Comprometimento organizacional na polícia civil do estado do Acre: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Joao Evangelista Moreira Filho
Orientador(a): Reynaldo Maia Muniz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AKQMB
Resumo: O tema da presente dissertação compreende o comprometimentoorganizacional dos servidores da Polícia Civil do Estado do Acre - PCAC -, após a implantação em 2001, do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração - PCCR. A pesquisa foi realizada com 148 (cento e quarenta e oito) funcionários através da aplicação de questionários; também foram realizadas três entrevistas com alguns profissionais envolvidos diretamente na elaboração e implantação do PCCR; objetivo: conhecer as melhorias ocorridas com a implantação desse plano. As diferentes abordagens das correntes do pensamento administrativo, tendo como foco o relacionamento entre o indivíduo e a organização, são o cerne da questão do comprometimento organizacional. As diversas visões dessa relação e a análise de cada corrente de pensamento constituem a base e o suporte para o desenvolvimento dos estudos acerca desse tema. A Polícia Civil do Acre, nos últimos anos, vem procurando, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP , oferecer condições de trabalho mais adequadas a seus profissionais, aparelhando e reformando todas as suas unidades de segurança e treinando-os com a finalidade de prestar um melhor serviço a sociedade como um todo. Em decorrência disso, informatizou todas as unidades de segurança com microcomputadores de última geração e a interligação direta com o Sistema Nacional de Informação de Segurança INFOSEG, o que tem facilitado na prestação do serviço. As pesquisas no campo da administração organizacional têm-se voltado cada vez mais para a análise da problemática em torno da relação entre organização e funcionários, que diz respeito ao comprometimento organizacional. Isso se deve ao fato de que os recursos humanos exercem uma função essencial dentro das organizações, principalmente no setor da prestação de serviços. O sucesso de uma organização está diretamente relacionado com a qualidade do trabalho prestado pelos funcionários e seu comprometimento organizacional. Como as organizações encontram-se, em sua maior parte, equiparadas em termos tecnológicos, o diferencial competitivo passa a ser assumido pelos recursos humanos da instituição. Nesse sentido, torna-se importante analisar e diagnosticar o grau de comprometimento organizacional, bem como seus possíveis determinantes na referida instituição pública. O comprometimento organizacional está ligado à responsabilidade e ao interesse dos indivíduos pela função que desempenham no trabalho. O indivíduo possui um vínculo complexo e multidimensional com seu trabalho; assim, uma diversidade de fatores interagem nessa dimensão, determinando o nível de comprometimento organizacional de cada um. Para identificar esse grau de comprometimento na PCAC aplicou-se um questionário em 148 funcionários. A grande maioria desses funcionários está situada no nível profissional médio: 65,5% do sexo masculino e 23,6% do sexo feminino; os que têm nível superior, 6,1% são do sexo masculino e 2% do sexo feminino; os demais se intercalam no nível fundamental. Vale salientar que, na polícia civil, seu quadro funcional é formado na sua maioria por pessoas do sexo masculino, como pode-se observar na figura 2, na análise dos dados. A partir da análise dos dados, com base em fatores como salário, plano de carreira, condições de trabalho, e de acordo com a literatura sobre o tema em questão, observa-se que o comprometimento organizacional desses funcionários está, de modo geral, situado em níveis baixos. Para amenizar o problema é necessário a realização de mudanças no PCCR, no intento de melhorar o grau de comprometimento. A estratégia adotada, qualitativa e quantitativa, teve como população de análise os delegados, agentes e escrivães de polícia, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado do Acre.
