A tradição (re) visitada: a experiência do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais CRPEMG

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Maria do Carmo Xavier
Orientador(a): Cynthia Greive Veiga
Banca de defesa: Carlos Roberto Jamil Cury, Luciano Mendes de Faria Filho, Marcos Cezar de Freitas, Leila de Alvarenga Mafra
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84NMXM
Resumo: Instalado em Belo Horizonte em 1956, o Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais foi fruto de convênio firmado entre o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) e a Secretaria de Educação de Minas Gerais. Era parte integrante do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), instituição criada em 1955, na estrutura do Ministério da Educação e Cultura (MEC), sediado no Rio de Janeiro e articulado a cinco Centros Regionais estabelecidos nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Recife. Cabia ao Centro Brasileiro e aos Centros Regionais produzir pesquisas das condições culturais e escolares das diversas regiões brasileiras para subsidiar os poderes públicos na formulação de políticas educacionais afinadas com as tendências de desenvolvimento de cada região e do país. Desenvolver procedimentos metodológicos experimentais, investigativos e técnicos que concorressem para a reorganização do planejamento das políticas públicas de educação e promover ações treinamento de professores, administradores escolares e outros especialistas do campo da educação de forma a tornar o magistério menos empírico e mais científico. O projeto CBPE resulta de um fluxo de idéias que na década de 1950 disseminaram a hipótese de que a superação do subdesenvolvimento brasileiro solicitava a reconstrução educacional da nação e é reconhecido na literatura como um capítulo pensamento social brasileiro no qual se afirmou um novo padrão de ciência no tratamento da questão educacional no Brasil. Essa tese investiga a experiência científica do CRPEMG e interroga a produção do sentido desse empreendimento para os sujeitos que estiveram envolvidos com a sua organização em âmbito regional. Ancorada nos estudos sobre a economia regional e tendo como referencial teórico a perspectiva do contextualismo lingüístico, a tese discute a particularidade do caso mineiro e esclarece a trama a partir da qual a sua elite política e intelectual produziu um padrão explicativo do atraso e do desenvolvimento que teve profundas repercussões nas escolhas políticas e na perspectiva de atuação do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais.
id UFMG_386e7b27b88a05913b0aa41caa294787
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84NMXM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Cynthia Greive VeigaCarlos Roberto Jamil CuryLuciano Mendes de Faria FilhoMarcos Cezar de FreitasLeila de Alvarenga MafraMaria do Carmo Xavier2019-08-10T05:47:59Z2019-08-10T05:47:59Z2007-12-19http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84NMXMInstalado em Belo Horizonte em 1956, o Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais foi fruto de convênio firmado entre o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) e a Secretaria de Educação de Minas Gerais. Era parte integrante do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), instituição criada em 1955, na estrutura do Ministério da Educação e Cultura (MEC), sediado no Rio de Janeiro e articulado a cinco Centros Regionais estabelecidos nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Recife. Cabia ao Centro Brasileiro e aos Centros Regionais produzir pesquisas das condições culturais e escolares das diversas regiões brasileiras para subsidiar os poderes públicos na formulação de políticas educacionais afinadas com as tendências de desenvolvimento de cada região e do país. Desenvolver procedimentos metodológicos experimentais, investigativos e técnicos que concorressem para a reorganização do planejamento das políticas públicas de educação e promover ações treinamento de professores, administradores escolares e outros especialistas do campo da educação de forma a tornar o magistério menos empírico e mais científico. O projeto CBPE resulta de um fluxo de idéias que na década de 1950 disseminaram a hipótese de que a superação do subdesenvolvimento brasileiro solicitava a reconstrução educacional da nação e é reconhecido na literatura como um capítulo pensamento social brasileiro no qual se afirmou um novo padrão de ciência no tratamento da questão educacional no Brasil. Essa tese investiga a experiência científica do CRPEMG e interroga a produção do sentido desse empreendimento para os sujeitos que estiveram envolvidos com a sua organização em âmbito regional. Ancorada nos estudos sobre a economia regional e tendo como referencial teórico a perspectiva do contextualismo lingüístico, a tese discute a particularidade do caso mineiro e esclarece a trama a partir da qual a sua elite política e intelectual produziu um padrão explicativo do atraso e do desenvolvimento que teve profundas repercussões nas escolhas políticas e na perspectiva de atuação do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais.Established in Belo Horizonte in 1956, the Educational Research Regional Center of Minas Gerais (CRPEMG) was the result of an agreement between the National Institute of Pedagogical Studies (INEP) and the Education Secretariat of Minas Gerais. It shared in the project of the Educational Research Brazilian Center (CBPE) created within the structure of the Education and Culture Ministry (MEC), the main office of which is in Rio de Janeiro and is linked to five Regional Centers installed in the cities of Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Salvador and Recife. These institutions were responsible for the research production on the cultural and school conditions of the several Brazilian regions in order to provide the authorities with educational politics tuned with the development trends of not only each region in particular but also of the country as a whole. Moreover, they should develop experimental, investigative and technical methodological procedures that would contribute to the reorganization of the educational public politics planning and promote training actions for teachers, school managers and other specialists in the education field aiming at less empirical and more scientific teaching skills. The CBPE project is the outcome of a flow of ideas that in the 1950´s spread the hypothesis that the overcoming of the Brazilian underdevelopment required the nation´s educational reconstruction, and it is acknowledged