Meu nome é Brasil – as figuras do homem cordial e do bestializado em canções de Tom Zé

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Paula Júnior, Luiz Rogério de lattes
Orientador(a): Faria, Alexandre Graça lattes
Banca de defesa: Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de lattes, Ribeiro, Gilvan Procópio lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Departamento: Faculdade de Letras
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3167
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar algumas canções de Tom Zé a partir das quais se pretende mostrar de que forma o compositor brasileiro representa e interpreta a identidade nacional. Em função da amplitude e da complexidade desse tema, fez-se necessário um estudo prévio dos conceitos de nação e identidade, partindo das análises de Ernest Renan, Benedict Anderson, Homi K. Bhabha e Stuart Hall. No que tange à identidade brasileira, cujos estudos também são vastos e complexos, privilegiam-se neste trabalho as figuras do Homem Cordial e do Bestializado, fundamentadas por Sérgio Buarque de Holanda e José Murilo de Carvalho, respectivamente, além da obra do sociólogo Richard Sennett, que debate as relações entre as esferas pública e privada, fundamentais para a leitura crítica aqui desenvolvida. Por fim, busca-se mostrar como a leitura de Tom Zé acerca do Brasil e do brasileiro, presente em suas canções, dialoga com a teoria já existente sobre o assunto ao mesmo tempo em que a ultrapassa, revelando uma leitura própria do Brasil.
id UFJF_c888c42b6be45d1bbf66a7080a052524
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/3167
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Faria, Alexandre Graçahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794407Z2Carvalho, Luiz Fernando Medeiros dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787168A3Ribeiro, Gilvan Procópiohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266730U8http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8508040Z2Paula Júnior, Luiz Rogério de2017-02-02T11:42:41Z2017-01-032017-02-02T11:42:41Z2016-09-30https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3167O presente trabalho tem como objetivo analisar algumas canções de Tom Zé a partir das quais se pretende mostrar de que forma o compositor brasileiro representa e interpreta a identidade nacional. Em função da amplitude e da complexidade desse tema, fez-se necessário um estudo prévio dos conceitos de nação e identidade, partindo das análises de Ernest Renan, Benedict Anderson, Homi K. Bhabha e Stuart Hall. No que tange à identidade brasileira, cujos estudos também são vastos e complexos, privilegiam-se neste trabalho as figuras do Homem Cordial e do Bestializado, fundamentadas por Sérgio Buarque de Holanda e José Murilo de Carvalho, respectivamente, além da obra do sociólogo Richard Sennett, que debate as relações entre as esferas pública e privada, fundamentais para a leitura crítica aqui desenvolvida. Por fim, busca-se mostrar como a leitura de Tom Zé acerca do Brasil e do brasileiro, presente em suas canções, dialoga com a teoria já existente sobre o assunto ao mesmo tempo em que a ultrapassa, revelando uma leitura própria do Brasil.This paper´s goal is to analyze some Tom Zé´s songs from which it is intended to show in what way the Brazilian composer represents and interprets the national identity. Due to this theme´s amplitude and complexity, it is necessary a previous study of nation and identity from the analysis of Ernest Renan, Benedict Anderson, Homi K. Bhabha e Stuart Hall. As for the Brazilian identity, whose studies are also vast and complex, the Cordial and Bestial Man´s figures are privileged in this paper, they are grounded by Sérgio Buarque de Holanda e José Murilo de Carvalho, respectively, besides the sociologist Richard Sennett´s work that debates the relations between public and private spheres, fundamental for the critical reading developed here. Lastly, it is searched to show how Tom Zé´s reading about Brazil and Brazilians, present in his songs, dialogs with the existing theory about the subject at the same time that surpasses it, revealing an own reading of Brazil.