Clientelismo, cultura política e desigualdades sociais: tópicos do caso brasileiro após a redemocratização.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Eduardo Moreira da Silva
Orientador(a): Vera Alice Cardoso Silva
Banca de defesa: Ana Maria Doimo, Edinara Terezinha de Andrade
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-895GJ6
Resumo: O objeto desta dissertação é o clientelismo no sistema político brasileiro, entendido como um aspecto da cultura política, ou seja, um conjunto de códigos, símbolos e orientações valorativas que norteiam a ação dos atores sociais e políticos. No estudo de tal objeto, tomamos como pressuposto a existência de uma conjugação entre o desenho institucional democrático estabelecido pela constituição de 1988 e a persistência das desigualdades socioeconômicas, em suas complexas relações com a cultura política. A metodologia utilizada foi a de pesquisa documental. Inicialmente, buscamos definir o conceito de clientelismo,mapeando a literatura pertinente. Em seguida, por meio de dados secundários (alguns originários da etapa anterior), estabelecemos um diálogo crítico entre as diferentes acepções do conceito e sua posterior operacionalização em pesquisas empíricas. Desse modo,procuramos identificar e interpelar, criticamente, a própria literatura, confrontando duas formas de interpretação do fenômeno. A primeira delas atribui um grau de persistência inadmissível aos aspectos inerentemente clientelísticos da cultura política brasileira. Asegunda, centrada em algumas pesquisas dos novos espaços institucionais de participação ampliada, tais como os Conselhos de Políticas e o Orçamento Participativo, adota, por vezes, uma postura contraposta à primeira, ao atribuir a tais instituições a possibilidade de eliminar o clientelismo. Conclui-se que ambas as perspectivas contêm elementos importantes para iluminar as diversas facetas do fenômeno do clientelismo no Brasil atual, sendo possível reduzir os excessos (pessimismo e otimismo) para conjugar as contribuições de cada uma e produzir interpretações ampliadas e consistentes do problema.
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