Clic Saúde: prevenção da esquistossomose por meio das tecnologias da informação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Fernanda Bicalho Pereira
Orientador(a): Maria Flavia Carvalho Gazzinelli
Banca de defesa: Geraldo Magela Pereira Leao, Marco Antônio da Silva
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/ANDO-9T9NLK
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar uma intervenção educativa, desenvolvida por meio da convergência de tecnologias da informação e comunicação, enquanto estratégia pedagógica para favorecer a construção de saberes sobre esquistossomose, a promoção da autonomia e da reflexão crítica, junto a escolares residentes em zona rural de Minas Gerais. Trata-se de um estudo exploratório, realizado com escolares do distrito de São Pedro do Jequitinhonha, no município de Jequitinhonha MG. A intervenção educativa foi desenvolvida a partir da técnica da Fotovoz, na modalidade semipresencial. Os participantes foram convidados a problematizar os entendimentos sobre saúde e esquistossomose no cotidiano, através de um fórum virtual. Em oficinas presenciais, foram construídas fotografias da comunidade em que os participantes residem, as quais expressavam temas debatidos online. Os dados foram obtidos por meio de um questionário semiestruturado, respondido pelos escolares antes da intervenção e após seu encerramento, e do registro das interações empreendidas pelos participantes nos encontros virtuais e presenciais, desenvolvidos ao longo da intervenção. As respostas fornecidas ao questionário e os registros das interações foram transcritos e analisados por meio da técnica da análise de conteúdo. A análise dos dados evidenciou que a intervenção educativa viabilizou um processo dialógico de produção do conhecimento, por meio da confrontação de saberes. Percebe-se um esforço pela horizontalidade na relação entre a mediadora e os escolares, que contrasta com situações de transmissão do conhecimento. A intervenção educativa pode ter contribuído para uma ampliação do entendimento da comunidade, por meio da percepção de contradições no modo como a vida se organiza. Um conceito ampliado de saúde torna-se mais frequente no discurso dos escolares ao longo e após a intervenção. A identificação do modo como a doença acontece na comunidade, bem como o reconhecimento dos aspectos econômicos e políticos intrínsecos à manutenção da esquistossomose enquanto desafio à saúde, estiveram presentes no discurso dos participantes ao longo e após a intervenção. Conclui-se que as tecnologias da informação e comunicação favoreceram o diálogo, a proximidade e a construção de vínculo entre pesquisador e participantes da pesquisa. Ao possibilitar a comunicação e interação entre pessoas que não compartilham o mesmo espaço físico e o tempo cronológico, tais tecnologias inauguram novos modos de relacionamento entre os sujeitos, modificando o modo como as pessoas aprendem e ensinam. A intervenção educativa possibilitou a problematização, de um modo geral, da vida, da saúde, e, de modo mais específico, da esquistossomose, a partir das características como esses fenômenos ocorrem em São Pedro do Jequitinhonha. O entendimento dessas peculiaridades é indispensável para o desenvolvimento de ações para a atenção à saúde e prevenção de doenças, bem como para desenvolver a autonomia entre os participantes para interferir no modo como a vida e a saúde ocorrem no território em que residem.
