Da viagem física à jornada interior: alegorias e identidade cultural em road movies brasileiros (1960-2015)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Gama, Gheysa Lemes Gonçalves lattes
Orientador(a): Reyna, Carlos Francisco Perez lattes
Banca de defesa: Barreto, Debora Breder lattes, Dutra, Rogéria Campos de Almeida lattes, Pinheiro, Amanda Chaves lattes, Soares, Sérgio José Puccini lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2598
Resumo: A presente tese pretende investigar a mudança na representação da identidade cultural analisando o papel alegórico desempenhado pela estrada nos road movie brasileiros lançados entre 1960 e 2015. A hipótese revela que este grupo de obras fílmicas apresenta, num determinado momento histórico, representações de identidade coletiva (a identidade nacional), modificando-se posteriormente, para representar uma identidade fragmentada. Como resultado desse esforço observa-se a existência daquilo que presentemente estamos chamando de duas fases do road movie brasileiro: a “Viagem Física” (congrega filmes lançados entre a década de 1960 até 1998) e a “Jornada Interior” (com filmes de 1998 até 2015). O que mais diferencia essas duas fases são as alegorias assumidas pela estrada nestes road movies, que se modificam, ao mesmo tempo em que se verifica mudança na própria identidade cultural, esta última confirmada em autores como Anderson (2008); Bauman (2008, 2001, 1998) e Hall (2005). Se na primeira fase a estrada é apresentada como uma alegoria da nação e do povo brasileiro, na segunda fase, começa a representar a transformação individual, odisseia subjetiva, um espaço existencial, de transformação, que se configura como um ritual de passagem. A tese é amparada, para além dos fundamentos teóricos, na análise fílmica de seis películas: Iracema, uma transa amazônica (BODANZKY; SENNA, 1974); Bye bye Brasil (DIEGUES, 1979); Jorge, um brasileiro (THIAGO, 1988); Central do Brasil (SALLES, 1998); Cinemas, aspirinas e urubus (GOMES, 2005) e Dromedário no asfalto (VARGAS, 2014). Assim, se busca demonstrar, observando a representação de algumas características sociais e culturais presentes no cinema nacional, a real confluência entre as mudanças alegóricas nos road movies brasileiros com as transformações na construção da nossa própria identidade cultural.
id UFJF_9be52baf1ba31846cb15905de08415b7
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/2598
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Reyna, Carlos Francisco Perezhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798607T9Barreto, Debora Brederhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734748D0Dutra, Rogéria Campos de Almeidahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784839D2Pinheiro, Amanda Chaveshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241860U1Soares, Sérgio José Puccinihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766727T3http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228897E6Gama, Gheysa Lemes Gonçalves2016-09-27T20:48:27Z2016-09-272016-09-27T20:48:27Z2016-05-31https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2598A presente tese pretende investigar a mudança na representação da identidade cultural analisando o papel alegórico desempenhado pela estrada nos road movie brasileiros lançados entre 1960 e 2015. A hipótese revela que este grupo de obras fílmicas apresenta, num determinado momento histórico, representações de identidade coletiva (a identidade nacional), modificando-se posteriormente, para representar uma identidade fragmentada. Como resultado desse esforço observa-se a existência daquilo que presentemente estamos chamando de duas fases do road movie brasileiro: a “Viagem Física” (congrega filmes lançados entre a década de 1960 até 1998) e a “Jornada Interior” (com filmes de 1998 até 2015). O que mais diferencia essas duas fases são as alegorias assumidas pela estrada nestes road movies, que se modificam, ao mesmo tempo em que se verifica mudança na própria identidade cultural, esta última confirmada em autores como Anderson (2008); Bauman (2008, 2001, 1998) e Hall (2005). Se na primeira fase a estrada é apresentada como uma alegoria da nação e do povo brasileiro, na segunda fase, começa a representar a transformação individual, odisseia subjetiva, um espaço existencial, de transformação, que se configura como um ritual de passagem. A tese é amparada, para além dos fundamentos teóricos, na análise fílmica de seis películas: Iracema, uma transa amazônica (BODANZKY; SENNA, 1974); Bye bye Brasil (DIEGUES, 1979); Jorge, um brasileiro (THIAGO, 1988); Central do Brasil (SALLES, 1998); Cinemas, aspirinas e urubus (GOMES, 2005) e Dromedário no asfalto (VARGAS, 2014). Assim, se busca demonstrar, observando a representação de algumas características sociais e culturais presentes no cinema nacional, a real confluência entre as mudanças alegóricas nos road movies brasileiros com as transformações na construção da nossa própria identidade cultural.This thesis aims to investigate the change in the representations of the cultural identity by analyzing the allegorical role played by the road in the Brazilian road movies released between 1960 and 2015. The hypothesis is that this group of films brings about, in a given historical moment, representations of collective identity (national identity), but changing later to represent a fragmented identity. As a result of this effort one might find the existence of what is now being called the two phases of the Brazilian road movie: the "Physical Journey" (congregating films released between 1960 to 1998) and the "Journey Within" (films from 1998 to 2015). What most distinguishes these two phases are the allegories personified by the road in these road movies, which change at the same time that changes in the cultural identity occur, the latter being confirmed by authors such as Anderson (2008); Bauman (2008, 2001, 1998) and Hall (2005). If the first phase, the road is presented as an allegory of the nation and of the Brazilian people, whereas in the second phase it begins to represent the individual transformation, the subjective odyssey, an existential space of transformation, which is configured as a rite of passage. The thesis is supported, in addition to the theoretical foundations, by the cinematic analysis of six films: Iracema, uma transa amazônica (BODANZKY; SENNA, 1974); Bye bye Brasil (DIEGUES, 1979); Jorge, um brasileiro (THIAGO, 1988); Central do Brasil (SALLES, 1998); Cinemas, aspirinas e urubus (GOMES, 2005) e Dromedário no asfalto (VARGAS, 2014). Thus, this work seeks to show, by watching the representation of some social and cultural characteristics present in the national cinema, the real confluence between the allegorical changes in Brazilian road movies with those in the construction of our own cultural identity.