espaço e memória na obra de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes
title_fullStr Tessituras entre espaço e memória na obra de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes
title_full_unstemmed Tessituras entre espaço e memória na obra de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes
title_sort Tessituras entre espaço e memória na obra de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes
author Lamoia, Milena Guerson
author_facet Lamoia, Milena Guerson
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pifano, Raquel Quinet de Andrade
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796319Y5
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ramos, Maria Lucia Bueno
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769684J2
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Aguilar, Nelson Alfredo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787411Z6
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4121203E6
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Freitas, Rosana Pereira de
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769462P9
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221916Z8
dc.contributor.author.fl_str_mv Lamoia, Milena Guerson
contributor_str_mv Pifano, Raquel Quinet de Andrade
Ramos, Maria Lucia Bueno
Aguilar, Nelson Alfredo
Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia
Freitas, Rosana Pereira de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Vieira da Silva e Arpad Szenes
Criação pictórica
Tempo / espaço
Modernismo
Arte / vida
Vieira da Silva and Arpad Szenes
Pictorial creation
Time/space
Modernism
Art/life
dc.subject.por.fl_str_mv Vieira da Silva e Arpad Szenes
Criação pictórica
Tempo / espaço
Modernismo
Arte / vida
Vieira da Silva and Arpad Szenes
Pictorial creation
Time/space
Modernism
Art/life
description Esta dissertação de mestrado possui como tema o estudo conjunto da obra de Maria Helena Vieira da Silva e Arpad Szenes, um casal de artistas atuantes no contexto da moderna École de Paris, sendo que viveram exilados no Brasil na década de 1940, ante as circunstâncias da 2ª Guerra Mundial. A obra de Vieira da Silva centra-se nas fronteiras do diálogo pictórico entre tempo e espaço ou, mais especificamente, na tensão dialética entre a construção e a desconstrução da perspectiva. Por sua vez, Arpad Szenes possui uma reconhecida série de obras nas quais retrata a esposa em momentos cotidianos, incluindo-se as ocasiões em que ela se dedica à atividade criadora. O dueto de poéticas empreendido pelo casal, além de promover um questionamento “metalinguístico” da pintura entre o tradicional e o moderno, nos permite tecer ressignificações sobre a interface arte/vida. Ao retratar Vieira da Silva em seus momentos de ateliê, Arpad Szenes traduz o pensamento plástico da artista sob seu olhar, na criação de um “mito” que reconta a sua história junto com a esposa, viabilizando a construção de uma pintura compartilhada. Tal compartilhamento se origina no diálogo da obra do casal entre si, mas se reforça nas produções de poetas, críticos e escritores, os quais constituem um círculo de convivência artístico-cultural em torno dos dois artistas, nos moldes das sociabilidades do modernismo. Na riqueza das trocas de experiências e produções, a arte revela sua melhor interface, pela valorização do instante cotidiano. Arma-se um cenário em que a materialidade do espaço se une à temporalidade subjetiva da memória, de onde a obra de Vieira e Szenes emerge como caso exemplar.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-25T17:41:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-15
2016-01-25T17:41:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/420
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv IAD – Instituto de Artes e Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/420/3/milenaguersonlamoia.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/420/4/milenaguersonlamoia.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/420/1/milenaguersonlamoia.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/420/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dce625620ade68a54c2ec5aa801630d2
e8c322f8754d40919af679a1afa44651
abb70689e1a5e90673a3bace49c1fd99
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793962500984668160