África imaginada: história intelectual, panafricanismo, nação e unidade africana na Présence Africaine (1947-1966)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Raissa Brescia dos Reis
Orientador(a): Fernanda Murad Machado
Banca de defesa: Sílvio Marcus de Souza Corrêa, Soizic Croguennec, Alexandre Almeida Marcussi
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BALGFM
Resumo: Esta tese tem como perspectiva central o estudo da revista Présence Africaine a partir de sua criação, em 1947, até a segunda metade da década de 1960. Rupturas e permanências internas ao periódico, assim como sua inserção em um contexto político, social, cultural e intelectual oeste-africano em transformação, são pensadas por meio da análise de artigos, editoriais e correspondências trocadas no período. Os anos selecionados para a pesquisa, no pós-Segunda Guerra Mundial, foram marcados por muitas mudanças. É nesse cenário que a Présence Africaine se constrói, em consonância com a intelectualidade oeste-africana de expressão francesa e o estabelecimento de discursos e de práticas legitimadas enquanto atividades intelectuais nomeadas como africanas nas quais a imbricada relação entre elite intelectual e política se torna cada vez mais evidente. Nesses anos, o programa inicial da revista, de inserção das culturas negras na modernidade, criticada como excludente e eurocêntrica, é enriquecido e ganha novas dimensões. Essa reconfiguração foi fortalecida pela criação da Société Africaine de Culture, em 1956, que inseriu a Présence Africaine diretamente nos jogos de força e nas disputas em torno do futuro para a África. Nessa conjuntura, a apropriação da linguagem e das práticas das Relações Internacionais e a criação e nomeação do dito Terceiro Mundo, sendo a Conferência de Bandung, em 1955, um importante marco, foram centrais para os caminhos e negociações que a revista e instituição traçou. Enquanto um periódico pensado como veículo e ponto de mobilização e de ação cultural e política, a Présence Africaine é uma rica fonte para entender, em sua complexidade, as correntes do pensamento político oeste-africano que circulavam durante o momento crítico das décadas de 1950 e 1960. Dessa forma, propostas para o futuro do continente, entre autonomia, independência e unidade africana, sua adesão a projetos para a construção nacional e, ao mesmo tempo, sua inserção em movimentos de solidariedade internacional, como o pan-africanismo e o terceiro-mundismo, podem ser temáticas rastreadas e mapeadas como debates centrais no interior da publicação. Esses tópicos se tornam decisivos para a construção de uma narrativa sobre a Présence Africaine e toda uma geração de intelectuais e políticos oeste-africanos de expressão francesa.
id UFMG_0c8d5e08915e6fc67f6b619076f9c7c8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BALGFM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernanda Murad MachadoMichel CahenSílvio Marcus de Souza CorrêaSoizic CroguennecAlexandre Almeida MarcussiRaissa Brescia dos Reis2019-08-09T14:10:41Z2019-08-09T14:10:41Z2018-11-05http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BALGFMEsta tese tem como perspectiva central o estudo da revista Présence Africaine a partir de sua criação, em 1947, até a segunda metade da década de 1960. Rupturas e permanências internas ao periódico, assim como sua inserção em um contexto político, social, cultural e intelectual oeste-africano em transformação, são pensadas por meio da análise de artigos, editoriais e correspondências trocadas no período. Os anos selecionados para a pesquisa, no pós-Segunda Guerra Mundial, foram marcados por muitas mudanças. É nesse cenário que a Présence Africaine se constrói, em consonância com a intelectualidade oeste-africana de expressão francesa e o estabelecimento de discursos e de práticas legitimadas enquanto atividades intelectuais nomeadas como africanas nas quais a imbricada relação entre elite intelectual e política se torna cada vez mais evidente. Nesses anos, o programa inicial da revista, de inserção das culturas negras na modernidade, criticada como excludente e eurocêntrica, é enriquecido e ganha novas dimensões. Essa reconfiguração foi fortalecida pela criação da Société Africaine de Culture, em 1956, que inseriu a Présence Africaine diretamente nos jogos de força e nas disputas em torno do futuro para a África. Nessa conjuntura, a apropriação da linguagem e das práticas das Relações Internacionais e a criação e nomeação do dito Terceiro Mundo, sendo a Conferência de Bandung, em 1955, um importante marco, foram centrais para os caminhos e negociações que a revista e instituição traçou. Enquanto um periódico pensado como veículo