Masculinidades no reino de deus: corpo, gênero e representações sociais de homem entre frequentadores da igreja universal do reino de deus

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Alberto Mesaque Martins lattes
Orientador(a): Adriano Roberto Afonso do Nascimento lattes
Banca de defesa: Gabriela Moreira B Rosas de Castro, Celina Maria Modena, Érika Lourenço
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Departamento: FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/30222
Resumo: O Brasil é um dos países mais religiosos do mundo, composto por uma diversidade de religiões que atraem, diariamente, milhares de pessoas em todo o território nacional. Sem desconsiderar a sua potencialidade de conectar os com uma dimensão transcendente, as religiões também configuram-se como espaços de interação e sociabilidade, nos quais circulam crenças, atitudes e valores relacionados a diferentes objetos da vida cotidiana. Por meio dos dogmas e rituais, as instituições religiosas (re)produzem conhecimentos e saberes, socialmente compartilhados, que orientam como os fiéis devem se portar, tanto no que tange à vida religiosa, como também no que se refere à vida secular, sendo, portanto, um importante objeto de análise em Psicologia Social. Diferentes estudos apontam para a importância das crenças e práticas religiosas para a (re)produção de concepções sobre as masculinidades, revelando que essas instituições contribuem para a produção e difusão de representações e normas que orientam os fiéis no exercício de suas masculinidades. Nesse contexto, situamos a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) que, dentre as igrejas neopentecostais brasileiras, vem se destacando tanto pelo crescente número de fiéis, congregados em templos distribuídos por todo o território nacional, como também pelo lugar de destaque que essa instituição vem ocupando, ao longo de sua história, tanto no cenário político brasileiro, como também nos veículos de comunicação de massa produzindo estratégias que buscam orientar o modo como seus fiéis exercitam suas feminilidades e masculinidades. Alicerçado nos pressupostos da Psicologia Social, em especial na Teoria das Representações Sociais desenvolvida por Serge Moscovici e Denise Jodelet, esse estudo tem como objetivo principal identificar e analisar as Representações Sociais de homem construídas e difundidas entre frequentadores da IURD e analisar as implicações da experiência de conversão ao neopentecostalismo nos processos de construção identitária masculina. O corpus da tese é formado por três estudos distintos, porém interrelacionados. No primeiro artigo é apresentada uma pesquisa de revisão integrativa da produção científica internacional, disponível nas bases de dados SciELO, PePSIC e Lilacs, no período entre 2005 e 2016, sobre os aspectos socioculturais que perpassam a construção da imagem corporal masculina. Em seguida, no segundo artigo, buscou-se identificar e analisar as representações sociais de homem no contexto do Projeto IntelliMen, um programa destinado exclusivamente aos homens frequentadores da IURD. Nessa etapa, foi realizada uma Pesquisa Documental do manual do projeto IntelliMen, intitulado “IntelliMen: 53 desafios para homens inteligentes”. Por fim, o terceiro artigo tem como objetivo identificar e analisar as Representações Sociais de homem construídas e difundidas entre frequentadores da IURD e analisar as implicações da experiência de conversão nos processos de construção identitária masculina. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 12 homens, frequentadores da IURD. Analisando o conjunto dos estudos desenvolvidos no processo investigativo desta tese, é possível observar que, apesar das constantes transformações na sociedade, inclusive no que se refere aos papéis masculinos e femininos, ainda persistem ideias que contribuem para a difusão e manutenção do modelo de masculinidade hegemônica. Nessa perspectiva, o contexto religioso também se configura como um espaço importante para a difusão de representações, atitudes e crenças que orientam os fiéis no exercício de suas masculinidades. Assim, após a conversão, os participantes se viram às voltas com a necessidade de reorganizar suas concepções, percepções, valores e representações sobre si mesmos e acerca de diferentes aspectos do cotidiano, para que pudessem colocar em prática os dogmas e os ensinamentos religiosos do novo grupo ao qual passaram a pertencer. Por meio de ações e projetos, como o IntelliMen, os homens são pressionados a transformar a si próprios a partir da negação do “Homem Comum” e da busca pela imagem do “IntelliMan”. Nesse contexto, é necessário um esforço deliberado do homem recém convertido para “matar o velho homem” e se envolver em um processo de transformação radical de sua identidade pessoal e coletiva. Vale destacar que não se trata da construção de um novo modelo de masculinidade, produzido no contexto religioso neopentecostal. Os resultados dessa investigação revelam que as representações sociais de homem, (re)produzidas no contexto da IURD, encontram-se fortemente ancoradas no modelo de masculinidade hegemônica, estando, portanto, alicerçadas nos mesmos atributos idealizados e exigidos dos homens, cotidianamente, no âmbito secular.
