Recrutamento de fumantes via Facebook Advertising: diferenças entre anúncios com informações positivas e negativas para o engajamento em uma intervenção online para cessação do tabagismo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Machado, Nathália Munck lattes
Orientador(a): Ronzani, Telmo Mota lattes
Banca de defesa: Aguiar, Aline Silva de lattes, Richter, Kimber Paschoal lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4794
Resumo: Os fatores relacionados aos problemas causados pelo tabagismo justificam diversos esforços voltados para a busca de intervenções. Estratégias de comunicação para transmitir mensagens que expressam tanto as perdas associadas ao hábito de fumar quanto os ganhos obtidos ao parar de fumar têm sido usadas para reduzir o consumo de tabaco. Entretanto, poucos estudos têm avaliado o efeito de tais mensagens elaboradas para a cessação tabágica e ainda não existem conclusões claras sobre qual tipo de mensagem é mais eficaz para motivar as pessoas a parar de fumar. Objetivo: O estudo avaliou qual tipo de mensagem relacionada ao tabagismo (positiva ou negativa) foi mais eficaz para o recrutamento online de fumantes através do Facebook Advertising. Métodos: Anúncios contendo aspectos negativos do tabagismo e aspectos positivos da cessação foram criados e divulgados pelo Facebook Ads. Ao clicar nos anúncios, os usuários eram automaticamente direcionados para a intervenção “Viva sem Tabaco” (www.vivasemtabaco.com.br). O valor gasto na divulgação foi de 647,64 reais. Os dados foram extraídos da plataforma de anúncios do Facebook e dos logs de acesso do servidor. Os dados de logs foram tratados e analisados usando a linguagem de programação R. Resultados: O anúncio positivo atingiu 174.029 pessoas e o negativo atingiu 180.527 pessoas, que foram convertidos em 2.688 e 3.662 cliques, respectivamente. O custo do clique foi de R$0,12 para o anúncio positivo e de R$0,09 para o anúncio negativo. Conclusões: O anúncio negativo alcançou maior número de usuários, gerou mais cliques para o site e teve maior conversão em número de contas e plano de parada criados. Anúncios contendo aspectos negativos do tabagismo parecem ser mais custo efetivo para o recrutamento e engajamento de fumantes à intervenção. Além disso, o Facebook mostrou ser uma boa ferramenta de divulgação e recrutamento e pode ser uma solução para a dificuldade de alcançar fumantes para intervenções de cessação.
id UFJF_d8c9020cfbbfd7fa1c6f31820cf3cbf0
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/4794
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Ronzani, Telmo Motahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779294J7Aguiar, Aline Silva dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760812J8Richter, Kimber Paschoalhttp://lattes.cnpq.brhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4338997U6Machado, Nathália Munck2017-06-02T15:13:27Z2017-06-012017-06-02T15:13:27Z2017-02-20https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4794Os fatores relacionados aos problemas causados pelo tabagismo justificam diversos esforços voltados para a busca de intervenções. Estratégias de comunicação para transmitir mensagens que expressam tanto as perdas associadas ao hábito de fumar quanto os ganhos obtidos ao parar de fumar têm sido usadas para reduzir o consumo de tabaco. Entretanto, poucos estudos têm avaliado o efeito de tais mensagens elaboradas para a cessação tabágica e ainda não existem conclusões claras sobre qual tipo de mensagem é mais eficaz para motivar as pessoas a parar de fumar. Objetivo: O estudo avaliou qual tipo de mensagem relacionada ao tabagismo (positiva ou negativa) foi mais eficaz para o recrutamento online de fumantes através do Facebook Advertising. Métodos: Anúncios contendo aspectos negativos do tabagismo e aspectos positivos da cessação foram criados e divulgados pelo Facebook Ads. Ao clicar nos anúncios, os usuários eram automaticamente direcionados para a intervenção “Viva sem Tabaco” (www.vivasemtabaco.com.br). O valor gasto na divulgação foi de 647,64 reais. Os dados foram extraídos da plataforma de anúncios do Facebook e dos logs de acesso do servidor. Os dados de logs foram tratados e analisados usando a linguagem de programação R. Resultados: O anúncio positivo atingiu 174.029 pessoas e o negativo atingiu 180.527 pessoas, que foram convertidos em 2.688 e 3.662 cliques, respectivamente. O custo do clique foi de R$0,12 para o anúncio positivo e de R$0,09 para o anúncio negativo. Conclusões: O anúncio negativo alcançou maior número de usuários, gerou mais cliques para o site e teve maior conversão