e ponto de mobilização e de ação cultural e política, a Présence Africaine é uma rica fonte para entender, em sua complexidade, as correntes do pensamento político oeste-africano que circulavam durante o momento crítico das décadas de 1950 e 1960. Dessa forma, propostas para o futuro do continente, entre autonomia, independência e unidade africana, sua adesão a projetos para a construção nacional e, ao mesmo tempo, sua inserção em movimentos de solidariedade internacional, como o pan-africanismo e o terceiro-mundismo, podem ser temáticas rastreadas e mapeadas como debates centrais no interior da publicação. Esses tópicos se tornam decisivos para a construção de uma narrativa sobre a Présence Africaine e toda uma geração de intelectuais e políticos oeste-africanos de expressão francesa.This thesis focuses on the study of the journal Présence Africaine from its creation in 1947 until the second half of the 1960s. The ruptures and internal permanences of the journal, as well as its insertion in a political, social and cultural West African context of transformation, are thought through the analysis of articles, editorials and correspondence exchanged in the period. The years selected for this research, the post-World War II scenario, were marked by many changes. This is the context in which Présence Africaine was constructed, in consonance with the West African intelligentsia of French expression and the establishment of legitimized intellectual discourses, practices and activities denominated as "African". In this scenario, the imbricated relation between intellectual and political elites was increasingly evident. In those years, the magazine's initial program of insertion of Black cultures in modernity, criticized as excluding and eurocentric, is enriched and gained new dimensions, strengthened by the creation of Société Africaine de Culture in 1956, which insert the cultural production directly into the games of force and disputes over the future of Africa. At this situation, the appropriation of the language and practices of International Relations and the creation and naming of the said Third World, for which the Bandung Conference in 1955 emerged as an important mark, were central to the paths and negotiations that the magazine and institution traced. As a periodical thought as a vehicle and a point of mobilization for cultural and political action, Présence Africaine is a rich source to understanding, in its complexity, the currents of West African political thought that circulated during the critical moment of 1950s and 1960s. Accordingly, the proposals for the future of the continent, between autonomy, independence and African unity, the revues adherence to projects for national construction and, at the same time, its insertion in international solidarity movements such as Pan-Africanism, can be traced and mapped as central debates within the publication. These topics became decisive for the construction of a narrative on Présence Africaine and on a whole generation of French-speaking West African intellectuals and politicians.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPrésence AfricanineNégritude (Movimento literário)Intelectuais AfricaHistóriaÁfrica do OesteNégritudePrésence AfricaineIntelectuais africanosÁfrica imaginada: história intelectual, panafricanismo, nação e unidade africana na Présence Africaine (1947-1966)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALreis__raissa_brescia_dos.__frica_imaginada..pdfapplication/pdf3422309https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BALGFM/1/reis__raissa_brescia_dos.__frica_imaginada..pdf24402c789d48e91e1f7534f2a5bb7261MD51TEXTreis__raissa_brescia_dos.__frica_imaginada..pdf.txtreis__raissa_brescia_dos.__frica_imaginada..pdf.txtExtracted texttext/plain1585078https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BALGFM/2/reis__raissa_brescia_dos.__frica_imaginada..pdf.txt3ead4ba14bdc1cee30d644bc4d737ab3MD521843/BUOS-BALGFM2019-11-14 11:12:58.329oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-BALGFMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:12:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv África imaginada: história intelectual, panafricanismo, nação e unidade africana na Présence Africaine (1947-1966)
title África imaginada: história intelectual, panafricanismo, nação e unidade africana na Présence Africaine (1947-1966)
spellingShingle África imaginada: história intelectual, panafricanismo, nação e unidade africana na Présence Africaine (1947-1966)
Raissa Brescia dos Reis
África do Oeste
Négritude
Présence Africaine
Intelectuais africanos
Présence Africanine
Négritude (Movimento literário)
