Experiências narrativas: fanfics a partir do suspense de um conto

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Kátia Cristina de Oliveira Tôrres
Orientador(a): Leiva de Figueiredo Viana Leal
Banca de defesa: Adriane Teresinha Sartori, Hercules Toledo Correa
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJCHJZ
Resumo: Observa-se nas aulas de Língua Portuguesa certa resistência, por parte de muitos alunos, nas atividades de produção textual, uma vez que as aulas não priorizam aprendizagem da produção escrita. Partindo dessa situação, a pesquisa Experiências narrativas: Fanfics a partir do suspense de um conto tem como objetivo principal desenvolver um Projeto de Intervenção Pedagógica, nos moldes de uma sequência didática, para produção de Fanfic a partir do suspense de um conto, a fim de aumentar a cultura letrada de alunos do 8º ano do ensino fundamental, em uma escola da Rede Estadual de Ensino, no interior de Minas Gerais, e, assim, contribuir para que estes possam produzir textos discursivamente melhor elaborados, além de proporcionar ao aluno a inclusão digital utilizando os recursos multimodais da escrita colaborativa em um ambiente wiki e o ciberespaço Fanfic. Como foi elencado a pesquisa-ação para nortear este trabalho, as atividades foram elaboradas a partir das necessidades apontadas nos textos diagnósticos, que no nosso caso, foi a primeira produção da sequência de atividades e nas outras versões dos textos produzidos. Todas as atividades foram avaliadas de forma qualitativa a fim de levar todos os agentes da pesquisa a uma reflexão sobre o processo de aprendizagem. Neste trabalho, os alunos tiveram a oportunidade de ler diversos contos, partindo do conto O dedo, de Lygia Fagundes Telles, com a finalidade de contribuir para a sua formação literária, e, também, para que pudessem produzir textos bem elaborados e adequados às condições de produção e ao letramento literário. Com isso, este trabalho desenvolveu uma reflexão crítica em relação à produção de textos narrativos e de Fanfics, e, também, buscou a formação cidadãos com práticas letradas mais amplas. Este projeto tem como fundamentação as contribuições de autores como: Cosson (2014); Rojo (2012 e 2013); Kleiman (2012); Bakthin (2000); Dolz e Schneuwly (2004); Gancho (2000); Antunes (2010); Cavalcante (2011); Zappone (2008). Finalmente, observou-se que o projeto realizado proporcionou ao aluno desenvolver algumas capacidades para melhor produzir textos coerentes e autorais, além de possibilitar a inserção no mundo digital, a partir da escrita de um gênero textual contemporâneo.
id UFMG_2811c989466bbd4b59130885d90f36aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AJCHJZ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Leiva de Figueiredo Viana LealAdriane Teresinha SartoriHercules Toledo CorreaKátia Cristina de Oliveira Tôrres2019-08-11T22:10:39Z2019-08-11T22:10:39Z2016-11-25http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJCHJZObserva-se nas aulas de Língua Portuguesa certa resistência, por parte de muitos alunos, nas atividades de produção textual, uma vez que as aulas não priorizam aprendizagem da produção escrita. Partindo dessa situação, a pesquisa Experiências narrativas: Fanfics a partir do suspense de um conto tem como objetivo principal desenvolver um Projeto de Intervenção Pedagógica, nos moldes de uma sequência didática, para produção de Fanfic a partir do suspense de um conto, a fim de aumentar a cultura letrada de alunos do 8º ano do ensino fundamental, em uma escola da Rede Estadual de Ensino, no interior de Minas Gerais, e, assim, contribuir para que estes possam produzir textos discursivamente melhor elaborados, além de proporcionar ao aluno a inclusão digital utilizando os recursos multimodais da escrita colaborativa em um ambiente wiki e o ciberespaço Fanfic. Como foi elencado a pesquisa-ação para nortear este trabalho, as atividades foram elaboradas a partir das necessidades apontadas nos textos diagnósticos, que no nosso caso, foi a primeira produção da sequência de atividades e nas outras versões dos textos produzidos. Todas as atividades foram avaliadas de forma qualitativa a fim de levar todos os agentes da pesquisa a uma reflexão sobre o processo de aprendizagem. Neste trabalho, os alunos tiveram a oportunidade de ler diversos contos, partindo