A noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silva
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
|
Programa de Pós-Graduação: |
-
|
Departamento: |
ICH – Instituto de Ciências Humanas
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11951 |
Resumo: | Esta pesquisa possui como objetivo o estudo da tela do artista brasileiro Oscar Pereira da Silva (1865-1939) intitulada A noite, e hoje integra o acervo do Museu Mariano Procópio, executada no ano de 1927. Artista conhecido por ter realizado diversos gêneros de pintura, nos dedicamos neste trabalho a estudar principalmente o alegórico, uma lacuna nos estudos sobre o pintor e que nosso objeto colabora em sua compreensão. Portanto, este trabalho se propõe a perceber por meio de A noite como o gênero alegórico é concebido no cenário das artes brasileira, sobretudo, como a pintura se apresenta de forma híbrida, se manifestando também como um nu feminino. Através da trajetória da tela e da própria biografia de Pereira da Silva, procuramos estabelecer uma relação do artista com outros e compreender a representação feminina sob seus pinceis. Por meio de análise de imagens, a trajetória de A noite, rede de sociabilidade de Pereira da Silva e uma bibliografia especializada, podemos concluir que a pintura de Oscar não se apresenta como uma alegoria comum, se comparada com outras. Apresentando em sua composição uma fatura distinta e que dialoga com a sua produção do feminino, preservando o modelado do corpo e o tom da pele. Compreendemos também que em âmbito nacional, a pintura alegórica foi empregada pela República brasileira como uma investida na criação de um símbolo nacional, porém, a utilização da pintura alegórica entra em desuso por concentrar sua representação na imagem da mulher – que não tinha espaço na política brasileira. Além de traçarmos uma rede de sociabilidade entre Oscar Pereira da Silva e o artista Pedro Américo, sendo indicado pela pesquisa, que o primeiro nutria uma admiração pelo segundo, expressa através de A noite. |
id |
UFJF_687bfd8408888ac02cdf0ab2753fad63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/11951 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa Júnior, Martinho Alves dahttp://lattes.cnpq.br/4779060520616984Zago, Renata Cristina de Oliveira Maiahttp://lattes.cnpq.br/3987257122606257Valle, Arthur Gomeshttp://lattes.cnpq.br/6586475368967673http://lattes.cnpq.br/7265870290421779Silva, Paula Nathaiane de Jesus da2020-12-01T16:23:38Z2020-12-012020-12-01T16:23:38Z2020-07-17https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11951Esta pesquisa possui como objetivo o estudo da tela do artista brasileiro Oscar Pereira da Silva (1865-1939) intitulada A noite, e hoje integra o acervo do Museu Mariano Procópio, executada no ano de 1927. Artista conhecido por ter realizado diversos gêneros de pintura, nos dedicamos neste trabalho a estudar principalmente o alegórico, uma lacuna nos estudos sobre o pintor e que nosso objeto colabora em sua compreensão. Portanto, este trabalho se propõe a perceber por meio de A noite como o gênero alegórico é concebido no cenário das artes brasileira, sobretudo, como a pintura se apresenta de forma híbrida, se manifestando também como um nu feminino. Através da trajetória da tela e da própria biografia de Pereira da Silva, procuramos estabelecer uma relação do artista com outros e compreender a representação feminina sob seus pinceis. Por meio de análise de imagens, a trajetória de A noite, rede de sociabilidade de Pereira da Silva e uma bibliografia especializada, podemos concluir que a pintura de Oscar não se apresenta como uma alegoria comum, se comparada com outras. Apresentando em sua composição uma fatura distinta e que dialoga com a sua produção do feminino, preservando o modelado do corpo e o tom da pele. Compreendemos também que em âmbito nacional, a pintura alegórica foi empregada pela República brasileira como uma investida na criação de um símbolo nacional, porém, a utilização da pintura alegórica entra em desuso por concentrar sua representação na imagem da mulher – que não tinha espaço na política brasileira. Além de traçarmos uma rede de sociabilidade entre Oscar Pereira da Silva e o artista Pedro Américo, sendo indicado pela pesquisa, que o primeiro nutria uma admiração pelo segundo, expressa através de A noite.This research aims to study the canvas by the Brazilian artist Oscar Pereira da Silva (1865-1939) entitled The night, and today it is part of the collection of the Mariano Procópio Museum, executed in the year 1927. Artist known for having made several types of painting, we dedicate ourselves in this work to study mainly the allegorical, a gap in the studies about the painter and that our object collaborates in his understanding. Therefore, this work aims to perceive through The Night how the allegorical genre is conceived in the Brazilian arts scene, above all, how the painting presents itself in a hybrid way, also manifesting itself as a female nude. Through the trajectory of the canvas and Pereira da Silva's own biography, we seek to establish a relationship between the artist and others and understand the female representation under his brushes. Through image analysis, the trajectory of The night, Pereira da Silva's sociability network and a specialized bibliography, we can conclude that Oscar's painting does not present itself as a common allegory, when compared with others. Presenting in its composition a distinct invoice that dialogs with its production of the feminine, preserving the body shape and the skin tone. We also understand that, at the national level, allegorical painting was used by the Brazilian Republic as an onslaught in the creation of a national symbol; however, the use of allegorical painting is no longer used as it concentrates its representation of the image of women - which had no space in politics Brazilian. In addition to drawing a network of sociability between Oscar Pereira da Silva and the artist Pedro Américo, being indicated by the research, that the first nurtured an admiration for the second, expressed through The night.