Entre lutas, porongas e letras: a escola vai ao seringal (re) colocações do Projeto seringueiro (Xapuri/Acre 1981/1990)
Ano de defesa: | 2011 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M7MST |
Resumo: | Este trabalho analisa uma experiência de educação com seringueiros da região de Xapuri/Acre, parte da Amazônia Sul-Ocidental, sob a denominação de Projeto Seringueiro. Tal experiência, concebida numa perspectiva de Educação Popular, influenciada pelas ideias e práticas de Paulo Freire, da Teologia da Libertação e de um sindicalismo rural brasileiro, associado à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) no Acre, integra o Movimento Social, Ambiental e de Luta pela Terra. O estudo procurou analisar as circunstâncias e contextos sócio-históricos da emergência e realização deste projeto educativo, erigido no interior do Projeto Seringueiro, focalizando seu primeiro período, transcorrido entre 1981 e 1990. Explora alguns dos traçados mais gerais de sua estrutura e funcionamento, suas raízes e troncos. Apresenta e caracteriza, em especial, os atores sociais, individuais e coletivos envolvidos na proposta, indicando alguns de seus protagonismos, de suas relações, convergências e divergências, neste primeiro período, quando pela estrada do Projeto Seringueiro, a escola vai ao seringal, outras colocações. As bases teórico-metodológicas da pesquisa orientam-se por um aporte sócio-histórico, nos marcos da História Social Inglesa, sobretudo no pensamento de Edward P. Thompson. Neste sentido, enfatiza que o trabalho no campo da história deve considerar as articulações entre as dimensões e contradições da realidade, em seus processos e dinâmicas, e que o enfrentamento entre ser social e consciência social faz surgir novos problemas, dando origem à experiência. O desenho metodológico da investigação baseou-se na análise documental, realizada mediante o levantamento e estudo de documentos de arquivos, do Centro dos Trabalhadores da Amazônia (CTA), prioritariamente. As descobertas da pesquisa revelam um processo eivado de continuidades e descontinuidades, de buscas e conquistas, fruto dos protagonismos de seus atores, no qual a necessidade de aprender a ler, escrever e contar foi sendo apropriada. As estradas da escola, como as do seringal, foram se alumiando pela poronga que clareia a mata e, agora, clareia as ideias, quando transformada em cartilha escolar, no entendimento de seus seringueiros alunos e alunas. Procurou-se, pois, compreender os veios pelo quais aquele projeto educativo leva a escola ao seringal, reinventada, conquistada entre lutas, porongas e letras. A pesquisa orientou-se, em suma, por uma concepção que busca desvendar os elementos e dinâmica dos processos construídos pela ação dos atores sociais neles implicados, atenta à ação coletiva e ao dinamismo da práxis transformadora dos homens como agentes históricos. |
id |
UFMG_5647688502ae73a793f3ea4c436685e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8M7MST |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Ines Assuncao de Castro TeixeiraAntonio Julio de Menezes NetoMaria Isabel Antunes RochaAndrea Maria Lopes DantasSalomão Antonio Mufarrej HageJose Dourado de Souza2019-08-10T00:37:14Z2019-08-10T00:37:14Z2011-02-28http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M7MSTEste trabalho analisa uma experiência de educação com seringueiros da região de Xapuri/Acre, parte da Amazônia Sul-Ocidental, sob a denominação de Projeto Seringueiro. Tal experiência, concebida numa perspectiva de Educação Popular, influenciada pelas ideias e práticas de Paulo Freire, da Teologia da Libertação e de um sindicalismo rural brasileiro, associado à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) no Acre, integra o Movimento Social, Ambiental e de Luta pela Terra. O estudo procurou analisar as circunstâncias e contextos sócio-históricos da emergência e realização deste projeto educativo, erigido no interior do Projeto Seringueiro, focalizando seu primeiro período, transcorrido entre 1981 e 1990. Explora alguns dos traçados mais gerais de sua estrutura e funcionamento, suas raízes e troncos. Apresenta e caracteriza, em especial, os atores sociais, individuais e coletivos envolvidos na proposta, indicando alguns de seus protagonismos, de suas relações, convergências e divergências, neste primeiro período, quando pela estrada do Projeto Seringueiro, a escola vai ao seringal, outras colocações. As bases teórico-metodológicas da pesquisa orientam-se por um aporte sócio-histórico, nos marcos da História Social Inglesa, sobretudo no pensamento de Edward P. Thompson. Neste sentido, enfatiza que o trabalho no campo da história deve considerar as articulações entre as dimensões e contradições da realidade, em seus processos e dinâmicas, e que o enfrentamento entre ser social e consciência social faz surgir novos problemas, dando origem à experiência. O desenho metodológico da investigação baseou-se na análise documental, realizada mediante o levantamento e estudo de documentos de arquivos, do Centro dos Trabalhadores da Amazônia (CTA), prioritariamente. As descobertas da pesquisa revelam um processo eivado de continuidades e descontinuidades, de buscas e conquistas, fruto dos protagonismos de seus atores, no qual a necessidade de aprender a ler, escrever e contar foi sendo