Espaço público contemporâneo: híbridos na fronteira entre arte pública e mobiliário urbano

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Costa, Fernando Araújo lattes
Orientador(a): Colchete Filho, Antonio Ferreira lattes
Banca de defesa: Braida, Frederico lattes, Loureiro, Domingos Fernando da Silva lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
Departamento: Faculdade de Engenharia
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14208
Resumo: Através das experimentações concebidas pelos artistas modernos e maximizadas com o advento da arte contemporânea por atores polivalentes, nota-se um processo exponencial de hibridização das linguagens artísticas. A propagação de objetos híbridos na sociedade atual – sobretudo a aproximação da produção artística ao dia a dia das cidades – é, portanto, a base para o desenvolvimento desta pesquisa. Assim, foram selecionados alguns exemplares de obras artísticas cuja materialidade atua em um campo híbrido entre os mobiliários urbanos e a noção contemporânea de arte pública, ou seja, um processo de criação ativo nos/para os espaços públicos. Diferentemente do apelo plástico do design de produto, que traz consigo problemáticas e subjetividades relacionadas à apropriação dos espaços públicos, os objetos híbridos, assim denominados por nós, transitam entre a concepção eminentemente artística (arte pública) e a técnica (mobiliário urbano), introduzindo um discurso artístico socialmente engajado. Como recorte, apresentamos a produção de cinco artistas estadunidenses entre as décadas de 1980 e 2000, cuja produção consistente e duradoura de objetos híbridos os faz, recorrentemente, ser citados como casos paradigmáticos das abordagens plurais da arte pública contemporânea. Este trabalho recorre à revisão de literatura e ao estudo de caso. Conclui-se que o princípio básico da apropriação de mobiliários existentes ou a produção de novos por esses artistas é a capacidade deste produto advindo de um processo de hibridização atingir um público maior, transformando usuários e observadores do espaço público em um público ativo, imerso nas complexidades acentuadas pelos artistas.
id UFJF_9fae3c3649f67fe39d76bea32454d3ac
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14208
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Colchete Filho, Antonio Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/5922400672416402Rocha, Josielle Cíntia Souzahttp://lattes.cnpq.br/7872272331461937Braida, Fredericohttp://lattes.cnpq.br/5018338717420441Loureiro, Domingos Fernando da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6991189376454671http://lattes.cnpq.br/4889706891739964Costa, Fernando Araújo2022-06-24T12:27:15Z2022-06-232022-06-24T12:27:15Z2022-03-17https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14208Através das experimentações concebidas pelos artistas modernos e maximizadas com o advento da arte contemporânea por atores polivalentes, nota-se um processo exponencial de hibridização das linguagens artísticas. A propagação de objetos híbridos na sociedade atual – sobretudo a aproximação da produção artística ao dia a dia das cidades – é, portanto, a base para o desenvolvimento desta pesquisa. Assim, foram selecionados alguns exemplares de obras artísticas cuja materialidade atua em um campo híbrido entre os mobiliários urbanos e a noção contemporânea de arte pública, ou seja, um processo de criação ativo nos/para os espaços públicos. Diferentemente do apelo plástico do design de produto, que traz consigo problemáticas e subjetividades relacionadas à apropriação dos espaços públicos, os objetos híbridos, assim denominados por nós, transitam entre a concepção eminentemente artística (arte pública) e a técnica (mobiliário urbano), introduzindo um discurso artístico socialmente engajado. Como recorte, apresentamos a produção de cinco artistas estadunidenses entre as décadas de 1980 e 2000, cuja produção consistente e duradoura de objetos híbridos os faz, recorrentemente, ser citados como casos paradigmáticos das abordagens plurais da arte pública contemporânea. Este trabalho recorre à revisão de literatura e ao estudo de caso. Conclui-se que o princípio básico da apropriação de mobiliários existentes ou a produção de novos por esses artistas é a capacidade deste produto advindo de um processo de hibridização atingir um público maior, transformando usuários e observadores do espaço público em um público ativo, imerso nas complexidades acentuadas pelos artistas.Experiments conceived by modern artists and maximized with the advent of contemporary art by polyvalent actors, carried out an exponential process of hybridization of artistic languages. The propagation of hybrid objects in today's society – especially the approximation of artistic production to the daily life of cities – is, therefore, the basis for the development of this research. Thus, some examples of artistic works were selected whose materiality acts in a hybrid field between urban furniture and the contemporary notion of public art, that is, an active creation process in/for public spaces. Unlike the plastic appeal of product design, which brings with it issues and subjectivities related to the appropriation of public spaces, hybrid objects, as we call them, move between an eminently artistic conception (public art) and a technical one (urban furniture), introducing a socially engaged artistic discourse. As an outline, we present the production of five American artists between the 1980s and 2000s whose consistent and lasting production of hybrid objects makes them, recurrently, cited as paradigmatic cases of plural approaches to contemporary public art. This work uses a literature review and a case study. It is concluded that the basic principle of the appropriation of existing furniture or the production of new ones by these artists is the capacity of this product, coming from a hybridization process, to reach a larger audience, transforming users and observers of the public space into a hybrid, immersed audience in the complexities accentuated by the artists.