A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti
Ano de defesa: | 2017 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-AM2GFB |
Resumo: | Esta pesquisa de Doutorado usou a retórica, a oratória, e a Teoria dos afetos literária para analisar a cantata recém-reencontrada Mondo, non più!, de Alessandro Scarlatti (1660-1725). Para compreender oprocesso de migração das técnicas retóricas para a música, tornou-se necessário refletir sobre os principais conceitos literários no Barroco, como a agudeza e o decoro propostos por diversos tratadosbarrocos, como Il cannocchiale aristotélico, de Emanuele Tesauro (1592-1675). O tratado Musurgia Universalis, de Athanasius Kircher (1601-1680), e As paixões da alma, de René Descartes (1596-1650),fomentaram a compreensão da rápida absorção de conceitos literários e científicos pela arte barroca e sua consequente transformação em Teoria dos afetos. Os ideiais da sociedade barroca, como a teatralidade, o uso da metáfora e da alegoria mostraram a importância das técnicas retóricas para a busca de uma fusão perfeita entre literatura e música na obra de Scarlatti, criando uma terceira arte, que não é somente poesiaou música. |
id |
UFMG_33fac157a414a248f99491cc0df54d71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AM2GFB |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Elcio Loureiro CornelsenTereza Virginia R BarbosaElisa Maria Amorim VieiraRainer Câmara PatriotaJaldemir VitórioRobson Bessa Costa2019-08-09T21:57:10Z2019-08-09T21:57:10Z2017-02-22http://hdl.handle.net/1843/LETR-AM2GFBEsta pesquisa de Doutorado usou a retórica, a oratória, e a Teoria dos afetos literária para analisar a cantata recém-reencontrada Mondo, non più!, de Alessandro Scarlatti (1660-1725). Para compreender oprocesso de migração das técnicas retóricas para a música, tornou-se necessário refletir sobre os principais conceitos literários no Barroco, como a agudeza e o decoro propostos por diversos tratadosbarrocos, como Il cannocchiale aristotélico, de Emanuele Tesauro (1592-1675). O tratado Musurgia Universalis, de Athanasius Kircher (1601-1680), e As paixões da alma, de René Descartes (1596-1650),fomentaram a compreensão da rápida absorção de conceitos literários e científicos pela arte barroca e sua consequente transformação em Teoria dos afetos. Os ideiais da sociedade barroca, como a teatralidade, o uso da metáfora e da alegoria mostraram a importância das técnicas retóricas para a busca de uma fusão perfeita entre literatura e música na obra de Scarlatti, criando uma terceira arte, que não é somente poesiaou música.The current doctoral study researched rethoric, oratory, and the Theory of affections to analyse the recent recovered cantata Mondo non più! by Alessandro Scarlatti (1660-1725). The historical context in whichthe cantata was written is introduced to point out the process of transposing baroque literary concepts into music like Wit, Decorum explained in many treatises as Il cannocchiale aristotelico by de Emanuele Tesauro (1592-1675). Treatises as Musurgia Universalis by Athanasius Kircher (1601-1680) and The passions of the Soul by René Descartes (1596-1650) helped to understand the process of assimilation of literary and cientific concepts by baroque art, and the transformation into Theory of affections. The baroque society ideals as teatrality, the use of metaphor and alegory proved to be one of the most salientrethoric tecniques in the relation between the text and the music in Scarlatti works porposing a new art, that is not only poetry or music.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGScarlatti, Alessandro , 1660-1725Arte barrocaLiteratura barroca História e críticaRetóricaCantatas ItáliaMúsica e literaturaliteratura barrocamusica barrocaretóricaTeoria dos afetosagudezaA importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlattiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALvers_o_final_da_tese_de_robson_revisada.pdfapplication/pdf5565856https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AM2GFB/1/vers_o_final_da_tese_de_robson_revisada.pdfc13e695470aa5c8167a04cb37941fcdaMD51TEXTvers_o_final_da_tese_de_robson_revisada.pdf.txtvers_o_final_da_tese_de_robson_revisada.pdf.txtExtracted texttext/plain335413https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AM2GFB/2/vers_o_final_da_tese_de_robson_revisada.pdf.txta01f29d6eb0d0f82511913a4af1684e9MD521843/LETR-AM2GFB2019-11-14 07:48:02.999oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AM2GFBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:48:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti |
title |
A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti |
spellingShingle |
A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti Robson Bessa Costa literatura barroca musica barroca retórica Teoria dos afetos agudeza Scarlatti, Alessandro , 1660-1725 Arte barroca Literatura barroca História e crítica Retórica Cantatas Itália Música e literatura |
title_short |
A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti |
title_full |
A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti |
title_fullStr |
A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti |
title_full_unstemmed |
A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti |
title_sort |
A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical das cantatas de Alessandro Scarlatti |
author |
Robson Bessa Costa |
author_facet |
Robson Bessa Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Elcio Loureiro Cornelsen |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Tereza Virginia R Barbosa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Elisa Maria Amorim Vieira |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Rainer Câmara Patriota |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Jaldemir Vitório |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Robson Bessa Costa |
contributor_str_mv |
Elcio Loureiro Cornelsen Tereza Virginia R Barbosa Elisa Maria Amorim Vieira Rainer Câmara Patriota Jaldemir Vitório |
dc.subject.por.fl_str_mv |
literatura barroca musica barroca retórica Teoria dos afetos agudeza |
topic |
literatura barroca musica barroca retórica Teoria dos afetos agudeza Scarlatti, Alessandro , 1660-1725 Arte barroca Literatura barroca História e crítica Retórica Cantatas Itália Música e literatura |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Scarlatti, Alessandro , 1660-1725 Arte barroca Literatura barroca História e crítica Retórica Cantatas Itália Música e literatura |
description |
Esta pesquisa de Doutorado usou a retórica, a oratória, e a Teoria dos afetos literária para analisar a cantata recém-reencontrada Mondo, non più!, de Alessandro Scarlatti (1660-1725). Para compreender oprocesso de migração das técnicas retóricas para a música, tornou-se necessário refletir sobre os principais conceitos literários no Barroco, como a agudeza e o decoro propostos por diversos tratadosbarrocos, como Il cannocchiale aristotélico, de Emanuele Tesauro (1592-1675). O tratado Musurgia Universalis, de Athanasius Kircher (1601-1680), e As paixões da alma, de René Descartes (1596-1650),fomentaram a compreensão da rápida absorção de conceitos literários e científicos pela arte barroca e sua consequente transformação em Teoria dos afetos. Os ideiais da sociedade barroca, como a teatralidade, o uso da metáfora e da alegoria mostraram a importância das técnicas retóricas para a busca de uma fusão perfeita entre literatura e música na obra de Scarlatti, criando uma terceira arte, que não é somente poesiaou música. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T21:57:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T21:57:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-AM2GFB |
url |
http://hdl.handle.net/1843/LETR-AM2GFB |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AM2GFB/1/vers_o_final_da_tese_de_robson_revisada.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AM2GFB/2/vers_o_final_da_tese_de_robson_revisada.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c13e695470aa5c8167a04cb37941fcda a01f29d6eb0d0f82511913a4af1684e9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801677374793711616 |