O cineasta na casa do outro: cenas de hospitalidade no documentário brasileiro recente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Diego Baraldi de Lima
Orientador(a): Cesar Geraldo Guimaraes
Banca de defesa: Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau, Anna Karina Castanheira Bartolomeu, André Guimarães Brasil, Roberta Oliveira Veiga
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B3UGPW
Resumo: Como se desenvolvem as relações instauradas entre cineastas e sujeitos filmados em alguns documentários brasileiros recentes nos quais o espaço filmado é o da casa e seus arredores? Para apreender as variações dessas relações, recorremos à noção de hospitalidade, definida pela copresença do hóspede e do anfitrião em um espaço dominado por este e estranho àquele. A tese faz um uso heurístico da noção de hospitalidade para compreender os elementos em jogo na cena fílmica, partilhada por cineastas (como hóspedes/visitantes) e sujeitos filmados (tomados como anfitriões). A metodologia privilegiou a descrição das cenas em diferentes filmes, visando a realçar os elementos presentes na duração da tomada e na cena montada. Essa descrição levou em conta a disposição da mise-en-scène, a auto-mise-en-scène desenvolvida pelos personagens e também a organização da montagem. Para dar conta das variações da cena fílmica da hospitalidade, criamos cinco figuras: Acolhida, Amizade, Limiar, Recuo e Armadilha.
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