em número de contas e plano de parada criados. Anúncios contendo aspectos negativos do tabagismo parecem ser mais custo efetivo para o recrutamento e engajamento de fumantes à intervenção. Além disso, o Facebook mostrou ser uma boa ferramenta de divulgação e recrutamento e pode ser uma solução para a dificuldade de alcançar fumantes para intervenções de cessação.Introduction: Gain and loss-framed messages about smoking have been used to promote cessation. However, there are still no clear conclusions about what kind of message is more effective to motivate smokers to quit. This study compared the effectiveness of loss and gainframed messages on smokers’ online recruitment through Facebook Advertising. Methods: Loss and gain-framed messages about smoking were created and released by Facebook Ads. The users who clicked on the ads were automatically redirected to the "Live Without Tobacco" intervention (www.vivasemtabaco.com.br). The amount spent on disclosure was 647.64 Brazilian reals. Data were collected from Facebook Ads platform and from a relational database. Analyses were performed on the 6.350 users who clicked on one of the ads and on 1.731 that were redirected to the intervention. Results: Gain-framed ads reached 174,029 people and loss-framed ads reached 180,527, which were converted into 2.688 and 3,662 clicks, respectively. The cost of the click was R$0.12 for gain-famed ads and R$0.09 for the loss-framed. Conclusion: Loss-framed ads reached more users, got more clicks on the website, and had a greater conversion to the number of accounts and quit plans created. Loss-framed messages about smoking appear to be more cost effective for both recruitment and engagement of smokers to the intervention. Facebook has proven to be a good outreach and recruitment tool and can be a solution to the difficulty of reaching smokers for cessation interventions.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em PsicologiaUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIATabacoTratamento do tabagismoInternetIntervenções mediadas por InternetMensagens fraseadasRecrutamento onlineFacebookTobaccoSmoking cessationInternetInternet-based interventionMessage framingOnline recruitmentFacebookRecrutamento de fumantes via Facebook Advertising: diferenças entre anúncios com informações positivas e negativas para o engajamento em uma intervenção online para cessação do tabagismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTnathaliamunckmachado.pdf.txtnathaliamunckmachado.pdf.txtExtracted texttext/plain153660https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4794/3/nathaliamunckmachado.pdf.txt0f291652683e733deadfcacbd94b6590MD53THUMBNAILnathaliamunckmachado.pdf.jpgnathaliamunckmachado.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1336https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4794/4/nathaliamunckmachado.pdf.jpg7af5f6fa44a6cf315ef61fa69bd7e099MD54ORIGINALnathaliamunckmachado.pdfnathaliamunckmachado.pdfapplication/pdf2472600https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4794/1/nathaliamunckmachado.pdf5e57568c0b9bd251def1f74cfdf9b386MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4794/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52ufjf/47942019-06-16 06:20:31.03oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-06-16T09:20:31Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recrutamento de fumantes via Facebook Advertising: diferenças entre anúncios com informações positivas e negativas para o engajamento em uma intervenção online para cessação do tabagismo
title Recrutamento de fumantes via Facebook Advertising: diferenças entre anúncios com informações positivas e negativas para o engajamento em uma intervenção online para cessação do tabagismo
spellingShingle Recrutamento de fumantes via Facebook Advertising: diferenças entre anúncios com informações positivas e negativas para o engajamento em uma intervenção online para cessação do tabagismo
Machado, Nathália Munck
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Tabaco
Tratamento do tabagismo
Internet
Intervenções mediadas por Internet
Mensagens fraseadas
Recrutamento online
Facebook
Tobacco
Smoking cessation
Internet
Internet-based intervention
Message framing
Online recruitment
Facebook
title_short Recrutamento de fumantes via Facebook Advertising: diferenças entre anúncios com informações positivas e negativas para o engajamento em uma intervenção online para cessação do tabagismo
title_full Recrutamento de fumantes via Facebook Advertising: diferenças entre anúncios com informações positivas e negativas para o engajamento em uma intervenção online para cessação do tabagismo