id UFMG_2ea2e3393f62e77c2de86b1c9840bae0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/30222
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Adriano Roberto Afonso do Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/3464434450289459Gabriela Moreira B Rosas de CastroCelina Maria ModenaÉrika Lourençohttp://lattes.cnpq.br/4960336011673287Alberto Mesaque Martins2019-10-10T13:09:52Z2019-10-10T13:09:52Z2019-02-25http://hdl.handle.net/1843/30222O Brasil é um dos países mais religiosos do mundo, composto por uma diversidade de religiões que atraem, diariamente, milhares de pessoas em todo o território nacional. Sem desconsiderar a sua potencialidade de conectar os com uma dimensão transcendente, as religiões também configuram-se como espaços de interação e sociabilidade, nos quais circulam crenças, atitudes e valores relacionados a diferentes objetos da vida cotidiana. Por meio dos dogmas e rituais, as instituições religiosas (re)produzem conhecimentos e saberes, socialmente compartilhados, que orientam como os fiéis devem se portar, tanto no que tange à vida religiosa, como também no que se refere à vida secular, sendo, portanto, um importante objeto de análise em Psicologia Social. Diferentes estudos apontam para a importância das crenças e práticas religiosas para a (re)produção de concepções sobre as masculinidades, revelando que essas instituições contribuem para a produção e difusão de representações e normas que orientam os fiéis no exercício de suas masculinidades. Nesse contexto, situamos a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) que, dentre as igrejas neopentecostais brasileiras, vem se destacando tanto pelo crescente número de fiéis, congregados em templos distribuídos por todo o território nacional, como também pelo lugar de destaque que essa instituição vem ocupando, ao longo de sua história, tanto no cenário político brasileiro, como também nos veículos de comunicação de massa produzindo estratégias que buscam orientar o modo como seus fiéis exercitam suas feminilidades e masculinidades. Alicerçado nos pressupostos da Psicologia Social, em especial na Teoria das Representações Sociais desenvolvida por Serge Moscovici e Denise Jodelet, esse estudo tem como objetivo principal identificar e analisar as Representações Sociais de homem construídas e difundidas entre frequentadores da IURD e analisar as implicações da experiência de conversão ao neopentecostalismo nos processos de construção identitária masculina. O corpus da tese é formado por três estudos distintos, porém interrelacionados. No primeiro artigo é apresentada uma pesquisa de revisão integrativa da produção científica internacional, disponível nas bases de dados SciELO, PePSIC e Lilacs, no período entre 2005 e 2016, sobre os aspectos socioculturais que perpassam a construção da imagem corporal masculina. Em seguida, no segundo artigo, buscou-se identificar e analisar as representações sociais de homem no contexto do Projeto IntelliMen, um programa destinado exclusivamente aos homens frequentadores da IURD. Nessa etapa, foi realizada uma Pesquisa Documental do manual do projeto IntelliMen, intitulado “IntelliMen: 53 desafios para homens inteligentes”. Por fim, o terceiro artigo tem como objetivo identificar e analisar as Representações Sociais de homem construídas e difundidas entre frequentadores da IURD e analisar as implicações da experiência de conversão nos processos de construção identitária masculina. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 12 homens, frequentadores da IURD. Analisando o conjunto dos estudos desenvolvidos no processo investigativo desta tese, é possível observar que, apesar das constantes transformações na sociedade, inclusive no que se refere aos papéis masculinos e femininos, ainda persistem ideias que contribuem para a difusão e manutenção do modelo de masculinidade hegemônica. Nessa perspectiva, o contexto religioso também se configura como um espaço importante para a difusão de representações, atitudes e crenças que orientam os fiéis no exercício de suas masculinidades. Assim, após a conversão, os participantes se viram às voltas com a necessidade de reorganizar suas concepções, percepções, valores e representações sobre si mesmos e acerca de diferentes aspectos do cotidiano, para que pudessem colocar em prática os dogmas e os ensinamentos religiosos do novo grupo ao qual passaram a pertencer. Por meio de ações e projetos, como o IntelliMen, os homens são pressionados a transformar a si próprios a partir da negação do “Homem Comum” e da busca pela imagem do “IntelliMan”. Nesse contexto, é necessário um esforço deliberado do homem recém