A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Robson Bessa Costa
Orientador(a): Elcio Loureiro Cornelsen
Banca de defesa: Tereza Virginia R Barbosa, Elisa Maria Amorim Vieira, Rainer Câmara Patriota, Jaldemir Vitório
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AM2GFB
Resumo: Esta pesquisa de Doutorado usou a retórica, a oratória, e a Teoria dos afetos literária para analisar a cantata recém-reencontrada Mondo, non più!, de Alessandro Scarlatti (1660-1725). Para compreender oprocesso de migração das técnicas retóricas para a música, tornou-se necessário refletir sobre os principais conceitos literários no Barroco, como a agudeza e o decoro propostos por diversos tratadosbarrocos, como Il cannocchiale aristotélico, de Emanuele Tesauro (1592-1675). O tratado Musurgia Universalis, de Athanasius Kircher (1601-1680), e As paixões da alma, de René Descartes (1596-1650),fomentaram a compreensão da rápida absorção de conceitos literários e científicos pela arte barroca e sua consequente transformação em Teoria dos afetos. Os ideiais da sociedade barroca, como a teatralidade, o uso da metáfora e da alegoria mostraram a importância das técnicas retóricas para a busca de uma fusão perfeita entre literatura e música na obra de Scarlatti, criando uma terceira arte, que não é somente poesiaou música.
id UFMG_33fac157a414a248f99491cc0df54d71
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AM2GFB
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Elcio Loureiro CornelsenTereza Virginia R BarbosaElisa Maria Amorim VieiraRainer Câmara PatriotaJaldemir VitórioRobson Bessa Costa2019-08-09T21:57:10Z2019-08-09T21:57:10Z2017-02-22http://hdl.handle.net/1843/LETR-AM2GFBEsta pesquisa de Doutorado usou a retórica, a oratória, e a Teoria dos afetos literária para analisar a cantata recém-reencontrada Mondo, non più!, de Alessandro Scarlatti (1660-1725). Para compreender oprocesso de migração das técnicas retóricas para a música, tornou-se necessário refletir sobre os principais conceitos literários no Barroco, como a agudeza e o decoro propostos por diversos tratadosbarrocos, como Il cannocchiale aristotélico, de Emanuele Tesauro (1592-1675). O tratado Musurgia Universalis, de Athanasius Kircher (1601-1680), e As paixões da alma, de René Descartes (1596-1650),fomentaram a compreensão da rápida absorção de conceitos literários e científicos pela arte barroca e sua consequente transformação em Teoria dos afetos. Os ideiais da sociedade barroca, como a teatralidade, o uso da metáfora e da alegoria mostraram a importância das técnicas retóricas para a busca de uma fusão perfeita entre literatura e música na obra de Scarlatti, criando uma terceira arte, que não é somente poesiaou música.The current doctoral study researched rethoric, oratory, and the Theory of affections to analyse the recent recovered cantata Mondo non più! by Alessandro Scarlatti (1660-1725). The historical context in whichthe cantata was written is introduced to point out the process of transposing baroque literary concepts into music like Wit, Decorum explained in many treatises as Il cannocchiale aristotelico by de Emanuele Tesauro (1592-1675). Treatises as Musurgia Universalis by Athanasius Kircher (1601-1680) and The passions of the Soul by René Descartes (1596-1650) helped to understand the process of assimilation of literary and cientific concepts by baroque art, and the transformation into Theory of affections. The baroque society ideals as teatrality, the use of metaphor and alegory proved to be one of the most salientrethoric tecniques in the relation between the text and the music in Scarlatti works porposing a new art, that is not only poetry or music.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGScarlatti, Alessandro , 1660-1725Arte barrocaLiteratura barroca História e críticaRetóricaCantatas ItáliaMúsica e literaturaliteratura barrocamusica barrocaretóricaTeoria dos afetosagudezaA importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlattiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvers_o_final_da_tese_de_robson_revisada.pdfapplication/pdf5565856https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AM2GFB/1/vers_o_final_da_tese_de_robson_revisada.pdfc13e695470aa5c8167a04cb37941fcdaMD51TEXTvers_o_final_da_tese_de_robson_revisada.pdf.txtvers_o_final_da_tese_de_robson_revisada.pdf.txtExtracted texttext/plain335413https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AM2GFB/2/vers_o_final_da_tese_de_robson_revisada.pdf.txta01f29d6eb0d0f82511913a4af1684e9MD521843/LETR-AM2GFB2019-11-14 07:48:02.999oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AM2GFBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:48:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti
title A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti
spellingShingle A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti
Robson Bessa Costa
literatura barroca
musica barroca
retórica
Teoria dos afetos
agudeza
Scarlatti, Alessandro , 1660-1725
Arte barroca
Literatura barroca História e crítica
Retórica
Cantatas Itália
Música e literatura
title_short A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti
title_full A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti
title_fullStr A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti
title_full_unstemmed A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti
title_sort A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti
author Robson Bessa Costa
author_facet Robson Bessa Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elcio Loureiro Cornelsen
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tereza Virginia R Barbosa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Elisa Maria Amorim Vieira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rainer Câmara Patriota
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Jaldemir Vitório
dc.contributor.author.fl_str_mv Robson Bessa Costa
contributor_str_mv Elcio Loureiro Cornelsen
Tereza Virginia R Barbosa
Elisa Maria Amorim Vieira
Rainer Câmara Patriota
Jaldemir Vitório
dc.subject.por.fl_str_mv literatura barroca
musica barroca
retórica
Teoria dos afetos
agudeza
topic literatura barroca
musica barroca
retórica
Teoria dos afetos
agudeza
Scarlatti, Alessandro , 1660-1725
Arte barroca
Literatura barroca História e crítica
Retórica
Cantatas Itália
Música e literatura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Scarlatti, Alessandro , 1660-1725
Arte barroca
Literatura barroca História e crítica
Retórica
Cantatas Itália
Música e literatura
description Esta pesquisa de Doutorado usou a retórica, a oratória, e a Teoria dos afetos literária para analisar a cantata recém-reencontrada Mondo, non più!, de Alessandro Scarlatti (1660-1725). Para compreender oprocesso de migração das técnicas retóricas para a música, tornou-se necessário refletir sobre os principais conceitos literários no Barroco, como a agudeza e o decoro propostos por diversos tratadosbarrocos, como Il cannocchiale aristotélico, de Emanuele Tesauro (1592-1675). O tratado Musurgia Universalis, de Athanasius Kircher (1601-1680), e As paixões da alma, de René Descartes (1596-1650),fomentaram a compreensão da rápida absorção de conceitos literários e científicos pela arte barroca e sua consequente transformação em Teoria dos afetos. Os ideiais da sociedade barroca, como a teatralidade, o uso da metáfora e da alegoria mostraram a importância das técnicas retóricas para a busca de uma fusão perfeita entre literatura e música na obra de Scarlatti, criando uma terceira arte, que não é somente poesiaou música.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T21:57:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T21:57:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/LETR-AM2GFB
url http://hdl.handle.net/1843/LETR-AM2GFB
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AM2GFB/1/vers_o_final_da_tese_de_robson_revisada.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AM2GFB/2/vers_o_final_da_tese_de_robson_revisada.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c13e695470aa5c8167a04cb37941fcda
a01f29d6eb0d0f82511913a4af1684e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677374793711616