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)-UFJFBrasilICH – Instituto de Ciências Humanashttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASOscar Pereira da SilvaAlegoriaNu femininoArte brasileiraOscar Pereira da SilvaAllegoryFemale nudeBrazilian artA noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silvainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALpaulanathaianedejesusdasilva.pdfpaulanathaianedejesusdasilva.pdfapplication/pdf9838664https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/1/paulanathaianedejesusdasilva.pdf1b9c939c956847cdf3266f8957ff2c36MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52TEXTpaulanathaianedejesusdasilva.pdf.txtpaulanathaianedejesusdasilva.pdf.txtExtracted texttext/plain391045https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/4/paulanathaianedejesusdasilva.pdf.txt94e89b158f2d06123dc53da230b90aecMD54THUMBNAILpaulanathaianedejesusdasilva.pdf.jpgpaulanathaianedejesusdasilva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1152https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/5/paulanathaianedejesusdasilva.pdf.jpg4c729136fd85e49992425648e890b24cMD55ufjf/119512020-12-02 04:08:23.567oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2020-12-02T06:08:23Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silva |
title |
A noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silva |
spellingShingle |
A noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silva Silva, Paula Nathaiane de Jesus da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Oscar Pereira da Silva Alegoria Nu feminino Arte brasileira Oscar Pereira da Silva Allegory Female nude Brazilian art |
title_short |
A noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silva |
title_full |
A noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silva |
title_fullStr |
A noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silva |
title_full_unstemmed |
A noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silva |
title_sort |
A noite no Museu Mariano Procópio: uma pintura alegórica de Oscar Pereira da Silva |
author |
Silva, Paula Nathaiane de Jesus da |
author_facet |
Silva, Paula Nathaiane de Jesus da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa Júnior, Martinho Alves da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4779060520616984 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3987257122606257 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Valle, Arthur Gomes |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6586475368967673 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7265870290421779 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paula Nathaiane de Jesus da |
contributor_str_mv |
Costa Júnior, Martinho Alves da Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia Valle, Arthur Gomes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS Oscar Pereira da Silva Alegoria Nu feminino Arte brasileira Oscar Pereira da Silva Allegory Female nude Brazilian art |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oscar Pereira da Silva Alegoria Nu feminino Arte brasileira Oscar Pereira da Silva Allegory Female nude Brazilian art |
description |
Esta pesquisa possui como objetivo o estudo da tela do artista brasileiro Oscar Pereira da Silva (1865-1939) intitulada A noite, e hoje integra o acervo do Museu Mariano Procópio, executada no ano de 1927. Artista conhecido por ter realizado diversos gêneros de pintura, nos dedicamos neste trabalho a estudar principalmente o alegórico, uma lacuna nos estudos sobre o pintor e que nosso objeto colabora em sua compreensão. Portanto, este trabalho se propõe a perceber por meio de A noite como o gênero alegórico é concebido no cenário das artes brasileira, sobretudo, como a pintura se apresenta de forma híbrida, se manifestando também como um nu feminino. Através da trajetória da tela e da própria biografia de Pereira da Silva, procuramos estabelecer uma relação do artista com outros e compreender a representação feminina sob seus pinceis. Por meio de análise de imagens, a trajetória de A noite, rede de sociabilidade de Pereira da Silva e uma bibliografia especializada, podemos concluir que a pintura de Oscar não se apresenta como uma alegoria comum, se comparada com outras. Apresentando em sua composição uma fatura distinta e que dialoga com a sua produção do feminino, preservando o modelado do corpo e o tom da pele. Compreendemos também que em âmbito nacional, a pintura alegórica foi empregada pela República brasileira como uma investida na criação de um símbolo nacional, porém, a utilização da pintura alegórica entra em desuso por concentrar sua representação na imagem da mulher – que não tinha espaço na política brasileira. Além de traçarmos uma rede de sociabilidade entre Oscar Pereira da Silva e o artista Pedro Américo, sendo indicado pela pesquisa, que o primeiro nutria uma admiração pelo segundo, expressa através de A noite. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-01T16:23:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-01 2020-12-01T16:23:38Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-07-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11951 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11951 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
- |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ICH – Instituto de Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/1/paulanathaianedejesusdasilva.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/4/paulanathaianedejesusdasilva.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11951/5/paulanathaianedejesusdasilva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1b9c939c956847cdf3266f8957ff2c36 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 94e89b158f2d06123dc53da230b90aec 4c729136fd85e49992425648e890b24c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793962489924288512 |