convertido para “matar o velho homem” e se envolver em um processo de transformação radical de sua identidade pessoal e coletiva. Vale destacar que não se trata da construção de um novo modelo de masculinidade, produzido no contexto religioso neopentecostal. Os resultados dessa investigação revelam que as representações sociais de homem, (re)produzidas no contexto da IURD, encontram-se fortemente ancoradas no modelo de masculinidade hegemônica, estando, portanto, alicerçadas nos mesmos atributos idealizados e exigidos dos homens, cotidianamente, no âmbito secular.Brazil is one of the most religious countries in the world, composed of diverse religions that attract, daily, thousands of people throughout the national territory. Without disregarding their potential of connecting members with a transcendent dimension, religions also constitute a space of interaction and sociability, where beliefs, attitudes, and values related to different subjects of everyday life can circulate. Through dogmas and rituals, religious institutions (re)produce socially shared knowledge that guide how their members should behave, regarding both religious life and secular life. Therefore, it is an important object of analysis in Social Psychology. Different studies show the importance of religious beliefs and practices for the (re)production of conceptions on masculinity, revealing that these institutions contribute to the production and diffusion of representations and norms that guide members in the use of their masculinity. In this context, we find the Universal Church of the Kingdom of God (UCKG), which, among the Brazilian neo-Pentecostal churches, has been highlighted not only by the growing number of members, congregated in temples throughout the national territory, but also by the prominent place that this institution occupies throughout its history, both in the Brazilian political scene and in the vehicles of mass communication, producing strategies that seek to guide the way its members exercise their femininity and masculinity. Based on the assumptions of Social Psychology, especially on the Theory of Social Representations developed by Serge Moscovici and Denise Jodelet, the main objectives of this study are to identify and analyze the Social Representations of men constructed and disseminated among UCKG members and to analyze the implications of the experience of conversion to neo-pentecostalism in the processes of masculine identity construction. The corpus of the thesis consists of three distinct but interrelated studies. The first article presents an integrative review of the international scientific production, available in the SciELO, PePSIC and Lilacs databases, between 2005 and 2016, on the sociocultural aspects that pertain to the construction of male body image. Then, in the second article, it has been sought to identify and analyze the social representations of men in the context of the “IntelliMen Project”, which exists exclusively for men who attend UCKG. At this stage, a Documentary Survey was conducted on the IntelliMen project manual, named "IntelliMen: 53 Challenges for Smart Men". Finally, the third article aims to identify and analyze the social representations of men constructed and disseminated among UCKG visitors and also to analyze the implications of the conversion experience in the processes of male identity construction. In order to do so, interviews were conducted with 12 men, all UCKG members. Analyzing the set of studies developed in the investigative process of this thesis, it is possible to observe that, despite the constant changes in society, masculine and feminine roles included, there are still ideas that contribute to the diffusion and maintenance of the model of hegemonic masculinity. In this perspective, the religious context also constitutes an important space for the diffusion of representations, attitudes, and beliefs that guide members in the use of their masculinity. Thus, after their conversion, the participants found themselves in need of reorganizing their conceptions, perceptions, values, and representations about themselves and about different aspects of their daily life, so that they could put into practice the dogmas and the religious teachings of the new group to which they, now, belong. Through actions and projects such as IntelliMen, men are pressured to transform themselves, denying the "Common Man" and searching for the image of an "IntelliMan". Given the aforementioned context, it takes a deliberate effort by newly converted men to "kill their old self" and engage in a process of radical transformation of their personal and collective identity. It is worth noting that this is not a matter of construction of a new model of masculinity, produced in the neo-Pentecostal religious context. The results of this investigation reveal that the social representations of men (re)produced in the context of the UCKG are strongly anchored in the hegemonic masculinity model, thus, being based on the same idealized and demanded attributes of men in the secular sphere.