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As diversas visões dessa relação e a análise de cada corrente de pensamento constituem a base e o suporte para o desenvolvimento dos estudos acerca desse tema. A Polícia Civil do Acre, nos últimos anos, vem procurando, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP , oferecer condições de trabalho mais adequadas a seus profissionais, aparelhando e reformando todas as suas unidades de segurança e treinando-os com a finalidade de prestar um melhor serviço a sociedade como um todo. Em decorrência disso, informatizou todas as unidades de segurança com microcomputadores de última geração e a interligação direta com o Sistema Nacional de Informação de Segurança INFOSEG, o que tem facilitado na prestação do serviço. As pesquisas no campo da administração organizacional têm-se voltado cada vez mais para a análise da problemática em torno da relação entre organização e funcionários, que diz respeito ao comprometimento organizacional. Isso se deve ao fato de que os recursos humanos exercem uma função essencial dentro das organizações, principalmente no setor da prestação de serviços. O sucesso de uma organização está diretamente relacionado com a qualidade do trabalho prestado pelos funcionários e seu comprometimento organizacional. Como as organizações encontram-se, em sua maior parte, equiparadas em termos tecnológicos, o diferencial competitivo passa a ser assumido pelos recursos humanos da instituição. Nesse sentido, torna-se importante analisar e diagnosticar o grau de comprometimento organizacional, bem como seus possíveis determinantes na referida instituição pública. O comprometimento organizacional está ligado à responsabilidade e ao interesse dos indivíduos pela função que desempenham no trabalho. O indivíduo possui um vínculo complexo e multidimensional com seu trabalho; assim, uma diversidade de fatores interagem nessa dimensão, determinando o nível de comprometimento organizacional de cada um. Para identificar esse grau de comprometimento na PCAC aplicou-se um questionário em 148 funcionários. A grande maioria desses funcionários está situada no nível profissional médio: 65,5% do sexo masculino e 23,6% do sexo feminino; os que têm nível superior, 6,1% são do sexo masculino e 2% do sexo feminino; os demais se intercalam no nível fundamental. Vale salientar que, na polícia civil, seu quadro funcional é formado na sua maioria por pessoas do sexo masculino, como pode-se observar na figura 2, na análise dos dados. A partir da análise dos dados, com base em fatores como salário, plano de carreira, condições de trabalho, e de acordo com a literatura sobre o tema em questão, observa-se que o comprometimento organizacional desses funcionários está, de modo geral, situado em níveis baixos. Para amenizar o problema é necessário a realização de mudanças no PCCR, no intento de melhorar o grau de comprometimento. A estratégia adotada, qualitativa e quantitativa, teve como população de análise os delegados, agentes e escrivães de polícia, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado do Acre.The theme of this work is the Acre Civilian Police (PCAC) civil servantsorganizational engagement, after the advent of the Career, Employment and Salary Plan (PCCR). To this research a questionary was applied to 148 (one hundred and forty-eight) civil servants and three interviews were made with professionals directly involved with the elaboration and implement of PCCR, in order to check the improvement it might have brought. Organizational Engagement is the focus of the different approaches to the Administration thoughts aiming the relationship between the individual and the organization. The different views over that relation and the analysis of each approach is the basis and support to the development of studies on this theme. Acre Civilian Police have been searching, along with National Office of Public Security (SENASP), for offering more appropriate work conditions for their workers. Thisway, Security Unities were renovated and were given new equipment andworkers were trained in order to offer the best service to society. In addition, brand new computers were bought and the Security Unities were connected to the National System of Security Information (INFOSEG). Organizational Administration researches have been analyzing the problems of the relationship between organizations and workers, relating to the engagement. The reason for that is the essential function that human resources perform in the organizations, especially in the service rendering field. Success in an organization is directlyconnected to the workers quality of work and engagement. As most of theorganizations are technologically equalized, the competitive distinction has been made by the human resources of the institution. Thus, it is important to analyze and to diagnose the level of organizational engagement, as well as its possible determinants in that public institution. That engagement is connected to the individuals responsabilities and concern toward the function they performat work. The person has a complex and a multidimensional bond with his work and a variety of factors that interact with this dimension determine the personal level of organizational engagement. In order to identify this level of engagement at the PCAC, it was applied a questionary to 148 civil servants. As it can be seen on picture 02 at the data analysis, most of the civil servants from civilian police are men. Most of the professionals that were investigated studied until high school. 65,5% are men and 23,6% are women.6,1% from men and 2% from women studied till college. From the data analysis, based on factors like salary, career plan, work conditions, and according to the literature about the theme, it was possible to conclude that the organizational engagement of thosecivil servants is by and large ranked in low levels. In order to improve the level of engagement, it is necessary to make changes in PCCR for softening that problem. Taking into account quality and quantity, the strategy chosen had as its analysis population delegates, agents and police copyists from Acre Justice and Public Security Office.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministraçãoComportamento organizacionalComprometimento organizacionalMotivaçãoCultura organizacionalClima organizacionalComprometimento organizacional na polícia civil do estado do Acre: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_jo_o_evangelista_moreira_filho.pdfapplication/pdf560494https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9AKQMB/1/disserta__o_jo_o_evangelista_moreira_filho.pdf61311b66c638519063e4502adba182c1MD511843/BUBD-9AKQMB2019-08-12 14:31:54.145oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9AKQMBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-12T17:31:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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