Metodologia de projetos no ensino de Biologia: identificação e proposição de soluções para mitigar algumas questões ambientais de uma comunidade

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Patrícia Mara Silva Gonçalves lattes
Orientador(a): Paulina Maria Maia Barbosa lattes
Banca de defesa: Lussandra Martins Gianasi, Lorena Cristina Lana Pinto
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/37930
Resumo: Nas últimas décadas tem havido uma grande discussão sobre os métodos de ensino comumente utilizados nas escolas públicas. As chamadas metodologias educacionais tradicionais, que priorizam a memorização, onde o professor tem um papel de transmissor das informações, não acompanharam as demandas da sociedade moderna e, por isso, se faz necessária a adoção de estratégias mais inclusivas, em que os alunos tenham uma participação ativa na construção do conhecimento. Uma, dentre tantas possibilidades, é a utilização da Metodologia de Projetos, um modelo de ensino investigativo que potencializa o protagonismo dos estudantes, promove a aprendizagem significativa e contribui para o processo de alfabetização científica. Nesse contexto, este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de encontros no turno e contraturno com alunos do ensino de médio de uma escola pública de Prudente de Morais, em Minas Gerais, cujo objetivo foi identificar questões ambientais na comunidade e, por meio do desenvolvimento de projetos, elaborar propostas para mitigá-las. O tema central, gerenciamento de resíduos, foi escolhido pelos alunos que, organizados em grupos, desenvolveram projetos com a orientação da professora sobre os subtemas: o trabalho na usina de triagem e compostagem de resíduos, reciclagem do plástico, reciclagem de papel e de resíduos orgânicos na escola e queima dos resíduos domésticos. As atividades foram variadas, realizadas de forma coletiva, destacando-se a prática de visita técnica com entrevista, a redação de relatório científico e a apresentação dos resultados durante a feira de ciências. Além dessas, os grupos desenvolveram ações específicas como a elaboração de panfleto informativo, a preparação de maquetes e dinâmicas, a realização de oficinas e a criação de protótipos e produtos alternativos. A avaliação foi feita durante todo o processo com observação e registro em caderno de campo, e ao final do trabalho, por meio de roda de conversa com cada grupo e narrativa realizada individualmente. Diante das diversas etapas da pesquisa, os alunos se portaram de forma variável, demonstrando, na maioria das vezes, interesse, satisfação e motivação, mas também houve momentos de dúvidas, frustrações e reclamações. Ainda assim, foi possível perceber apropriação do conhecimento na escrita, na fala e até nas atitudes dos estudantes. Embora apresentassem dificuldade na escrita, os alunos desenvolveram trabalhos bem estruturados, com boa argumentação e criatividade, considerando a linguagem científica. Também interagiram com os visitantes durante as apresentações na feira de ciências, oportunidade em que demostraram a importância do trabalho realizado na usina e incentivaram a participação na coleta seletiva. Deste modo, realizar este trabalho proporcionou aos estudantes a experiência de uma nova forma de aprender, em que eles investigaram e participaram ativamente de todo o processo de aprendizagem, sendo a resposta positiva. Além disso, a utilização desta metodologia de ensino contribuiu para o processo de alfabetização científica desses alunos, auxiliando o desenvolvimento do senso crítico e o reconhecimento da importância de suas ações na comunidade, permitindo assim o exercício da cidadania.
