Práticas musicais na favela do Morro das Pedras em Belo Horizonte: um estudo crítico sobre música e modo de vida

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Rubens de Oliveira Aredes lattes
Orientador(a): Glaura Lucas lattes
Banca de defesa: Samuel Mello Araújo Júnior, Denise Pirani, Deisi Luiza da Silva Ferraz, Walênia Marília Silva
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/32217
Resumo: O Morro das Pedras é um dos maiores e mais antigos aglomerados de Belo Horizonte. Suas origens remontam à história da cidade, passando por um quilombo originário ao qual se somaram operários da construção civil, negros, migrantes do interior de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, que vieram trabalhar nas obras de fundação da capital mineira, nos finais do século XIX. Hoje, a favela localiza-se entre grandes avenidas que ligam bairros nobres ao centro, o que a torna alvo privilegiado da especulação imobiliária e gentrificação, ao mesmo tempo em que recebe de forma destacada políticas e projetos estatais de combate ao comércio varejista de drogas. Este aglomerado abriga uma diversidade de práticas musicais que refletem seu passado e constroem seu presente. Esta tese é fruto de uma pesquisa cujo objetivo é o estudo das práticas musicais na favela do Morro das Pedras, considerando práticas musicais como atividade humana e o Morro das Pedras uma favela dentro de um mundo onde as favelas são cada vez maiores e em maior número. O trabalho de campo etnográfico abarca seis das doze vilas que compõem o aglomerado, e se estende ao longo dos anos de 2009 a 2017, junto às seguintes modalidades de práticas musicais: o samba, as músicas de projetos sociais (Grupo Cultural Arautos do Gueto), rap e funk. A tese inicialmente apresenta uma discussão geral sobre favelas e práticas musicais de favelas no mundo, Brasil e Belo Horizonte. O texto parte, então, para a etnografia, aproximando dos elementos sonoros, musicais, extra-musicais e sociais que compõem e interagem com as práticas musicais elencadas no Morro das Pedras. Por fim, tendo como referência a dialética marxiana, o trabalho busca pôr em interação todos os elementos levantados pela etnografia, em diálogo com a discussão teórica global, buscando traçar uma perspectiva da dinâmica de vida dos praticantes das músicas estudadas, no bojo da vida social e interior de seu modo de vida.
id UFMG_51088b0f43cb6ca04cc78f0b68b28daf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/32217
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Glaura Lucashttp://lattes.cnpq.br/5237321219459906Samuel Mello Araújo JúniorDenise PiraniDeisi Luiza da Silva FerrazWalênia Marília SilvaxxxxxxxRubens de Oliveira Aredes2020-01-24T21:37:18Z2020-01-24T21:37:18Z2017-10-06http://hdl.handle.net/1843/32217O Morro das Pedras é um dos maiores e mais antigos aglomerados de Belo Horizonte. Suas origens remontam à história da cidade, passando por um quilombo originário ao qual se somaram operários da construção civil, negros, migrantes do interior de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, que vieram trabalhar nas obras de fundação da capital mineira, nos finais do século XIX. Hoje, a favela localiza-se entre grandes avenidas que ligam bairros nobres ao centro, o que a torna alvo privilegiado da especulação imobiliária e gentrificação, ao mesmo tempo em que recebe de forma destacada políticas e projetos estatais de combate ao comércio varejista de drogas. Este aglomerado abriga uma diversidade de práticas musicais que refletem seu passado e constroem seu presente. Esta tese é fruto de uma pesquisa cujo objetivo é o estudo das práticas musicais na favela do Morro das Pedras, considerando práticas musicais como atividade humana e o Morro das Pedras uma favela dentro de um mundo onde as favelas são cada vez maiores e em maior número. O trabalho de campo etnográfico abarca seis das doze vilas que compõem o aglomerado, e se estende ao longo dos anos de 2009 a 2017, junto às seguintes modalidades de práticas musicais: o samba, as músicas de projetos sociais (Grupo Cultural Arautos do Gueto), rap e funk. A tese inicialmente apresenta uma discussão geral sobre favelas e práticas musicais de favelas no mundo, Brasil e Belo Horizonte. O texto parte, então, para a etnografia, aproximando dos elementos sonoros, musicais, extra-musicais e sociais que compõem e interagem com as práticas musicais elencadas no Morro das Pedras. Por fim, tendo como referência a dialética marxiana, o trabalho busca pôr em interação todos os elementos levantados pela etnografia, em diálogo com a discussão teórica global, buscando traçar uma perspectiva da dinâmica de vida dos praticantes das músicas estudadas, no bojo da vida social e interior de seu modo de vida.Morro das Pedras is one of the largest and oldest shankytowns of Belo Horizonte. Its origins date back to the beginnings of the history of the city, where a former black people Community (quilombo) received construction workers and migrants coming from towns in the states of Minas Gerais, Rio de Janeiro and Bahia, who all came to work in the foundation of the capital of the state, by the end of the 19th century. Today, the slum is located between two large avenues that connect noble areas to downtown, which turns it into a privileged target for real estate speculation and gentrification. At the same time, it also receives public policies and projects aiming at fighting drug trafficking. This shankytown gathers diverse musical practices, which both reflect its past and construct its present. This dissertation results from a research that aimed at studying the musical practices at Morro das Pedras, considering musical practices as human activity, and Morro das Pedras as a slum within a world where slums are getting larger and larger, as well as more numerous. Fieldwork was held in six of the twelve villages that form the shankytown, and it was developed from 2009 to 2017, focusing on the following musical practices: samba, the music within social projects (Grupo Cultural Arautos do Gueto), rap and funk. The dissertation presents a general discussion about slums and musical practices within slums in the world, in Brazil and in Belo Horizonte. Then, it focus on the ethnography, approaching the sound elements, as well as the musical, extra-musical and social elements underlying these musical practices. Finally, based on Marx’s dialectics, the work seeks to interact all the elements gathered during the ethnographic work, establishing a dialogue with the overall theoretical reference, and presenting a more global perspective about the way the participants of these musical practices live within broader social life.