Reanimação cardiopulmonar: habilidades afetivas da equipe de enfermagem em terapia intensiva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Patricia Sarsur Nasser Santiago
Orientador(a): Dacle Vilma Carvalho
Banca de defesa: Sergio Dias Cirino, Ana Maria Kazue Miyadahira
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-6VUH5K
Resumo: As habilidades necessárias para a realização de qualquer atividade profissional, e em especial na área de saúde, não se limitam ao domínio do conhecimento (habilidades cognitivas), ou de uma excelente habilidade motora (psicomotora), mas também a habilidade afetiva, visto que as atitudes, valores e sentimentos são de fundamental importância para atuação em qualquer área. Considerando as peculiaridades da área da saúde, destaca-se a importância das habilidades afetivas na formação e no cotidiano dos profissionais de enfermagem, pois sãoestes profissionais que atuam de uma forma mais direta e contínua ao lado do paciente e familiar. Neste estudo de caso procurou-se analisar habilidades afetivas dos elementos da equipe assistencial de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em relação àReanimação Cardiopulmonar (RCP), fundamentada na abordagem teórica de Benjamim Bloom e Colaboradores. A pesquisa foi realizada em uma UTI de um hospital geral de grande porte, de Belo Horizonte, junto a 59 profissionais da equipe de enfermagem, o que corresponde a 70,2% da população estudada. Destes 18 (30,5%) são auxiliares deenfermagem, 27 (45,8%) técnicos de enfermagem e 14 (23,8%) enfermeiros. A maioria da amostra estudada (91,5%) é constituída de profissionais do sexo feminino, (71,2%) que professam a fé católica, com faixa etária entre 20 a 39 anos (37-62,7%), e 45 (76,5%) comtempo de formado de até 10 anos. Quanto à escolaridade pouco mais da metade da amostra (30- 50,9%) tem o ensino médio completo, 37 (62,7%) tem até 5 anos de experiência em UTI. Considerando as cinco categorias das habilidades afetivas propostas por Bloom e Cols têm-seque: 94,9% demonstram ter percepção do fenômeno (acolhimento); 98,3% têm disposição para atuar em RCP (disposição para responder), porém apenas 20,3% demonstram que tem satisfação em participar do procedimento (satisfação na resposta). Quanto à categoriavalorização, a maioria da amostra estudada possui os valores humanos para participar de uma RCP. Em relação à organização dos valores, o maior grau de importância na hierarquia recaiu sobre a capacidade técnica dos profissionais. Considerando os fatores que influenciam odesempenho das habilidades afetivas, os itens mais citados foram: a equipe, recursos materiais, recursos humanos, aspectos psicológicos, a crença, entre outros. Espera-se que este estudo ofereça subsídios para uma melhor compreensão dos comportamentos apresentadospelos profissionais de enfermagem que atuam em UTI na reanimação cardiopulmonar, contribuindo para o desenvolvimento e o aprimoramento de suas habilidades afetivas.
id UFMG_13445e818200410769b0282199efecc9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-6VUH5K
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Dacle Vilma CarvalhoSergio Dias CirinoAna Maria Kazue MiyadahiraPatricia Sarsur Nasser Santiago2019-08-10T15:46:47Z2019-08-10T15:46:47Z2006-03-24http://hdl.handle.net/1843/GCPA-6VUH5KAs habilidades necessárias para a realização de qualquer atividade profissional, e em especial na área de saúde, não se limitam ao domínio do conhecimento (habilidades cognitivas), ou de uma excelente habilidade motora (psicomotora), mas também a habilidade afetiva, visto que as atitudes, valores e sentimentos são de fundamental importância para atuação em qualquer área. Considerando as peculiaridades da área da saúde, destaca-se a importância das habilidades afetivas na formação e no cotidiano dos profissionais de enfermagem, pois sãoestes profissionais que atuam de uma forma mais direta e contínua ao lado do paciente e familiar. Neste estudo de caso procurou-se analisar habilidades afetivas dos elementos da equipe assistencial de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em relação àReanimação Cardiopulmonar (RCP), fundamentada na abordagem teórica de Benjamim Bloom e Colaboradores. A pesquisa foi realizada em uma UTI de um hospital geral de grande porte, de Belo Horizonte, junto a 59 profissionais da equipe de enfermagem, o que corresponde a 70,2% da população estudada. Destes 18 (30,5%) são auxiliares deenfermagem, 27 (45,8%) técnicos de enfermagem e 14 (23,8%) enfermeiros. A maioria da amostra estudada (91,5%) é constituída de profissionais do sexo feminino, (71,2%) que professam a fé católica, com faixa etária entre 20 a 39 anos (37-62,7%), e 45 (76,5%) comtempo de formado de até 10 anos. Quanto à escolaridade pouco mais da metade da amostra (30- 50,9%) tem o ensino médio completo, 37 (62,7%) tem até 5 anos de experiência em UTI. Considerando as cinco