Educação física em Minas Gerais: uma análise do documento curricular de 1978

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Lima, Simone Lucas Agostinho de lattes
Orientador(a): Cunha Junior, Carlos Fernando Ferreira da lattes
Banca de defesa: Alviano Junior, Wilson lattes, Moreno, Andrea lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11338
Resumo: O presente trabalho teve o propósito de analisar o documento curricular de EF escolar de Minas Gerais, publicado em 1978 pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. Quais são os códigos, sentidos e significados de sua proposta? Como se deu o processo de sua construção? A análise foi inspirada a partir de referenciais teóricos da Educação e da EF, bem como na pesquisa de Cláudio Pellini Vargas (2017) desenvolvida no interior do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Física e do Esporte (GEPHEFE). O documento de 1978 foi analisado por meio de uma abordagem qualitativa de análise de conteúdo, bem como foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes que participaram da elaboração dessa proposta curricular. São objetivos desta pesquisa: 1) analisar o Documento Curricular de Educação Física de Minas Gerais de 1978; 2) identificar os códigos, sentidos e significados de sua proposta; 3) caracterizar, analisar e problematizar o Documento Curricular de Minas Gerais de 1978 e suas concepções teóricas e metodológicas; 4) analisar como se deu o processo de seleção, discussão e desenvolvimento dos conteúdos prescritos no referido documento; 5) identificar o grupo de professores que participou da elaboração do documento de 1978, sua história com o campo da EF e sua colaboração na produção desse documento; 6) identificar possíveis consensos/dissensos entre os professores que elaboraram o documento. Por fim, verificamos a partir de uma análise do Documento de 78 e do depoimento de seus elaboradores a sólida presença das teorizações tradicionais de currículo em seu interior, uma EFE voltada basicamente para o aprimoramento físico e esportivo e ainda cerceada por um forte componente tecnicista. Destacamos, entretanto, que o documento revela uma visão um pouco mais ampla da EF, com objetivos mais pedagógicos e menos competitivistas quando enfatiza, também, a importância da aquisição de habilidades do campo cognitivo e atitudinal, a importância do movimento para o desenvolvimento integral dos alunos, enfatizando conteúdos que os atendam de forma global, que pensem em seus interesses e necessidades, colocando-os como centro do processo educativo. Verificamos rudimentos do debate crítico que inspirou o Movimento Renovador da Educação Física do início dos anos de 1980, quando o referido programa passa a não mais considerar somente as atividades físico-esportivas como saber específico para a prática pedagógica da EF, mas admite, também, o movimento humano como possibilidade de ensino, operando, a partir de então, com a perspectiva de um novo objeto da EF. É nesse momento, de pensar a EF mais voltada para a ação pedagógica e de início de mudança de seu objeto específico, que há indícios do MREF. Sustentamos que o documento mineiro, no auge do governo militar, apresentava claros indícios de uma tensão, a qual já procurava caminhos mais críticos para a EF nas escolas.
