Comunicação pública, desenhos institucionais e gestão compartilhada: a interlocução entre poder público e cidadãos na proposta da Prefeitura de Belo Horizonte
Ano de defesa: | 2015 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2QMQY |
Resumo: | A presente dissertação compreende como as interações comunicativas de uma comunidade proveniente de ocupação Vila Jardim do Vale a constituem como um público capaz de participar, aumentar sua potência cívica e, assim, influenciar a tomada de decisão do poder público, considerando um contexto dito de gestão compartilhada. Para isso, entendemos que o processo de comunicação pública presente nessa proposta de gestão se constitui como um complexo de interações específicas e amplas que não se excluem mutuamente, pelo contrário, se permeiam, pois, ao mesmo tempo em que essas interlocuções demandam condições de abertura, de visibilidade e publicidade dos debates, elas também se conformam ao desenho dos espaços de participação, revestindo-se de institucionalidade. A noção de desenho institucional é importante para compreender o potencial e as limitações das formas de participação, principalmente por remeter a três aspectos principais: quem participa; como são formadas e tomadas as decisões e como estas se vinculam às políticas públicas. Ainda que a proposta de gestão compartilhada preze pela criação de canais que possibilitem uma ação conjunta entre Estado e sociedade civil, devemos considerar que, atualmente, estas instâncias apresentam desenhos institucionais que dão um contorno às interações entre o poder público e os cidadãos e, especialmente, às interlocuções com as diversas formações de base comunitária organizadas na cidade. Diante disso, para a consecução do nosso objetivo, utilizamos observações sistemáticas, entrevistas em profundidade e análise documental, visando entender os desenhos institucionais presentes no modelo de gestão compartilhada defendido pela Prefeitura de Belo Horizonte, evidenciando suas normatividades e o processo de comunicação pública que institui. Também apreendemos as interações comunicativas no processo de mobilização comunitária da Vila, bem como suas articulações com outras redes de reivindicação da vizinhança, para fazer frente a um desenho institucional e tentar influenciar a tomada de decisão do poder público |
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A noção de desenho institucional é importante para compreender o potencial e as limitações das formas de participação, principalmente por remeter a três aspectos principais: quem participa; como são formadas e tomadas as decisões e como estas se vinculam às políticas públicas. Ainda que a proposta de gestão compartilhada preze pela criação de canais que possibilitem uma ação conjunta entre Estado e sociedade civil, devemos considerar que, atualmente, estas instâncias apresentam desenhos institucionais que dão um contorno às interações entre o poder público e os cidadãos e, especialmente, às interlocuções com as diversas formações de base comunitária organizadas na cidade. Diante disso, para a consecução do nosso objetivo, utilizamos observações sistemáticas, entrevistas em profundidade e análise documental, visando entender os desenhos institucionais presentes no modelo de gestão compartilhada defendido pela Prefeitura de Belo Horizonte, evidenciando suas normatividades e o processo de comunicação pública que institui. Também apreendemos as interações comunicativas no processo de mobilização comunitária da Vila, bem como suas articulações com outras redes de reivindicação da vizinhança, para fazer frente a um desenho institucional e tentar influenciar a tomada de decisão do poder públicoThis work understand how the communicative interactions of a community from occupation - Vila Jardim do Vale turns it in a public able to participate, to increase their civic power and thus influence the decision of a public authority's, considering a context of shared management. For this, we understand that this public communication process in this proposal management, becomes a complex of large and specific interactions that are not mutually exclusive, however, permeate, because at the same time that these dialogues demand an opening, visibility and publicity of debates, they also conform to the design of participative spaces, putting on the institutions. The institutional design concept is important to understand the potential and limitations of the participative forms, particularly refer to three main aspects: who participates; how decisions are made and how these are linked to the public policy. Although the proposal for shared management self-respecting the establishment of channels that enable a joint effort between state and civil society, we must consider that, currently, these bodies have institutional designs that give an outline to interactions between government and citizens, and especially , to dialogues with the various community-based training organized in the city. Therefore, to achieve our goal, we use systematic observations, interviews and document analysis, in order to understand the institutional designs present in the shared management model advocated by the municipality of Belo Horizonte, showing their normativities and the public communication process establishing. Also grasp the communicative interactions in community mobilization village process and its links with other neighborhood claim networks to cope with an institutional design and try to influence the decision making of the governmentUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGComunicaçãoComunicação de massa e opinião públicaGestão compartilhadaComunidadeComunicação públicaDesenho institucionalCapital socialComunicação pública, desenhos institucionais e gestão compartilhada: a interlocução entre poder público e cidadãos na proposta da Prefeitura de Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALpimenta_l_comunica__o_p_blica__desenhos_institucionais_e_gest_o__compartilhada_completa.pdfapplication/pdf4145802https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2QMQY/1/pimenta_l_comunica__o_p_blica__desenhos_institucionais_e_gest_o__compartilhada_completa.pdf4662670d8e6bf5955df3bb03be2b156bMD51TEXTpimenta_l_comunica__o_p_blica__desenhos_institucionais_e_gest_o__compartilhada_completa.pdf.txtpimenta_l_comunica__o_p_blica__desenhos_institucionais_e_gest_o__compartilhada_completa.pdf.txtExtracted texttext/plain302433https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2QMQY/2/pimenta_l_comunica__o_p_blica__desenhos_institucionais_e_gest_o__compartilhada_completa.pdf.txt17512c7b3ea0f4bed3033854652e16deMD521843/BUOS-B2QMQY2019-11-14 15:38:13.057oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2QMQYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:38:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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