A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XRL5Q |
Resumo: | Estudo de análise interpretativa sobre a canção popular brasileira Todo o sentimento, dos autores Chico Buarque e Cristóvão Bastos, a partir das seguintes fontes primárias: gravação daquela canção no disco Francisco (BUARQUE, 1987), transcrição musical de Todo o sentimento publicada em Songbook Chico Buarque (CHEDIAK, 1999), transcrição melódica da interpretação de Chico Buarque registrada no disco Francisco e entrevista realizada com Cristóvão Bastos, co-autor de Todo o sentimento, transcrita nos anexos desta dissertação. Os textos verbal e musical, constituintes inalienáveis de uma canção, serão estudados à luz de referenciais teóricos de TATIT (2002b), ULHÔA (1999), PAZ (1972), GOLDSTEIN (1999) e BARTHES (1985). Objetiva-se reconhecer correspondências entre os discursos empreendidos pelos textos verbal e musical, cuja integração parece apresentar uma relação de reciprocidade. |
id |
UFMG_4a418275f6a027bf5c2a2d9ad88d1d76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7XRL5Q |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fausto Borem de OliveiraHeloisa Faria Braga FeichasJosé Roberto ZanMarcio Ronei Cravo Soares2019-08-10T08:47:13Z2019-08-10T08:47:13Z2007-12-19http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XRL5QEstudo de análise interpretativa sobre a canção popular brasileira Todo o sentimento, dos autores Chico Buarque e Cristóvão Bastos, a partir das seguintes fontes primárias: gravação daquela canção no disco Francisco (BUARQUE, 1987), transcrição musical de Todo o sentimento publicada em Songbook Chico Buarque (CHEDIAK, 1999), transcrição melódica da interpretação de Chico Buarque registrada no disco Francisco e entrevista realizada com Cristóvão Bastos, co-autor de Todo o sentimento, transcrita nos anexos desta dissertação. Os textos verbal e musical, constituintes inalienáveis de uma canção, serão estudados à luz de referenciais teóricos de TATIT (2002b), ULHÔA (1999), PAZ (1972), GOLDSTEIN (1999) e BARTHES (1985). Objetiva-se reconhecer correspondências entre os discursos empreendidos pelos textos verbal e musical, cuja integração parece apresentar uma relação de reciprocidade.Interpretive analysis on the popular song Todo o sentimento (All the feeling) by brazilian composers Chico Buarque and Cristóvão Bastos, departing from the following primary sources: its recording in the album Francisco (BUARQUE, 1987); its musical transcription published in Songbook Chico Buarque (CHEDIAK, 1999); the leadsheet of Chico Buarques interpretation in the album Francisco and an interview with Cristóvão Bastos, co-author of Todo o sentimento, transcribed in the Appendixes of this study. The verbal and musical texts, unalienable components of a song, will be studied in the light of theoretical references by TATIT (2002b), ULHÔA (1999), PAZ (1972),GOLDSTEIN (1999) and BARTHES (1985). The aim of this study is torecognize connections between the verbal and the musical discourses, whose integration seems to present a relation of reciprocity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBuarque, Chico, 1944- Todo o sentimento Análise e apreciaçãoBastos Filho, Cristovão da Silva Todo o sentimento Análise e apreciaçãoCançãoCristóvão BastosChico BuarqueAnálise verbo-musicalMúsica popular brasileiraA canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmarcio_ronei_dissertacao.pdfapplication/pdf952956https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XRL5Q/1/marcio_ronei_dissertacao.pdfe6c67e8b958488d3b1e6a1c3de3e9ff0MD51TEXTmarcio_ronei_dissertacao.pdf.txtmarcio_ronei_dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain264431https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XRL5Q/2/marcio_ronei_dissertacao.pdf.txt45bc01c67c39dc357e3e1a35c8a007adMD521843/GMMA-7XRL5Q2019-11-14 03:26:36.55oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7XRL5QRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:26:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical |
title |
A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical |
spellingShingle |
A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical Marcio Ronei Cravo Soares Canção Cristóvão Bastos Chico Buarque Análise verbo-musical Música popular brasileira Buarque, Chico, 1944- Todo o sentimento Análise e apreciação Bastos Filho, Cristovão da Silva Todo o sentimento Análise e apreciação |
title_short |
A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical |
title_full |
A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical |
title_fullStr |
A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical |
title_full_unstemmed |
A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical |
title_sort |
A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical |
author |
Marcio Ronei Cravo Soares |
author_facet |
Marcio Ronei Cravo Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fausto Borem de Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Heloisa Faria Braga Feichas |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
José Roberto Zan |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcio Ronei Cravo Soares |
contributor_str_mv |
Fausto Borem de Oliveira Heloisa Faria Braga Feichas José Roberto Zan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canção Cristóvão Bastos Chico Buarque Análise verbo-musical Música popular brasileira |
topic |
Canção Cristóvão Bastos Chico Buarque Análise verbo-musical Música popular brasileira Buarque, Chico, 1944- Todo o sentimento Análise e apreciação Bastos Filho, Cristovão da Silva Todo o sentimento Análise e apreciação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Buarque, Chico, 1944- Todo o sentimento Análise e apreciação Bastos Filho, Cristovão da Silva Todo o sentimento Análise e apreciação |
description |
Estudo de análise interpretativa sobre a canção popular brasileira Todo o sentimento, dos autores Chico Buarque e Cristóvão Bastos, a partir das seguintes fontes primárias: gravação daquela canção no disco Francisco (BUARQUE, 1987), transcrição musical de Todo o sentimento publicada em Songbook Chico Buarque (CHEDIAK, 1999), transcrição melódica da interpretação de Chico Buarque registrada no disco Francisco e entrevista realizada com Cristóvão Bastos, co-autor de Todo o sentimento, transcrita nos anexos desta dissertação. Os textos verbal e musical, constituintes inalienáveis de uma canção, serão estudados à luz de referenciais teóricos de TATIT (2002b), ULHÔA (1999), PAZ (1972), GOLDSTEIN (1999) e BARTHES (1985). Objetiva-se reconhecer correspondências entre os discursos empreendidos pelos textos verbal e musical, cuja integração parece apresentar uma relação de reciprocidade. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-12-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T08:47:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T08:47:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XRL5Q |
url |
http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XRL5Q |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XRL5Q/1/marcio_ronei_dissertacao.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XRL5Q/2/marcio_ronei_dissertacao.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e6c67e8b958488d3b1e6a1c3de3e9ff0 45bc01c67c39dc357e3e1a35c8a007ad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797973150161436672 |