O ensino de ciências por investigação em escolas da rede pública

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Bruno Augusto Rodrigues
Orientador(a): Antonio Tarciso Borges
Banca de defesa: Maria Inês Martins, Danusa Munford
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85BQLJ
Resumo: Os resultados insatisfatórios da educação pública em avaliações como a do PISA, SAEB e a do SIMAVE são temas freqüentes de reportagens apresentadas na mídia em geral. Entretanto, concomitante com a compreensão dos resultados e implicações dessas avaliações está a necessidade de aprimoramento das mesmas em face do novo papel assumido pela educação na formação do cidadão do novo milênio. Diversas propostas curriculares como aquelas patrocinadas pela American Association for the Advancement of Science (AAAS, 1990) e National Research Concil (NRC, 1996, 2000), para o sistema educacional norte-americano, e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998), propostos a partir de demandas do MEC no Brasil, enfatizam que a educação em ciências deve oferecer aos alunos oportunidades de aprendizagem autêntica e significativa. A idéia central é que os estudantes aprendam não apenas os produtos da atividade científica, isto é, as leis, modelos, definições e teorias, mas também que aprendam sobre a ciência e a fazer ciência. Nesta pesquisa tentamos desenvolver uma metodologia que fosse capaz de avaliar aspectos do conhecimento procedimental geral de estudantes da rede pública no início do Ensino Médio. Um tipo de conhecimento que, segundo a literatura especializada, a metodologia de ensino por investigação é capaz de desenvolver. E por isso, esta pesquisa também se propôs a avaliar que tipo de dificuldades os estudantes de escolas da rede pública enfrentam para aprender ciências através de atividades investigativas. Para tal, elaboramos uma unidade de ensino que aborda diferentes aspectos da fase inicial de uma investigação científica, para criar situações contextualizadas que permitissem avaliar os estudantes em três momentos. Eles foram avaliados antes de iniciada a unidade, após o seu término e após o período de férias escolares. Participaram da pesquisa 67 estudantes matriculados regularmente no Ensino Médio da rede estadual de ensino de MG e dois professores de Física. Acreditamos que a metodologia desenvolvida tenha possibilitado a construção de uma imagem nítida do conhecimento procedimental geral dos estudantes e das suas dificuldades de aprendizado através do ensino por investigação. Os resultados indicam que os estudantes chegam ao Ensino Médio com um conhecimento procedimental bastante limitado, e indicam possibilidades e limitações para o planejamento de atividades de investigação voltados para a alfabetização científica ao longo do Ensino Médio.
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Diversas propostas curriculares como aquelas patrocinadas pela American Association for the Advancement of Science (AAAS, 1990) e National Research Concil (NRC, 1996, 2000), para o sistema educacional norte-americano, e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998), propostos a partir de demandas do MEC no Brasil, enfatizam que a educação em ciências deve oferecer aos alunos oportunidades de aprendizagem autêntica e significativa. A idéia central é que os estudantes aprendam não apenas os produtos da atividade científica, isto é, as leis, modelos, definições e teorias, mas também que aprendam sobre a ciência e a fazer ciência. Nesta pesquisa tentamos desenvolver uma metodologia que fosse capaz de avaliar aspectos do conhecimento procedimental geral de estudantes da rede pública no início do Ensino Médio. Um tipo de conhecimento que, segundo a literatura especializada, a metodologia de ensino por investigação é capaz de desenvolver. E por isso, esta pesquisa também se propôs a avaliar que tipo de dificuldades os estudantes de escolas da rede pública enfrentam para aprender ciências através de atividades investigativas. Para tal, elaboramos uma unidade de ensino que aborda diferentes aspectos da fase inicial de uma investigação científica, para criar situações contextualizadas que permitissem avaliar os estudantes em três momentos. Eles foram avaliados antes de iniciada a unidade, após o seu término e após o período de férias escolares. Participaram da pesquisa 67 estudantes matriculados regularmente no Ensino Médio da rede estadual de ensino de MG e dois professores de Física. Acreditamos que a metodologia desenvolvida tenha possibilitado a construção de uma imagem nítida do conhecimento procedimental geral dos estudantes e das suas dificuldades de aprendizado através do ensino por investigação. Os resultados indicam que os estudantes chegam ao Ensino Médio com um conhecimento procedimental bastante limitado, e indicam possibilidades e limitações para o planejamento de atividades de investigação voltados para a alfabetização científica ao longo do Ensino Médio.The unsatisfactory results of public education in large-scale assessments like PISA, SAEB and SIMAVE, are often subjects of reports in the media. However, simultaneous with such evaluations there is the claim for the need of improving science education in view of the new role it plays in the formation of the citizen of the new millennium. Several proposals curriculum such as those sponsored by the American Association for the Advancement of Science (AAAS, 1990) and National Research Concil (NRC, 1996, 2000), for the North- american educational system, as well as the National Curriculum Standards (PCN, 1998), comissioned by the Brazilian Ministry of Education (MEC), emphasize that science education needs to provide students with authentic science learning opportunities. The core idea is that students should not only learn the products of scientific activity, that is, scientific laws, models and theories, but also they should learn about science and do science. Thus, this research attempted to develop a methodology for evaluating which would be able to evaluate general aspects of students procedural knowledge from public schools at the beginning of their secondary education, which corresponds to years 9 to 11. A type of knowledge that the specialized literature suggests that the methodology of teaching by inquiry is capable of developing. In this research has also proposed to assess what kind of difficulties the students of state schools face when learning science through investigative activities. For this end, we elaborate a teaching sequence to address different aspects of scientific inquiry to create an appropriate learning environment and assessed students understandings on three occasions. They were assessed prior to the sequence, after its end and after the school holiday of the participants. 67 students enrolled in year 9 of regular public schools from the state of Minas Gerais. They were taught by two Physics teachers. We believe that the methodology developed has enabled the construction of a vivid image of aspects of the students procedural knowledge and unveiled their difficulties in learning science through inquiry. The results indicate that students come to high school with a very limited procedural knowledge, and indicate possibilities and constraints to the planning of investigative activities to promote scientific literacy over the high school years.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoPratica de ensinoCiencia Estudo e ensino (Elementar)EnsinoRede públicaCiênciasEducaçãoO ensino de ciências por investigação em escolas da rede públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_bruno_a_rodrigues_2008.pdfapplication/pdf1833345https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85BQLJ/1/disserta__o_bruno_a_rodrigues_2008.pdf16e74b2171ee45178e52b09f86a85509MD51TEXTdisserta__o_bruno_a_rodrigues_2008.pdf.txtdisserta__o_bruno_a_rodrigues_2008.pdf.txtExtracted texttext/plain483949https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85BQLJ/2/disserta__o_bruno_a_rodrigues_2008.pdf.txt618dfc8cb13fcdf373aef826c83ba9d5MD521843/FAEC-85BQLJ2019-11-14 16:32:12.655oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85BQLJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:32:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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