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ciências SociaisUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANASIdentidadeAlegoriaCinemaRoad movieViagemIdentityAllegoryCinemaRoad movieJourneyDa viagem física à jornada interior: alegorias e identidade cultural em road movies brasileiros (1960-2015)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTgheysalemesgoncalvesgama.pdf.txtgheysalemesgoncalvesgama.pdf.txtExtracted texttext/plain715123https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2598/3/gheysalemesgoncalvesgama.pdf.txtdfbddb4dd1605ea8715dadbda1d2dc4fMD53THUMBNAILgheysalemesgoncalvesgama.pdf.jpggheysalemesgoncalvesgama.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1199https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2598/4/gheysalemesgoncalvesgama.pdf.jpg6582a2d72f85e674c0769fbbbf206a66MD54ORIGINALgheysalemesgoncalvesgama.pdfgheysalemesgoncalvesgama.pdfapplication/pdf4548618https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2598/1/gheysalemesgoncalvesgama.pdf237e8caee2745f73a0be0a21f32bed87MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2598/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52ufjf/25982019-11-07 11:13:22.901oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:13:22Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Da viagem física à jornada interior: alegorias e identidade cultural em road movies brasileiros (1960-2015)
title Da viagem física à jornada interior: alegorias e identidade cultural em road movies brasileiros (1960-2015)
spellingShingle Da viagem física à jornada interior: alegorias e identidade cultural em road movies brasileiros (1960-2015)
Gama, Gheysa Lemes Gonçalves
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Identidade
Alegoria
Cinema
Road movie
Viagem
Identity
Allegory
Cinema
Road movie
Journey
title_short Da viagem física à jornada interior: alegorias e identidade cultural em road movies brasileiros (1960-2015)
title_full Da viagem física à jornada interior: alegorias e identidade cultural em road movies brasileiros (1960-2015)
title_fullStr Da viagem física à jornada interior: alegorias e identidade cultural em road movies brasileiros (1960-2015)
title_full_unstemmed Da viagem física à jornada interior: alegorias e identidade cultural em road movies brasileiros (1960-2015)
title_sort Da viagem física à jornada interior: alegorias e identidade cultural em road movies brasileiros (1960-2015)
author Gama, Gheysa Lemes Gonçalves
author_facet Gama, Gheysa Lemes Gonçalves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reyna, Carlos Francisco Perez
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798607T9
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barreto, Debora Breder
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734748D0
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Dutra, Rogéria Campos de Almeida
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784839D2
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Pinheiro, Amanda Chaves
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241860U1
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Soares, Sérgio José Puccini
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766727T3
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228897E6
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Gheysa Lemes Gonçalves
contributor_str_mv Reyna, Carlos Francisco Perez
Barreto, Debora Breder
Dutra, Rogéria Campos de Almeida
Pinheiro, Amanda Chaves
Soares, Sérgio José Puccini
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Identidade
Alegoria
Cinema
Road movie
Viagem
Identity
Allegory
Cinema
Road movie
Journey
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Alegoria
Cinema
Road movie
Viagem
Identity
Allegory
Cinema
Road movie
Journey
description A presente tese pretende investigar a mudança na representação da identidade cultural analisando o papel alegórico desempenhado pela estrada nos road movie brasileiros lançados entre 1960 e 2015. A hipótese revela que este grupo de obras fílmicas apresenta, num determinado momento histórico, representações de identidade coletiva (a identidade nacional), modificando-se posteriormente, para representar uma identidade fragmentada. Como resultado desse esforço observa-se a existência daquilo que presentemente estamos chamando de duas fases do road movie brasileiro: a “Viagem Física” (congrega filmes lançados entre a década de 1960 até 1998) e a “Jornada Interior” (com filmes de 1998 até 2015). O que mais diferencia essas duas fases são as alegorias assumidas pela estrada nestes road movies, que se modificam, ao mesmo tempo em que se verifica mudança na própria identidade cultural, esta última confirmada em autores como Anderson (2008); Bauman (2008, 2001, 1998) e Hall (2005). Se na primeira fase a estrada é apresentada como uma alegoria da nação e do povo brasileiro, na segunda fase, começa a representar a transformação individual, odisseia subjetiva, um espaço existencial, de transformação, que se configura como um ritual de passagem. A tese é amparada, para além dos fundamentos teóricos, na análise fílmica de seis películas: Iracema, uma transa amazônica (BODANZKY; SENNA, 1974); Bye bye Brasil (DIEGUES, 1979); Jorge, um brasileiro (THIAGO, 1988); Central do Brasil (SALLES, 1998); Cinemas, aspirinas e urubus (GOMES, 2005) e Dromedário no asfalto (VARGAS, 2014). Assim, se busca demonstrar, observando a representação de algumas características sociais e culturais presentes no cinema nacional, a real confluência entre as mudanças alegóricas nos road movies brasileiros com as transformações na construção da nossa própria identidade cultural.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-27T20:48:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-27
2016-09-27T20:48:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-05-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2598
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2598
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICH – Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2598/3/gheysalemesgoncalvesgama.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2598/4/gheysalemesgoncalvesgama.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2598/1/gheysalemesgoncalvesgama.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2598/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dfbddb4dd1605ea8715dadbda1d2dc4f
6582a2d72f85e674c0769fbbbf206a66
237e8caee2745f73a0be0a21f32bed87
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793962469290409984