A talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Alex Fernandes Bohrer
Orientador(a): Adalgisa Arantes Campos
Banca de defesa: Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira, Magno Moraes Mello, Luiz Alberto Ribeiro Freire, Maria Beatriz Ramos de Vasconcellos Coelho
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9VDQXT
Resumo: O retábulo do Estilo Nacional Português foi alcunhado por Robert Smith em célebre livro sobre a talha em Portugal. Em Minas é possível encontrar traços deste estilo em raríssimas peças de fins do XVII. No século XVIII, em especial até 1725, o uso destas estruturas se tornaria comum. O Nacional Português nas Minas marca o berço de uma das mais esplendorosas épocas artísticas e culturais, nos legando obras de inestimável valor e artistas de alto nível. Todavia, desde as tentativas de sistematizar, catalogar e classificar nossos retábulos feitas por Germain Bazin e Lúcio Costa, o interesse pelo Nacional Português se estagnou, causando um retardamento danoso no entendimento dos primeiros anos de exploração aurífera e sua produção criativa. Propomos, portanto, um estudo sistemático de retábulos deste estilo nas Minas Gerais, com abordagens estilísticas e iconográficas, propondo escolas ou oficinas ligadas à talha do início do século XVIII em Minas Gerais.
id UFMG_41d5c5ec216697be38677bfc15409ee0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9VDQXT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Adalgisa Arantes CamposMyriam Andrade Ribeiro de OliveiraMagno Moraes MelloLuiz Alberto Ribeiro FreireMaria Beatriz Ramos de Vasconcellos CoelhoAlex Fernandes Bohrer2019-08-10T05:41:40Z2019-08-10T05:41:40Z2015-03-06http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9VDQXTO retábulo do Estilo Nacional Português foi alcunhado por Robert Smith em célebre livro sobre a talha em Portugal. Em Minas é possível encontrar traços deste estilo em raríssimas peças de fins do XVII. No século XVIII, em especial até 1725, o uso destas estruturas se tornaria comum. O Nacional Português nas Minas marca o berço de uma das mais esplendorosas épocas artísticas e culturais, nos legando obras de inestimável valor e artistas de alto nível. Todavia, desde as tentativas de sistematizar, catalogar e classificar nossos retábulos feitas por Germain Bazin e Lúcio Costa, o interesse pelo Nacional Português se estagnou, causando um retardamento danoso no entendimento dos primeiros anos de exploração aurífera e sua produção criativa. Propomos, portanto, um estudo sistemático de retábulos deste estilo nas Minas Gerais, com abordagens estilísticas e iconográficas, propondo escolas ou oficinas ligadas à talha do início do século XVIII em Minas Gerais.The altarpiece of the Portuguese National Style was dubbed by Robert Smith in his celebrated book on woodcarving in Portugal. In Minas is possible to find traces of this style in rare parts of the late XVII. In the eighteenth century, particularly until 1725, the use of these structures became common. The Portuguese National in Minas brand in the cradle of one of the most magnificent artistic and cultural epochs, bequeathing us works of inestimable value and high level artists. However, since attempts to systematize, and classify our altarpieces made by Germain Bazin and Lúcio Costa, the interest in the Portuguese National stagnated, causing a harmful delay in understanding the early years of gold exploration and creative output. Therefore, we propose a systematic study of this style altarpieces in Minas Gerais, with stylistic and iconographic approaches, proposing schools or workshops related to hoist the early eighteenth century in Minas Gerais.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHistóriaArte HistóriaMinas Gerais HistóriaTalha (Arte decorativa)Minas Gerais HistóriaArte HistóriaA talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artísticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese__vol.1_e_vol.2__alex_bohrer_completa.pdfapplication/pdf131609411https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9VDQXT/1/tese__vol.1_e_vol.2__alex_bohrer_completa.pdf9c9478599a47dbdb7cc13c4bbad1915fMD51TEXTtese__vol.1_e_vol.2__alex_bohrer_completa.pdf.txttese__vol.1_e_vol.2__alex_bohrer_completa.pdf.txtExtracted texttext/plain614893https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9VDQXT/2/tese__vol.1_e_vol.2__alex_bohrer_completa.pdf.txta29a742092b5e9b6ae80f2eeec3f44fbMD521843/BUOS-9VDQXT2019-11-14 07:26:42.351oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9VDQXTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:26:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística
title A talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística
spellingShingle A talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística
Alex Fernandes Bohrer
Talha (Arte decorativa)
Minas Gerais História
Arte História
História
Arte História
Minas Gerais História
title_short A talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística
title_full A talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística
title_fullStr A talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística
title_full_unstemmed A talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística
title_sort A talha do estilo nacional português em Minas Gerais: contexto sociocultural e produção artística
author Alex Fernandes Bohrer
author_facet Alex Fernandes Bohrer
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adalgisa Arantes Campos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Magno Moraes Mello
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Luiz Alberto Ribeiro Freire
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maria Beatriz Ramos de Vasconcellos Coelho
dc.contributor.author.fl_str_mv Alex Fernandes Bohrer
contributor_str_mv Adalgisa Arantes Campos
Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira
Magno Moraes Mello
Luiz Alberto Ribeiro Freire
Maria Beatriz Ramos de Vasconcellos Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Talha (Arte decorativa)
Minas Gerais História
Arte História
topic Talha (Arte decorativa)
Minas Gerais História
Arte História
História
Arte História
Minas Gerais História
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv História
Arte História
Minas Gerais História
description O retábulo do Estilo Nacional Português foi alcunhado por Robert Smith em célebre livro sobre a talha em Portugal. Em Minas é possível encontrar traços deste estilo em raríssimas peças de fins do XVII. No século XVIII, em especial até 1725, o uso destas estruturas se tornaria comum. O Nacional Português nas Minas marca o berço de uma das mais esplendorosas épocas artísticas e culturais, nos legando obras de inestimável valor e artistas de alto nível. Todavia, desde as tentativas de sistematizar, catalogar e classificar nossos retábulos feitas por Germain Bazin e Lúcio Costa, o interesse pelo Nacional Português se estagnou, causando um retardamento danoso no entendimento dos primeiros anos de exploração aurífera e sua produção criativa. Propomos, portanto, um estudo sistemático de retábulos deste estilo nas Minas Gerais, com abordagens estilísticas e iconográficas, propondo escolas ou oficinas ligadas à talha do início do século XVIII em Minas Gerais.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T05:41:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T05:41:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9VDQXT
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9VDQXT
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9VDQXT/1/tese__vol.1_e_vol.2__alex_bohrer_completa.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9VDQXT/2/tese__vol.1_e_vol.2__alex_bohrer_completa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9c9478599a47dbdb7cc13c4bbad1915f
a29a742092b5e9b6ae80f2eeec3f44fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793891019609079808