do conto O dedo, de Lygia Fagundes Telles, com a finalidade de contribuir para a sua formação literária, e, também, para que pudessem produzir textos bem elaborados e adequados às condições de produção e ao letramento literário. Com isso, este trabalho desenvolveu uma reflexão crítica em relação à produção de textos narrativos e de Fanfics, e, também, buscou a formação cidadãos com práticas letradas mais amplas. Este projeto tem como fundamentação as contribuições de autores como: Cosson (2014); Rojo (2012 e 2013); Kleiman (2012); Bakthin (2000); Dolz e Schneuwly (2004); Gancho (2000); Antunes (2010); Cavalcante (2011); Zappone (2008). Finalmente, observou-se que o projeto realizado proporcionou ao aluno desenvolver algumas capacidades para melhor produzir textos coerentes e autorais, além de possibilitar a inserção no mundo digital, a partir da escrita de um gênero textual contemporâneo.It is observed in Portuguese classes some resistance by many students in textual production activities, considering that classes do not prioritize writing production learning. From this situation, the main objective of the search "Experience narratives: Fanfics from the suspense of a tale" is to develop a Pedagogical Intervention Project, in the roles of a didactic sequence for the production of Fanfic from the suspense of a tale, in order to increase the literate culture of the students of the 9th grade of a elementary school in Minas Gerais and also to contribute to the students produce discursively elaborated texts, besides to provide the student digital inclusion using the multimodal features of collaborative writing in a wiki environment and cyberspace Fanfic. As it was described in this paper, the activities were developed from the needs identified in the diagnostic tests that were the first production of the sequence of activities and in other versions of the produced texts. All the activities were evaluated qualitatively in order to promote, in the search agents, a reflection on the learning process. In this work, the students had the opportunity to read various short stories, based on the short story "the finger" by Lygia Fagundes Telles, with the purpose of contributing to his literary training, and, also, they could produce texts well prepared and suited to the conditions of literary production and literacy. This paper has developed a critical reflection in relation to the production of narrative texts and Fanfics, and also aimed the formation of citizens through literate practices. This project has the contributions from authors such as: Cosson (2014); Rojo (2012 and 2013); Kleiman (2012); Bakthin (2000); Dolz and Schneuwly (2004); Hook (2000); Antunes (2010); Cavalcante (2011); Zappone (2008). Finally, it was observed that the project provided the students to develop some abilities produce better texts and, besides to promote the insertion in the digital world, from the writing of a text.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscrita Meios auxiliaresGêneros textuaisCompreensão na leituraCriatividade na escritaProfessores FormaçãoProdução de textosLetramento literário Conto de suspense Escrita FanficExperiências narrativas: fanfics a partir do suspense de um contoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_k_tia_vers_o_final_jan_2017ok.pdfapplication/pdf3802469https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AJCHJZ/1/disserta__o_k_tia_vers_o_final_jan_2017ok.pdfca41a0640bcb6b648340e4d85e1e3351MD51TEXTdisserta__o_k_tia_vers_o_final_jan_2017ok.pdf.txtdisserta__o_k_tia_vers_o_final_jan_2017ok.pdf.txtExtracted texttext/plain347747https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AJCHJZ/2/disserta__o_k_tia_vers_o_final_jan_2017ok.pdf.txt2358b53bef2167638bc4294a0e315d69MD521843/LETR-AJCHJZ2019-11-14 09:50:31.652oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AJCHJZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:50:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Experiências narrativas: fanfics a partir do suspense de um conto
title Experiências narrativas: fanfics a partir do suspense de um conto
spellingShingle Experiências narrativas: fanfics a partir do suspense de um conto
Kátia Cristina de Oliveira Tôrres
Letramento literário Conto de suspense Escrita Fanfic
Escrita Meios auxiliares
Gêneros textuais
