Aprendendo a compartilhar: uma experiência de projeto em equipe

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Elke Berenice Kolln
Orientador(a): Maria Lucia Malard
Banca de defesa: Flavio de Lemos Carsalade, Paulo Afonso Rheingantz
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YHMU4
Resumo: O presente trabalho se insere nas discussões sobre projeto em equipe no campo da Arquitetura, focalizando as relações que se configuram entre arquitetos, quando unidos para atuarem colaborativamente em uma problemática de projeto. Por entender que aciência e o conhecimento se fazem muito mais por perguntas do que por respostas, a pesquisa desenvolvida nesta dissertação se preocupou em aprimorar questões inicialmente levantadas sobre projetos desenvolvidos em equipe. Questões sobre motivação, relacionamento, comunicação, liderança, soluções de problemas, tomada dedecisões e criatividade envolvem equipes, de uma forma geral, de qualquer área profissional. Existem, também, no campo da arquitetura, com suas particularidades que são tratadas aqui, não com a intenção de exauri-las, mas com o objetivo de incitar discussões e desenvolvimento de outros trabalhos sobre esse tema. A partir de umestudo de caso realizado com alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG e de entrevistas com professores do Departamento de Projetos da mesma escola, unidos a uma revisão bibliográfica sobre o tema, foi possível abrir discussões em terrenos não muito comuns a arquitetos, apesar da prática profissional já sofrer pela falta de conhecimento e crítica sobre a atuação de equipes de projetos. No ensino faltam aprimoramento e experiências com equipes, embora isso seja necessário à preparação das novas gerações, para as futuras relações de trabalho que as esperam. Naprática profissional, faltam, justamente, profissionais preparados para implementar relações de trabalho mais condizentes com a produção arquitetônica atual. Nota-se ainda a presença de profissionais arraigados a paradigmas ultrapassados.
id UFMG_5833629d38bc28b4330c024d86a36ab6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-7YHMU4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Lucia MalardFlavio de Lemos CarsaladePaulo Afonso RheingantzElke Berenice Kolln2019-08-11T23:58:25Z2019-08-11T23:58:25Z2009-09-08http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YHMU4O presente trabalho se insere nas discussões sobre projeto em equipe no campo da Arquitetura, focalizando as relações que se configuram entre arquitetos, quando unidos para atuarem colaborativamente em uma problemática de projeto. Por entender que aciência e o conhecimento se fazem muito mais por perguntas do que por respostas, a pesquisa desenvolvida nesta dissertação se preocupou em aprimorar questões inicialmente levantadas sobre projetos desenvolvidos em equipe. Questões sobre motivação, relacionamento, comunicação, liderança, soluções de problemas, tomada dedecisões e criatividade envolvem equipes, de uma forma geral, de qualquer área profissional. Existem, também, no campo da arquitetura, com suas particularidades que são tratadas aqui, não com a intenção de exauri-las, mas com o objetivo de incitar discussões e desenvolvimento de outros trabalhos sobre esse tema. A partir de umestudo de caso realizado com alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG e de entrevistas com professores do Departamento de Projetos da mesma escola, unidos a uma revisão bibliográfica sobre o tema, foi possível abrir discussões em terrenos não muito comuns a arquitetos, apesar da prática profissional já sofrer pela falta de conhecimento e crítica sobre a atuação de equipes de projetos. No ensino faltam aprimoramento e experiências com equipes, embora isso seja necessário à preparação das novas gerações, para as futuras relações de trabalho que as esperam. Naprática profissional, faltam, justamente, profissionais preparados para implementar relações de trabalho mais condizentes com a produção arquitetônica atual. Nota-se ainda a presença de profissionais arraigados a paradigmas ultrapassados.This study aimed a kick in the initial discussions on a team project in the field of architecture, in which relations between shape when architects together to collaborate in favor of a problematic project. Considering that science and knowledge are made by more questions than answers, the research developed in this dissertation masters worryabout improving initially raised questions about projects developed as a team. Questions on motivation, relationships, communication, leadership, problem solving, decision making and creative teams involved in general in any area and there are also professional in the field of architecture, with its peculiarities, and are treated here notwith the intention to exhaust them, but with the aim of encouraging discussion and development of more work on this topic. From a case study conducted with students in the Course of Architecture, School of Architecture of UFMG and interviews with teachers of the Department of Projects of the school, together with a literature review on the subject was able to open discussions on land not far common to architects, althoughthe practice has suffered for lack of knowledge and critical about the performance of project teams. No improvement in education and experience with teams, need to prepare new generations for new relations in the labor market that expected. In practice missing,precisely, professional preparations for implementation of labor relations more consistent with the production of architecture today, with the presence of professionals rooted in outdated paradigms.