Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro
Ano de defesa: | 2020 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes
|
Departamento: |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/47021 |
Resumo: | O objetivo da dissertação é entender como as empregadas domésticas foram figuradas nas comédias do cinema brasileiro, especificamente a partir das chanchadas e das neochanchadas. Para tanto, o trabalho é dividido em três momentos distintos e complementares. No primeiro capítulo, uma revisão bibliográfica sobre a origem e a consolidação do trabalho doméstico no Brasil, passando por aspectos ligados ao gênero, raça e classe. A partir desse entrelaçamento, situamos a figura da empregada no imaginário social. No segundo capítulo, uma revisão bibliográfica sobre o gênero das chanchadas, uma vertente de comédia brasileira e suas atualizações posteriores, em ciclos como a pornochanchada e as neochanchadas. Por fim, no último capítulo, escolhemos dois filmes como corpus principal da pesquisa, Cala a boca, Etelvina (Brasil, 1959), de Eurides Ramos e O Casamento de Louise (Brasil, 2001), de Betse Paula e partimos de algumas categorias analíticas para perceber de que maneira a empregada doméstica é figurada, percebendo padrões recorrentes e a influência de tais construções dentro de outras produções audiovisuais brasileiras. |
id |
UFMG_290858cf47445cf10ad278413e3a4459 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/47021 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rafael Conde de Resendehttp://lattes.cnpq.br/1600990603899570Jenny González MuñozAna Lúcia Menezes de AndradeLeonardo Álvares Vidigalhttp://lattes.cnpq.br/6081649412698107Daniel Augusto de Matos Assunção2022-11-08T14:52:00Z2022-11-08T14:52:00Z2020-03-23http://hdl.handle.net/1843/47021O objetivo da dissertação é entender como as empregadas domésticas foram figuradas nas comédias do cinema brasileiro, especificamente a partir das chanchadas e das neochanchadas. Para tanto, o trabalho é dividido em três momentos distintos e complementares. No primeiro capítulo, uma revisão bibliográfica sobre a origem e a consolidação do trabalho doméstico no Brasil, passando por aspectos ligados ao gênero, raça e classe. A partir desse entrelaçamento, situamos a figura da empregada no imaginário social. No segundo capítulo, uma revisão bibliográfica sobre o gênero das chanchadas, uma vertente de comédia brasileira e suas atualizações posteriores, em ciclos como a pornochanchada e as neochanchadas. Por fim, no último capítulo, escolhemos dois filmes como corpus principal da pesquisa, Cala a boca, Etelvina (Brasil, 1959), de Eurides Ramos e O Casamento de Louise (Brasil, 2001), de Betse Paula e partimos de algumas categorias analíticas para perceber de que maneira a empregada doméstica é figurada, percebendo padrões recorrentes e a influência de tais construções dentro de outras produções audiovisuais brasileiras.This thesis aims to understand how the domestic workers were framed in the brazilian comedies, specially in the chanchadas and neochanchadas. To achieve this goal, this thesis is divided in three different and complementary chapters. In the first chapter we have done a bibliographic revision about the domestic work’s origins and consolidation, understanding the gender, race and social aspects of it. In the second chapter another bibliographic revision was done, about the chanchadas, a specific brazilian genre and its impact in brazilian industry and production cycles. For the third and final chapter two movies were chosen as the thesis’ main subject, Cala a boca, Etelvina (Brasil, 1959), de Eurides Ramos e O Casamento de Louise (Brasil, 2001), de Betse Paula. They were deeply analysed through categories created for this research, aiming to understand how the domestic workers were framed and portrayed, with specific patterns and how these imagens influenced other productions.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESComédias cinematográficas - BrasilEmpregados domésticosMulheres no cinemaClasses sociais no cinemaCinema brasileiroCinema brasileiroCinema brasileiro contemporâneoChanchadasNeochanchadasEmpregadas domésticasTrabalho doméstico remuneradoElas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação Daniel Augusto de Matos Assunção (VERSÃO FINAL E CORRIGIDA) (3).pdfDissertação Daniel Augusto de Matos Assunção (VERSÃO FINAL E CORRIGIDA) (3).pdfapplication/pdf19836410https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47021/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniel%20Augusto%20de%20Matos%20Assun%c3%a7%c3%a3o%20%20%28VERS%c3%83O%20FINAL%20E%20CORRIGIDA%29%20%283%29.pdfaafee5106a08d221fa17e872a4618bceMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47021/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/470212022-11-08 11:52:01.151oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-11-08T14:52:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro |
title |
Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro |
spellingShingle |
Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro Daniel Augusto de Matos Assunção Cinema brasileiro Cinema brasileiro contemporâneo Chanchadas Neochanchadas Empregadas domésticas Trabalho doméstico remunerado Comédias cinematográficas - Brasil Empregados domésticos Mulheres no cinema Classes sociais no cinema Cinema brasileiro |
title_short |
Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro |
title_full |
Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro |
title_fullStr |
Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro |
title_full_unstemmed |
Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro |
title_sort |
Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro |
author |
Daniel Augusto de Matos Assunção |
author_facet |
Daniel Augusto de Matos Assunção |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rafael Conde de Resende |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1600990603899570 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jenny González Muñoz |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ana Lúcia Menezes de Andrade |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Leonardo Álvares Vidigal |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6081649412698107 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniel Augusto de Matos Assunção |
contributor_str_mv |
Rafael Conde de Resende Jenny González Muñoz Ana Lúcia Menezes de Andrade Leonardo Álvares Vidigal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema brasileiro Cinema brasileiro contemporâneo Chanchadas Neochanchadas Empregadas domésticas Trabalho doméstico remunerado |
topic |
Cinema brasileiro Cinema brasileiro contemporâneo Chanchadas Neochanchadas Empregadas domésticas Trabalho doméstico remunerado Comédias cinematográficas - Brasil Empregados domésticos Mulheres no cinema Classes sociais no cinema Cinema brasileiro |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Comédias cinematográficas - Brasil Empregados domésticos Mulheres no cinema Classes sociais no cinema Cinema brasileiro |
description |
O objetivo da dissertação é entender como as empregadas domésticas foram figuradas nas comédias do cinema brasileiro, especificamente a partir das chanchadas e das neochanchadas. Para tanto, o trabalho é dividido em três momentos distintos e complementares. No primeiro capítulo, uma revisão bibliográfica sobre a origem e a consolidação do trabalho doméstico no Brasil, passando por aspectos ligados ao gênero, raça e classe. A partir desse entrelaçamento, situamos a figura da empregada no imaginário social. No segundo capítulo, uma revisão bibliográfica sobre o gênero das chanchadas, uma vertente de comédia brasileira e suas atualizações posteriores, em ciclos como a pornochanchada e as neochanchadas. Por fim, no último capítulo, escolhemos dois filmes como corpus principal da pesquisa, Cala a boca, Etelvina (Brasil, 1959), de Eurides Ramos e O Casamento de Louise (Brasil, 2001), de Betse Paula e partimos de algumas categorias analíticas para perceber de que maneira a empregada doméstica é figurada, percebendo padrões recorrentes e a influência de tais construções dentro de outras produções audiovisuais brasileiras. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-08T14:52:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-11-08T14:52:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/47021 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/47021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47021/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniel%20Augusto%20de%20Matos%20Assun%c3%a7%c3%a3o%20%20%28VERS%c3%83O%20FINAL%20E%20CORRIGIDA%29%20%283%29.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47021/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aafee5106a08d221fa17e872a4618bce cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793891099219066880 |