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaUFMGBrasilFAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANASMasculinidadeReligiosidadePsicologia socialMasculinidades no reino de deus: corpo, gênero e representações sociais de homem entre frequentadores da igreja universal do reino de deusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese Doutorado Alberto Mesaque 2019 final ficha.pdfTese Doutorado Alberto Mesaque 2019 final ficha.pdfAbertoapplication/pdf3260646https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30222/1/Tese%20Doutorado%20Alberto%20Mesaque%202019%20final%20ficha.pdf03bc6ed33b844ab594a898d4c96721f7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30222/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTTese Doutorado Alberto Mesaque 2019 final ficha.pdf.txtTese Doutorado Alberto Mesaque 2019 final ficha.pdf.txtExtracted texttext/plain442637https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30222/3/Tese%20Doutorado%20Alberto%20Mesaque%202019%20final%20ficha.pdf.txt8c55615be6afd548c44bd92c76f1f815MD531843/302222019-11-14 12:32:49.709oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:32:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Masculinidades no reino de deus: corpo, gênero e representações sociais de homem entre frequentadores da igreja universal do reino de deus
title Masculinidades no reino de deus: corpo, gênero e representações sociais de homem entre frequentadores da igreja universal do reino de deus
spellingShingle Masculinidades no reino de deus: corpo, gênero e representações sociais de homem entre frequentadores da igreja universal do reino de deus
Alberto Mesaque Martins
Masculinidade
Religiosidade
Psicologia social
title_short Masculinidades no reino de deus: corpo, gênero e representações sociais de homem entre frequentadores da igreja universal do reino de deus
title_full Masculinidades no reino de deus: corpo, gênero e representações sociais de homem entre frequentadores da igreja universal do reino de deus
title_fullStr Masculinidades no reino de deus: corpo, gênero e representações sociais de homem entre frequentadores da igreja universal do reino de deus
title_full_unstemmed Masculinidades no reino de deus: corpo, gênero e representações sociais de homem entre frequentadores da igreja universal do reino de deus
title_sort Masculinidades no reino de deus: corpo, gênero e representações sociais de homem entre frequentadores da igreja universal do reino de deus
author Alberto Mesaque Martins
author_facet Alberto Mesaque Martins
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adriano Roberto Afonso do Nascimento
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3464434450289459
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gabriela Moreira B Rosas de Castro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Celina Maria Modena
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Érika Lourenço
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4960336011673287
dc.contributor.author.fl_str_mv Alberto Mesaque Martins
contributor_str_mv Adriano Roberto Afonso do Nascimento
Gabriela Moreira B Rosas de Castro
Celina Maria Modena
Érika Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Masculinidade
Religiosidade
Psicologia social
topic Masculinidade
Religiosidade
Psicologia social
description O Brasil é um dos países mais religiosos do mundo, composto por uma diversidade de religiões que atraem, diariamente, milhares de pessoas em todo o território nacional. Sem desconsiderar a sua potencialidade de conectar os com uma dimensão transcendente, as religiões também configuram-se como espaços de interação e sociabilidade, nos quais circulam crenças, atitudes e valores relacionados a diferentes objetos da vida cotidiana. Por meio dos dogmas e rituais, as instituições religiosas (re)produzem conhecimentos e saberes, socialmente compartilhados, que orientam como os fiéis devem se portar, tanto no que tange à vida religiosa, como também no que se refere à vida secular, sendo, portanto, um importante objeto de análise em Psicologia Social. Diferentes estudos apontam para a importância das crenças e práticas religiosas para a (re)produção de concepções sobre as