Dinâmicas corporais de estudantes de saxofone e considerações de um profissional da Educação Física para a prática do instrumento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Alexandre Vianna Meireles dos Santos
Orientador(a): Patricia Furst Santiago
Banca de defesa: Joao Gabriel Marques Fonseca, Fernando Vitor Lima
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9TGHPB
Resumo: A temática saúde do músico tem sido amplamente discutida por diversas áreas da Saúde, como a Medicina, a Fisioterapia, a Terapia Ocupacional, áreas da reeducação do uso do corpo, como a Técnica de Alexander, dentre outras. Entretanto, foram encontrados poucos referenciais teóricos que discutissem este tema sob o olhar da Educação Física. Este trabalho apresenta possíveis intervenções do Profissional da Educação Física que podem contribuir para a promoção da saúde e prevenção de lesão dos saxofonistas. São elas: a educação corporal para a prática do instrumento, o controle dos estudos musicais e o treinamento de força específico para a performance do saxofonista. Para tanto, foi realizada uma observação da performance de quatro saxofonistas por um painel de profissionais da Saúde (Educação Física, Fisioterapia e Medicina), da reeducação do uso do corpo (Técnica de Alexander) e da Música (Saxofone). Verificou-se que, durante a prática musical, os saxofonistas adotaram técnicas posturais para tocar o instrumento, que incluem a flexão do ombro esquerdo, a extensão do ombro direito, a flexão dos cotovelos e o giro de tronco para a direita. Além disso, observou-se que eles realizaram constantemente movimentos corporais durante suas performances. Essas ações estáticas e dinâmicas acontecem de forma integrada e são influenciadas pela ergonomia do instrumento, pelo tipo de correia de sustentação utilizada, pela regulagem da altura da estante de partitura, pelo posicionamento assumido pelo corpo (de pé ou assentado) e pelo nível de desenvolvimento físico específico para a prática deste instrumento. A interação destes fatores e das ações estáticas e dinâmicas ocasionaram, nos estudantes desta pesquisa, adaptações físicas, tais como hipertrofia do grupo muscular eretores da espinha à esquerda da coluna torácica, protusão de pescoço, postura de sway back, depressão escapular, inclinação anterior de escápulas, protusão de ombros, hipercifose torácica e extensão do ombro direito. Finalmente, a pesquisa conclui que, possuindo o papel de professor e educador do físico, o Profissional da Educação Física poderá evitar as adaptações físicas impostas pela prática do instrumento e que são nocivas à saúde, e contribuir para a promoção da saúde e prevenção de lesões de saxofonistas.
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Para tanto, foi realizada uma observação da performance de quatro saxofonistas por um painel de profissionais da Saúde (Educação Física, Fisioterapia e Medicina), da reeducação do uso do corpo (Técnica de Alexander) e da Música (Saxofone). Verificou-se que, durante a prática musical, os saxofonistas adotaram técnicas posturais para tocar o instrumento, que incluem a flexão do ombro esquerdo, a extensão do ombro direito, a flexão dos cotovelos e o giro de tronco para a direita. Além disso, observou-se que eles realizaram constantemente movimentos corporais durante suas performances. Essas ações estáticas e dinâmicas acontecem de forma integrada e são influenciadas pela ergonomia do instrumento, pelo tipo de correia de sustentação utilizada, pela regulagem da altura da estante de partitura, pelo posicionamento assumido pelo corpo (de pé ou assentado) e pelo nível de desenvolvimento físico específico para a prática deste instrumento. A interação destes fatores e das ações estáticas e dinâmicas ocasionaram, nos estudantes desta pesquisa, adaptações físicas, tais como hipertrofia do grupo muscular eretores da espinha à esquerda da coluna torácica, protusão de pescoço, postura de sway back, depressão escapular, inclinação anterior de escápulas, protusão de ombros, hipercifose torácica e extensão do ombro direito. Finalmente, a pesquisa conclui que, possuindo o papel de professor e educador do físico, o Profissional da Educação Física poderá evitar as adaptações físicas impostas pela prática do instrumento e que são nocivas à saúde, e contribuir para a promoção da saúde e prevenção de lesões de saxofonistas.The subjects "health musician" and the rehabilitation of the use of the body, have been widely discussed by researchers who deal in different areas, such as Medicine, Physiotherapy, Occupational Therapy and the Alexander Technique, among others. However, very few studies have been found, that discuss these issues from the perspective of Physical Education. The present study offers a discussion on how Physical Education professionals can contribute to the promotion of health and prevention of injury in saxophonists. The main themes which are discussed are: an education about the use of the body for the practice of the instrument; control of the music studies; and specic strength training for the performance of the saxophonist.To this end, the performance of four saxophonists were observed by a panel of health professionals (Physical Education, Physiotherapy and Medical), as well as by professionals of re-education of the body (Alexander Technique) and Music teaching (Saxophone). It was found that, during their performances, the saxophonists adopted specic posture techniques for playing the instrument, including left shoulder exion, right shoulder extension, elbows exion and the trunk rotation to the right side. Furthermore, it was observed that their bodies were in constantly movement. These static and dynamic actions occurred in an integrated manner and were inuenced by the ergonomics of the instrument, the type of the strap used by the saxophonists, by the height regulation of the sheet music stand, by the position assumed by their bodies (standing or sitting) and by the specic level of physical development for practicing the saxophone. Considering the physical conditions presented by the research subjects, the interaction of these factors and these static and dynamic actions resulted in cervical protrusion, sway back posture, scapular depression, right shoulder extension, scapulas anterior tilt, shoulders protrusion, thoracic kyphosis and erector spinae muscles well developed (hypertrophied) on left side of thoracic region. The research concludes that, in the role of teacher and educator of the musicians bodies, the Physical Education Professional can avoid those physical adaptations imposed by the practice of the instrument, which are harmful to health, and contribute to health promotion and injury prevention of saxophonists.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaMúsicaDinâmicas corporais de estudantes de saxofone e considerações de um profissional da Educação Física para a prática do instrumentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdin_micas_corporais_de_estudantes_de_saxofone_e_considera__es_de_um__profissional_da_educa__o_f_sica_para_a_pr_tica_do_instrumento.pdfapplication/pdf19918585https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9TGHPB/1/din_micas_corporais_de_estudantes_de_saxofone_e_considera__es_de_um__profissional_da_educa__o_f_sica_para_a_pr_tica_do_instrumento.pdfc575fda74108c3d5a3ced746cf243b75MD51TEXTdin_micas_corporais_de_estudantes_de_saxofone_e_considera__es_de_um__profissional_da_educa__o_f_sica_para_a_pr_tica_do_instrumento.pdf.txtdin_micas_corporais_de_estudantes_de_saxofone_e_considera__es_de_um__profissional_da_educa__o_f_sica_para_a_pr_tica_do_instrumento.pdf.txtExtracted texttext/plain123797https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9TGHPB/2/din_micas_corporais_de_estudantes_de_saxofone_e_considera__es_de_um__profissional_da_educa__o_f_sica_para_a_pr_tica_do_instrumento.pdf.txt3da6dbebe20d5299b39f7e0afb8bef8aMD521843/AAGS-9TGHPB2019-11-14 08:31:24.843oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9TGHPBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:31:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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