Conexões entre as habilidades da consciência fonológica e a produção escrita da criança: o trabalho de analise da sílaba na fase inicial de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Macilene Vilma Gonçalves
Orientador(a): Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Banca de defesa: Artur Gomes Morais, Ana Ruth Moresco Miranda, Magdah Becker Soares, Sara Mourao Monteiro
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N7HA3
Resumo: Este estudo inscreve-se no campo das pesquisas sobre as relações entre a consciência fonológica e a apropriação do sistema de escrita alfabética. Investigamos as implicações das diversas habilidades fonológicas na escrita de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Aplicamos testes de consciência fonológica no início e ao final do estudo e tarefas de produção escrita de listas de palavras em três momentos do ano escolar, solicitamos às crianças justificativas para suas respostas. Dialogamos com pesquisas, de diversas tendências, sobre a consciência fonológica; com investigações sobre o modo como o aprendiz relaciona fala e escrita e sobre a estrutura silábica. Discutimos pontos de instabilidade nas escritas dos sujeitos, a partir de quatro categorias: problemas de desordem com pertinência; influência do reconhecimento do nome das letras; a imposição do modelo CV; influência de conhecimentos adquiridos acerca do sistema ortográfico no ensino formal. Nossos resultados forneceram indícios de que, dentre as habilidades fonológicas, a segmentação oral em sílabas precisa estar bem consolidada para que a criança avance em seu processo de evolução da escrita; que as crianças operam com sílabas, rimas, aliterações e fonemas, no entanto, mesmo com hipótese alfabética, não são capazes de pronunciar os fonemas e referem-se ao nome das letras. A consciência fonológica parece ter uma evolução e variações e não pode ser considerada como se a criança a tivesse ou não. No estudo, com o apoio da escrita que produziram, as crianças operaram com unidades linguísticas que não conseguiram operar nas tarefas orais, isso indica que a escrita seria o ponto de partida para análises da fala. As crianças têm maneiras particulares de analisar a sílaba para escrever e as soluções que encontram para os problemas de escrita parecem depender de suas hipóteses conceituais acerca do sistema de escrita alfabética, das análises fonológicas, de vários tipos, que são capazes de realizar, da estrutura interna da sílaba. Além das reflexões fonológicas, a criança convive com outras hipóteses que elabora sobre a estrutura internada sílaba, sua hierarquia de dificuldades e a aparente necessidade de a criança preservar o modelo CV, além de decisões a respeito de quais letras (consoantes ou vogais) e a sua ordem para escrever. Dessa forma, nossa hipótese é a de que as omissões das crianças ao escrever não podem ser atribuídas (somente) à incapacidade de analise fonêmica.
id UFMG_36ebe669e172740269dc3dbcc8779834
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9N7HA3
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Isabel Cristina Alves da Silva FradeArtur Gomes MoraisAna Ruth Moresco MirandaMagdah Becker SoaresSara Mourao MonteiroMacilene Vilma Gonçalves2019-08-12T02:14:29Z2019-08-12T02:14:29Z2014-02-20http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N7HA3Este estudo inscreve-se no campo das pesquisas sobre as relações entre a consciência fonológica e a apropriação do sistema de escrita alfabética. Investigamos as implicações das diversas habilidades fonológicas na escrita de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Aplicamos testes de consciência fonológica no início e ao final do estudo e tarefas de produção escrita de listas de palavras em três momentos do ano escolar, solicitamos às crianças justificativas para suas respostas. Dialogamos com pesquisas, de diversas tendências, sobre a consciência fonológica; com investigações sobre o modo como o aprendiz relaciona fala e escrita e sobre a estrutura silábica. Discutimos pontos de instabilidade nas escritas dos sujeitos, a partir de quatro categorias: problemas de desordem com pertinência; influência do reconhecimento do nome das letras; a imposição do modelo CV; influência de conhecimentos adquiridos acerca do sistema ortográfico no ensino formal. Nossos resultados forneceram indícios de que, dentre as habilidades fonológicas, a segmentação oral em sílabas precisa estar bem consolidada para que a criança avance em seu processo de evolução da escrita; que as crianças operam com sílabas, rimas, aliterações e fonemas, no entanto, mesmo com hipótese alfabética, não são capazes de pronunciar os fonemas e referem-se ao nome das letras. A consciência fonológica parece ter uma evolução e variações e não pode ser considerada como se a criança a tivesse ou não. No estudo, com o apoio da escrita que produziram, as crianças operaram com unidades linguísticas que não conseguiram operar nas tarefas orais, isso indica que a escrita seria o ponto de partida para