Experiências sociais sobre as políticas de inserção vividas por estudantes no departamento de educação campus Guanambi da Universidade do Estado da Bahia: acesso, permanência e das ações afirmativas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Fausta Porto Couto lattes
Orientador(a): Luiz Alberto Oliveira Gonçalves lattes
Banca de defesa: Geraldo Magela Pereira Leão, Nadia Hage Fialho, Rodrigo Ednilson de Jesus, Josias Benevides da Silva
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/38443
Resumo: Esta investigação objetivou compreender como os estudantes estão lendo e interpretando as políticas públicas de inclusão social de ações afirmativas, permanência e integração que implicam na construção de sua individuação no âmbito de uma universidade pública. A pesquisa está apoiada nos pressupostos de Dubet (1994) e Martuccelli (2007), no que se refere às relações sujeito e sociedade, que apresentam o indivíduo como questionador de seus papéis sociais e construtor de estratégias nas ações de interação que o seu tempo e espaço podem suscitar. Os achados da pesquisa foram analisados a partir de alguns conceitos: experiência social e suas lógicas, de Dubet; provas, suportes e papéis a partir de Martuccelli; e o conceito de ações afirmativas enquanto política pública, ao sistematizar as informações do questionário exploratório (231 estudantes) e entrevistas narrativas episódicas de 23 estudantes de distintas faixas etárias, gênero, raça e classe dos quatro cursos de graduação do Departamento de Educação – DEDC, Campus XII da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. A avaliação dos estudantes sobre as políticas promovidas pela UNEB e as diferenças identificadas em suas experiências evidenciam a necessidade de fortalecimento das identidades e dos pertencimentos étnico-raciais. Demonstram, ainda, que o racismo estrutural apresenta-se enraizado nas relações cotidianas, assim como os estigmas, o machismo, o sexismo e o preconceito religioso. Cabe ainda pautar, nesse sentido, que, para as ações afirmativas, é preciso contextualizar o conceito de raça para além das cotas, assim como, na assistência estudantil, as ações precisam ser pensadas sem os critérios de meritocracia. Ingressar na universidade por cotas raciais ou sociais não diminui os enfrentamentos das provações (MARTUCELLI, 2006) sejam meritocráticas ou estruturais, porque vai exigir do indivíduo um maior desdobramento, já que não há o suporte do Estado para isso. Embora estudar seja um direito para quem tem filhos, trabalho, família ou resolveu estudar depois dos 30 anos, existem desafios na tentativa de conciliar tantas situações adversas. As interpretações dos estudantes sobre as políticas de inclusão social remeteram às interações que travam cotidianamente no interior das estruturas da universidade e demais mecanismos sociais, considerando os suportes que facilitam ou dificultam sua permanência, acesso e/ou integração.
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Os achados da pesquisa foram analisados a partir de alguns conceitos: experiência social e suas lógicas, de Dubet; provas, suportes e papéis a partir de Martuccelli; e o conceito de ações afirmativas enquanto política pública, ao sistematizar as informações do questionário exploratório (231 estudantes) e entrevistas narrativas episódicas de 23 estudantes de distintas faixas etárias, gênero, raça e classe dos quatro cursos de graduação do Departamento de Educação – DEDC, Campus XII da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. A avaliação dos estudantes sobre as políticas promovidas pela UNEB e as diferenças identificadas em suas experiências evidenciam a necessidade de fortalecimento das identidades e dos pertencimentos étnico-raciais. Demonstram, ainda, que o racismo estrutural apresenta-se enraizado nas relações cotidianas, assim como os estigmas, o machismo, o sexismo e o preconceito religioso. Cabe ainda pautar, nesse sentido, que, para as ações afirmativas, é preciso contextualizar o conceito de raça para além das cotas, assim como, na assistência estudantil, as ações precisam ser pensadas sem os critérios de meritocracia. Ingressar na universidade por cotas raciais ou sociais não diminui os enfrentamentos das provações (MARTUCELLI, 2006) sejam meritocráticas ou estruturais, porque vai exigir do indivíduo um maior desdobramento, já que não há o suporte do Estado para isso. Embora estudar seja um direito para quem tem filhos, trabalho, família ou resolveu estudar depois dos 30 anos, existem desafios na tentativa de conciliar tantas situações adversas. As interpretações dos estudantes sobre as políticas de inclusão social remeteram às interações que travam cotidianamente no interior das estruturas da universidade e demais mecanismos sociais, considerando os suportes que facilitam ou dificultam sua permanência, acesso e/ou integração.This investigation aimed to understand how students are reading and interpreting public policies of social inclusion of affirmative actions, permanence and integration that imply in the construction of their individuation within of a public university. This research is supported by the assumptions of Dubet (1994) and Martuccelli (2007), regarding the relations between subject and society, which present the individual as a questioner of their social roles and builder of strategies in the interaction actions that their time and space may give rise to. The research findings were analyzed from some concepts: social experience and its logic, from Dubet; evidence, supports and papers, from Martuccelli; and the concept of affirmative action as a public policy, systematizing the information from the exploratory questionnaire (231 students) and episodic narrative interviews of 23 students of different age groups, gender, race and class of the four undergraduate courses from the Department of Education - DEDC Campus XII of the State University of Bahia - UNEB. The students' evaluation of the policies promoted by UNEB and the differences identified in their experiences show the need for strengthening ethnic-racial identities and belongings. They also demonstrate that structural racism is rooted in everyday relationships, as well as stigmas, sexism and religious prejudice. It is also worth mentioning, in this sense, that, for affirmative actions, it is necessary to contextualize the concept of race beyond the quotas, just as, in student assistance, actions need to be thought of without meritocracy criteria. To enter university through racial or social quotas does not diminish the facing of hardships (MARTUCELLI, 2006) whether meritocratic or structural, because it will demand from the individual a greater effort, since there is no support from the State for this. Although studying is a right for those who have children, work, family or have already decided to study after 30 years old, there are challenges in trying to reconcile so many adverse situations. The students’ interpretations about social inclusion policies refer to their daily interactions within the university structures and other social mechanisms, considering the supports that facilitate or hinder their permanence, access and/or integration.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão SocialUFMGBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrInthttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade do Estado da Bahia - Estudantes - Programas de ação afirmativaUniversidade do Estado da Bahia - Estudantes - Aspectos sociaisEducaçãoEnsino superior - BahiaEnsino superior - Políticas públicasEstudantes universitários - Condições sociaisEstudantes universitários - Programas de ação afirmativaEstudantes universitários - Inclusão socialUniversidades e faculdades públicas - Relações étnicas - BahiaUniversidades e faculdades públicas - Políticas públicas - BahiaUniversidades e faculdades públicas - Programas de ação afirmativa - BahiaEducação inclusiva - Políticas públicasInclusão em educaçãoBahia - EducaçãoBahia - Ensino superiorExperiências sociaisIndividuaçãoAções afirmativas.Ensino superiorEstudantesExperiências sociais sobre as políticas de inserção vividas por estudantes no departamento de educação campus Guanambi da Universidade do Estado da Bahia: acesso, permanência e das ações afirmativasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese de Doutorado- Fausta Couto (1).pdfTese de Doutorado- Fausta Couto (1).pdfapplication/pdf6895841https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/38443/2/Tese%20de%20Doutorado-%20Fausta%20Couto%20%281%29.pdfe02cafd703033ec3e5e697a08f323115MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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Fausta Porto Couto
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