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArquitetura Projetos e plantasComunicação em Projeto arquitetônicoTrabalho de grupo na arquiteturaArquiteturaprocesso de projetocriação coletivaestudo de casoAprendendo a compartilhar: uma experiência de projeto em equipeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALaprendendo_a_compartilhar___uma_experi_ncia_de_projeto_em_equipe.pdfapplication/pdf2818315https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7YHMU4/1/aprendendo_a_compartilhar___uma_experi_ncia_de_projeto_em_equipe.pdf7043b0093377e36719de7c668872824dMD51TEXTaprendendo_a_compartilhar___uma_experi_ncia_de_projeto_em_equipe.pdf.txtaprendendo_a_compartilhar___uma_experi_ncia_de_projeto_em_equipe.pdf.txtExtracted texttext/plain240999https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7YHMU4/2/aprendendo_a_compartilhar___uma_experi_ncia_de_projeto_em_equipe.pdf.txt9111513b520e096f1655a44d6e103975MD521843/RAAO-7YHMU42019-11-14 07:54:33.916oai:repositorio.ufmg.br:1843/RAAO-7YHMU4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:54:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendendo a compartilhar: uma experiência de projeto em equipe
title Aprendendo a compartilhar: uma experiência de projeto em equipe
spellingShingle Aprendendo a compartilhar: uma experiência de projeto em equipe
Elke Berenice Kolln
processo de projeto
criação coletiva
estudo de caso
Arquitetura Projetos e plantas
Comunicação em Projeto arquitetônico
Trabalho de grupo na arquitetura
Arquitetura
title_short Aprendendo a compartilhar: uma experiência de projeto em equipe
title_full Aprendendo a compartilhar: uma experiência de projeto em equipe
title_fullStr Aprendendo a compartilhar: uma experiência de projeto em equipe
title_full_unstemmed Aprendendo a compartilhar: uma experiência de projeto em equipe
title_sort Aprendendo a compartilhar: uma experiência de projeto em equipe
author Elke Berenice Kolln
author_facet Elke Berenice Kolln
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Lucia Malard
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Flavio de Lemos Carsalade
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Paulo Afonso Rheingantz
dc.contributor.author.fl_str_mv Elke Berenice Kolln
contributor_str_mv Maria Lucia Malard
Flavio de Lemos Carsalade
Paulo Afonso Rheingantz
dc.subject.por.fl_str_mv processo de projeto
criação coletiva
estudo de caso
topic processo de projeto
criação coletiva
estudo de caso
Arquitetura Projetos e plantas
Comunicação em Projeto arquitetônico
Trabalho de grupo na arquitetura
Arquitetura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arquitetura Projetos e plantas
Comunicação em Projeto arquitetônico
Trabalho de grupo na arquitetura
Arquitetura
description O presente trabalho se insere nas discussões sobre projeto em equipe no campo da Arquitetura, focalizando as relações que se configuram entre arquitetos, quando unidos para atuarem colaborativamente em uma problemática de projeto. Por entender que aciência e o conhecimento se fazem muito mais por perguntas do que por respostas, a pesquisa desenvolvida nesta dissertação se preocupou em aprimorar questões inicialmente levantadas sobre projetos desenvolvidos em equipe. Questões sobre motivação, relacionamento, comunicação, liderança, soluções de problemas, tomada dedecisões e criatividade envolvem equipes, de uma forma geral, de qualquer área profissional. Existem, também, no campo da arquitetura, com suas particularidades que são tratadas aqui, não com a intenção de exauri-las, mas com o objetivo de incitar discussões e desenvolvimento de outros trabalhos sobre esse tema. A partir de umestudo de caso realizado com alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG e de entrevistas com professores do Departamento de Projetos da mesma escola, unidos a uma revisão bibliográfica sobre o tema, foi possível abrir discussões em terrenos não muito comuns a arquitetos, apesar da prática profissional já sofrer pela falta de conhecimento e crítica sobre a atuação de equipes de projetos. No ensino faltam aprimoramento e experiências com equipes, embora isso seja necessário à preparação das novas gerações, para as futuras relações de trabalho que as esperam. Naprática profissional, faltam, justamente, profissionais preparados para implementar relações de trabalho mais condizentes com a produção arquitetônica atual. Nota-se ainda a presença de profissionais arraigados a paradigmas ultrapassados.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-09-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T23:58:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T23:58:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YHMU4
url http://hdl.handle.net/1843/RAAO-7YHMU4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7YHMU4/1/aprendendo_a_compartilhar___uma_experi_ncia_de_projeto_em_equipe.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RAAO-7YHMU4/2/aprendendo_a_compartilhar___uma_experi_ncia_de_projeto_em_equipe.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7043b0093377e36719de7c668872824d
9111513b520e096f1655a44d6e103975
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797973122192769024