AUÊ YÔ! Contexto, análise e performance do movimento “Sertaneja” da Suíte para Canto e Violino (1923) de Heitor Villa-Lobos.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Andrade, Isabela Bianchi Bottaro de lattes
Orientador(a): Silva, Luiz Eduardo Castelões Pereira da lattes
Banca de defesa: Garzon, Marta Cardoso Castello Branco lattes, Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Artes
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12365
Resumo: No complexo contexto sociocultural brasileiro do início do século XX, no qual a ideia de modernidade e a invenção da Nação se misturam, Heitor Villa-Lobos (1887-1959) inicia sua carreira de compositor. Defendendo que a transversalidade da sua formação fundamentou uma personalidade musical autônoma e afeita às experimentações, esta dissertação discute como o movimento Sertaneja, da Suíte para canto e violino (composta em Paris em 1923) veicula uma perspectiva particular a Villa-Lobos do que seria o Brasil. Valendo-se de uma metodologia interdisciplinar fundamentada sobre o tripé contexto-análise-performance, a pesquisa parte de uma abordagem micro, que estuda como Villa-Lobos significa o Brasil musicalmente na Sertaneja, usando da Teoria dos Conjuntos, da Centricidade (STRAUS, 2000), das onomatopeias musicais (CASTELÕES, 2007, 2009, 2018) e dos processos rítmicos e texturais (SALLES, 2009; BERRY, 1987), a uma abordagem macro, que a conecta à contemporaneidade através do conceito de sertão (REBOUÇAS, 2019), da ideia de brasilidade musical (DIAS, 2017) e dos eventos políticos recentes da história do Brasil (2018-2020).
id UFJF_625346c8199f4ab590936e926a15b3f5
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/12365
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Silva, Luiz Eduardo Castelões Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/5673981788072449Garzon, Marta Cardoso Castello Brancohttp://lattes.cnpq.br/6806662091806312Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraiahttp://lattes.cnpq.br/7061115753869542http://lattes.cnpq.br/8143276628182668Andrade, Isabela Bianchi Bottaro de2021-02-23T16:25:09Z2021-02-232021-02-23T16:25:09Z2020-10-29https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12365No complexo contexto sociocultural brasileiro do início do século XX, no qual a ideia de modernidade e a invenção da Nação se misturam, Heitor Villa-Lobos (1887-1959) inicia sua carreira de compositor. Defendendo que a transversalidade da sua formação fundamentou uma personalidade musical autônoma e afeita às experimentações, esta dissertação discute como o movimento Sertaneja, da Suíte para canto e violino (composta em Paris em 1923) veicula uma perspectiva particular a Villa-Lobos do que seria o Brasil. Valendo-se de uma metodologia interdisciplinar fundamentada sobre o tripé contexto-análise-performance, a pesquisa parte de uma abordagem micro, que estuda como Villa-Lobos significa o Brasil musicalmente na Sertaneja, usando da Teoria dos Conjuntos, da Centricidade (STRAUS, 2000), das onomatopeias musicais (CASTELÕES, 2007, 2009, 2018) e dos processos rítmicos e texturais (SALLES, 2009; BERRY, 1987), a uma abordagem macro, que a conecta à contemporaneidade através do conceito de sertão (REBOUÇAS, 2019), da ideia de brasilidade musical (DIAS, 2017) e dos eventos políticos recentes da história do Brasil (2018-2020).In the complex Brazilian socio-cultural context of the early 20th century, in which the idea of modernity and the invention of the Brazilian Nation were mixed, Heitor Villa-Lobos (1887-1959) began his career as a composer. Defending that the transversality of his educational/professional background was the foundation of an autonomous musical personality keen on experimentation, this dissertation discusses how the movement Sertaneja, from the Suite para canto e violino (composed in Paris in 1923) conveys a particular Villa-Lobos’ perspective on what Brazil would be. Using an interdisciplinary methodology based on the context-analysis-performance tripod, this research starts from a micro approach, which investigates how Villa-Lobos portrays Brazil musically in Sertaneja, using analytical tools from the Set and Centricity Theories (STRAUS, 2000), music onomatopoeias (CASTELÕES, 2007, 2009, 2018), rhythmic and textural procedures (SALLES, 2009; BERRY, 1987), to a macro approach, which connects the piece to contemporary times through the concept of sertão (REBOUÇAS, 2019), the musical idea of brasilidade (DIAS, 2017) and the recent political events of Brazilian history (2018-2020).porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ArtesUFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e DesignAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESSertanejaSuíte para Canto e ViolinoHeitor Villa-LobosModernismosNacionalismoModernismsNationalismAUÊ YÔ! Contexto, análise e performance do movimento “Sertaneja” da Suíte para Canto e Violino (1923) de Heitor Villa-Lobos.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALisabelabianchibottarodeandrade.pdfisabelabianchibottarodeandrade.pdfPDF/Aapplication/pdf11088583https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12365/1/isabelabianchibottarodeandrade.pdf604de9b0aa0d80f9c282cfb324b6b9b1MD51TEXTisabelabianchibottarodeandrade.pdf.txtisabelabianchibottarodeandrade.pdf.txtExtracted texttext/plain278054https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12365/4/isabelabianchibottarodeandrade.pdf.txtc5559744c6bbd3f9fa2b1f9976a8721bMD54THUMBNAILisabelabianchibottarodeandrade.pdf.jpgisabelabianchibottarodeandrade.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1217https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12365/5/isabelabianchibottarodeandrade.pdf.jpg32ed272880444d85cea46974c952f750MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12365/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12365/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ufjf/123652021-02-24 03:08:50.686oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2021-02-24T06:08:50Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv AUÊ YÔ! Contexto, análise e performance do movimento “Sertaneja” da Suíte para Canto e Violino (1923) de Heitor Villa-Lobos.