as a chapter of the Brazilian literature on social perception upon which a new knowledge pattern for the educational issue treatment in Brazil is grounded. This thesis looks into the scientific experience of the CRPEMG, and inte r r o g a t e t h e p r o d u c t i o n o f me a n i n g o f t h i s undertaking to the guys that were envolved with its organization.. Supported by studies on the regional economy and taking the standpoint of the linguistic environment for theoretical reference, this thesis discusses the particularity of the Minas Gerais case, and explains the plot from which the political and intellectual elite departed to produce an explanatory standard for the setback and development which deeply affected the political choice and the acting perspective of the Educational Research Regional Center of Minas Gerais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPolíticas públicas  Brasil EducaçãoEconomia regionalPolítica educacionalDesenvolvimentoProgressoPesquisa educacionalCultura políticaA tradição (re) visitada: a experiência do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais CRPEMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2000000139.pdfapplication/pdf3686025https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84NMXM/1/2000000139.pdf6dfe9294259c0b1a842ba06714589b20MD51TEXT2000000139.pdf.txt2000000139.pdf.txtExtracted texttext/plain533361https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84NMXM/2/2000000139.pdf.txt9378f8225ef46a7ea5d7cc9a142683a8MD521843/FAEC-84NMXM2019-11-14 08:36:37.257oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84NMXMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:36:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A tradição (re) visitada: a experiência do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais CRPEMG
title A tradição (re) visitada: a experiência do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais CRPEMG
spellingShingle A tradição (re) visitada: a experiência do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais CRPEMG
Maria do Carmo Xavier
Economia regional
Política educacional
Desenvolvimento
Progresso
Pesquisa educacional
Cultura política
Políticas públicas  Brasil 
Educação
title_short A tradição (re) visitada: a experiência do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais CRPEMG
title_full A tradição (re) visitada: a experiência do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais CRPEMG
title_fullStr A tradição (re) visitada: a experiência do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais CRPEMG
title_full_unstemmed A tradição (re) visitada: a experiência do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais CRPEMG
title_sort A tradição (re) visitada: a experiência do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais CRPEMG
author Maria do Carmo Xavier
author_facet Maria do Carmo Xavier
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cynthia Greive Veiga
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos Roberto Jamil Cury
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luciano Mendes de Faria Filho
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marcos Cezar de Freitas
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Leila de Alvarenga Mafra
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria do Carmo Xavier
contributor_str_mv Cynthia Greive Veiga
Carlos Roberto Jamil Cury
Luciano Mendes de Faria Filho
Marcos Cezar de Freitas
Leila de Alvarenga Mafra
dc.subject.por.fl_str_mv Economia regional
Política educacional
Desenvolvimento
Progresso
Pesquisa educacional
Cultura política
topic Economia regional
Política educacional
Desenvolvimento
Progresso
Pesquisa educacional
Cultura política
Políticas públicas  Brasil 
Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Políticas públicas  Brasil 
Educação
description Instalado em Belo Horizonte em 1956, o Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais foi fruto de convênio firmado entre o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) e a Secretaria de Educação de Minas Gerais. Era parte integrante do Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais (CBPE), instituição criada em 1955, na estrutura do Ministério da Educação e Cultura (MEC), sediado no Rio de Janeiro e articulado a cinco Centros Regionais estabelecidos nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Recife. Cabia ao Centro Brasileiro e aos Centros Regionais produzir pesquisas das condições culturais e escolares das diversas regiões brasileiras para subsidiar os poderes públicos na formulação de políticas educacionais afinadas com as tendências de desenvolvimento de cada região e do país. Desenvolver procedimentos metodológicos experimentais, investigativos e técnicos que concorressem para a reorganização do planejamento das políticas públicas de educação e promover ações treinamento de professores, administradores escolares e outros especialistas do campo da educação de forma a tornar o magistério menos empírico e mais científico. O projeto CBPE resulta de um fluxo de idéias que na década de 1950 disseminaram a hipótese de que a superação do subdesenvolvimento brasileiro solicitava a reconstrução educacional da nação e é reconhecido na literatura como um capítulo pensamento social brasileiro no qual se afirmou um novo padrão de ciência no tratamento da questão educacional no Brasil. Essa tese investiga a experiência científica do CRPEMG e interroga a produção do sentido desse empreendimento para os sujeitos que estiveram envolvidos com a sua organização em âmbito regional. Ancorada nos estudos sobre a economia regional e tendo como referencial teórico a perspectiva do contextualismo lingüístico, a tese discute a particularidade do caso mineiro e esclarece a trama a partir da qual a sua elite política e intelectual produziu um padrão explicativo do atraso e do desenvolvimento que teve profundas repercussões nas escolhas políticas e na perspectiva de atuação do Centro Regional de Pesquisas Educacionais de Minas Gerais.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T05:47:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T05:47:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84NMXM
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84NMXM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84NMXM/1/2000000139.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84NMXM/2/2000000139.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6dfe9294259c0b1a842ba06714589b20
9378f8225ef46a7ea5d7cc9a142683a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891035943796736