Um violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Filipe Almeida Malta lattes
Orientador(a): Flavio Terrigno Barbeitas lattes
Banca de defesa: Marta Cardoso Castello Branco Garzon, Humberto Amorim Neto, Daniel Menezes Lovisi, Eduardo Campolina Vianna Loureiro
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/41891
Resumo: A tese propõe uma investigação em torno da inserção e da tradução ao violão de ritmos e gêneros que se relacionam a tradições folclóricas de localidades dos Bálcãs, da Ásia Menor e do Cáucaso – em suma, lida-se com aspectos do gênero poético-musical ashiq e do sistema rítmico-métrico aksak. Buscando criar familiaridade com as práticas e os materiais estudados, além de reunir fundamentos sobre questões técnico-expressivas, partiu-se de uma seleção de composições e arranjos correlatos escritos por 6 violonistas: Chadas Ustuntas, Miroslav Tadić, Dušan Bogdanović, Serkan Yilmaz, Atanas Ourkouzounov e Ricardo Moyano. As concepções interpretativas aliam informações extraídas das partituras, pesquisa documental, pesquisa sonora e experimentações práticas no instrumento. Para maiores fundamentações conceituais e metodológicas, dialoga-se com estudos de diversos autores, tais como López-Cano e Opazo (2014), Said (1990), De Assis (2018), Laranjeira (2003), Hennion (2002), Foschiera e Barbeitas (2020), Çinar (2013), Köprülü (2006), Bartók (1951 e 1976), Cohen (2007) e Arom (2004). Ainda, como síntese do processo artístico, foi produzido o álbum Assimetrias (2021), complementar à tese, contendo versões sobre algumas das peças examinadas, além de arranjos e composições próprias que, majoritariamente, emergiram ao longo da investigação.
id UFMG_346ea3a60eae881060a312dccfd967c0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/41891
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Flavio Terrigno Barbeitashttp://lattes.cnpq.br/8877943543630986Marta Cardoso Castello Branco GarzonHumberto Amorim NetoDaniel Menezes LovisiEduardo Campolina Vianna Loureirohttp://lattes.cnpq.br/5578243246124869Filipe Almeida Malta2022-05-23T16:12:44Z2022-05-23T16:12:44Z2021-12-16http://hdl.handle.net/1843/41891A tese propõe uma investigação em torno da inserção e da tradução ao violão de ritmos e gêneros que se relacionam a tradições folclóricas de localidades dos Bálcãs, da Ásia Menor e do Cáucaso – em suma, lida-se com aspectos do gênero poético-musical ashiq e do sistema rítmico-métrico aksak. Buscando criar familiaridade com as práticas e os materiais estudados, além de reunir fundamentos sobre questões técnico-expressivas, partiu-se de uma seleção de composições e arranjos correlatos escritos por 6 violonistas: Chadas Ustuntas, Miroslav Tadić, Dušan Bogdanović, Serkan Yilmaz, Atanas Ourkouzounov e Ricardo Moyano. As concepções interpretativas aliam informações extraídas das partituras, pesquisa documental, pesquisa sonora e experimentações práticas no instrumento. Para maiores fundamentações conceituais e metodológicas, dialoga-se com estudos de diversos autores, tais como López-Cano e Opazo (2014), Said (1990), De Assis (2018), Laranjeira (2003), Hennion (2002), Foschiera e Barbeitas (2020), Çinar (2013), Köprülü (2006), Bartók (1951 e 1976), Cohen (2007) e Arom (2004). Ainda, como síntese do processo artístico, foi produzido o álbum Assimetrias (2021), complementar à tese, contendo versões sobre algumas das peças examinadas, além de arranjos e composições próprias que, majoritariamente, emergiram ao longo da investigação.The thesis proposes an investigation into the insertion and translation of rhythms and genres into the guitar that are related to folk traditions in the Balkans, Asia Minor and the Caucasus – in short, it deals with aspects of the ashiq poetic-musical genre and the rhythmic-metric system aksak. Seeking to create familiarity with the practices and materials studied, in addition to gathering fundamentals on technical-expressive issues, we started with a selection of related compositions and arrangements written by 6 guitarists: Chadas Ustuntas, Miroslav Tadić, Dušan Bogdanović, Serkan Yilmaz, Atanas Ourkouzounov and Ricardo Moyano. Interpretive concepts combine information extracted from scores, documental research, sound research and practical experiments on the instrument. For greater conceptual and methodological foundations, we dialogue with studies by several authors, such as López-Cano and Opazo (2014), Said (1990), De Assis (2018), Laranjeira (2003), Hennion (2002), Foschiera and Barbeitas (2020), Çinar (2013), Köprülü (2006), Bartók (1951 and 1976), Cohen (2007) and Arom (2004). Still, as a synthesis of the artistic process, the album Assimetrias (2021) was produced containing versions of some of the pieces examined, in addition to own arrangements and compositions that mostly emerged during the investigation.