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ambiente ConstruídoUFJFBrasilFaculdade de EngenhariaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::ENGENHARIASHibridismoArte públicaMobiliário urbanoEspaço públicoHybridismPublic artUrban furniturePublic spaceEspaço público contemporâneo: híbridos na fronteira entre arte pública e mobiliário urbanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14208/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14208/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTfernandoaraujocosta.pdf.txtfernandoaraujocosta.pdf.txtExtracted texttext/plain227901https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14208/4/fernandoaraujocosta.pdf.txtea5d6c92189c4f2c221d5c17fc9e2dc5MD54THUMBNAILfernandoaraujocosta.pdf.jpgfernandoaraujocosta.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1205https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14208/5/fernandoaraujocosta.pdf.jpg6c13e0b31830adb02ef44c70e1cb73c6MD55ORIGINALfernandoaraujocosta.pdffernandoaraujocosta.pdfapplication/pdf3635447https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14208/6/fernandoaraujocosta.pdff4154615fa862d12d503078c1cfba357MD56ufjf/142082023-10-25 10:31:16.636oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-10-25T12:31:16Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Espaço público contemporâneo: híbridos na fronteira entre arte pública e mobiliário urbano
title Espaço público contemporâneo: híbridos na fronteira entre arte pública e mobiliário urbano
spellingShingle Espaço público contemporâneo: híbridos na fronteira entre arte pública e mobiliário urbano
Costa, Fernando Araújo
CNPQ::ENGENHARIAS
Hibridismo
Arte pública
Mobiliário urbano
Espaço público
Hybridism
Public art
Urban furniture
Public space
title_short Espaço público contemporâneo: híbridos na fronteira entre arte pública e mobiliário urbano
title_full Espaço público contemporâneo: híbridos na fronteira entre arte pública e mobiliário urbano
title_fullStr Espaço público contemporâneo: híbridos na fronteira entre arte pública e mobiliário urbano
title_full_unstemmed Espaço público contemporâneo: híbridos na fronteira entre arte pública e mobiliário urbano
title_sort Espaço público contemporâneo: híbridos na fronteira entre arte pública e mobiliário urbano
author Costa, Fernando Araújo
author_facet Costa, Fernando Araújo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Colchete Filho, Antonio Ferreira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5922400672416402
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Rocha, Josielle Cíntia Souza
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7872272331461937
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Braida, Frederico
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5018338717420441
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Loureiro, Domingos Fernando da Silva
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6991189376454671
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4889706891739964
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Fernando Araújo
contributor_str_mv Colchete Filho, Antonio Ferreira
Rocha, Josielle Cíntia Souza
Braida, Frederico
Loureiro, Domingos Fernando da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS
topic CNPQ::ENGENHARIAS
Hibridismo
Arte pública
Mobiliário urbano
Espaço público
Hybridism
Public art
Urban furniture
Public space
dc.subject.por.fl_str_mv Hibridismo
Arte pública
Mobiliário urbano
Espaço público
Hybridism
Public art
Urban furniture
Public space
description Através das experimentações concebidas pelos artistas modernos e maximizadas com o advento da arte contemporânea por atores polivalentes, nota-se um processo exponencial de hibridização das linguagens artísticas. A propagação de objetos híbridos na sociedade atual – sobretudo a aproximação da produção artística ao dia a dia das cidades – é, portanto, a base para o desenvolvimento desta pesquisa. Assim, foram selecionados alguns exemplares de obras artísticas cuja materialidade atua em um campo híbrido entre os mobiliários urbanos e a noção contemporânea de arte pública, ou seja, um processo de criação ativo nos/para os espaços públicos. Diferentemente do apelo plástico do design de produto, que traz consigo problemáticas e subjetividades relacionadas à apropriação dos espaços públicos, os objetos híbridos, assim denominados por nós, transitam entre a concepção eminentemente artística (arte pública) e a técnica (mobiliário urbano), introduzindo um discurso artístico socialmente engajado. Como recorte, apresentamos a produção de cinco artistas estadunidenses entre as décadas de 1980 e 2000, cuja produção consistente e duradoura de objetos híbridos os faz, recorrentemente, ser citados como casos paradigmáticos das abordagens plurais da arte pública contemporânea. Este trabalho recorre à revisão de literatura e ao estudo de caso. Conclui-se que o princípio básico da apropriação de mobiliários existentes ou a produção de novos por esses artistas é a capacidade deste produto advindo de um processo de hibridização atingir um público maior, transformando usuários e observadores do espaço público em um público ativo, imerso nas complexidades acentuadas pelos artistas.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-24T12:27:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-23
2022-06-24T12:27:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14208
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14208/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14208/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14208/4/fernandoaraujocosta.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14208/5/fernandoaraujocosta.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14208/6/fernandoaraujocosta.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
ea5d6c92189c4f2c221d5c17fc9e2dc5
6c13e0b31830adb02ef44c70e1cb73c6
f4154615fa862d12d503078c1cfba357
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793962431612977152