A Rádio Inconfidência nos tempos do auditório: considerações sobre os gêneros musicais no acervo de partituras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Guilherme Dias Melo Carvalho
Orientador(a): Rosangela Pereira de Tugny
Banca de defesa: Glaura Lucas, Moacyr Laterza Filho
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9WUQWD
Resumo: O advento do rádio no Brasil, na década de 1920, gerou inúmeras transformações nos valores culturais da sociedade brasileira, uma vez que passou a ser uma importante ferramenta de comunicação e integração social, inovando hábitos cotidianos e contribuindo para a divulgação de várias manifestações artísticas. Ao longo da década de 1930, várias emissoras brasileiras são fundadas e atingem seu período áureo de desenvolvimento por volta da década de 1950, em que grupos musicais e artistas vindos de diferentes regiões do país, se apresentam nos programas de auditório que eram transmitidos ao vivo para todo o Brasil. A Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, inaugurada em 1936, contava com uma grande infraestrutura para receber artistas e promover diversas audições musicais, com a atuação de cantores e orquestras que se apresentavam nos programas de auditório. O acervo e partituras da emissora consiste numa grande quantidade de arranjos de diversos gêneros musicais, resultado da intensa atividade artística e produção musical, datados no período compreendido entre a década de 1950 a 1960, os quais eram executados nos programas de auditório da emissora pelas várias orquestras da Rádio. Por meio da coleta de informações presentes nos arranjos do acervo referentes aos gêneros musicais, à instrumentação empregada pelas orquestras e aos nomes dos músicos (arranjadores, cantores e maestros) foi possível reunir elementos indicativos da produção e execução dos arranjos. A partir de entrevistas com os personagens vivos dos tempos do auditório - o radialista Ricardo Parreiras e o pianista maestro Hely Ferreira Drummond - foi possível compreender melhor o contexto em torno da performance dos arranjos nos programas de auditório da Rádio Inconfidência. Partindo da premissa de que o gênero musical é considerado um símbolo cultural associado a grupos musicais, locais e períodos históricos, o presente estudo procurou investigar a possível relação entre os gêneros musicais do acervo de partituras e a performance dos arranjos realizada pelas orquestras da Rádio nos programas de auditório. No sentido de verificar a possível mudança de sentido no gênero musical, o samba foi escolhido para ser discutido no contexto das audições dos programas de auditório, devido à predominância deste gênero musical no acervo de partituras. Para isso, foi preciso conhecer as diferentes orquestras que atuavam na Rádio, os espaços de realização das performances e os programas onde os arranjos eram executados
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A Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, inaugurada em 1936, contava com uma grande infraestrutura para receber artistas e promover diversas audições musicais, com a atuação de cantores e orquestras que se apresentavam nos programas de auditório. O acervo e partituras da emissora consiste numa grande quantidade de arranjos de diversos gêneros musicais, resultado da intensa atividade artística e produção musical, datados no período compreendido entre a década de 1950 a 1960, os quais eram executados nos programas de auditório da emissora pelas várias orquestras da Rádio. Por meio da coleta de informações presentes nos arranjos do acervo referentes aos gêneros musicais, à instrumentação empregada pelas orquestras e aos nomes dos músicos (arranjadores, cantores e maestros) foi possível reunir elementos indicativos da produção e execução dos arranjos. A partir de entrevistas com os personagens vivos dos tempos do auditório - o radialista Ricardo Parreiras e o pianista maestro Hely Ferreira Drummond - foi possível compreender melhor o contexto em torno da performance dos arranjos nos programas de auditório da Rádio Inconfidência. Partindo da premissa de que o gênero musical é considerado um símbolo cultural associado a grupos musicais, locais e períodos históricos, o presente estudo procurou investigar a possível relação entre os gêneros musicais do acervo de partituras e a performance dos arranjos realizada pelas orquestras da Rádio nos programas de auditório. No sentido de verificar a possível mudança de sentido no gênero musical, o samba foi escolhido para ser discutido no contexto das audições dos programas de auditório, devido à predominância deste gênero musical no acervo de partituras. Para isso, foi preciso conhecer as diferentes orquestras que atuavam na Rádio, os espaços de realização das performances e os programas onde os arranjos eram executadosBy the advent of the Radio in Brazil it generated a great deal of changes in cultural values in the Brazilian society in the 1920s. As it became an important tool for communication and social integration, daily habits were innovated and it also contributed to the dissemination of several kind of arts. Throughout the 1930s, many Brazilian Radio Stations were founded and reached its development golden period around the 1950s when musical groups and artists from different regions of Brazil were presented in auditorium stations and broadcasted live across the country. Radio Inconfidência in the city of Belo Horizonte was founded in 1936, and had a large infrastructure to welcome artists and promote various musical acts with the involvement of several orchestras and singers performed in the auditorium programmes. The score collection of the station consists of many arrangements in various musical genres, and it was the result of an intense artistic activity and music production in the period between 1950 and 1960 which were performed in the auditorium programmes by the musical groups from the Radio. With all the information in the collection arrangements retated to musical genres, the instrumentation used by orchestras and the name of musicians, such as arrangers, singers and conductors were able to combine indicative elements for arrangements production and performance.The interviews with the characters of that time, for instance the radio announcer Ricardo Parreiras and the musician and pianist Hely Ferreira Drummond ,we could better understand the context about the arrangements performance in the auditorium programmes of the Inconfidência Radio Station. Assuming that the genre is considered a cultural symbol associated with musical groups, places and historical periods, this study sought to the possibility of a relationship between musical genres collection of scores and the performance of musical arrangements entertained by Radio groups in talk shows. In order to verify a change of direction in the musical genre, the samba was chosen to be discussed in the context of the hearings of talk shows, because of the prevalence of this musical genre in the collection of scores. To come to this conclusion, it was necessary the knowledge of different orchestras which acted in Radio stations, the room where the performances occurred and the radio programmes where the arrangements were executed.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaGêneros musicais e sambaAcervo de partiturasArranjosRádio InconfidênciaA Rádio Inconfidência nos tempos do auditório: considerações sobre os gêneros musicais no acervo de partiturasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_vers_o_entrega_guilherme_carvalho.pdfapplication/pdf3202517https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9WUQWD/1/dissertacao_vers_o_entrega_guilherme_carvalho.pdf4b9c429ddf0b7161d9daeb52aba95c28MD51TEXTdissertacao_vers_o_entrega_guilherme_carvalho.pdf.txtdissertacao_vers_o_entrega_guilherme_carvalho.pdf.txtExtracted texttext/plain186703https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-9WUQWD/2/dissertacao_vers_o_entrega_guilherme_carvalho.pdf.txt46b7a9511891209acdefbd6344ae5034MD521843/AAGS-9WUQWD2019-11-14 06:38:16.296oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-9WUQWDRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:38:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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