Educação financeira escolar e educação matemática: a desigualdade social no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Ferreira, Hugo Lagrimante lattes
Orientador(a): Silva, Amarildo Melchiades da lattes
Banca de defesa: Santiago, Ana Elisa esteves lattes, Bastos, Ronaldo Rocha lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2022/00003
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14069
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo elaborar um conjunto de tarefas, referenciadas teoricamente, para estimular os estudantes a produzirem significados sobre a desigualdade social associada a questões financeiras no Brasil. O estudo desenvolvido se insere na vertente de pesquisa em Educação Matemática denominada Educação Financeira Escolar cuja finalidade é a inserção do assunto na sala de aula de Matemática. As discussões sobre a desigualdade foram pautadas sobre as disposições sociológicas e as disposições socioeconômicas. A pesquisa é fundamenta teoricamente pelo Modelo dos Campos Semânticos e pela concepção de Educação Financeira Escolar proposta por Silva e Powell (2013). O processo de investigação baseou-se numa abordagem qualitativa de investigação que contou com uma pesquisa de campo como meio para recolha dos dados a partir da discussão de tarefas com estudantes do Ensino Médio, de modo a permitir orientar possíveis revisões de acordo com os objetivos fixados. A análise das ações enunciativas dos participantes evidenciou que os elementos propostos nas tarefas, tais como as noções de capital (econômico, cultural e social), habitus e tempo livre, foram amplamente debatidos, articulados e utilizados nas respostas dos estudantes estimulando também a inserção de outros elementos trazidos à discussão. Como resultado da pesquisa foi elaborado um produto educacional para uso dos professores em salas de aula.
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A pesquisa é fundamenta teoricamente pelo Modelo dos Campos Semânticos e pela concepção de Educação Financeira Escolar proposta por Silva e Powell (2013). O processo de investigação baseou-se numa abordagem qualitativa de investigação que contou com uma pesquisa de campo como meio para recolha dos dados a partir da discussão de tarefas com estudantes do Ensino Médio, de modo a permitir orientar possíveis revisões de acordo com os objetivos fixados. A análise das ações enunciativas dos participantes evidenciou que os elementos propostos nas tarefas, tais como as noções de capital (econômico, cultural e social), habitus e tempo livre, foram amplamente debatidos, articulados e utilizados nas respostas dos estudantes estimulando também a inserção de outros elementos trazidos à discussão. Como resultado da pesquisa foi elaborado um produto educacional para uso dos professores em salas de aula.The primary objective of this research is to develop tasks, referenced and based theoretically, that would encourage students to reflect and provide insights related to social inequality associated with financial issues in Brazil. The study developed is part of a research strand in Mathematics Education called School Financial Education, in which has a main purpose to teach basic finance and economics knowledge during the Mathematics classroom. The discussions about inequality were based on sociological dispositions and socioeconomic. The research is theoretically based on the Semantic Model Theory and on the concept of School Financial Education, proposed by Silva and Powell (2013). A qualitative approach derivative from field research with high school students, collected the data using the aforementioned tasks that ultimately guided possible revisions in accordance with the previously established objectives. The analysis of the participants enunciative actions showed that the elements proposed in the tasks, such as the notions of capital (economic, cultural and social), habitus and free time, were widely debated, articulated and used in the students' responses, also stimulating the insertion of other elements brought to the discussion. As a result of this research, an educational product was developed for use by teachers in classrooms.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Educação MatemáticaUFJFBrasilICE – Instituto de Ciências Exatashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEducação matemáticaEducação financeira escolarDesigualdade socialEstratificaçãoProdução de significadosMathematics educationSchool financial educationSocial inequalityStratificationProduction of meaningsEducação financeira escolar e educação matemática: a desigualdade social no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALhugolagrimanteferreira.pdfhugolagrimanteferreira.pdfPDF/Aapplication/pdf2103536https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14069/1/hugolagrimanteferreira.pdffe0090d1e233b42a784e4e7e01ab564cMD51hugolagrimanteferreira-produtoeducacional.pdfhugolagrimanteferreira-produtoeducacional.pdfPDF/Aapplication/pdf349652https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14069/7/hugolagrimanteferreira-produtoeducacional.pdf6df39971b1a78cade197c2efbe6b0f24MD57CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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