Entre o Cristo e o trágico – gênese cristã e Tέλος trágico no pensamento de Albert Camus
Ano de defesa: | 2022 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
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ICH – Instituto de Ciências Humanas
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2022/00051 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14472 |
Resumo: | A pesquisa direciona-se, inicialmente, à apresentação de uma dissertação sobre o cristianismo, ensaiada pelo jovem Albert Camus, intitulada Metafísica Cristã e Neoplatonismo. A tese interpreta a obra como uma das primeiras fontes da tradição cristã assimilada por Camus, ademais, a pesquisa procura demonstrar como temas dessa dissertação de juventude hão de ressurgir pontualmente na obra madura do escritor franco-argelino, especialmente no romance O Estrangeiro. Com o fito de acompanhar os ecos temáticos da Metafisica Cristã e Neoplatonismo na obra de maturidade de Albert Camus, tendo como destaque sobretudo O Estrangeiro, sublinhou-se dois temas dissertados pelo jovem Camus: o pessimismo evangélico e o conceito de trágico moderno. Propomos que os dois temas foram determinantes na leitura acadêmica dos evangelhos canônicos, realizada outrora pelo ainda jovem Camus. A partir da articulação entre o pessimismo evangélico e o conceito de trágico moderno, a pesquisa apresentou uma leitura teórica da evolução do pensamento trágico na Modernidade e, ao cabo, destacou a presença receptiva da tradição trágica na literatura camusiana, com ênfase frequente no romance O Estrangeiro. Dessa forma, o pensamento trágico, que marcou a composição da obra camusiana, fora apresentado sob a perspectiva reveladora da indissolúvel contradição trágica entre homem e mundo. Essa leitura do pensamento trágico, em termos de recepção camusiana, revelou-se sob a forma de um estranhamento essencial, literariamente retratado pela imagem da irreversível condição de estrangeiro do homem no mundo. Assim, a pesquisa pode acrescentar solidez à premissa de que a criação literária de Albert Camus o revela herdeiro da tradição trágica. Nesse sentido, o tema da outridade, apontado como parte fundante do pensamento trágico, tornou-se elementar para compreender a persona literária do estrangeiro. Partícipe das duas tradições delimitadas pela pesquisa, o tema da outridade ainda seguiu desdobrando-se pelo arrazoado, lançando luz sobre a recepção camusiana da tradição cristã, tal como da tradição do pensamento trágico. A pesquisa se encerra com a descoberta de um projeto existencial vislumbrado por Albert Camus e reconhecível no entrementes da análise de O Estrangeiro. Suma-se tal projeto no vislumbre camusiano de uma proposição que se centra na necessidade do homem habituar-se a este mundo irremediavelmente trágico. Por fim, além de reconhecer e deslindar uma das gêneses cristãs da literatura camusiana, esta pesquisa também revelou parte deste horizonte teleológico cerradamente trágico que compõe o pensamento de Albert Camus. |
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A tese interpreta a obra como uma das primeiras fontes da tradição cristã assimilada por Camus, ademais, a pesquisa procura demonstrar como temas dessa dissertação de juventude hão de ressurgir pontualmente na obra madura do escritor franco-argelino, especialmente no romance O Estrangeiro. Com o fito de acompanhar os ecos temáticos da Metafisica Cristã e Neoplatonismo na obra de maturidade de Albert Camus, tendo como destaque sobretudo O Estrangeiro, sublinhou-se dois temas dissertados pelo jovem Camus: o pessimismo evangélico e o conceito de trágico moderno. Propomos que os dois temas foram determinantes na leitura acadêmica dos evangelhos canônicos, realizada outrora pelo ainda jovem Camus. A partir da articulação entre o pessimismo evangélico e o conceito de trágico moderno, a pesquisa apresentou uma leitura teórica da evolução do pensamento trágico na Modernidade e, ao cabo, destacou a presença receptiva da tradição trágica na literatura camusiana, com ênfase frequente no romance O Estrangeiro. Dessa forma, o pensamento trágico, que marcou a composição da obra camusiana, fora apresentado sob a perspectiva reveladora da indissolúvel contradição trágica entre homem e mundo. Essa leitura do pensamento trágico, em termos de recepção camusiana, revelou-se sob a forma de um estranhamento essencial, literariamente retratado pela imagem da irreversível condição de estrangeiro do homem no mundo. Assim, a pesquisa pode acrescentar solidez à premissa de que a criação literária de Albert Camus o revela herdeiro da tradição trágica. Nesse sentido, o tema da outridade, apontado como parte fundante do pensamento trágico, tornou-se elementar para compreender a persona literária do estrangeiro. Partícipe das duas tradições delimitadas pela pesquisa, o tema da outridade ainda seguiu desdobrando-se pelo arrazoado, lançando luz sobre a recepção camusiana da tradição cristã, tal como da tradição do pensamento trágico. A pesquisa se encerra com a descoberta de um projeto existencial vislumbrado por Albert Camus e reconhecível no entrementes da análise de O Estrangeiro. Suma-se tal projeto no vislumbre