(In)formação, um caminho para a participação política? um estudo de caso sobre o Programa de Educação para a Cidadania da ALMG
Ano de defesa: | 2008 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/EARM-7H3MWR |
Resumo: | Não obstante a discussão da democratização da informação produzida pela esfera pública e governamental seja uma condicionante fundamental para o exercício da cidadania, esta não pode se concretizar se não houver, antes, a democratização da informação sobre a esfera pública e governamental, seu funcionamento e seus fundamentos. Esta proposta de pesquisa pretendeu discutir os aspectos da relação entre informação, práticas pedagógicas e cidadania. Seu núcleo argumentativo sustentou-se no pressuposto de que a falta de um conhecimento pleno acerca do funcionamento do Estado e de suas funções, por parte da sociedade, pode redundar numa fraca e falha participação política. Ante tal problemática, duas questões se colocaram: 1) a de saber qual é a relação entre o acesso às informações disponibilizadas e veiculadas por programas de educação para a cidadania desenvolvidos por órgão públicos e o exercício da dimensão política de cidadania por parte dos cidadãos por eles contemplados; e 2) a de verificar de que modo tais programas podem se constituir como fontes de informação para o exercício da dimensão política de cidadania. Para responder a essas duas perguntas, estudamos um programa de educação para a cidadania desenvolvido por um órgão público o programa Educação para a Cidadania da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). O enfoque escolhido para a análise da relação entre o acesso à informação e o exercício da dimensão política da cidadania transitou em três grandes áreas do conhecimento: a Ciência da Informação, a Ciência Política e a Educação. Dentre as conclusões a que chegamos estão a de que a apropriação da informação não se dá de forma uniforme e a de que os programas de educação para a cidadania podem se constituir como fontes de informação, mas sempre sofrerão a influência da diferença de posições, motivações e intenções dos atores envolvidos. |
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Maria Guiomar da Cunha FrotaLeoncio Jose Gomes SoaresAlcenir Soares dos ReisDenise Catarina Silva Mangue2019-08-13T14:17:05Z2019-08-13T14:17:05Z2008-04-14http://hdl.handle.net/1843/EARM-7H3MWRNão obstante a discussão da democratização da informação produzida pela esfera pública e governamental seja uma condicionante fundamental para o exercício da cidadania, esta não pode se concretizar se não houver, antes, a democratização da informação sobre a esfera pública e governamental, seu funcionamento e seus fundamentos. Esta proposta de pesquisa pretendeu discutir os aspectos da relação entre informação, práticas pedagógicas e cidadania. Seu núcleo argumentativo sustentou-se no pressuposto de que a falta de um conhecimento pleno acerca do funcionamento do Estado e de suas funções, por parte da sociedade, pode redundar numa fraca e falha participação política. Ante tal problemática, duas questões se colocaram: 1) a de saber qual é a relação entre o acesso às informações disponibilizadas e veiculadas por programas de educação para a cidadania desenvolvidos por órgão públicos e o exercício da dimensão política de cidadania por parte dos cidadãos por eles contemplados; e 2) a de verificar de que modo tais programas podem se constituir como fontes de informação para o exercício da dimensão política de cidadania. Para responder a essas duas perguntas, estudamos um programa de educação para a cidadania desenvolvido por um órgão público o programa Educação para a Cidadania da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). O enfoque escolhido para a análise da relação entre o acesso à informação e o exercício da dimensão política da cidadania transitou em três grandes áreas do conhecimento: a Ciência da Informação, a Ciência Política e a Educação. Dentre as conclusões a que chegamos estão a de que a apropriação da informação não se dá de forma uniforme e a de que os programas de educação para a cidadania podem se constituir como fontes de informação, mas sempre sofrerão a influência da diferença de posições, motivações e intenções dos atores envolvidos.In spite of the discussion about the democratization of information produced by the public and governmental sphere being a fundamental determiner for the exercise of citizenship, it cannot be materialized if, beforehand, there is not the democratization of the information of the very public and governmental sphere, its operations and foundations. This research proposal has tried to discuss the aspects of the relationship among information, pedagogical practises and citizenship. Its argumentative core was based on the premise that the lack of knowledge about the functioning of the State and its roles, concerning society, could result in a weak and defective political participation. Before such problem, two questions could be posed: 1) to inquire which is the relationship between the access to the information made available and propagated through education programmes that are developed by public agencies and the exercise of the political dimension of citizenship of the citizens that are contemplated with these programmes; and 2) to verify in which way such programmes can be regarded as information sources for the exercise of the political sense of citizenship. In order to answer these two questions, we studied a citizenship education programme developed by a public agency - "Education for Citizenship" by the Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) (Minas Gerais State Legislative Assembly). The focus, which was chosen for the analysis of the relationship between the access to information and the exercise of the political dimension of citizenship, comprehended three large fields of study: Information Science, Political Science and Education. Out of the conclusions, at which we have arrived, two are: that the appropriation of information does not occur in a uniform manner and that the citizenship education programmes can be regarded as sources of information, but they will always be influenced by the difference in positions, motivations, and intentions of the different parts involved.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPolíticas públicasEducaçãoCiência da informaçãoCidadaniaPolíticas públicasEducaçãoParlamento JovemAssembléia Legislativa do Estado de Minas GeraisCiência da informaçãoCidadania(In)formação, um caminho para a participação política? um estudo de caso sobre o Programa de Educação para a Cidadania da ALMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmestrado___denise_catarina_silva_mangue.pdfapplication/pdf3998863https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EARM-7H3MWR/1/mestrado___denise_catarina_silva_mangue.pdfa2f7c93af1242254ad24bd5f385587f6MD51TEXTmestrado___denise_catarina_silva_mangue.pdf.txtmestrado___denise_catarina_silva_mangue.pdf.txtExtracted texttext/plain517976https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/EARM-7H3MWR/2/mestrado___denise_catarina_silva_mangue.pdf.txt74958230c17e57f9503212cac41089f3MD521843/EARM-7H3MWR2019-11-14 03:48:28.153oai:repositorio.ufmg.br:1843/EARM-7H3MWRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:48:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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