A noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Silva, Paula Nathaiane de Jesus da lattes
Orientador(a): Costa Júnior, Martinho Alves da lattes
Banca de defesa: Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia lattes, Valle, Arthur Gomes lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: -
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11951
Resumo: Esta pesquisa possui como objetivo o estudo da tela do artista brasileiro Oscar Pereira da Silva (1865-1939) intitulada A noite, e hoje integra o acervo do Museu Mariano Procópio, executada no ano de 1927. Artista conhecido por ter realizado diversos gêneros de pintura, nos dedicamos neste trabalho a estudar principalmente o alegórico, uma lacuna nos estudos sobre o pintor e que nosso objeto colabora em sua compreensão. Portanto, este trabalho se propõe a perceber por meio de A noite como o gênero alegórico é concebido no cenário das artes brasileira, sobretudo, como a pintura se apresenta de forma híbrida, se manifestando também como um nu feminino. Através da trajetória da tela e da própria biografia de Pereira da Silva, procuramos estabelecer uma relação do artista com outros e compreender a representação feminina sob seus pinceis. Por meio de análise de imagens, a trajetória de A noite, rede de sociabilidade de Pereira da Silva e uma bibliografia especializada, podemos concluir que a pintura de Oscar não se apresenta como uma alegoria comum, se comparada com outras. Apresentando em sua composição uma fatura distinta e que dialoga com a sua produção do feminino, preservando o modelado do corpo e o tom da pele. Compreendemos também que em âmbito nacional, a pintura alegórica foi empregada pela República brasileira como uma investida na criação de um símbolo nacional, porém, a utilização da pintura alegórica entra em desuso por concentrar sua representação na imagem da mulher – que não tinha espaço na política brasileira. Além de traçarmos uma rede de sociabilidade entre Oscar Pereira da Silva e o artista Pedro Américo, sendo indicado pela pesquisa, que o primeiro nutria uma admiração pelo segundo, expressa através de A noite.
id UFJF_687bfd8408888ac02cdf0ab2753fad63
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/11951
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Costa Júnior, Martinho Alves dahttp://lattes.cnpq.br/4779060520616984Zago, Renata Cristina de Oliveira Maiahttp://lattes.cnpq.br/3987257122606257Valle, Arthur Gomeshttp://lattes.cnpq.br/6586475368967673http://lattes.cnpq.br/7265870290421779Silva, Paula Nathaiane de Jesus da2020-12-01T16:23:38Z2020-12-012020-12-01T16:23:38Z2020-07-17https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11951Esta pesquisa possui como objetivo o estudo da tela do artista brasileiro Oscar Pereira da Silva (1865-1939) intitulada A noite, e hoje integra o acervo do Museu Mariano Procópio, executada no ano de 1927. Artista conhecido por ter realizado diversos gêneros de pintura, nos dedicamos neste trabalho a estudar principalmente o alegórico, uma lacuna nos estudos sobre o pintor e que nosso objeto colabora em sua compreensão. Portanto, este trabalho se propõe a perceber por meio de A noite como o gênero alegórico é concebido no cenário das artes brasileira, sobretudo, como a pintura se apresenta de forma híbrida, se manifestando também como um nu feminino. Através da trajetória da tela e da própria biografia de Pereira da Silva, procuramos estabelecer uma relação do artista com outros e compreender a representação feminina sob seus pinceis. Por meio de análise de imagens, a trajetória de A noite, rede de sociabilidade de Pereira da Silva e uma bibliografia especializada, podemos concluir que a pintura de Oscar não se apresenta como uma alegoria comum, se comparada com outras. Apresentando em sua composição uma fatura distinta e que dialoga com a sua produção do feminino, preservando o modelado do corpo e o tom da pele. Compreendemos também que em âmbito nacional, a pintura alegórica foi empregada pela República brasileira como uma investida na criação de um símbolo nacional, porém, a utilização da pintura alegórica entra em desuso por concentrar sua representação na imagem da mulher – que não tinha espaço na política brasileira. Além de traçarmos uma rede de sociabilidade entre Oscar Pereira da Silva e o artista Pedro Américo, sendo indicado pela pesquisa, que o primeiro nutria uma admiração pelo segundo, expressa através de A noite.This research aims to study the canvas by the Brazilian artist Oscar Pereira da Silva (1865-1939) entitled The night, and today it is part of the collection of the Mariano Procópio Museum, executed in the year 1927. Artist known for having made several types of painting, we dedicate ourselves in this work to study mainly the allegorical, a gap in the studies about the painter and that our object collaborates in his understanding. Therefore, this work aims to perceive through The Night how the allegorical genre is conceived in the Brazilian arts scene, above all, how the painting presents itself in a hybrid way, also manifesting itself as a female nude. Through the trajectory of the canvas and Pereira da Silva's own biography, we seek to establish a relationship between the artist and others and understand the female representation under his brushes. Through image analysis, the trajectory of The night, Pereira da Silva's sociability network and a specialized bibliography, we can conclude that Oscar's painting does not present itself as a common allegory, when compared with others. Presenting in its composition a distinct invoice that dialogs with its production of the feminine, preserving the body shape and the skin tone. We also understand that, at the national level, allegorical painting was used by the Brazilian Republic as an onslaught in the creation of a national symbol; however, the use of allegorical painting is no longer used as it concentrates its representation of the image of women - which had no space in politics Brazilian. In addition to drawing a network of sociability between Oscar Pereira da Silva and the artist Pedro Américo, being indicated by the research, that the first nurtured an admiration for the second, expressed through The night.