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAMúsicaEtnomusicologiaMúsica e sociedadeFavelasFavelasDiversidadePráticas musicaisPráticas musicais na favela do Morro das Pedras em Belo Horizonte: um estudo crítico sobre música e modo de vidainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALVERSÃO DIGITAL.pdfVERSÃO DIGITAL.pdfapplication/pdf132573816https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32217/1/VERS%c3%83O%20DIGITAL.pdf247805eff47c54be77b3d6560bed316aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32217/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTVERSÃO DIGITAL.pdf.txtVERSÃO DIGITAL.pdf.txtExtracted texttext/plain621302https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32217/3/VERS%c3%83O%20DIGITAL.pdf.txtb202913b1876cdc4353e6ef692ab9f37MD531843/322172020-01-25 03:34:19.775oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-25T06:34:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas musicais na favela do Morro das Pedras em Belo Horizonte: um estudo crítico sobre música e modo de vida
title Práticas musicais na favela do Morro das Pedras em Belo Horizonte: um estudo crítico sobre música e modo de vida
spellingShingle Práticas musicais na favela do Morro das Pedras em Belo Horizonte: um estudo crítico sobre música e modo de vida
Rubens de Oliveira Aredes
Favelas
Diversidade
Práticas musicais
Música
Etnomusicologia
Música e sociedade
Favelas
title_short Práticas musicais na favela do Morro das Pedras em Belo Horizonte: um estudo crítico sobre música e modo de vida
title_full Práticas musicais na favela do Morro das Pedras em Belo Horizonte: um estudo crítico sobre música e modo de vida
title_fullStr Práticas musicais na favela do Morro das Pedras em Belo Horizonte: um estudo crítico sobre música e modo de vida
title_full_unstemmed Práticas musicais na favela do Morro das Pedras em Belo Horizonte: um estudo crítico sobre música e modo de vida
title_sort Práticas musicais na favela do Morro das Pedras em Belo Horizonte: um estudo crítico sobre música e modo de vida
author Rubens de Oliveira Aredes
author_facet Rubens de Oliveira Aredes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Glaura Lucas
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5237321219459906
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Samuel Mello Araújo Júnior
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Denise Pirani
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Deisi Luiza da Silva Ferraz
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Walênia Marília Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv xxxxxxx
dc.contributor.author.fl_str_mv Rubens de Oliveira Aredes
contributor_str_mv Glaura Lucas
Samuel Mello Araújo Júnior
Denise Pirani
Deisi Luiza da Silva Ferraz
Walênia Marília Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Favelas
Diversidade
Práticas musicais
topic Favelas
Diversidade
Práticas musicais
Música
Etnomusicologia
Música e sociedade
Favelas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Música
Etnomusicologia
Música e sociedade
Favelas
description O Morro das Pedras é um dos maiores e mais antigos aglomerados de Belo Horizonte. Suas origens remontam à história da cidade, passando por um quilombo originário ao qual se somaram operários da construção civil, negros, migrantes do interior de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, que vieram trabalhar nas obras de fundação da capital mineira, nos finais do século XIX. Hoje, a favela localiza-se entre grandes avenidas que ligam bairros nobres ao centro, o que a torna alvo privilegiado da especulação imobiliária e gentrificação, ao mesmo tempo em que recebe de forma destacada políticas e projetos estatais de combate ao comércio varejista de drogas. Este aglomerado abriga uma diversidade de práticas musicais que refletem seu passado e constroem seu presente. Esta tese é fruto de uma pesquisa cujo objetivo é o estudo das práticas musicais na favela do Morro das Pedras, considerando práticas musicais como atividade humana e o Morro das Pedras uma favela dentro de um mundo onde as favelas são cada vez maiores e em maior número. O trabalho de campo etnográfico abarca seis das doze vilas que compõem o aglomerado, e se estende ao longo dos anos de 2009 a 2017, junto às seguintes modalidades de práticas musicais: o samba, as músicas de projetos sociais (Grupo Cultural Arautos do Gueto), rap e funk. A tese inicialmente apresenta uma discussão geral sobre favelas e práticas musicais de favelas no mundo, Brasil e Belo Horizonte. O texto parte, então, para a etnografia, aproximando dos elementos sonoros, musicais, extra-musicais e sociais que compõem e interagem com as práticas musicais elencadas no Morro das Pedras. Por fim, tendo como referência a dialética marxiana, o trabalho busca pôr em interação todos os elementos levantados pela etnografia, em diálogo com a discussão teórica global, buscando traçar uma perspectiva da dinâmica de vida dos praticantes das músicas estudadas, no bojo da vida social e interior de seu modo de vida.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-10-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-24T21:37:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-24T21:37:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/32217
url http://hdl.handle.net/1843/32217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32217/1/VERS%c3%83O%20DIGITAL.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32217/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32217/3/VERS%c3%83O%20DIGITAL.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 247805eff47c54be77b3d6560bed316a
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
b202913b1876cdc4353e6ef692ab9f37
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890833800364032