Diferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/AMSA-9CGNW9 |
Resumo: | O letramento financeiro é um fator fundamental para a tomada de decisões financeiras. Em especial, os jovens parecem ingressar no mercado de trabalho com o desafio de assumirem responsabilidades financeiras cada vez mais importantes, inclusive a formação de poupança para a aposentadoria. Por outro lado, percebemos que o letramento financeiro de homens e mulheres parece diferir na literatura. Embora geralmente apresentem um letramento financeiro mais baixo vis-à-vis os homens, as mulheres possuem características que exigem um letramento financeiro mais adequado. Em média, elas ganham menos e possuem um perfil de investimento mais conservador, bem como vivem mais e se aposentam mais cedo. Neste estudo, avaliamos o letramento financeiro de candidatos (majoritariamente jovens) ao Exame Nacional do Ensino Médio 2005 com foco nos diferencias de gênero. Procuramos avaliar o desempenho de homens e mulheres em duas questões financeiras do exame, controlando por fatores demográficos e socioeconômicos. Os resultados apontam um letramento financeiro baixo para ambos os sexos no que se refere ao acerto das duas questões e melhor desempenho dos homens em ambas as questões. Mesmo na presença das variáveis de controle, o diferencial por gênero ainda continuou estatisticamente significativo, embora tenha diminuído. |
id |
UFMG_2d3e907387b95d7ab692db60671109fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMSA-9CGNW9 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Cassio Maldonado TurraEduardo Luiz Goncalves Rios NetoJose Irineu Rangel RigottiCharles Henrique Correa2019-08-13T08:53:06Z2019-08-13T08:53:06Z2012-08-24http://hdl.handle.net/1843/AMSA-9CGNW9O letramento financeiro é um fator fundamental para a tomada de decisões financeiras. Em especial, os jovens parecem ingressar no mercado de trabalho com o desafio de assumirem responsabilidades financeiras cada vez mais importantes, inclusive a formação de poupança para a aposentadoria. Por outro lado, percebemos que o letramento financeiro de homens e mulheres parece diferir na literatura. Embora geralmente apresentem um letramento financeiro mais baixo vis-à-vis os homens, as mulheres possuem características que exigem um letramento financeiro mais adequado. Em média, elas ganham menos e possuem um perfil de investimento mais conservador, bem como vivem mais e se aposentam mais cedo. Neste estudo, avaliamos o letramento financeiro de candidatos (majoritariamente jovens) ao Exame Nacional do Ensino Médio 2005 com foco nos diferencias de gênero. Procuramos avaliar o desempenho de homens e mulheres em duas questões financeiras do exame, controlando por fatores demográficos e socioeconômicos. Os resultados apontam um letramento financeiro baixo para ambos os sexos no que se refere ao acerto das duas questões e melhor desempenho dos homens em ambas as questões. Mesmo na presença das variáveis de controle, o diferencial por gênero ainda continuou estatisticamente significativo, embora tenha diminuído.Financial literacy is a key factor for financial decision-making. Especially, young people seem to enter the labor market with the challenge of taking increasingly important financial responsibilities, including accumulation of savings for retirement. On the other hand, we realize that financial literacy of men and women seem to differ in the literature. Although women generally have a lower financial literacy vis-à-vis men, they have characteristics that require a more appropriate financial literacy. On average, women earn less and have a more conservative investment profile, as well as live longer and retire earlier. In this study, we evaluated the financial literacy of candidates (mostly young) to the National High School Exam (ENEM) 2005 with a focus on gender differences. We sought to evaluate the performance of men and women on two financial questions of the exam, controlling for demographic and socioeconomic factors. The results indicate a low financial literacy for both sexes and better performance of men in both cases. Even in the presence of control variables, gender difference still remained statistically significant, although it has declined.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação financeiraDemografiaeducação financeiraletramento financeirogêneroDiferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcharles_henrique_correa.pdfapplication/pdf7288925https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-9CGNW9/1/charles_henrique_correa.pdffd8b33cd91dc0d0eb8e9e90bb96868d6MD51TEXTcharles_henrique_correa.pdf.txtcharles_henrique_correa.pdf.txtExtracted texttext/plain74https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-9CGNW9/2/charles_henrique_correa.pdf.txt4c79757f20643df89842171f60700773MD521843/AMSA-9CGNW92019-11-14 22:15:11.485oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMSA-9CGNW9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:15:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio |
title |
Diferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio |
spellingShingle |
Diferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio Charles Henrique Correa educação financeira letramento financeiro gênero Educação financeira Demografia |
title_short |
Diferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio |
title_full |
Diferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio |
title_fullStr |
Diferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Diferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio |
title_sort |
Diferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio |
author |
Charles Henrique Correa |
author_facet |
Charles Henrique Correa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cassio Maldonado Turra |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Eduardo Luiz Goncalves Rios Neto |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jose Irineu Rangel Rigotti |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Charles Henrique Correa |
contributor_str_mv |
Cassio Maldonado Turra Eduardo Luiz Goncalves Rios Neto Jose Irineu Rangel Rigotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação financeira letramento financeiro gênero |
topic |
educação financeira letramento financeiro gênero Educação financeira Demografia |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação financeira Demografia |
description |
O letramento financeiro é um fator fundamental para a tomada de decisões financeiras. Em especial, os jovens parecem ingressar no mercado de trabalho com o desafio de assumirem responsabilidades financeiras cada vez mais importantes, inclusive a formação de poupança para a aposentadoria. Por outro lado, percebemos que o letramento financeiro de homens e mulheres parece diferir na literatura. Embora geralmente apresentem um letramento financeiro mais baixo vis-à-vis os homens, as mulheres possuem características que exigem um letramento financeiro mais adequado. Em média, elas ganham menos e possuem um perfil de investimento mais conservador, bem como vivem mais e se aposentam mais cedo. Neste estudo, avaliamos o letramento financeiro de candidatos (majoritariamente jovens) ao Exame Nacional do Ensino Médio 2005 com foco nos diferencias de gênero. Procuramos avaliar o desempenho de homens e mulheres em duas questões financeiras do exame, controlando por fatores demográficos e socioeconômicos. Os resultados apontam um letramento financeiro baixo para ambos os sexos no que se refere ao acerto das duas questões e melhor desempenho dos homens em ambas as questões. Mesmo na presença das variáveis de controle, o diferencial por gênero ainda continuou estatisticamente significativo, embora tenha diminuído. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-08-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T08:53:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T08:53:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AMSA-9CGNW9 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AMSA-9CGNW9 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-9CGNW9/1/charles_henrique_correa.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-9CGNW9/2/charles_henrique_correa.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fd8b33cd91dc0d0eb8e9e90bb96868d6 4c79757f20643df89842171f60700773 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793890976813547520 |