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)-UFJFBrasilICH – Instituto de Ciências Humanashttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASOscar Pereira da SilvaAlegoriaNu femininoArte brasileiraOscar Pereira da SilvaAllegoryFemale nudeBrazilian artA noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silvainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALpaulanathaianedejesusdasilva.pdfpaulanathaianedejesusdasilva.pdfapplication/pdf9838664https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/1/paulanathaianedejesusdasilva.pdf1b9c939c956847cdf3266f8957ff2c36MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52TEXTpaulanathaianedejesusdasilva.pdf.txtpaulanathaianedejesusdasilva.pdf.txtExtracted texttext/plain391045https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/4/paulanathaianedejesusdasilva.pdf.txt94e89b158f2d06123dc53da230b90aecMD54THUMBNAILpaulanathaianedejesusdasilva.pdf.jpgpaulanathaianedejesusdasilva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/5/paulanathaianedejesusdasilva.pdf.jpg4c729136fd85e49992425648e890b24cMD55ufjf/119512020-12-02 04:08:23.567oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2020-12-02T06:08:23Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silva
title A noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silva
spellingShingle A noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silva
Silva, Paula Nathaiane de Jesus da
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Oscar Pereira da Silva
Alegoria
Nu feminino
Arte brasileira
Oscar Pereira da Silva
Allegory
Female nude
Brazilian art
title_short A noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silva
title_full A noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silva
title_fullStr A noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silva
title_full_unstemmed A noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silva
title_sort A noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silva
author Silva, Paula Nathaiane de Jesus da
author_facet Silva, Paula Nathaiane de Jesus da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa Júnior, Martinho Alves da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4779060520616984
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3987257122606257
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Valle, Arthur Gomes
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6586475368967673
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7265870290421779
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paula Nathaiane de Jesus da
contributor_str_mv Costa Júnior, Martinho Alves da
Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia
Valle, Arthur Gomes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Oscar Pereira da Silva
Alegoria
Nu feminino
Arte brasileira
Oscar Pereira da Silva
Allegory
Female nude
Brazilian art
dc.subject.por.fl_str_mv Oscar Pereira da Silva
Alegoria
Nu feminino
Arte brasileira
Oscar Pereira da Silva
Allegory
Female nude
Brazilian art
description Esta pesquisa possui como objetivo o estudo da tela do artista brasileiro Oscar Pereira da Silva (1865-1939) intitulada A noite, e hoje integra o acervo do Museu Mariano Procópio, executada no ano de 1927. Artista conhecido por ter realizado diversos gêneros de pintura, nos dedicamos neste trabalho a estudar principalmente o alegórico, uma lacuna nos estudos sobre o pintor e que nosso objeto colabora em sua compreensão. Portanto, este trabalho se propõe a perceber por meio de A noite como o gênero alegórico é concebido no cenário das artes brasileira, sobretudo, como a pintura se apresenta de forma híbrida, se manifestando também como um nu feminino. Através da trajetória da tela e da própria biografia de Pereira da Silva, procuramos estabelecer uma relação do artista com outros e compreender a representação feminina sob seus pinceis. Por meio de análise de imagens, a trajetória de A noite, rede de sociabilidade de Pereira da Silva e uma bibliografia especializada, podemos concluir que a pintura de Oscar não se apresenta como uma alegoria comum, se comparada com outras. Apresentando em sua composição uma fatura distinta e que dialoga com a sua produção do feminino, preservando o modelado do corpo e o tom da pele. Compreendemos também que em âmbito nacional, a pintura alegórica foi empregada pela República brasileira como uma investida na criação de um símbolo nacional, porém, a utilização da pintura alegórica entra em desuso por concentrar sua representação na imagem da mulher – que não tinha espaço na política brasileira. Além de traçarmos uma rede de sociabilidade entre Oscar Pereira da Silva e o artista Pedro Américo, sendo indicado pela pesquisa, que o primeiro nutria uma admiração pelo segundo, expressa através de A noite.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-01T16:23:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-01
2020-12-01T16:23:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11951
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11951
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv -
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICH – Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/1/paulanathaianedejesusdasilva.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/4/paulanathaianedejesusdasilva.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/5/paulanathaianedejesusdasilva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b9c939c956847cdf3266f8957ff2c36
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
c4c98de35c20c53220c07884f4def27c
94e89b158f2d06123dc53da230b90aec
4c729136fd85e49992425648e890b24c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793962489924288512