camusiano de uma proposição que se centra na necessidade do homem habituar-se a este mundo irremediavelmente trágico. Por fim, além de reconhecer e deslindar uma das gêneses cristãs da literatura camusiana, esta pesquisa também revelou parte deste horizonte teleológico cerradamente trágico que compõe o pensamento de Albert Camus.The research focus, initially, in a thesis presentation regarding christianism by the young Albert Camus, entitled Christian Metaphysics and Neoplatonism. The research interprets the work as one of the first sources of the christian tradition assimilated by Camus, in addition, the research also pushes towards to demonstrate how themes of this thesis of the youth will punctually reappear in the mature work of the french-algerian writer, especially in the novel The Foreigner. Aiming to follow the thematic echoes of Christian Metaphysics and Neoplatonism in Albert Camus' mature work, specially highlighting The Foreigner, two themes discussed by the young Camus were underlined: evangelical pessimism and the concept of the modern tragic. We propose that both themes were punctually determined in the academic reading of the canonical gospel, which Camus accomplished in his youth. As out of the articulation between evangelical pessimism and the concept of the modern tragic, the research presented a theoretical reading of the evolution of tragic thought in Modernity and, in the end, highlighted the receptive presence of the tragic tradition in the camusian literature, which is frequently emphasized on the novel The Foreigner. Thus, the tragic thought, that marked the composition of camusian work, was presented under the revealing perspective of the indissoluble tragic contradiction between the man and the world. This reading of tragic thought, in terms of camusian reception, revealed itself in the form of an essential estrangement, literarily portrayed by the image of man's irreversible condition of foreigner in the world. Therefore, the research can add solidity to the premise that Albert Camus' literary creation reveals him to be heir to the tragic tradition. In this way, the theme of otherness, pointed out as a founding part of tragic thought, became elementary to understand the literary persona of the foreigner. Participating in the two traditions delimited by the research, the theme of otherness still followed, unfolding through the reasoning, shedding light on the camusian reception of the christian tradition, as well as the tradition of tragic thought. The research finishes along with the discovery of an existential project envisioned by Albert Camus and it is recognizable in the meantime of the analysis of The Foreigner. This project is summed up in the camusian glimpse of a proposition that focuses on the need for man to adapt to this irremediably tragic world. Finally, in addition to recognizing and unraveling one of the christian geneses of camusian literature, the research also revealed part of this strictly tragic teleological horizon that composes the thought of Albert Camus.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ciência da ReligiãoUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências Humanashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASO Evangelho e o jovem camusEvolução e virada do pensamento trágicoOutridade do mundoTradição trágica: o estranho e o estrangeiroA tradição cristã e o estrangeiroThe gospel and the young camusEvolution and turn of the tragic thoughtOtherness of the worldTragedy tradition: the stranger and the foreignerThe christian tradition and the foreignerEntre o Cristo e o trágico – gênese cristã e Tέλος trágico no pensamento de Albert Camusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALrafaeldecastrolins.pdfrafaeldecastrolins.pdfPDF/Aapplication/pdf1777617https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14472/1/rafaeldecastrolins.pdff5de4eef1a313a7974eea3967fc242f4MD51CC-LICENSELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14472/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTrafaeldecastrolins.pdf.txtrafaeldecastrolins.pdf.txtExtracted texttext/plain715369https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14472/3/rafaeldecastrolins.pdf.txt6d7899c554a1cc860bb8f5f2ea4af03bMD53THUMBNAILrafaeldecastrolins.pdf.jpgrafaeldecastrolins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14472/4/rafaeldecastrolins.pdf.jpgfe936c653b6d8a98c71cd7dd8ad1c1cbMD54ufjf/144722022-11-17 11:49:41.784oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-11-17T13:49:41Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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Entre o Cristo e o trágico – gênese cristã e Tέλος trágico no pensamento de Albert Camus Lins, Rafael de Castro CNPQ::CIENCIAS HUMANAS O Evangelho e o jovem camus Evolução e virada do pensamento trágico Outridade do mundo Tradição trágica: o estranho e o estrangeiro A tradição cristã e o estrangeiro The gospel and the young camus Evolution and turn of the tragic thought Otherness of the world Tragedy tradition: the stranger and the foreigner The christian tradition and the foreigner |
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