Análise da eficiência de áreas de carga e descarga através da aplicação de dissimilaridade e diversidade em redes multiplex
Ano de defesa: | 2019 |
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Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
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Departamento: |
ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
|
País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/33725 |
Resumo: | O transporte urbano de cargas tem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social das cidades, sendo um componente importante a ser inserido no planejamento urbano. A racionalização do transporte urbano de carga contribui para a eficiência da cadeia de suprimentos e para funcionamento da cidade. Neste contexto, as áreas de carga e descarga tem um papel fundamental na racionalização das atividades de carga em áreas urbanas. Assim esta dissertação tem por objetivo avaliar a eficiência das áreas de carga e descarga para a distribuição urbana de cargas através da modelagem de uma rede complexa multicamada e cálculo da dissimilaridade e diversidade. Para aplicação dos conceitos, foi realizado um estudo na região central de Belo Horizonte. A rede complexa multicamadas é formada por 698 áreas de carga e descarga (nós) interagindo com 1.317 estabelecimentos comerciais divididos em 10 setores do comércio (camadas). Os resultados das análises de dissimilaridade e diversidade indicaram a importância de determinados setores do comércio para a rede de distribuição analisada, além da relevância e contribuição de determinadas áreas de carga e descarga para a diversidade da rede. Os resultados permitem concluir que quanto maior a acessibilidade das áreas de carga e descarga aos estabelecimentos comerciais, menor é a sua área de cobertura. Estes resultados indicam um trade-off interessante das políticas públicas para a carga e a dinâmica da operação das empresas de transporte: alta acessibilidade favorece as empresas de transporte, reduzindo tempo de entrega e, consequentemente, custo de distribuição. Contudo, alta acessibilidade implica um elevado número de áreas de carga e descarga em via pública, reduzindo o espaço urbano a ser compartilhado com outras atividades tão importantes como a distribuição de mercadorias. |
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Leise Kelli de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5700316938245061Laura Corina CarpiBruno Vieira BertonciniGlaydston Mattos Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/9313679180807361Jorge Luiz dos Santos Junior2020-07-01T18:03:47Z2020-07-01T18:03:47Z2019-12-17http://hdl.handle.net/1843/33725O transporte urbano de cargas tem papel fundamental no desenvolvimento econômico e social das cidades, sendo um componente importante a ser inserido no planejamento urbano. A racionalização do transporte urbano de carga contribui para a eficiência da cadeia de suprimentos e para funcionamento da cidade. Neste contexto, as áreas de carga e descarga tem um papel fundamental na racionalização das atividades de carga em áreas urbanas. Assim esta dissertação tem por objetivo avaliar a eficiência das áreas de carga e descarga para a distribuição urbana de cargas através da modelagem de uma rede complexa multicamada e cálculo da dissimilaridade e diversidade. Para aplicação dos conceitos, foi realizado um estudo na região central de Belo Horizonte. A rede complexa multicamadas é formada por 698 áreas de carga e descarga (nós) interagindo com 1.317 estabelecimentos comerciais divididos em 10 setores do comércio (camadas). Os resultados das análises de dissimilaridade e diversidade indicaram a importância de determinados setores do comércio para a rede de distribuição analisada, além da relevância e contribuição de determinadas áreas de carga e descarga para a diversidade da rede. Os resultados permitem concluir que quanto maior a acessibilidade das áreas de carga e descarga aos estabelecimentos comerciais, menor é a sua área de cobertura. Estes resultados indicam um trade-off interessante das políticas públicas para a carga e a dinâmica da operação das empresas de transporte: alta acessibilidade favorece as empresas de transporte, reduzindo tempo de entrega e, consequentemente, custo de distribuição. Contudo, alta acessibilidade implica um elevado número de áreas de carga e descarga em via pública, reduzindo o espaço urbano a ser compartilhado com outras atividades tão importantes como a distribuição de mercadorias.The urban transport of goods plays a fundamental role in the economic and social development of the cities, being an important component in urban planning. The rationalization of urban transportation of goods contributes to supply chain efficiency and the functionality of the city. In this context, the loading and unloading areas play a fundamental role in the rationalization of loading activities in urban areas. This study aims to evaluate the efficiency of loading and unloading areas for urban load distribution by modelling a complex multilayer network and calculating dissimilarity and diversity. For the application of the concepts, a study was conducted for the central region of Belo Horizonte. The complex multilayer network consists of 698 loading and unloading areas (nodes), interactive with 1.317 commercial establishments divided into 10 trade sectors (layers). The results of the analysis about dissimilarity and diversity show the important role of some trade sectors for the diversity of the distribution network analysed, as well as the relevance and the contribution of some loading and unloading areas to the diversity of the network. The results allow to conclude that higher is the accessibility of loading and unloading areas to commercial establishments, the smaller is the coverage area. The results also showed an interesting tradeoff of public policies for cargo and the dynamics of the transport companies’ operation: high accessibility supports transport companies, reducing delivery time and, consequently, distribution costs. However, high accessibility involves a large number of loading and unloading areas on the public streets, reducing the urban space that should be shared with other activities as important as the distribution of goods.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e TransportesUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIATransportesCargas e descargasDistribuição de mercadoriasTransportes - PlanejamentoRedes ComplexasRedes MulticamadasDiversidadeDissimilaridadeDistribuição urbana de mercadoriasÁreas de carga e descargaAnálise da eficiência de áreas de carga e descarga através da aplicação de dissimilaridade e diversidade em redes multiplexAnalysis of the efficiency of loading and unloading areas through the application of dissimilarity and diversity in multiplex networksinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação - Redes Multicamadas na distribuição urbana de carga V25.pdfDissertação - Redes Multicamadas na distribuição urbana de carga V25.pdfapplication/pdf3686723https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33725/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Redes%20Multicamadas%20na%20distribui%c3%a7%c3%a3o%20urbana%20de%20carga%20V25.pdfc1de796c80a586e84aa0bc4471a8f2a2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33725/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/337252020-07-01 15:03:47.669oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-07-01T18:03:47Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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