O violão na canção de câmara brasileira: um estudo de seus aspectos musicais e simbólicos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Claudia Araujo Garcia
Orientador(a): Flavio Terrigno Barbeitas
Banca de defesa: Guilherme Caldeira Loss Vincens, Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra, Monica Pedrosa de Padua
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9G3FUQ
Resumo: Este trabalho consiste na análise de aspectos musicais e simbólicos que envolvem o violão e seu uso na canção de câmara brasileira. Reconhecendo a intrínseca relação do instrumento com a música popular, em especial como acompanhador da voz em duas importantes expressões da nossa cultura a modinha e a seresta , dedicamo-nos a estudar como (e se) este violão, seus contextos, aspectos musicais e simbolismos se refletiram na canção erudita. Para isso, recorremos à musicologia histórica e à análise de repertório, buscando abordar não só os parâmetros musicais como também os processos de ressignificação que levaram o violão, entre hibridismos e trocas culturais, do perseguido instrumento, associado à boemia, a símbolo de identidade nacional. Inicialmente, investigamos como o violão participou da configuração de dois importantes gêneros brasileiros: a modinha e o lundu. Em seguida, verificamos de que modo o violão se fez presente em algumas obras nacionalistas para canto e piano, através da tradução de sua sonoridade e imagem seresteira, uma vez que o instrumento por sua má fama não tinha ainda seu espaço reconhecido na esfera erudita brasileira, até o início do século XX. Finalmente, além de abordarmos sua trajetória como solista e as implicações dessa mudança na função como o desenvolvimento de novos recursos, espaços, intérpretes e repertórios , também contrapusemos e analisamos peças escritas originalmente para canto e violão. Ao entrelaçarmos história e canção, foi possível compreender, a partir de algumas obras de Heitor Villa-Lobos, César Guerra-Peixe, Francisco Mignone e Osvaldo Lacerda, um pouco mais sobre como o violão se estruturou entre diálogos, conflitos e simbologias no acompanhamento da canção de câmara brasileira.
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