title_fullStr Recrutamento de fumantes via Facebook Advertising: diferenças entre anúncios com informações positivas e negativas para o engajamento em uma intervenção online para cessação do tabagismo
title_full_unstemmed Recrutamento de fumantes via Facebook Advertising: diferenças entre anúncios com informações positivas e negativas para o engajamento em uma intervenção online para cessação do tabagismo
title_sort Recrutamento de fumantes via Facebook Advertising: diferenças entre anúncios com informações positivas e negativas para o engajamento em uma intervenção online para cessação do tabagismo
author Machado, Nathália Munck
author_facet Machado, Nathália Munck
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ronzani, Telmo Mota
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779294J7
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Aguiar, Aline Silva de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760812J8
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Richter, Kimber Paschoal
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4338997U6
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Nathália Munck
contributor_str_mv Ronzani, Telmo Mota
Aguiar, Aline Silva de
Richter, Kimber Paschoal
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Tabaco
Tratamento do tabagismo
Internet
Intervenções mediadas por Internet
Mensagens fraseadas
Recrutamento online
Facebook
Tobacco
Smoking cessation
Internet
Internet-based intervention
Message framing
Online recruitment
Facebook
dc.subject.por.fl_str_mv Tabaco
Tratamento do tabagismo
Internet
Intervenções mediadas por Internet
Mensagens fraseadas
Recrutamento online
Facebook
Tobacco
Smoking cessation
Internet
Internet-based intervention
Message framing
Online recruitment
Facebook
description Os fatores relacionados aos problemas causados pelo tabagismo justificam diversos esforços voltados para a busca de intervenções. Estratégias de comunicação para transmitir mensagens que expressam tanto as perdas associadas ao hábito de fumar quanto os ganhos obtidos ao parar de fumar têm sido usadas para reduzir o consumo de tabaco. Entretanto, poucos estudos têm avaliado o efeito de tais mensagens elaboradas para a cessação tabágica e ainda não existem conclusões claras sobre qual tipo de mensagem é mais eficaz para motivar as pessoas a parar de fumar. Objetivo: O estudo avaliou qual tipo de mensagem relacionada ao tabagismo (positiva ou negativa) foi mais eficaz para o recrutamento online de fumantes através do Facebook Advertising. Métodos: Anúncios contendo aspectos negativos do tabagismo e aspectos positivos da cessação foram criados e divulgados pelo Facebook Ads. Ao clicar nos anúncios, os usuários eram automaticamente direcionados para a intervenção “Viva sem Tabaco” (www.vivasemtabaco.com.br). O valor gasto na divulgação foi de 647,64 reais. Os dados foram extraídos da plataforma de anúncios do Facebook e dos logs de acesso do servidor. Os dados de logs foram tratados e analisados usando a linguagem de programação R. Resultados: O anúncio positivo atingiu 174.029 pessoas e o negativo atingiu 180.527 pessoas, que foram convertidos em 2.688 e 3.662 cliques, respectivamente. O custo do clique foi de R$0,12 para o anúncio positivo e de R$0,09 para o anúncio negativo. Conclusões: O anúncio negativo alcançou maior número de usuários, gerou mais cliques para o site e teve maior conversão em número de contas e plano de parada criados. Anúncios contendo aspectos negativos do tabagismo parecem ser mais custo efetivo para o recrutamento e engajamento de fumantes à intervenção. Além disso, o Facebook mostrou ser uma boa ferramenta de divulgação e recrutamento e pode ser uma solução para a dificuldade de alcançar fumantes para intervenções de cessação.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-02T15:13:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-01
2017-06-02T15:13:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4794
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICH – Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4794/3/nathaliamunckmachado.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4794/4/nathaliamunckmachado.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4794/1/nathaliamunckmachado.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/4794/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f291652683e733deadfcacbd94b6590
7af5f6fa44a6cf315ef61fa69bd7e099
5e57568c0b9bd251def1f74cfdf9b386
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793962453925625856