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessMúsica para violãoMúsica - Análise, apreciaçãoCultura musicalviolãoÁsia MenorBálcãsinterpretação culturalmente informadapesquisa artísticaUm violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksakinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41891/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52ORIGINALUm violão poético e dançante_interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak.pdfUm violão poético e dançante_interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak.pdfapplication/pdf8881025https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41891/4/Um%20viol%c3%a3o%20po%c3%a9tico%20e%20dan%c3%a7ante_interpreta%c3%a7%c3%a3o%20movida%20por%20aspectos%20est%c3%a9tico-culturais%20conectados%20%c3%a0s%20tradi%c3%a7%c3%b5es%20ashiq%20e%20aksak.pdf230cba736d1dd732bc3b61e066df93e5MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41891/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD551843/418912022-05-23 13:12:45.25oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-05-23T16:12:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Um violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak
title Um violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak
spellingShingle Um violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak
Filipe Almeida Malta
violão
Ásia Menor
Bálcãs
interpretação culturalmente informada
pesquisa artística
Música para violão
Música - Análise, apreciação
Cultura musical
title_short Um violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak
title_full Um violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak
title_fullStr Um violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak
title_full_unstemmed Um violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak
title_sort Um violão poético e dançante: interpretação movida por aspectos estético-culturais conectados às tradições ashiq e aksak
author Filipe Almeida Malta
author_facet Filipe Almeida Malta
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8877943543630986
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marta Cardoso Castello Branco Garzon
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Humberto Amorim Neto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Daniel Menezes Lovisi
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Eduardo Campolina Vianna Loureiro
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5578243246124869
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe Almeida Malta
contributor_str_mv Flavio Terrigno Barbeitas
Marta Cardoso Castello Branco Garzon
Humberto Amorim Neto
Daniel Menezes Lovisi
Eduardo Campolina Vianna Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv violão
Ásia Menor
Bálcãs
interpretação culturalmente informada
pesquisa artística
topic violão
Ásia Menor
Bálcãs
interpretação culturalmente informada
pesquisa artística
Música para violão
Música - Análise, apreciação
Cultura musical
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Música para violão
Música - Análise, apreciação
Cultura musical
description A tese propõe uma investigação em torno da inserção e da tradução ao violão de ritmos e gêneros que se relacionam a tradições folclóricas de localidades dos Bálcãs, da Ásia Menor e do Cáucaso – em suma, lida-se com aspectos do gênero poético-musical ashiq e do sistema rítmico-métrico aksak. Buscando criar familiaridade com as práticas e os materiais estudados, além de reunir fundamentos sobre questões técnico-expressivas, partiu-se de uma seleção de composições e arranjos correlatos escritos por 6 violonistas: Chadas Ustuntas, Miroslav Tadić, Dušan Bogdanović, Serkan Yilmaz, Atanas Ourkouzounov e Ricardo Moyano. As concepções interpretativas aliam informações extraídas das partituras, pesquisa documental, pesquisa sonora e experimentações práticas no instrumento. Para maiores fundamentações conceituais e metodológicas, dialoga-se com estudos de diversos autores, tais como López-Cano e Opazo (2014), Said (1990), De Assis (2018), Laranjeira (2003), Hennion (2002), Foschiera e Barbeitas (2020), Çinar (2013), Köprülü (2006), Bartók (1951 e 1976), Cohen (2007) e Arom (2004). Ainda, como síntese do processo artístico, foi produzido o álbum Assimetrias (2021), complementar à tese, contendo versões sobre algumas das peças examinadas, além de arranjos e composições próprias que, majoritariamente, emergiram ao longo da investigação.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-23T16:12:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-23T16:12:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/41891
url http://hdl.handle.net/1843/41891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41891/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41891/4/Um%20viol%c3%a3o%20po%c3%a9tico%20e%20dan%c3%a7ante_interpreta%c3%a7%c3%a3o%20movida%20por%20aspectos%20est%c3%a9tico-culturais%20conectados%20%c3%a0s%20tradi%c3%a7%c3%b5es%20ashiq%20e%20aksak.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41891/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
230cba736d1dd732bc3b61e066df93e5
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891034153877504