title AUÊ YÔ! Contexto, análise e performance do movimento “Sertaneja” da Suíte para Canto e Violino (1923) de Heitor Villa-Lobos.
spellingShingle AUÊ YÔ! Contexto, análise e performance do movimento “Sertaneja” da Suíte para Canto e Violino (1923) de Heitor Villa-Lobos.
Andrade, Isabela Bianchi Bottaro de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Sertaneja
Suíte para Canto e Violino
Heitor Villa-Lobos
Modernismos
Nacionalismo
Modernisms
Nationalism
title_short AUÊ YÔ! Contexto, análise e performance do movimento “Sertaneja” da Suíte para Canto e Violino (1923) de Heitor Villa-Lobos.
title_full AUÊ YÔ! Contexto, análise e performance do movimento “Sertaneja” da Suíte para Canto e Violino (1923) de Heitor Villa-Lobos.
title_fullStr AUÊ YÔ! Contexto, análise e performance do movimento “Sertaneja” da Suíte para Canto e Violino (1923) de Heitor Villa-Lobos.
title_full_unstemmed AUÊ YÔ! Contexto, análise e performance do movimento “Sertaneja” da Suíte para Canto e Violino (1923) de Heitor Villa-Lobos.
title_sort AUÊ YÔ! Contexto, análise e performance do movimento “Sertaneja” da Suíte para Canto e Violino (1923) de Heitor Villa-Lobos.
author Andrade, Isabela Bianchi Bottaro de
author_facet Andrade, Isabela Bianchi Bottaro de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Luiz Eduardo Castelões Pereira da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5673981788072449
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Garzon, Marta Cardoso Castello Branco
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6806662091806312
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7061115753869542
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8143276628182668
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Isabela Bianchi Bottaro de
contributor_str_mv Silva, Luiz Eduardo Castelões Pereira da
Garzon, Marta Cardoso Castello Branco
Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Sertaneja
Suíte para Canto e Violino
Heitor Villa-Lobos
Modernismos
Nacionalismo
Modernisms
Nationalism
dc.subject.por.fl_str_mv Sertaneja
Suíte para Canto e Violino
Heitor Villa-Lobos
Modernismos
Nacionalismo
Modernisms
Nationalism
description No complexo contexto sociocultural brasileiro do início do século XX, no qual a ideia de modernidade e a invenção da Nação se misturam, Heitor Villa-Lobos (1887-1959) inicia sua carreira de compositor. Defendendo que a transversalidade da sua formação fundamentou uma personalidade musical autônoma e afeita às experimentações, esta dissertação discute como o movimento Sertaneja, da Suíte para canto e violino (composta em Paris em 1923) veicula uma perspectiva particular a Villa-Lobos do que seria o Brasil. Valendo-se de uma metodologia interdisciplinar fundamentada sobre o tripé contexto-análise-performance, a pesquisa parte de uma abordagem micro, que estuda como Villa-Lobos significa o Brasil musicalmente na Sertaneja, usando da Teoria dos Conjuntos, da Centricidade (STRAUS, 2000), das onomatopeias musicais (CASTELÕES, 2007, 2009, 2018) e dos processos rítmicos e texturais (SALLES, 2009; BERRY, 1987), a uma abordagem macro, que a conecta à contemporaneidade através do conceito de sertão (REBOUÇAS, 2019), da ideia de brasilidade musical (DIAS, 2017) e dos eventos políticos recentes da história do Brasil (2018-2020).
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-23T16:25:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-02-23
2021-02-23T16:25:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12365
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv IAD – Instituto de Artes e Design
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12365/1/isabelabianchibottarodeandrade.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12365/4/isabelabianchibottarodeandrade.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12365/5/isabelabianchibottarodeandrade.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12365/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12365/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 604de9b0aa0d80f9c282cfb324b6b9b1
c5559744c6bbd3f9fa2b1f9976a8721b
32ed272880444d85cea46974c952f750
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793962443152556032