A mulher e o cinema: representação feminina no mercado cinematográfico brasileiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Thaís Botrel Reis
Orientador(a): Leonardo Alvares Vidigal
Banca de defesa: Mariana Mól Gonçalves
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-APEMR6
Resumo: O presente trabalho visa a um estudo sobre a representação feminina em filmes brasileiros feitos neste século, partindo de uma problematização do modo como essa representação ocorre no cinema dominante. A mulher aparece tradicionalmente nos filmes como personagem submissa e/ou objetificada. Isso tem mudado, ainda que lentamente, sobretudo com a influência do movimento feminista, que levantou e levanta questões acerca da visão falocêntrica socialmente constituída e aceita; as relações de poder imbuídas de misoginia e machismo; as definições patriarcais de que o espaço público convém mais ao homem e o privado, à mulher; e mostrou a importância de temas como a prostituição, o casamento, a maternidade, a divisão de papéis sexuais, os direitos das mulheres, entre muitos outros. Essas questões refletiram no cinema, tanto com relação ao aumento da participação feminina no mercado de trabalho quanto na temática dos filmes. Ademais, a representação da mulher também tem se mostrado uma questão fundamental nas discussões fílmicas. Autoras como Laura Mulvey, E. Ann Kaplan e Teresa de Lauretis relacionam essa questão a uma possível diferenciação entre olhares socialmente construídos e transmitidos através das escolhas estéticas da diretora ou do diretor. Tendo isso em mente e reconhecendo a importância das investidas feministas em direção à desconstrução do olhar tradicionalmente objetificador perpetuado no cinema mainstream, este trabalho propõe investigar filmes do atual cinema brasileiro, especialmente os dirigidos por mulheres, fomentando a problematização da representação feminina no cinema a partir de ideias introduzidas pelas autoras mencionadas.
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