A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Marcio Ronei Cravo Soares
Orientador(a): Fausto Borem de Oliveira
Banca de defesa: Heloisa Faria Braga Feichas, José Roberto Zan
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XRL5Q
Resumo: Estudo de análise interpretativa sobre a canção popular brasileira Todo o sentimento, dos autores Chico Buarque e Cristóvão Bastos, a partir das seguintes fontes primárias: gravação daquela canção no disco Francisco (BUARQUE, 1987), transcrição musical de Todo o sentimento publicada em Songbook Chico Buarque (CHEDIAK, 1999), transcrição melódica da interpretação de Chico Buarque registrada no disco Francisco e entrevista realizada com Cristóvão Bastos, co-autor de Todo o sentimento, transcrita nos anexos desta dissertação. Os textos verbal e musical, constituintes inalienáveis de uma canção, serão estudados à luz de referenciais teóricos de TATIT (2002b), ULHÔA (1999), PAZ (1972), GOLDSTEIN (1999) e BARTHES (1985). Objetiva-se reconhecer correspondências entre os discursos empreendidos pelos textos verbal e musical, cuja integração parece apresentar uma relação de reciprocidade.
id UFMG_4a418275f6a027bf5c2a2d9ad88d1d76
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7XRL5Q
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fausto Borem de OliveiraHeloisa Faria Braga FeichasJosé Roberto ZanMarcio Ronei Cravo Soares2019-08-10T08:47:13Z2019-08-10T08:47:13Z2007-12-19http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XRL5QEstudo de análise interpretativa sobre a canção popular brasileira Todo o sentimento, dos autores Chico Buarque e Cristóvão Bastos, a partir das seguintes fontes primárias: gravação daquela canção no disco Francisco (BUARQUE, 1987), transcrição musical de Todo o sentimento publicada em Songbook Chico Buarque (CHEDIAK, 1999), transcrição melódica da interpretação de Chico Buarque registrada no disco Francisco e entrevista realizada com Cristóvão Bastos, co-autor de Todo o sentimento, transcrita nos anexos desta dissertação. Os textos verbal e musical, constituintes inalienáveis de uma canção, serão estudados à luz de referenciais teóricos de TATIT (2002b), ULHÔA (1999), PAZ (1972), GOLDSTEIN (1999) e BARTHES (1985). Objetiva-se reconhecer correspondências entre os discursos empreendidos pelos textos verbal e musical, cuja integração parece apresentar uma relação de reciprocidade.Interpretive analysis on the popular song Todo o sentimento (All the feeling) by brazilian composers Chico Buarque and Cristóvão Bastos, departing from the following primary sources: its recording in the album Francisco (BUARQUE, 1987); its musical transcription published in Songbook Chico Buarque (CHEDIAK, 1999); the leadsheet of Chico Buarques interpretation in the album Francisco and an interview with Cristóvão Bastos, co-author of Todo o sentimento, transcribed in the Appendixes of this study. The verbal and musical texts, unalienable components of a song, will be studied in the light of theoretical references by TATIT (2002b), ULHÔA (1999), PAZ (1972),GOLDSTEIN (1999) and BARTHES (1985). The aim of this study is torecognize connections between the verbal and the musical discourses, whose integration seems to present a relation of reciprocity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBuarque, Chico, 1944- Todo o sentimento Análise e apreciaçãoBastos Filho, Cristovão da Silva Todo o sentimento Análise e apreciaçãoCançãoCristóvão BastosChico BuarqueAnálise verbo-musicalMúsica popular brasileiraA canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmarcio_ronei_dissertacao.pdfapplication/pdf952956https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XRL5Q/1/marcio_ronei_dissertacao.pdfe6c67e8b958488d3b1e6a1c3de3e9ff0MD51TEXTmarcio_ronei_dissertacao.pdf.txtmarcio_ronei_dissertacao.pdf.txtExtracted texttext/plain264431https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XRL5Q/2/marcio_ronei_dissertacao.pdf.txt45bc01c67c39dc357e3e1a35c8a007adMD521843/GMMA-7XRL5Q2019-11-14 03:26:36.55oai:repositorio.ufmg.br:1843/GMMA-7XRL5QRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:26:36Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical
title A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical
spellingShingle A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical
Marcio Ronei Cravo Soares
Canção
Cristóvão Bastos
Chico Buarque
Análise verbo-musical
Música popular brasileira
Buarque, Chico, 1944- Todo o sentimento Análise e apreciação
Bastos Filho, Cristovão da Silva Todo o sentimento Análise e apreciação
title_short A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical
title_full A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical
title_fullStr A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical
title_full_unstemmed A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical
title_sort A canção Todo o sentimento, de Chico Buarque e Cristovão Bastos: um exercício de leitura verbo-musical
author Marcio Ronei Cravo Soares
author_facet Marcio Ronei Cravo Soares
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fausto Borem de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Heloisa Faria Braga Feichas
dc.contributor.referee2.fl_str_mv José Roberto Zan
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcio Ronei Cravo Soares
contributor_str_mv Fausto Borem de Oliveira
Heloisa Faria Braga Feichas
José Roberto Zan
dc.subject.por.fl_str_mv Canção
Cristóvão Bastos
Chico Buarque
Análise verbo-musical
Música popular brasileira
topic Canção
Cristóvão Bastos
Chico Buarque
Análise verbo-musical
Música popular brasileira
Buarque, Chico, 1944- Todo o sentimento Análise e apreciação
Bastos Filho, Cristovão da Silva Todo o sentimento Análise e apreciação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Buarque, Chico, 1944- Todo o sentimento Análise e apreciação
Bastos Filho, Cristovão da Silva Todo o sentimento Análise e apreciação
description Estudo de análise interpretativa sobre a canção popular brasileira Todo o sentimento, dos autores Chico Buarque e Cristóvão Bastos, a partir das seguintes fontes primárias: gravação daquela canção no disco Francisco (BUARQUE, 1987), transcrição musical de Todo o sentimento publicada em Songbook Chico Buarque (CHEDIAK, 1999), transcrição melódica da interpretação de Chico Buarque registrada no disco Francisco e entrevista realizada com Cristóvão Bastos, co-autor de Todo o sentimento, transcrita nos anexos desta dissertação. Os textos verbal e musical, constituintes inalienáveis de uma canção, serão estudados à luz de referenciais teóricos de TATIT (2002b), ULHÔA (1999), PAZ (1972), GOLDSTEIN (1999) e BARTHES (1985). Objetiva-se reconhecer correspondências entre os discursos empreendidos pelos textos verbal e musical, cuja integração parece apresentar uma relação de reciprocidade.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T08:47:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T08:47:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XRL5Q
url http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XRL5Q
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XRL5Q/1/marcio_ronei_dissertacao.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GMMA-7XRL5Q/2/marcio_ronei_dissertacao.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e6c67e8b958488d3b1e6a1c3de3e9ff0
45bc01c67c39dc357e3e1a35c8a007ad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973150161436672