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O documento de 1978 foi analisado por meio de uma abordagem qualitativa de análise de conteúdo, bem como foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes que participaram da elaboração dessa proposta curricular. São objetivos desta pesquisa: 1) analisar o Documento Curricular de Educação Física de Minas Gerais de 1978; 2) identificar os códigos, sentidos e significados de sua proposta; 3) caracterizar, analisar e problematizar o Documento Curricular de Minas Gerais de 1978 e suas concepções teóricas e metodológicas; 4) analisar como se deu o processo de seleção, discussão e desenvolvimento dos conteúdos prescritos no referido documento; 5) identificar o grupo de professores que participou da elaboração do documento de 1978, sua história com o campo da EF e sua colaboração na produção desse documento; 6) identificar possíveis consensos/dissensos entre os professores que elaboraram o documento. Por fim, verificamos a partir de uma análise do Documento de 78 e do depoimento de seus elaboradores a sólida presença das teorizações tradicionais de currículo em seu interior, uma EFE voltada basicamente para o aprimoramento físico e esportivo e ainda cerceada por um forte componente tecnicista. Destacamos, entretanto, que o documento revela uma visão um pouco mais ampla da EF, com objetivos mais pedagógicos e menos competitivistas quando enfatiza, também, a importância da aquisição de habilidades do campo cognitivo e atitudinal, a importância do movimento para o desenvolvimento integral dos alunos, enfatizando conteúdos que os atendam de forma global, que pensem em seus interesses e necessidades, colocando-os como centro do processo educativo. Verificamos rudimentos do debate crítico que inspirou o Movimento Renovador da Educação Física do início dos anos de 1980, quando o referido programa passa a não mais considerar somente as atividades físico-esportivas como saber específico para a prática pedagógica da EF, mas admite, também, o movimento humano como possibilidade de ensino, operando, a partir de então, com a perspectiva de um novo objeto da EF. É nesse momento, de pensar a EF mais voltada para a ação pedagógica e de início de mudança de seu objeto específico, que há indícios do MREF. Sustentamos que o documento mineiro, no auge do governo militar, apresentava claros indícios de uma tensão, a qual já procurava caminhos mais críticos para a EF nas escolas.The present work had the purpose of analyzing the curricular document of school PE of Minas Gerais, published in 1978 by the State Secretariat of Education of Minas Gerais. What are the codes, directions and meanings of your proposal? The analysis was inspired by the theoretical references established in Education and PE, as well as in research by Cláudio Pellini Vargas (2017) developed within the Group of Studies and Research in History of Physical Education and Sport (GEPHEFE). The 1978 document was analyzed through of a qualitative approach of the content analysis, as well as semi-structured interviews with the teachers who participated in the elaboration of this curricular proposal. The objectives of this research are:1) analyze the Physical Education Curriculum Document of Minas Gerais of 1978; 2) identify the codes, directions and meanings of your proposal; 3) to characterize, analyze and problematize the Minas Gerais Curricular Document of 1978 and its theoretical and methodological conceptions; 4) analyze how the process of selection, discussion and development of the contents prescribed in said document took place; 5) identify the group of teachers who participated in the elaboration of the 1978 document, its history with the PE field and its collaboration in the production of this document; 6) identify possible consensuses /dissent among the teachers who produced the document. Finally, we can verify from an analysis of the Document of 78 and the testimony of its writers, the solid presence of traditional curriculum theorizations inside, an EFE focused mainly on physical and sports improvement and still surrounded by a strong technical component. . We emphasize, however, that the document reveals a slightly broader view of PE, with more pedagogical and less competitive objectives, when it also emphasizes the importance of acquiring cognitive and attitudinal skills, the importance of movement for integral development of students emphasizing contents that serve them globally, thinking about their interests and needs, placing them as the center of the educational process. We find rudiments of the critical debate that inspired the Renewing Movement of Physical Education of the early 1980s when that program no longer considers only physical-sports activities as specific knowledge for the pedagogical practice of PE, but also admits the human movement as a teaching possibility, operating from then on with the perspective of a new object of PE. It is at this moment, from thinking the PE more focused on the pedagogical action and the beginning of change of its specific object, that there is evidence of the MREF. We maintain that the mining document, at the height of the military government, presented clear indications of a tension that was already looking for more critical paths to PE in schools.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em EducaçãoUFJFBrasilFaculdade de EducaçãoAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEducação física escolarCurrículoHistória da educação físicaMovimento renovadorTeoria críticaSchool physical educationCurriculumHistory of the physical educationRenewal movementCritical theoryEducação física em Minas Gerais: uma análise do documento curricular de 1978info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALsimonelucasagostinhodelima.pdfsimonelucasagostinhodelima.pdfapplication/pdf2747624https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11338/1/simonelucasagostinhodelima.pdfb4d0cf921426573aac0cb17f63e553ecMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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