Compreensão na leitura
Criatividade na escrita
Professores Formação
Produção de textos
title_short Experiências narrativas: fanfics a partir do suspense de um conto
title_full Experiências narrativas: fanfics a partir do suspense de um conto
title_fullStr Experiências narrativas: fanfics a partir do suspense de um conto
title_full_unstemmed Experiências narrativas: fanfics a partir do suspense de um conto
title_sort Experiências narrativas: fanfics a partir do suspense de um conto
author Kátia Cristina de Oliveira Tôrres
author_facet Kátia Cristina de Oliveira Tôrres
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leiva de Figueiredo Viana Leal
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Adriane Teresinha Sartori
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Hercules Toledo Correa
dc.contributor.author.fl_str_mv Kátia Cristina de Oliveira Tôrres
contributor_str_mv Leiva de Figueiredo Viana Leal
Adriane Teresinha Sartori
Hercules Toledo Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento literário Conto de suspense Escrita Fanfic
topic Letramento literário Conto de suspense Escrita Fanfic
Escrita Meios auxiliares
Gêneros textuais
Compreensão na leitura
Criatividade na escrita
Professores Formação
Produção de textos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escrita Meios auxiliares
Gêneros textuais
Compreensão na leitura
Criatividade na escrita
Professores Formação
Produção de textos
description Observa-se nas aulas de Língua Portuguesa certa resistência, por parte de muitos alunos, nas atividades de produção textual, uma vez que as aulas não priorizam aprendizagem da produção escrita. Partindo dessa situação, a pesquisa Experiências narrativas: Fanfics a partir do suspense de um conto tem como objetivo principal desenvolver um Projeto de Intervenção Pedagógica, nos moldes de uma sequência didática, para produção de Fanfic a partir do suspense de um conto, a fim de aumentar a cultura letrada de alunos do 8º ano do ensino fundamental, em uma escola da Rede Estadual de Ensino, no interior de Minas Gerais, e, assim, contribuir para que estes possam produzir textos discursivamente melhor elaborados, além de proporcionar ao aluno a inclusão digital utilizando os recursos multimodais da escrita colaborativa em um ambiente wiki e o ciberespaço Fanfic. Como foi elencado a pesquisa-ação para nortear este trabalho, as atividades foram elaboradas a partir das necessidades apontadas nos textos diagnósticos, que no nosso caso, foi a primeira produção da sequência de atividades e nas outras versões dos textos produzidos. Todas as atividades foram avaliadas de forma qualitativa a fim de levar todos os agentes da pesquisa a uma reflexão sobre o processo de aprendizagem. Neste trabalho, os alunos tiveram a oportunidade de ler diversos contos, partindo do conto O dedo, de Lygia Fagundes Telles, com a finalidade de contribuir para a sua formação literária, e, também, para que pudessem produzir textos bem elaborados e adequados às condições de produção e ao letramento literário. Com isso, este trabalho desenvolveu uma reflexão crítica em relação à produção de textos narrativos e de Fanfics, e, também, buscou a formação cidadãos com práticas letradas mais amplas. Este projeto tem como fundamentação as contribuições de autores como: Cosson (2014); Rojo (2012 e 2013); Kleiman (2012); Bakthin (2000); Dolz e Schneuwly (2004); Gancho (2000); Antunes (2010); Cavalcante (2011); Zappone (2008). Finalmente, observou-se que o projeto realizado proporcionou ao aluno desenvolver algumas capacidades para melhor produzir textos coerentes e autorais, além de possibilitar a inserção no mundo digital, a partir da escrita de um gênero textual contemporâneo.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T22:10:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T22:10:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJCHJZ
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJCHJZ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AJCHJZ/1/disserta__o_k_tia_vers_o_final_jan_2017ok.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AJCHJZ/2/disserta__o_k_tia_vers_o_final_jan_2017ok.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ca41a0640bcb6b648340e4d85e1e3351
2358b53bef2167638bc4294a0e315d69
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973292489900032