análises da fala. As crianças têm maneiras particulares de analisar a sílaba para escrever e as soluções que encontram para os problemas de escrita parecem depender de suas hipóteses conceituais acerca do sistema de escrita alfabética, das análises fonológicas, de vários tipos, que são capazes de realizar, da estrutura interna da sílaba. Além das reflexões fonológicas, a criança convive com outras hipóteses que elabora sobre a estrutura internada sílaba, sua hierarquia de dificuldades e a aparente necessidade de a criança preservar o modelo CV, além de decisões a respeito de quais letras (consoantes ou vogais) e a sua ordem para escrever. Dessa forma, nossa hipótese é a de que as omissões das crianças ao escrever não podem ser atribuídas (somente) à incapacidade de analise fonêmica.This study falls within the field of research about the connections between a phonological consciousness and an alphabetic writing system appropriation. We investigated the implications of various phonological abilities in the writing of first grade school children. Phonological consciousness tests were taken at the beginning and at the end of the study. There were also production tasks with written word lists at three moments of the school year, and children were asked to justify their answers. A dialogue was established with studies from various viewpoints on phonological consciousness and with investigations about how learners relate speech and writing, and also about syllabic structure. Instability points in the subjects writing were discussed, based on four categories: problems with relevance disorder, influence of letters names recognition, the imposition of the CV model; influence of acquired knowledge about the spelling system in formal education. Our results provide evidence that, among phonological awareness, oral segmentation into syllables must be well established for the child to go through their process of writing evolution; that children operate with syllables, rhymes, alliterations and phonemes, however, even with alphabetic hypothesis, are not able to pronounce the phonemes and refer to the letters by their names. The phonological consciousness seems to have an evolution and variation and cannot be considered as if the child has it or not. In the study, supported by the their writing, the children operated with linguistic unities they cant operate in oral tasks. This indicates that the writing would be the starting point to speech analysis. Children have particular ways of analyzing the syllables in order to write and the solutions they find for problems with writing seems to depend on their concept hypothesis about the alphabetical writing system deriving from various types of phonological analyses they are capable of performing, and from the syllable internal frame. Besides phonological reflections, a child lives with other hypothesis they elaborate on syllables internal structure, its hardship hierarchy and an apparent need for the child to preserve the CV model, next to the decisions about which letters (consonants or vowels) and their writing order. Thus, our hypothesis is that childrens omissions when writing, cant be assigned (only) to phonemic analyses incapability.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFonética  Escrita  FalaEducaçãoLíngua portuguesa  Ortografia e silabação  AlfabetizaçãoSistema de escrita alfabéticaAlfabetizaçãoHabilidades da consciência fonológicaSílabaConexões entre as habilidades da consciência fonológica e a produção escrita da criança: o trabalho de analise da sílaba na fase inicial de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_macilene_correcao_final_.pdfapplication/pdf1646750https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9N7HA3/1/tese_macilene_correcao_final_.pdf132d452c4b67499f1646816b4176e2bbMD51TEXTtese_macilene_correcao_final_.pdf.txttese_macilene_correcao_final_.pdf.txtExtracted texttext/plain458862https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9N7HA3/2/tese_macilene_correcao_final_.pdf.txt19332d397bfa00786f058ea816c3f8e3MD521843/BUOS-9N7HA32019-11-14 07:47:09.004oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9N7HA3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:47:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Conexões entre as habilidades da consciência fonológica e a produção escrita da criança: o trabalho de analise da sílaba na fase inicial de alfabetização
title Conexões entre as habilidades da consciência fonológica e a produção escrita da criança: o trabalho de analise da sílaba na fase inicial de alfabetização
spellingShingle Conexões entre as habilidades da consciência fonológica e a produção escrita da criança: o trabalho de analise da sílaba na fase inicial de alfabetização
Macilene Vilma Gonçalves
Sistema de escrita alfabética
Alfabetização
Habilidades da consciência fonológica
Sílaba
Fonética  
Escrita  
Fala
Educação
Língua portuguesa  Ortografia e silabação  
Alfabetização