categorias das habilidades afetivas propostas por Bloom e Cols têm-seque: 94,9% demonstram ter percepção do fenômeno (acolhimento); 98,3% têm disposição para atuar em RCP (disposição para responder), porém apenas 20,3% demonstram que tem satisfação em participar do procedimento (satisfação na resposta). Quanto à categoriavalorização, a maioria da amostra estudada possui os valores humanos para participar de uma RCP. Em relação à organização dos valores, o maior grau de importância na hierarquia recaiu sobre a capacidade técnica dos profissionais. Considerando os fatores que influenciam odesempenho das habilidades afetivas, os itens mais citados foram: a equipe, recursos materiais, recursos humanos, aspectos psicológicos, a crença, entre outros. Espera-se que este estudo ofereça subsídios para uma melhor compreensão dos comportamentos apresentadospelos profissionais de enfermagem que atuam em UTI na reanimação cardiopulmonar, contribuindo para o desenvolvimento e o aprimoramento de suas habilidades afetivas.Skills needed for any professional activity, especially among health care staff, are not limited to the domain of knowledge (cognitive abilities), or even to motor abilities (psychomotor). It needs affective skills too, since values and feelings are of fundamental importance. The importance of affective skills in the nursing education is evident because of their proximity to patients and their families while providing care. In the present study I sought to analyze affective skills of the nursing staff of an Intensive Care Unit (ICU), during Cardiopulmonary Reanimation (CPR), based on the theoretical approach of Benjamim Bloom and colleagues. The research was accomplished in an ICU of a large hospital of Belo Horizonte. The sample was composed of 59 nurses, which corresponds to 70,2% of the studied population. Eighteen (30,5%) are nurse auxiliary, 27 (45,8%) are nurse technicians and 14 (23,8%) are registerednurses. Most of participants (n = 37; 91,5%) are female, and 71,2 percent said they are Roman Catholic. Thirty seven (62,7%), were from 20 to 39 years of age, and 45 (76,5%) were graduated in the last 10 years. Half of the sample (n = 30; 50,9%) were high school graduated, and 37 (62,7%) had up to 5 years of working experience in an ICU. Bloom´s five categories of affective skills indicated that: 94,9% manifested perception of the phenomenon (reception); 98,3% showed disposition to work with CPR (disposition on their answer). However only 20,3% demonstrated satisfaction in participating on the procedure (satisfaction on theiranswer). In the valorization category, most of the sample had values for a CPR. In relation to value organization, nurses´technical skills was rated higher in importance. Among the factors that influenced affective skills, the most cited items were: work team, material resources,human resources, psychological aspects, faith, and others. It is expected that this study may provide additional understanding of ICU nurses´ behavior, who work in cardiopulmonary reanimation, contributing to the development and improvement of their affective skills.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEquipe de enfermagemRessuscitação cardiopulmonar/enfermagemEnfermagemAfetoRessuscitação cardiopulmonar/psicologiaUnidades de terapia intensivaRelações enfermeiro-pacienteAvaliação de desempenhoHabilidades afetivasEnfermagemReanimação cardiopulmonarTaxionomia de BloomReanimação cardiopulmonar: habilidades afetivas da equipe de enfermagem em terapia intensivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpatricia_sarsur_nasser_santiago.pdfapplication/pdf480571https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-6VUH5K/1/patricia_sarsur_nasser_santiago.pdff3dfee70ae2c7b8d1932ff8bba8279a1MD51TEXTpatricia_sarsur_nasser_santiago.pdf.txtpatricia_sarsur_nasser_santiago.pdf.txtExtracted texttext/plain170912https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-6VUH5K/2/patricia_sarsur_nasser_santiago.pdf.txt057dc15e4e0ebaeb8ee313f598263fdfMD521843/GCPA-6VUH5K2019-11-14 05:45:20.248oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-6VUH5KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:45:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reanimação cardiopulmonar: habilidades afetivas da equipe de enfermagem em terapia intensiva
title Reanimação cardiopulmonar: habilidades afetivas da equipe de enfermagem em terapia intensiva
spellingShingle Reanimação cardiopulmonar: habilidades afetivas da equipe de enfermagem em terapia intensiva
Patricia Sarsur Nasser Santiago
Habilidades afetivas
Enfermagem
Reanimação cardiopulmonar
Taxionomia de Bloom
Equipe de enfermagem
Ressuscitação cardiopulmonar/enfermagem
Enfermagem
Afeto
Ressuscitação cardiopulmonar/psicologia
Unidades de terapia intensiva
Relações enfermeiro-paciente
Avaliação de desempenho