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Em oficinas presenciais, foram construídas fotografias da comunidade em que os participantes residem, as quais expressavam temas debatidos online. Os dados foram obtidos por meio de um questionário semiestruturado, respondido pelos escolares antes da intervenção e após seu encerramento, e do registro das interações empreendidas pelos participantes nos encontros virtuais e presenciais, desenvolvidos ao longo da intervenção. As respostas fornecidas ao questionário e os registros das interações foram transcritos e analisados por meio da técnica da análise de conteúdo. A análise dos dados evidenciou que a intervenção educativa viabilizou um processo dialógico de produção do conhecimento, por meio da confrontação de saberes. Percebe-se um esforço pela horizontalidade na relação entre a mediadora e os escolares, que contrasta com situações de transmissão do conhecimento. A intervenção educativa pode ter contribuído para uma ampliação do entendimento da comunidade, por meio da percepção de contradições no modo como a vida se organiza. Um conceito ampliado de saúde torna-se mais frequente no discurso dos escolares ao longo e após a intervenção. A identificação do modo como a doença acontece na comunidade, bem como o reconhecimento dos aspectos econômicos e políticos intrínsecos à manutenção da esquistossomose enquanto desafio à saúde, estiveram presentes no discurso dos participantes ao longo e após a intervenção. Conclui-se que as tecnologias da informação e comunicação favoreceram o diálogo, a proximidade e a construção de vínculo entre pesquisador e participantes da pesquisa. Ao possibilitar a comunicação e interação entre pessoas que não compartilham o mesmo espaço físico e o tempo cronológico, tais tecnologias inauguram novos modos de relacionamento entre os sujeitos, modificando o modo como as pessoas aprendem e ensinam. A intervenção educativa possibilitou a problematização, de um modo geral, da vida, da saúde, e, de modo mais específico, da esquistossomose, a partir das características como esses fenômenos ocorrem em São Pedro do Jequitinhonha. O entendimento dessas peculiaridades é indispensável para o desenvolvimento de ações para a atenção à saúde e prevenção de doenças, bem como para desenvolver a autonomia entre os participantes para interferir no modo como a vida e a saúde ocorrem no território em que residem.The present study aimed to analyze an educational intervention developed by means of the convergence of information and communication technologies, while pedagogical strategy to favor the construction of knowledge regarding schistosomiasis, autonomys promotion and critical reflection, alongside students who reside in a rural area of Minas Gerais state. This was an exploratory study, developed with students in São Pedro do Jequitinhonha, a Jequitinhonha municipality district. The educational intervention was constructed with basis on the PhotoVoice technique, in semi-presence modality. The participants were invited to problematize their understandings over health and schistosomiasis on everyday life through an online forum. In onsite workshops, the students constructed photographs of their community of residence, which expressed themes discussed on the virtual space. Data were obtained by means of a semi-structured questionnaire, which was answered by the students before and right after the end of the intervention and also by and record the conversations and interactions undertaken by the participants in virtual and onsite encounters throughout the intervention. The answers given to the open questions as well as the data collected by audio/video and written record were transcribed and submitted to content analysis technique. By the data analysis it was made evident that the educational intervention has promoted a dialogical process of knowledge production by means of knowledge confrontation. It was perceived that has occurred an effort by the mediator to relate horizontally with students, something that contrasts with knowledge transmission situations. The educational intervention may have contributed to an enlargement of the understanding over community, through the perception of contradictions in the way in which life it is organized. An enlarged health concept has become more frequent in the students speech throughout the intervention. The identification of how schistosomiasis occurs in the community as well as the recognition of the economic and political aspects intrinsic to the maintenance of the disease as a local health challenge, have been present in the participants speech during and after the intervention. It is conclude that information and communication technologies have favored the dialogue, proximity and bond construction between researcher and research participants. By enabling the communication and interaction among people that do not share the same physical space in a given chronological time, such technologies inaugurate new ways of relationships amongst subjects, thus modifying the modes in which people learn and teach. The educational intervention has supported, in general, the problematization of life, health and, in a specific way, of schistosomiasis, from characteristics in which such phenomena happen in São Pedro do Jequitinhonha. The understanding of those peculiarities it is crucial to the development of actions in health care and in diseases prevention, as well as to foster the participants autonomy so they can interfere in life and health modes as they occur in their territory.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnfermagemSaúde EscolarTecnologia da InformaçãoQuestionáriosEducação em Saúde/métodosEsquistossomose/prevenção & controleMateriais de EnsinoEsquistossomoseSaúde EscolarTecnologia da InformaçãoEducação em SaúdeMateriais de EnsinoClic Saúde: prevenção da esquistossomose por meio das tecnologias da informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfernanda_bicalho_pereira.pdfapplication/pdf96250087https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-9T9NLK/1/fernanda_bicalho_pereira.pdfb28757119adf6e44816f32f3b939daefMD51TEXTfernanda_bicalho_pereira.pdf.txtfernanda_bicalho_pereira.pdf.txtExtracted texttext/plain328315https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ANDO-9T9NLK/2/fernanda_bicalho_pereira.pdf.txt48dff916ec865236969c5e1e9045879aMD521843/ANDO-9T9NLK2019-11-14 11:34:45.705oai:repositorio.ufmg.br:1843/ANDO-9T9NLKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:34:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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