apropriada. As estradas da escola, como as do seringal, foram se alumiando pela poronga que clareia a mata e, agora, clareia as ideias, quando transformada em cartilha escolar, no entendimento de seus seringueiros alunos e alunas. Procurou-se, pois, compreender os veios pelo quais aquele projeto educativo leva a escola ao seringal, reinventada, conquistada entre lutas, porongas e letras. A pesquisa orientou-se, em suma, por uma concepção que busca desvendar os elementos e dinâmica dos processos construídos pela ação dos atores sociais neles implicados, atenta à ação coletiva e ao dinamismo da práxis transformadora dos homens como agentes históricos.This study examined an educational experience with seringueiros (rubber tappers) in the region of Xapuri / Acre, part of the South-West Amazonia, entitled Projeto Seringueiro (Rubber Tappers Project). The experience, conceived from a perspective of popular education, influenced by the ideas and practices of Paulo Freire, Liberation Theology and by a Brazilian rural syndicalism, associated with the Nacional dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG (National Confederation of Agricultural Workers) in Acre, integrated the Social, Environmental and of Struggle for Land Movement. The objective of this study was to analyze the circumstances and socio-historical contexts of the emergence and implementation of that educational project - that was erected inside of the Projeto Seringueiro - focusing on their first period elapsed between 1981 and 1990. It also explored some of the general elements of its structure and functioning, besides its origins and consolidation. It presented and still described mainly the social actors, individuals and collectives involved in the educational proposal, indicating some of its protagonists, their relationships, similarities and differences in this early period, when through the Projeto Seringueiro, the school reached the seringais (rubber settlements) and other placements. The theoretical and methodological base of this research is guided by a socio-historical contribution, within the framework of the English Social History, especially the thought of Edward P. Thompson. In this regard, the analyses stressed that working in the field of history should consider the interrelationship between the dimensions and contradictions of reality in its processes and dynamics, and that the confrontation between social being and social consciousness gives rise to new problems and leads to the experience. Based on documentary analysis, the research methodology was conducted by the survey and study of archival documents mainly from the Centro dos Trabalhadores da Amazônia - CTA (Center for Amazonian Workers). The survey findings suggest a process riddled with continuities and discontinuities, quests and conquests, as a result of the protagonists actions, in which the ability to learn to read, write and count was being appropriated by them. As the poronga (lamp) lightened the roads of the seringal, the school through the school handbook, cleared the ideas, according to their students/seringueiros. In this road, it was necessary to understand the reasons which took an education project to a seringal. In short, the research was oriented by a concept that seeks to discover the elements and dynamics of the processes constructed by the action of social actors, having regard to collective action and the dynamics of transformative praxis of men as historical actors.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSeringueiros EducaçãoEducaçãoAcre EducaçãoEducação ruralEscolas ruraisEducação de SeringueirosMovimento Social dosProjeto SeringueiroSeringueirosSindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri (STR/Xapuri)Entre lutas, porongas e letras: a escola vai ao seringal (re) colocações do Projeto seringueiro (Xapuri/Acre 1981/1990)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_de_jos__dourado_de_souza___entre_lutas__porongas_e_letr.pdfapplication/pdf4193316https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8M7MST/1/tese_de_jos__dourado_de_souza___entre_lutas__porongas_e_letr.pdfaa7e269a7a68280a0c90043d3b6b9c79MD51TEXTtese_de_jos__dourado_de_souza___entre_lutas__porongas_e_letr.pdf.txttese_de_jos__dourado_de_souza___entre_lutas__porongas_e_letr.pdf.txtExtracted texttext/plain606580https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8M7MST/2/tese_de_jos__dourado_de_souza___entre_lutas__porongas_e_letr.pdf.txtad8a90aab73e49713d7fbfdb58899f3dMD521843/FAEC-8M7MST2019-11-14 10:06:50.871oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8M7MSTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:06:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre lutas, porongas e letras: a escola vai ao seringal (re) colocações do Projeto seringueiro (Xapuri/Acre 1981/1990) |
title |
Entre lutas, porongas e letras: a escola vai ao seringal (re) colocações do Projeto seringueiro (Xapuri/Acre 1981/1990) |
spellingShingle |
Entre lutas, porongas e letras: a escola vai ao seringal (re) colocações do Projeto seringueiro (Xapuri/Acre 1981/1990) Jose Dourado de Souza Educação de Seringueiros Movimento Social dos Projeto Seringueiro Seringueiros Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri (STR/Xapuri) Seringueiros Educação Educação Acre Educação Educação rural Escolas rurais |