title_short Reanimação cardiopulmonar: habilidades afetivas da equipe de enfermagem em terapia intensiva
title_full Reanimação cardiopulmonar: habilidades afetivas da equipe de enfermagem em terapia intensiva
title_fullStr Reanimação cardiopulmonar: habilidades afetivas da equipe de enfermagem em terapia intensiva
title_full_unstemmed Reanimação cardiopulmonar: habilidades afetivas da equipe de enfermagem em terapia intensiva
title_sort Reanimação cardiopulmonar: habilidades afetivas da equipe de enfermagem em terapia intensiva
author Patricia Sarsur Nasser Santiago
author_facet Patricia Sarsur Nasser Santiago
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dacle Vilma Carvalho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sergio Dias Cirino
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Maria Kazue Miyadahira
dc.contributor.author.fl_str_mv Patricia Sarsur Nasser Santiago
contributor_str_mv Dacle Vilma Carvalho
Sergio Dias Cirino
Ana Maria Kazue Miyadahira
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades afetivas
Enfermagem
Reanimação cardiopulmonar
Taxionomia de Bloom
topic Habilidades afetivas
Enfermagem
Reanimação cardiopulmonar
Taxionomia de Bloom
Equipe de enfermagem
Ressuscitação cardiopulmonar/enfermagem
Enfermagem
Afeto
Ressuscitação cardiopulmonar/psicologia
Unidades de terapia intensiva
Relações enfermeiro-paciente
Avaliação de desempenho
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Equipe de enfermagem
Ressuscitação cardiopulmonar/enfermagem
Enfermagem
Afeto
Ressuscitação cardiopulmonar/psicologia
Unidades de terapia intensiva
Relações enfermeiro-paciente
Avaliação de desempenho
description As habilidades necessárias para a realização de qualquer atividade profissional, e em especial na área de saúde, não se limitam ao domínio do conhecimento (habilidades cognitivas), ou de uma excelente habilidade motora (psicomotora), mas também a habilidade afetiva, visto que as atitudes, valores e sentimentos são de fundamental importância para atuação em qualquer área. Considerando as peculiaridades da área da saúde, destaca-se a importância das habilidades afetivas na formação e no cotidiano dos profissionais de enfermagem, pois sãoestes profissionais que atuam de uma forma mais direta e contínua ao lado do paciente e familiar. Neste estudo de caso procurou-se analisar habilidades afetivas dos elementos da equipe assistencial de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em relação àReanimação Cardiopulmonar (RCP), fundamentada na abordagem teórica de Benjamim Bloom e Colaboradores. A pesquisa foi realizada em uma UTI de um hospital geral de grande porte, de Belo Horizonte, junto a 59 profissionais da equipe de enfermagem, o que corresponde a 70,2% da população estudada. Destes 18 (30,5%) são auxiliares deenfermagem, 27 (45,8%) técnicos de enfermagem e 14 (23,8%) enfermeiros. A maioria da amostra estudada (91,5%) é constituída de profissionais do sexo feminino, (71,2%) que professam a fé católica, com faixa etária entre 20 a 39 anos (37-62,7%), e 45 (76,5%) comtempo de formado de até 10 anos. Quanto à escolaridade pouco mais da metade da amostra (30- 50,9%) tem o ensino médio completo, 37 (62,7%) tem até 5 anos de experiência em UTI. Considerando as cinco categorias das habilidades afetivas propostas por Bloom e Cols têm-seque: 94,9% demonstram ter percepção do fenômeno (acolhimento); 98,3% têm disposição para atuar em RCP (disposição para responder), porém apenas 20,3% demonstram que tem satisfação em participar do procedimento (satisfação na resposta). Quanto à categoriavalorização, a maioria da amostra estudada possui os valores humanos para participar de uma RCP. Em relação à organização dos valores, o maior grau de importância na hierarquia recaiu sobre a capacidade técnica dos profissionais. Considerando os fatores que influenciam odesempenho das habilidades afetivas, os itens mais citados foram: a equipe, recursos materiais, recursos humanos, aspectos psicológicos, a crença, entre outros. Espera-se que este estudo ofereça subsídios para uma melhor compreensão dos comportamentos apresentadospelos profissionais de enfermagem que atuam em UTI na reanimação cardiopulmonar, contribuindo para o desenvolvimento e o aprimoramento de suas habilidades afetivas.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-03-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T15:46:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T15:46:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/GCPA-6VUH5K
url http://hdl.handle.net/1843/GCPA-6VUH5K
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-6VUH5K/1/patricia_sarsur_nasser_santiago.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-6VUH5K/2/patricia_sarsur_nasser_santiago.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f3dfee70ae2c7b8d1932ff8bba8279a1
057dc15e4e0ebaeb8ee313f598263fdf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890905840680960