Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Daniel Augusto de Matos Assunção lattes
Orientador(a): Rafael Conde de Resende lattes
Banca de defesa: Jenny González Muñoz, Ana Lúcia Menezes de Andrade, Leonardo Álvares Vidigal
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/47021
Resumo: O objetivo da dissertação é entender como as empregadas domésticas foram figuradas nas comédias do cinema brasileiro, especificamente a partir das chanchadas e das neochanchadas. Para tanto, o trabalho é dividido em três momentos distintos e complementares. No primeiro capítulo, uma revisão bibliográfica sobre a origem e a consolidação do trabalho doméstico no Brasil, passando por aspectos ligados ao gênero, raça e classe. A partir desse entrelaçamento, situamos a figura da empregada no imaginário social. No segundo capítulo, uma revisão bibliográfica sobre o gênero das chanchadas, uma vertente de comédia brasileira e suas atualizações posteriores, em ciclos como a pornochanchada e as neochanchadas. Por fim, no último capítulo, escolhemos dois filmes como corpus principal da pesquisa, Cala a boca, Etelvina (Brasil, 1959), de Eurides Ramos e O Casamento de Louise (Brasil, 2001), de Betse Paula e partimos de algumas categorias analíticas para perceber de que maneira a empregada doméstica é figurada, percebendo padrões recorrentes e a influência de tais construções dentro de outras produções audiovisuais brasileiras.
id UFMG_290858cf47445cf10ad278413e3a4459
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/47021
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rafael Conde de Resendehttp://lattes.cnpq.br/1600990603899570Jenny González MuñozAna Lúcia Menezes de AndradeLeonardo Álvares Vidigalhttp://lattes.cnpq.br/6081649412698107Daniel Augusto de Matos Assunção2022-11-08T14:52:00Z2022-11-08T14:52:00Z2020-03-23http://hdl.handle.net/1843/47021O objetivo da dissertação é entender como as empregadas domésticas foram figuradas nas comédias do cinema brasileiro, especificamente a partir das chanchadas e das neochanchadas. Para tanto, o trabalho é dividido em três momentos distintos e complementares. No primeiro capítulo, uma revisão bibliográfica sobre a origem e a consolidação do trabalho doméstico no Brasil, passando por aspectos ligados ao gênero, raça e classe. A partir desse entrelaçamento, situamos a figura da empregada no imaginário social. No segundo capítulo, uma revisão bibliográfica sobre o gênero das chanchadas, uma vertente de comédia brasileira e suas atualizações posteriores, em ciclos como a pornochanchada e as neochanchadas. Por fim, no último capítulo, escolhemos dois filmes como corpus principal da pesquisa, Cala a boca, Etelvina (Brasil, 1959), de Eurides Ramos e O Casamento de Louise (Brasil, 2001), de Betse Paula e partimos de algumas categorias analíticas para perceber de que maneira a empregada doméstica é figurada, percebendo padrões recorrentes e a influência de tais construções dentro de outras produções audiovisuais brasileiras.This thesis aims to understand how the domestic workers were framed in the brazilian comedies, specially in the chanchadas and neochanchadas. To achieve this goal, this thesis is divided in three different and complementary chapters. In the first chapter we have done a bibliographic revision about the domestic work’s origins and consolidation, understanding the gender, race and social aspects of it. In the second chapter another bibliographic revision was done, about the chanchadas, a specific brazilian genre and its impact in brazilian industry and production cycles. For the third and final chapter two movies were chosen as the thesis’ main subject, Cala a boca, Etelvina (Brasil, 1959), de Eurides Ramos e O Casamento de Louise (Brasil, 2001), de Betse Paula. They were deeply analysed through categories created for this research, aiming to understand how the domestic workers were framed and portrayed, with specific patterns and how these imagens influenced other productions.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESComédias cinematográficas - BrasilEmpregados domésticosMulheres no cinemaClasses sociais no cinemaCinema brasileiroCinema brasileiroCinema brasileiro contemporâneoChanchadasNeochanchadasEmpregadas domésticasTrabalho doméstico remuneradoElas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação Daniel Augusto de Matos Assunção (VERSÃO FINAL E CORRIGIDA) (3).pdfDissertação Daniel Augusto de Matos Assunção (VERSÃO FINAL E CORRIGIDA) (3).pdfapplication/pdf19836410https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47021/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniel%20Augusto%20de%20Matos%20Assun%c3%a7%c3%a3o%20%20%28VERS%c3%83O%20FINAL%20E%20CORRIGIDA%29%20%283%29.pdfaafee5106a08d221fa17e872a4618bceMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47021/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/470212022-11-08 11:52:01.151oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-11-08T14:52:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro
title Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro
spellingShingle Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro
Daniel Augusto de Matos Assunção
Cinema brasileiro
Cinema brasileiro contemporâneo
Chanchadas
Neochanchadas
Empregadas domésticas
Trabalho doméstico remunerado
Comédias cinematográficas - Brasil
Empregados domésticos
Mulheres no cinema
Classes sociais no cinema
Cinema brasileiro
title_short Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro
title_full Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro
title_fullStr Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro
title_full_unstemmed Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro
title_sort Elas são todas iguais: a figuração da empregada doméstica no cinema brasileiro
author Daniel Augusto de Matos Assunção
author_facet Daniel Augusto de Matos Assunção
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rafael Conde de Resende
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1600990603899570
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jenny González Muñoz
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Lúcia Menezes de Andrade
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Leonardo Álvares Vidigal
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6081649412698107
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel Augusto de Matos Assunção
contributor_str_mv Rafael Conde de Resende
Jenny González Muñoz
Ana Lúcia Menezes de Andrade
Leonardo Álvares Vidigal
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema brasileiro
Cinema brasileiro contemporâneo
Chanchadas
Neochanchadas
Empregadas domésticas
Trabalho doméstico remunerado
topic Cinema brasileiro
Cinema brasileiro contemporâneo
Chanchadas
Neochanchadas
Empregadas domésticas
Trabalho doméstico remunerado
Comédias cinematográficas - Brasil
Empregados domésticos
Mulheres no cinema
Classes sociais no cinema
Cinema brasileiro
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Comédias cinematográficas - Brasil
Empregados domésticos
Mulheres no cinema
Classes sociais no cinema
Cinema brasileiro
description O objetivo da dissertação é entender como as empregadas domésticas foram figuradas nas comédias do cinema brasileiro, especificamente a partir das chanchadas e das neochanchadas. Para tanto, o trabalho é dividido em três momentos distintos e complementares. No primeiro capítulo, uma revisão bibliográfica sobre a origem e a consolidação do trabalho doméstico no Brasil, passando por aspectos ligados ao gênero, raça e classe. A partir desse entrelaçamento, situamos a figura da empregada no imaginário social. No segundo capítulo, uma revisão bibliográfica sobre o gênero das chanchadas, uma vertente de comédia brasileira e suas atualizações posteriores, em ciclos como a pornochanchada e as neochanchadas. Por fim, no último capítulo, escolhemos dois filmes como corpus principal da pesquisa, Cala a boca, Etelvina (Brasil, 1959), de Eurides Ramos e O Casamento de Louise (Brasil, 2001), de Betse Paula e partimos de algumas categorias analíticas para perceber de que maneira a empregada doméstica é figurada, percebendo padrões recorrentes e a influência de tais construções dentro de outras produções audiovisuais brasileiras.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-08T14:52:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-08T14:52:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/47021
url http://hdl.handle.net/1843/47021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47021/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Daniel%20Augusto%20de%20Matos%20Assun%c3%a7%c3%a3o%20%20%28VERS%c3%83O%20FINAL%20E%20CORRIGIDA%29%20%283%29.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47021/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv aafee5106a08d221fa17e872a4618bce
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891099219066880