title_short |
Entre lutas, porongas e letras: a escola vai ao seringal (re) colocações do Projeto seringueiro (Xapuri/Acre 1981/1990) |
title_full |
Entre lutas, porongas e letras: a escola vai ao seringal (re) colocações do Projeto seringueiro (Xapuri/Acre 1981/1990) |
title_fullStr |
Entre lutas, porongas e letras: a escola vai ao seringal (re) colocações do Projeto seringueiro (Xapuri/Acre 1981/1990) |
title_full_unstemmed |
Entre lutas, porongas e letras: a escola vai ao seringal (re) colocações do Projeto seringueiro (Xapuri/Acre 1981/1990) |
title_sort |
Entre lutas, porongas e letras: a escola vai ao seringal (re) colocações do Projeto seringueiro (Xapuri/Acre 1981/1990) |
author |
Jose Dourado de Souza |
author_facet |
Jose Dourado de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ines Assuncao de Castro Teixeira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Antonio Julio de Menezes Neto |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Isabel Antunes Rocha |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Andrea Maria Lopes Dantas |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Salomão Antonio Mufarrej Hage |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jose Dourado de Souza |
contributor_str_mv |
Ines Assuncao de Castro Teixeira Antonio Julio de Menezes Neto Maria Isabel Antunes Rocha Andrea Maria Lopes Dantas Salomão Antonio Mufarrej Hage |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Seringueiros Movimento Social dos Projeto Seringueiro Seringueiros Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri (STR/Xapuri) |
topic |
Educação de Seringueiros Movimento Social dos Projeto Seringueiro Seringueiros Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri (STR/Xapuri) Seringueiros Educação Educação Acre Educação Educação rural Escolas rurais |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Seringueiros Educação Educação Acre Educação Educação rural Escolas rurais |
description |
Este trabalho analisa uma experiência de educação com seringueiros da região de Xapuri/Acre, parte da Amazônia Sul-Ocidental, sob a denominação de Projeto Seringueiro. Tal experiência, concebida numa perspectiva de Educação Popular, influenciada pelas ideias e práticas de Paulo Freire, da Teologia da Libertação e de um sindicalismo rural brasileiro, associado à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) no Acre, integra o Movimento Social, Ambiental e de Luta pela Terra. O estudo procurou analisar as circunstâncias e contextos sócio-históricos da emergência e realização deste projeto educativo, erigido no interior do Projeto Seringueiro, focalizando seu primeiro período, transcorrido entre 1981 e 1990. Explora alguns dos traçados mais gerais de sua estrutura e funcionamento, suas raízes e troncos. Apresenta e caracteriza, em especial, os atores sociais, individuais e coletivos envolvidos na proposta, indicando alguns de seus protagonismos, de suas relações, convergências e divergências, neste primeiro período, quando pela estrada do Projeto Seringueiro, a escola vai ao seringal, outras colocações. As bases teórico-metodológicas da pesquisa orientam-se por um aporte sócio-histórico, nos marcos da História Social Inglesa, sobretudo no pensamento de Edward P. Thompson. Neste sentido, enfatiza que o trabalho no campo da história deve considerar as articulações entre as dimensões e contradições da realidade, em seus processos e dinâmicas, e que o enfrentamento entre ser social e consciência social faz surgir novos problemas, dando origem à experiência. O desenho metodológico da investigação baseou-se na análise documental, realizada mediante o levantamento e estudo de documentos de arquivos, do Centro dos Trabalhadores da Amazônia (CTA), prioritariamente. As descobertas da pesquisa revelam um processo eivado de continuidades e descontinuidades, de buscas e conquistas, fruto dos protagonismos de seus atores, no qual a necessidade de aprender a ler, escrever e contar foi sendo apropriada. As estradas da escola, como as do seringal, foram se alumiando pela poronga que clareia a mata e, agora, clareia as ideias, quando transformada em cartilha escolar, no entendimento de seus seringueiros alunos e alunas. Procurou-se, pois, compreender os veios pelo quais aquele projeto educativo leva a escola ao seringal, reinventada, conquistada entre lutas, porongas e letras. A pesquisa orientou-se, em suma, por uma concepção que busca desvendar os elementos e dinâmica dos processos construídos pela ação dos atores sociais neles implicados, atenta à ação coletiva e ao dinamismo da práxis transformadora dos homens como agentes históricos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T00:37:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T00:37:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M7MST |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8M7MST |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8M7MST/1/tese_de_jos__dourado_de_souza___entre_lutas__porongas_e_letr.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8M7MST/2/tese_de_jos__dourado_de_souza___entre_lutas__porongas_e_letr.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa7e269a7a68280a0c90043d3b6b9c79 ad8a90aab73e49713d7fbfdb58899f3d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1793890975781748736 |