Percepção de pacientes do comportamento comunicativo do médico: elaboração e validação de um novo instrumento de medida

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Luciana Mantovani Nocetti Croitor
Orientador(a): Sergio Dias Cirino
Banca de defesa: Anelise Impeliziere Nogueira, Maria Monica Freitas Ribeiro
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8AGMA3
Resumo: Estudos têm evidenciado a importância de uma comunicação mais aberta, com mais qualidade e diminuição da assimetria na relação médico-paciente. Entende-se que a comunicação médico-paciente é de tal importância que interfere, não apenas na satisfação e no entendimento do paciente, mas também na adesão ao tratamento.Nesse sentido, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina apontam a necessidade de o aluno aprender a comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, os pacientes e seus familiares, informando-os e educando-os por meio de técnicas apropriadas. Instrumentos como o Objective Structured Clinical Examination (OSCE), o Clinical Performance Examination (CPE) e o Patient-practitioner orientation scale (PPOS), vêm sendo utilizados para avaliar habilidades clínicas e atitudes do médico e do estudante. Opresente trabalho apresenta o resultado de um processo de elaboração e validação de um novo instrumento, o Questionário do Comportamento Comunicativo do Médico (QCCM), com base no Teacher Communication Behavior Questionnaire (TCBQ), para analisar a percepção de pacientes do comportamento comunicativo do médico. Trata-se de um estudo exploratório do qual foram sujeitos 106 pacientes cadastrados no Ambulatório de Endocrinologia do Anexo Hospital Borges da Costa,Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), bem como os 10 médicos auxiliares desse centro de atendimento. Na elaboração do novo instrumento, com foco específico na área médica, foram consideradas as características desejáveis no médico para um processo comunicativo eficiente. Na validação externa, identificou-se uma possível associação entre escala PPOS e QCCM, ficando comprovadas, estatisticamente, evidências de associação entre a atitude do médico em relação ao paciente e a percepção do paciente do comportamento comunicativo do médico. Na validação interna do QCCM, as escalas do questionário apresentaram confiabilidade satisfatória, exceto a escala Controle. Os valores dos índices para cada escala analisada indicaram uma percepção positiva do paciente em relação à comunicação do médico, no contexto do estudo. Os médicos perceberam seu comportamento comunicativo de uma forma maispositiva do que seus próprios pacientes. Quando considerado o gênero do médico, pacientes homens apresentaram uma percepção mais positiva das médicas do que dos médicos em relação à escala Controle; e pacientes mulheres perceberam as médicas mais compreensivas e amigáveis que os médicos. Considerando aescolaridade, pacientes com nível superior tiveram uma percepção mais positiva dos médicos em relação à escala Controle. Considerando a presença de sintomas depressivos, pacientes sem depressão tiveram uma percepção mais positiva em relação ao encorajamento e elogio de seus médicos. Por fim, considerando o tempo do médico no Ambulatório de Endocrinologia, pacientes tiveram uma percepçãomenos positiva do controle de médicos com mais de 20 anos de trabalho no serviço. Ajustes no QCCM são necessários, mas certamente, esse instrumento poderá contribuir na reflexão da prática médica, na melhoria da comunicação e como instrumento auxiliador em programas de humanização na relação médico-paciente. Estudos futuros poderão melhor definir os fatores relacionados à percepção dopaciente do comportamento comunicativo do médico.
id UFMG_0ea854285ab5b0a740dec449f22bce01
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-8AGMA3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sergio Dias CirinoAntonio Lucio Teixeira JuniorAnelise Impeliziere NogueiraMaria Monica Freitas RibeiroLuciana Mantovani Nocetti Croitor2019-08-14T18:19:43Z2019-08-14T18:19:43Z2010-04-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8AGMA3Estudos têm evidenciado a importância de uma comunicação mais aberta, com mais qualidade e diminuição da assimetria na relação médico-paciente. Entende-se que a comunicação médico-paciente é de tal importância que interfere, não apenas na satisfação e no entendimento do paciente, mas também na adesão ao tratamento.Nesse sentido, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina apontam a necessidade de o aluno aprender a comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, os pacientes e seus familiares, informando-os e educando-os por meio de técnicas apropriadas. Instrumentos como o Objective Structured Clinical Examination (OSCE), o Clinical Performance Examination (CPE) e o Patient-practitioner orientation scale (PPOS), vêm sendo utilizados para avaliar habilidades clínicas e atitudes do médico e do estudante. Opresente trabalho apresenta o resultado de um processo de elaboração e validação de um novo instrumento, o Questionário do Comportamento Comunicativo do Médico (QCCM), com base no Teacher Communication Behavior Questionnaire (TCBQ), para analisar a percepção de pacientes do comportamento comunicativo do médico. Trata-se de um estudo exploratório do qual foram sujeitos 106 pacientes cadastrados no Ambulatório de Endocrinologia do Anexo Hospital Borges da Costa,Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), bem como os 10 médicos auxiliares desse centro de atendimento. Na elaboração do novo instrumento, com foco específico na área médica, foram consideradas as características desejáveis no médico para um processo comunicativo eficiente. Na validação externa, identificou-se uma possível associação entre escala PPOS e QCCM, ficando comprovadas, estatisticamente, evidências de associação entre a atitude do médico em relação ao paciente e a percepção do paciente do comportamento comunicativo do médico. Na