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Uma, dentre tantas possibilidades, é a utilização da Metodologia de Projetos, um modelo de ensino investigativo que potencializa o protagonismo dos estudantes, promove a aprendizagem significativa e contribui para o processo de alfabetização científica. Nesse contexto, este trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de encontros no turno e contraturno com alunos do ensino de médio de uma escola pública de Prudente de Morais, em Minas Gerais, cujo objetivo foi identificar questões ambientais na comunidade e, por meio do desenvolvimento de projetos, elaborar propostas para mitigá-las. O tema central, gerenciamento de resíduos, foi escolhido pelos alunos que, organizados em grupos, desenvolveram projetos com a orientação da professora sobre os subtemas: o trabalho na usina de triagem e compostagem de resíduos, reciclagem do plástico, reciclagem de papel e de resíduos orgânicos na escola e queima dos resíduos domésticos. As atividades foram variadas, realizadas de forma coletiva, destacando-se a prática de visita técnica com entrevista, a redação de relatório científico e a apresentação dos resultados durante a feira de ciências. Além dessas, os grupos desenvolveram ações específicas como a elaboração de panfleto informativo, a preparação de maquetes e dinâmicas, a realização de oficinas e a criação de protótipos e produtos alternativos. A avaliação foi feita durante todo o processo com observação e registro em caderno de campo, e ao final do trabalho, por meio de roda de conversa com cada grupo e narrativa realizada individualmente. Diante das diversas etapas da pesquisa, os alunos se portaram de forma variável, demonstrando, na maioria das vezes, interesse, satisfação e motivação, mas também houve momentos de dúvidas, frustrações e reclamações. Ainda assim, foi possível perceber apropriação do conhecimento na escrita, na fala e até nas atitudes dos estudantes. Embora apresentassem dificuldade na escrita, os alunos desenvolveram trabalhos bem estruturados, com boa argumentação e criatividade, considerando a linguagem científica. Também interagiram com os visitantes durante as apresentações na feira de ciências, oportunidade em que demostraram a importância do trabalho realizado na usina e incentivaram a participação na coleta seletiva. Deste modo, realizar este trabalho proporcionou aos estudantes a experiência de uma nova forma de aprender, em que eles investigaram e participaram ativamente de todo o processo de aprendizagem, sendo a resposta positiva. Além disso, a utilização desta metodologia de ensino contribuiu para o processo de alfabetização científica desses alunos, auxiliando o desenvolvimento do senso crítico e o reconhecimento da importância de suas ações na comunidade, permitindo assim o exercício da cidadania.In the last decades there has been a great discussion about the teaching methods commonly used in public schools. The so-called traditional educational methodologies, which prioritize memorization, where the teacher has a role of transmitting information, have not kept up with the demands of modern society and, therefore, it is necessary to adopt more inclusive strategies, in which students have an active participation in the construction of knowledge. One, among so many possibilities, is the use of Project Methodology, an investigative teaching model that enhances the role of students, promotes meaningful learning and contributes to the process of scientific literacy. In this context, this work is a qualitative research, developed through meetings on the school shift and in the out-of-school shift with high school students from a public school in Minas Gerais, whose objective was to identify environmental issues in the community and, through development of projects, create proposals to mitigate them. The central theme, waste management, was chosen by students who, set in teams, developed projects with the teacher's guidance on the sub-themes: work at the waste sorting and composting plant, plastic recycling, paper and waste recycling at school and domestic waste burning. The activities were varied, carried out collectively, emphasizing the practice of technical visits with interviews, scientific report writing and results presentation during the science fair. Besides these ones, the groups developed specific actions such as the preparation of an information pamphlet, the preparation of models and dynamics, workshops and the creation of prototypes and alternative products. The evaluation was made during the whole process with observation and recording in a field notebook, and at the end of the work, through a conversation with each group and a narrative carried out individually. In view of the various stages of the research, students behaved in a variable way, showing, in most cases, interest, satisfaction and motivation, but there were also moments of doubts, frustrations and complaints. Even so, it was possible to perceive the appropriation of knowledge in writing, in speech and even in the students' attitudes. Although they had difficulty in writing, the students developed well-structured works, with good reasoning and creativity, considering the scientific language. They also interacted with visitors during the presentations at the science fair, an opportunity in which they demonstrated the importance of the work done at the plant and encouraged participation in selective collection. Thus, doing this work provided students with the experience of a new way of learning, in which they investigated and actively participated in the entire learning process, with a positive response. In addition, the use of this teaching methodology contributed to the process of scientific literacy of these students, helping critical development in recognizing the importance of their actions in the community, thus allowing citizenship awareness.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)UFMGBrasilICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessEnsino - BiologiaGerenciamento de resíduosAprendizagemAprendizagem baseada em problemasEnsino de BiologiaEnsino por investigaçãoAlfabetização científicaAprendizagem significativaMetodologia de projetos no ensino de Biologia: identificação e proposição de soluções para mitigar algumas questões ambientais de uma comunidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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