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de LetrasCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASTom ZéIdentidadeNaçãoBrasilHomem cordialBestializadoTom ZéIdentityNationBrazilCordial manBestialMeu nome é Brasil – as figuras do homem cordial e do bestializado em canções de Tom Zéinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTluizrogeriodepaulajunior.pdf.txtluizrogeriodepaulajunior.pdf.txtExtracted texttext/plain194288https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3167/3/luizrogeriodepaulajunior.pdf.txt554b3426bee386c349647863bcfac36bMD53THUMBNAILluizrogeriodepaulajunior.pdf.jpgluizrogeriodepaulajunior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1161https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3167/4/luizrogeriodepaulajunior.pdf.jpg18bc6cf25a768f2917e697879db199f0MD54ORIGINALluizrogeriodepaulajunior.pdfluizrogeriodepaulajunior.pdfapplication/pdf575637https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3167/1/luizrogeriodepaulajunior.pdf029954b967992b008ad2377dd907f44aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3167/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52ufjf/31672019-11-07 11:51:15.266oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:51:15Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Meu nome é Brasil – as figuras do homem cordial e do bestializado em canções de Tom Zé
title Meu nome é Brasil – as figuras do homem cordial e do bestializado em canções de Tom Zé
spellingShingle Meu nome é Brasil – as figuras do homem cordial e do bestializado em canções de Tom Zé
Paula Júnior, Luiz Rogério de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Tom Zé
Identidade
Nação
Brasil
Homem cordial
Bestializado
Tom Zé
Identity
Nation
Brazil
Cordial man
Bestial
title_short Meu nome é Brasil – as figuras do homem cordial e do bestializado em canções de Tom Zé
title_full Meu nome é Brasil – as figuras do homem cordial e do bestializado em canções de Tom Zé
title_fullStr Meu nome é Brasil – as figuras do homem cordial e do bestializado em canções de Tom Zé
title_full_unstemmed Meu nome é Brasil – as figuras do homem cordial e do bestializado em canções de Tom Zé
title_sort Meu nome é Brasil – as figuras do homem cordial e do bestializado em canções de Tom Zé
author Paula Júnior, Luiz Rogério de
author_facet Paula Júnior, Luiz Rogério de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faria, Alexandre Graça
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794407Z2
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787168A3
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ribeiro, Gilvan Procópio
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266730U8
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8508040Z2
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula Júnior, Luiz Rogério de
contributor_str_mv Faria, Alexandre Graça
Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de
Ribeiro, Gilvan Procópio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Tom Zé
Identidade
Nação
Brasil
Homem cordial
Bestializado
Tom Zé
Identity
Nation
Brazil
Cordial man
Bestial
dc.subject.por.fl_str_mv Tom Zé
Identidade
Nação
Brasil
Homem cordial
Bestializado
Tom Zé
Identity
Nation
Brazil
Cordial man
Bestial
description O presente trabalho tem como objetivo analisar algumas canções de Tom Zé a partir das quais se pretende mostrar de que forma o compositor brasileiro representa e interpreta a identidade nacional. Em função da amplitude e da complexidade desse tema, fez-se necessário um estudo prévio dos conceitos de nação e identidade, partindo das análises de Ernest Renan, Benedict Anderson, Homi K. Bhabha e Stuart Hall. No que tange à identidade brasileira, cujos estudos também são vastos e complexos, privilegiam-se neste trabalho as figuras do Homem Cordial e do Bestializado, fundamentadas por Sérgio Buarque de Holanda e José Murilo de Carvalho, respectivamente, além da obra do sociólogo Richard Sennett, que debate as relações entre as esferas pública e privada, fundamentais para a leitura crítica aqui desenvolvida. Por fim, busca-se mostrar como a leitura de Tom Zé acerca do Brasil e do brasileiro, presente em suas canções, dialoga com a teoria já existente sobre o assunto ao mesmo tempo em que a ultrapassa, revelando uma leitura própria do Brasil.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-02T11:42:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-01-03
2017-02-02T11:42:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3167
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3167/3/luizrogeriodepaulajunior.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3167/4/luizrogeriodepaulajunior.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3167/1/luizrogeriodepaulajunior.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/3167/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 554b3426bee386c349647863bcfac36b
18bc6cf25a768f2917e697879db199f0
029954b967992b008ad2377dd907f44a
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793962461884317696