validação interna do QCCM, as escalas do questionário apresentaram confiabilidade satisfatória, exceto a escala Controle. Os valores dos índices para cada escala analisada indicaram uma percepção positiva do paciente em relação à comunicação do médico, no contexto do estudo. Os médicos perceberam seu comportamento comunicativo de uma forma maispositiva do que seus próprios pacientes. Quando considerado o gênero do médico, pacientes homens apresentaram uma percepção mais positiva das médicas do que dos médicos em relação à escala Controle; e pacientes mulheres perceberam as médicas mais compreensivas e amigáveis que os médicos. Considerando aescolaridade, pacientes com nível superior tiveram uma percepção mais positiva dos médicos em relação à escala Controle. Considerando a presença de sintomas depressivos, pacientes sem depressão tiveram uma percepção mais positiva em relação ao encorajamento e elogio de seus médicos. Por fim, considerando o tempo do médico no Ambulatório de Endocrinologia, pacientes tiveram uma percepçãomenos positiva do controle de médicos com mais de 20 anos de trabalho no serviço. Ajustes no QCCM são necessários, mas certamente, esse instrumento poderá contribuir na reflexão da prática médica, na melhoria da comunicação e como instrumento auxiliador em programas de humanização na relação médico-paciente. Estudos futuros poderão melhor definir os fatores relacionados à percepção dopaciente do comportamento comunicativo do médico.Studies have been highlighting the importance of an opened communication, with more quality and reduction of asymmetry inside the doctor-patient relationship. The doctor-patient communication is so important that affects not only the patients satisfaction and understanding, but the adhesion to the treatment as well. Regardingthis topic, the Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina indicates the need of the student to learn how to communicate properly with colleagues, patients and relatives, informing and educating through the appropriate techniques. Instruments like the Objective Structured Clinical Examination (OSCE), the Clinical Performance Examination (CPE) and the Patient-Practitioner OrientationScale (PPOS) have been used to evaluate clinical skills and doctor and medical student´s attitudes. This study presents the result of the elaboration process and validation of a new instrument, the Doctor Communication Behavior Questionnaire (DCBQ-QCCM), based on the Teacher Communication Behavior Questionnaire (TCBQ), to analyze the patients perception of the doctor´s communication behavior. It is an exploratory study that surveyed 106 patients registered at the Ambulatório de Endocrinologia of Anexo Hospital Borges da Costa, Hospital das Clínicas of Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), as well as 10 adjutant doctors of this clinic. Through the development of the new instrument (QCCM), with a specific focus on the medical field, it was considered the desirable doctor´s profile for an efficient communication process. In the external validation, a possible association has been identified between PPOS scale and QCCM, therefore proving, statistically,evidences of an association between the doctor´s attitude towards the patient and the patients perception of doctor´s communication behavior. During the internal validation of QCCM, the instruments scales showed a satisfactory liability, except from the Controlling scale. The values of the scores of every analyzed scale indicate a positive perception of the doctor communication, in the context of this study. The doctors perception of their communication behavior was more positive than their ownpatients perception. When considered the doctors gender, male patients showed a more positive perception about Controlling scale of female doctors than male doctors; and female patients perceived female doctors more understanding and friendly than male doctors. Considering the patients schooling, patients with a high education level had more positive perception about Controlling scale. Considering the existenceof depressive symptoms, patients without depression had more positive perception about encouragement and praise of their doctors. Lastly, considering doctors time at the endocrinology clinic, patients had less positive perception about controlling of doctors with more than 20 years of work at the clinic. Some adjustments in the QCCM are required, but certainly, this instrument can contribute to the reflection on the medical practice and communication improvement as well as serve as anauxiliary instrument in humanization programs for the doctor-patient relationship. Futures studies can better define the factors related to patients perception of the doctor´s communication behavior.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGRelação médico pacienteNeurociênciasComunicação médico-pacienteEducação médicaRelação médico-pacientePercepção de pacientesPercepção de pacientes do comportamento comunicativo do médico: elaboração e validação de um novo instrumento de medidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_luciana_m_n_croitor_abr2010.pdfapplication/pdf2481057https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-8AGMA3/1/disserta__o_luciana_m_n_croitor_abr2010.pdf9a96c5749591c2149124f2f83db8f5f9MD51TEXTdisserta__o_luciana_m_n_croitor_abr2010.pdf.txtdisserta__o_luciana_m_n_croitor_abr2010.pdf.txtExtracted texttext/plain245936https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-8AGMA3/2/disserta__o_luciana_m_n_croitor_abr2010.pdf.txtf9409bcda0d636a117df2c1551810538MD521843/BUBD-8AGMA32020-01-29 16:26:58.428oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-8AGMA3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-29T19:26:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção de pacientes do comportamento comunicativo do médico: elaboração e validação de um novo instrumento de medida