masculinidades, revelando que essas instituições contribuem para a produção e difusão de representações e normas que orientam os fiéis no exercício de suas masculinidades. Nesse contexto, situamos a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) que, dentre as igrejas neopentecostais brasileiras, vem se destacando tanto pelo crescente número de fiéis, congregados em templos distribuídos por todo o território nacional, como também pelo lugar de destaque que essa instituição vem ocupando, ao longo de sua história, tanto no cenário político brasileiro, como também nos veículos de comunicação de massa produzindo estratégias que buscam orientar o modo como seus fiéis exercitam suas feminilidades e masculinidades. Alicerçado nos pressupostos da Psicologia Social, em especial na Teoria das Representações Sociais desenvolvida por Serge Moscovici e Denise Jodelet, esse estudo tem como objetivo principal identificar e analisar as Representações Sociais de homem construídas e difundidas entre frequentadores da IURD e analisar as implicações da experiência de conversão ao neopentecostalismo nos processos de construção identitária masculina. O corpus da tese é formado por três estudos distintos, porém interrelacionados. No primeiro artigo é apresentada uma pesquisa de revisão integrativa da produção científica internacional, disponível nas bases de dados SciELO, PePSIC e Lilacs, no período entre 2005 e 2016, sobre os aspectos socioculturais que perpassam a construção da imagem corporal masculina. Em seguida, no segundo artigo, buscou-se identificar e analisar as representações sociais de homem no contexto do Projeto IntelliMen, um programa destinado exclusivamente aos homens frequentadores da IURD. Nessa etapa, foi realizada uma Pesquisa Documental do manual do projeto IntelliMen, intitulado “IntelliMen: 53 desafios para homens inteligentes”. Por fim, o terceiro artigo tem como objetivo identificar e analisar as Representações Sociais de homem construídas e difundidas entre frequentadores da IURD e analisar as implicações da experiência de conversão nos processos de construção identitária masculina. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 12 homens, frequentadores da IURD. Analisando o conjunto dos estudos desenvolvidos no processo investigativo desta tese, é possível observar que, apesar das constantes transformações na sociedade, inclusive no que se refere aos papéis masculinos e femininos, ainda persistem ideias que contribuem para a difusão e manutenção do modelo de masculinidade hegemônica. Nessa perspectiva, o contexto religioso também se configura como um espaço importante para a difusão de representações, atitudes e crenças que orientam os fiéis no exercício de suas masculinidades. Assim, após a conversão, os participantes se viram às voltas com a necessidade de reorganizar suas concepções, percepções, valores e representações sobre si mesmos e acerca de diferentes aspectos do cotidiano, para que pudessem colocar em prática os dogmas e os ensinamentos religiosos do novo grupo ao qual passaram a pertencer. Por meio de ações e projetos, como o IntelliMen, os homens são pressionados a transformar a si próprios a partir da negação do “Homem Comum” e da busca pela imagem do “IntelliMan”. Nesse contexto, é necessário um esforço deliberado do homem recém convertido para “matar o velho homem” e se envolver em um processo de transformação radical de sua identidade pessoal e coletiva. Vale destacar que não se trata da construção de um novo modelo de masculinidade, produzido no contexto religioso neopentecostal. Os resultados dessa investigação revelam que as representações sociais de homem, (re)produzidas no contexto da IURD, encontram-se fortemente ancoradas no modelo de masculinidade hegemônica, estando, portanto, alicerçadas nos mesmos atributos idealizados e exigidos dos homens, cotidianamente, no âmbito secular.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-10T13:09:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-10T13:09:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/30222
url http://hdl.handle.net/1843/30222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30222/1/Tese%20Doutorado%20Alberto%20Mesaque%202019%20final%20ficha.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30222/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30222/3/Tese%20Doutorado%20Alberto%20Mesaque%202019%20final%20ficha.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 03bc6ed33b844ab594a898d4c96721f7
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
8c55615be6afd548c44bd92c76f1f815
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890907675688960