Intelectuais Africa
História
title_short África imaginada: história intelectual, panafricanismo, nação e unidade africana na Présence Africaine (1947-1966)
title_full África imaginada: história intelectual, panafricanismo, nação e unidade africana na Présence Africaine (1947-1966)
title_fullStr África imaginada: história intelectual, panafricanismo, nação e unidade africana na Présence Africaine (1947-1966)
title_full_unstemmed África imaginada: história intelectual, panafricanismo, nação e unidade africana na Présence Africaine (1947-1966)
title_sort África imaginada: história intelectual, panafricanismo, nação e unidade africana na Présence Africaine (1947-1966)
author Raissa Brescia dos Reis
author_facet Raissa Brescia dos Reis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernanda Murad Machado
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Michel Cahen
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sílvio Marcus de Souza Corrêa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Soizic Croguennec
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Alexandre Almeida Marcussi
dc.contributor.author.fl_str_mv Raissa Brescia dos Reis
contributor_str_mv Fernanda Murad Machado
Michel Cahen
Sílvio Marcus de Souza Corrêa
Soizic Croguennec
Alexandre Almeida Marcussi
dc.subject.por.fl_str_mv África do Oeste
Négritude
Présence Africaine
Intelectuais africanos
topic África do Oeste
Négritude
Présence Africaine
Intelectuais africanos
Présence Africanine
Négritude (Movimento literário)
Intelectuais Africa
História
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Présence Africanine
Négritude (Movimento literário)
Intelectuais Africa
História
description Esta tese tem como perspectiva central o estudo da revista Présence Africaine a partir de sua criação, em 1947, até a segunda metade da década de 1960. Rupturas e permanências internas ao periódico, assim como sua inserção em um contexto político, social, cultural e intelectual oeste-africano em transformação, são pensadas por meio da análise de artigos, editoriais e correspondências trocadas no período. Os anos selecionados para a pesquisa, no pós-Segunda Guerra Mundial, foram marcados por muitas mudanças. É nesse cenário que a Présence Africaine se constrói, em consonância com a intelectualidade oeste-africana de expressão francesa e o estabelecimento de discursos e de práticas legitimadas enquanto atividades intelectuais nomeadas como africanas nas quais a imbricada relação entre elite intelectual e política se torna cada vez mais evidente. Nesses anos, o programa inicial da revista, de inserção das culturas negras na modernidade, criticada como excludente e eurocêntrica, é enriquecido e ganha novas dimensões. Essa reconfiguração foi fortalecida pela criação da Société Africaine de Culture, em 1956, que inseriu a Présence Africaine diretamente nos jogos de força e nas disputas em torno do futuro para a África. Nessa conjuntura, a apropriação da linguagem e das práticas das Relações Internacionais e a criação e nomeação do dito Terceiro Mundo, sendo a Conferência de Bandung, em 1955, um importante marco, foram centrais para os caminhos e negociações que a revista e instituição traçou. Enquanto um periódico pensado como veículo e ponto de mobilização e de ação cultural e política, a Présence Africaine é uma rica fonte para entender, em sua complexidade, as correntes do pensamento político oeste-africano que circulavam durante o momento crítico das décadas de 1950 e 1960. Dessa forma, propostas para o futuro do continente, entre autonomia, independência e unidade africana, sua adesão a projetos para a construção nacional e, ao mesmo tempo, sua inserção em movimentos de solidariedade internacional, como o pan-africanismo e o terceiro-mundismo, podem ser temáticas rastreadas e mapeadas como debates centrais no interior da publicação. Esses tópicos se tornam decisivos para a construção de uma narrativa sobre a Présence Africaine e toda uma geração de intelectuais e políticos oeste-africanos de expressão francesa.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T14:10:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T14:10:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BALGFM
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BALGFM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BALGFM/1/reis__raissa_brescia_dos.__frica_imaginada..pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-BALGFM/2/reis__raissa_brescia_dos.__frica_imaginada..pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 24402c789d48e91e1f7534f2a5bb7261
3ead4ba14bdc1cee30d644bc4d737ab3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890912969949184