Diferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Charles Henrique Correa
Orientador(a): Cassio Maldonado Turra
Banca de defesa: Eduardo Luiz Goncalves Rios Neto, Jose Irineu Rangel Rigotti
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/AMSA-9CGNW9
Resumo: O letramento financeiro é um fator fundamental para a tomada de decisões financeiras. Em especial, os jovens parecem ingressar no mercado de trabalho com o desafio de assumirem responsabilidades financeiras cada vez mais importantes, inclusive a formação de poupança para a aposentadoria. Por outro lado, percebemos que o letramento financeiro de homens e mulheres parece diferir na literatura. Embora geralmente apresentem um letramento financeiro mais baixo vis-à-vis os homens, as mulheres possuem características que exigem um letramento financeiro mais adequado. Em média, elas ganham menos e possuem um perfil de investimento mais conservador, bem como vivem mais e se aposentam mais cedo. Neste estudo, avaliamos o letramento financeiro de candidatos (majoritariamente jovens) ao Exame Nacional do Ensino Médio 2005 com foco nos diferencias de gênero. Procuramos avaliar o desempenho de homens e mulheres em duas questões financeiras do exame, controlando por fatores demográficos e socioeconômicos. Os resultados apontam um letramento financeiro baixo para ambos os sexos no que se refere ao acerto das duas questões e melhor desempenho dos homens em ambas as questões. Mesmo na presença das variáveis de controle, o diferencial por gênero ainda continuou estatisticamente significativo, embora tenha diminuído.
id UFMG_2d3e907387b95d7ab692db60671109fb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMSA-9CGNW9
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Cassio Maldonado TurraEduardo Luiz Goncalves Rios NetoJose Irineu Rangel RigottiCharles Henrique Correa2019-08-13T08:53:06Z2019-08-13T08:53:06Z2012-08-24http://hdl.handle.net/1843/AMSA-9CGNW9O letramento financeiro é um fator fundamental para a tomada de decisões financeiras. Em especial, os jovens parecem ingressar no mercado de trabalho com o desafio de assumirem responsabilidades financeiras cada vez mais importantes, inclusive a formação de poupança para a aposentadoria. Por outro lado, percebemos que o letramento financeiro de homens e mulheres parece diferir na literatura. Embora geralmente apresentem um letramento financeiro mais baixo vis-à-vis os homens, as mulheres possuem características que exigem um letramento financeiro mais adequado. Em média, elas ganham menos e possuem um perfil de investimento mais conservador, bem como vivem mais e se aposentam mais cedo. Neste estudo, avaliamos o letramento financeiro de candidatos (majoritariamente jovens) ao Exame Nacional do Ensino Médio 2005 com foco nos diferencias de gênero. Procuramos avaliar o desempenho de homens e mulheres em duas questões financeiras do exame, controlando por fatores demográficos e socioeconômicos. Os resultados apontam um letramento financeiro baixo para ambos os sexos no que se refere ao acerto das duas questões e melhor desempenho dos homens em ambas as questões. Mesmo na presença das variáveis de controle, o diferencial por gênero ainda continuou estatisticamente significativo, embora tenha diminuído.Financial literacy is a key factor for financial decision-making. Especially, young people seem to enter the labor market with the challenge of taking increasingly important financial responsibilities, including accumulation of savings for retirement. On the other hand, we realize that financial literacy of men and women seem to differ in the literature. Although women generally have a lower financial literacy vis-à-vis men, they have characteristics that require a more appropriate financial literacy. On average, women earn less and have a more conservative investment profile, as well as live longer and retire earlier. In this study, we evaluated the financial literacy of candidates (mostly young) to the National High School Exam (ENEM) 2005 with a focus on gender differences. We sought to evaluate the performance of men and women on two financial questions of the exam, controlling for demographic and socioeconomic factors. The results indicate a low financial literacy for both sexes and better performance of men in both cases. Even in the presence of control variables, gender difference still remained statistically significant, although it has declined.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação financeiraDemografiaeducação financeiraletramento financeirogêneroDiferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcharles_henrique_correa.pdfapplication/pdf7288925https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-9CGNW9/1/charles_henrique_correa.pdffd8b33cd91dc0d0eb8e9e90bb96868d6MD51TEXTcharles_henrique_correa.pdf.txtcharles_henrique_correa.pdf.txtExtracted texttext/plain74https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-9CGNW9/2/charles_henrique_correa.pdf.txt4c79757f20643df89842171f60700773MD521843/AMSA-9CGNW92019-11-14 22:15:11.485oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMSA-9CGNW9Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:15:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio
title Diferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio
spellingShingle Diferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio
Charles Henrique Correa
educação financeira
letramento financeiro
gênero
Educação financeira
Demografia
title_short Diferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio
title_full Diferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio
title_fullStr Diferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio
title_full_unstemmed Diferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio
title_sort Diferenciais de gênero no letramento financeiro de candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio
author Charles Henrique Correa
author_facet Charles Henrique Correa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cassio Maldonado Turra
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Eduardo Luiz Goncalves Rios Neto
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jose Irineu Rangel Rigotti
dc.contributor.author.fl_str_mv Charles Henrique Correa
contributor_str_mv Cassio Maldonado Turra
Eduardo Luiz Goncalves Rios Neto
Jose Irineu Rangel Rigotti
dc.subject.por.fl_str_mv educação financeira
letramento financeiro
gênero
topic educação financeira
letramento financeiro
gênero
Educação financeira
Demografia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação financeira
Demografia
description O letramento financeiro é um fator fundamental para a tomada de decisões financeiras. Em especial, os jovens parecem ingressar no mercado de trabalho com o desafio de assumirem responsabilidades financeiras cada vez mais importantes, inclusive a formação de poupança para a aposentadoria. Por outro lado, percebemos que o letramento financeiro de homens e mulheres parece diferir na literatura. Embora geralmente apresentem um letramento financeiro mais baixo vis-à-vis os homens, as mulheres possuem características que exigem um letramento financeiro mais adequado. Em média, elas ganham menos e possuem um perfil de investimento mais conservador, bem como vivem mais e se aposentam mais cedo. Neste estudo, avaliamos o letramento financeiro de candidatos (majoritariamente jovens) ao Exame Nacional do Ensino Médio 2005 com foco nos diferencias de gênero. Procuramos avaliar o desempenho de homens e mulheres em duas questões financeiras do exame, controlando por fatores demográficos e socioeconômicos. Os resultados apontam um letramento financeiro baixo para ambos os sexos no que se refere ao acerto das duas questões e melhor desempenho dos homens em ambas as questões. Mesmo na presença das variáveis de controle, o diferencial por gênero ainda continuou estatisticamente significativo, embora tenha diminuído.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-08-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T08:53:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T08:53:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AMSA-9CGNW9
url http://hdl.handle.net/1843/AMSA-9CGNW9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-9CGNW9/1/charles_henrique_correa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMSA-9CGNW9/2/charles_henrique_correa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fd8b33cd91dc0d0eb8e9e90bb96868d6
4c79757f20643df89842171f60700773
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890976813547520