title Percepção de pacientes do comportamento comunicativo do médico: elaboração e validação de um novo instrumento de medida
spellingShingle Percepção de pacientes do comportamento comunicativo do médico: elaboração e validação de um novo instrumento de medida
Luciana Mantovani Nocetti Croitor
Comunicação médico-paciente
Educação médica
Relação médico-paciente
Percepção de pacientes
Relação médico paciente
Neurociências
title_short Percepção de pacientes do comportamento comunicativo do médico: elaboração e validação de um novo instrumento de medida
title_full Percepção de pacientes do comportamento comunicativo do médico: elaboração e validação de um novo instrumento de medida
title_fullStr Percepção de pacientes do comportamento comunicativo do médico: elaboração e validação de um novo instrumento de medida
title_full_unstemmed Percepção de pacientes do comportamento comunicativo do médico: elaboração e validação de um novo instrumento de medida
title_sort Percepção de pacientes do comportamento comunicativo do médico: elaboração e validação de um novo instrumento de medida
author Luciana Mantovani Nocetti Croitor
author_facet Luciana Mantovani Nocetti Croitor
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sergio Dias Cirino
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Antonio Lucio Teixeira Junior
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Anelise Impeliziere Nogueira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Monica Freitas Ribeiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Luciana Mantovani Nocetti Croitor
contributor_str_mv Sergio Dias Cirino
Antonio Lucio Teixeira Junior
Anelise Impeliziere Nogueira
Maria Monica Freitas Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação médico-paciente
Educação médica
Relação médico-paciente
Percepção de pacientes
topic Comunicação médico-paciente
Educação médica
Relação médico-paciente
Percepção de pacientes
Relação médico paciente
Neurociências
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Relação médico paciente
Neurociências
description Estudos têm evidenciado a importância de uma comunicação mais aberta, com mais qualidade e diminuição da assimetria na relação médico-paciente. Entende-se que a comunicação médico-paciente é de tal importância que interfere, não apenas na satisfação e no entendimento do paciente, mas também na adesão ao tratamento.Nesse sentido, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina apontam a necessidade de o aluno aprender a comunicar-se adequadamente com os colegas de trabalho, os pacientes e seus familiares, informando-os e educando-os por meio de técnicas apropriadas. Instrumentos como o Objective Structured Clinical Examination (OSCE), o Clinical Performance Examination (CPE) e o Patient-practitioner orientation scale (PPOS), vêm sendo utilizados para avaliar habilidades clínicas e atitudes do médico e do estudante. Opresente trabalho apresenta o resultado de um processo de elaboração e validação de um novo instrumento, o Questionário do Comportamento Comunicativo do Médico (QCCM), com base no Teacher Communication Behavior Questionnaire (TCBQ), para analisar a percepção de pacientes do comportamento comunicativo do médico. Trata-se de um estudo exploratório do qual foram sujeitos 106 pacientes cadastrados no Ambulatório de Endocrinologia do Anexo Hospital Borges da Costa,Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), bem como os 10 médicos auxiliares desse centro de atendimento. Na elaboração do novo instrumento, com foco específico na área médica, foram consideradas as características desejáveis no médico para um processo comunicativo eficiente. Na validação externa, identificou-se uma possível associação entre escala PPOS e QCCM, ficando comprovadas, estatisticamente, evidências de associação entre a atitude do médico em relação ao paciente e a percepção do paciente do comportamento comunicativo do médico. Na validação interna do QCCM, as escalas do questionário apresentaram confiabilidade satisfatória, exceto a escala Controle. Os valores dos índices para cada escala analisada indicaram uma percepção positiva do paciente em relação à comunicação do médico, no contexto do estudo. Os médicos perceberam seu comportamento comunicativo de uma forma maispositiva do que seus próprios pacientes. Quando considerado o gênero do médico, pacientes homens apresentaram uma percepção mais positiva das médicas do que dos médicos em relação à escala Controle; e pacientes mulheres perceberam as médicas mais compreensivas e amigáveis que os médicos. Considerando aescolaridade, pacientes com nível superior tiveram uma percepção mais positiva dos médicos em relação à escala Controle. Considerando a presença de sintomas depressivos, pacientes sem depressão tiveram uma percepção mais positiva em relação ao encorajamento e elogio de seus médicos. Por fim, considerando o tempo do médico no Ambulatório de Endocrinologia, pacientes tiveram uma percepçãomenos positiva do controle de médicos com mais de 20 anos de trabalho no serviço. Ajustes no QCCM são necessários, mas certamente, esse instrumento poderá contribuir na reflexão da prática médica, na melhoria da comunicação e como instrumento auxiliador em programas de humanização na relação médico-paciente. Estudos futuros poderão melhor definir os fatores relacionados à percepção dopaciente do comportamento comunicativo do médico.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T18:19:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T18:19:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8AGMA3
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8AGMA3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-8AGMA3/1/disserta__o_luciana_m_n_croitor_abr2010.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-8AGMA3/2/disserta__o_luciana_m_n_croitor_abr2010.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a96c5749591c2149124f2f83db8f5f9
f9409bcda0d636a117df2c1551810538
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973091530309632