title_short Conexões entre as habilidades da consciência fonológica e a produção escrita da criança: o trabalho de analise da sílaba na fase inicial de alfabetização
title_full Conexões entre as habilidades da consciência fonológica e a produção escrita da criança: o trabalho de analise da sílaba na fase inicial de alfabetização
title_fullStr Conexões entre as habilidades da consciência fonológica e a produção escrita da criança: o trabalho de analise da sílaba na fase inicial de alfabetização
title_full_unstemmed Conexões entre as habilidades da consciência fonológica e a produção escrita da criança: o trabalho de analise da sílaba na fase inicial de alfabetização
title_sort Conexões entre as habilidades da consciência fonológica e a produção escrita da criança: o trabalho de analise da sílaba na fase inicial de alfabetização
author Macilene Vilma Gonçalves
author_facet Macilene Vilma Gonçalves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Isabel Cristina Alves da Silva Frade
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Artur Gomes Morais
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Ruth Moresco Miranda
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Magdah Becker Soares
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Sara Mourao Monteiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Macilene Vilma Gonçalves
contributor_str_mv Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Artur Gomes Morais
Ana Ruth Moresco Miranda
Magdah Becker Soares
Sara Mourao Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema de escrita alfabética
Alfabetização
Habilidades da consciência fonológica
Sílaba
topic Sistema de escrita alfabética
Alfabetização
Habilidades da consciência fonológica
Sílaba
Fonética  
Escrita  
Fala
Educação
Língua portuguesa  Ortografia e silabação  
Alfabetização
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Fonética  
Escrita  
Fala
Educação
Língua portuguesa  Ortografia e silabação  
Alfabetização
description Este estudo inscreve-se no campo das pesquisas sobre as relações entre a consciência fonológica e a apropriação do sistema de escrita alfabética. Investigamos as implicações das diversas habilidades fonológicas na escrita de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Aplicamos testes de consciência fonológica no início e ao final do estudo e tarefas de produção escrita de listas de palavras em três momentos do ano escolar, solicitamos às crianças justificativas para suas respostas. Dialogamos com pesquisas, de diversas tendências, sobre a consciência fonológica; com investigações sobre o modo como o aprendiz relaciona fala e escrita e sobre a estrutura silábica. Discutimos pontos de instabilidade nas escritas dos sujeitos, a partir de quatro categorias: problemas de desordem com pertinência; influência do reconhecimento do nome das letras; a imposição do modelo CV; influência de conhecimentos adquiridos acerca do sistema ortográfico no ensino formal. Nossos resultados forneceram indícios de que, dentre as habilidades fonológicas, a segmentação oral em sílabas precisa estar bem consolidada para que a criança avance em seu processo de evolução da escrita; que as crianças operam com sílabas, rimas, aliterações e fonemas, no entanto, mesmo com hipótese alfabética, não são capazes de pronunciar os fonemas e referem-se ao nome das letras. A consciência fonológica parece ter uma evolução e variações e não pode ser considerada como se a criança a tivesse ou não. No estudo, com o apoio da escrita que produziram, as crianças operaram com unidades linguísticas que não conseguiram operar nas tarefas orais, isso indica que a escrita seria o ponto de partida para análises da fala. As crianças têm maneiras particulares de analisar a sílaba para escrever e as soluções que encontram para os problemas de escrita parecem depender de suas hipóteses conceituais acerca do sistema de escrita alfabética, das análises fonológicas, de vários tipos, que são capazes de realizar, da estrutura interna da sílaba. Além das reflexões fonológicas, a criança convive com outras hipóteses que elabora sobre a estrutura internada sílaba, sua hierarquia de dificuldades e a aparente necessidade de a criança preservar o modelo CV, além de decisões a respeito de quais letras (consoantes ou vogais) e a sua ordem para escrever. Dessa forma, nossa hipótese é a de que as omissões das crianças ao escrever não podem ser atribuídas (somente) à incapacidade de analise fonêmica.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T02:14:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T02:14:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N7HA3
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9N7HA3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9N7HA3/1/tese_macilene_correcao_final_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9N7HA3/2/tese_macilene_correcao_final_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 132d452c4b67499f1646816b4176e2bb
19332d397bfa00786f058ea816c3f8e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973192512372736