Modelagem geográfica para a simulação de custos de transporte de soja em bacias logísticas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Bruno Tavares Medeiros lattes
Orientador(a): Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega lattes
Banca de defesa: Marcelo Antônio Nero, Marcelo Franco Porto, José Alberto Quintanilha
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/1843/41102
Resumo: Os sistemas de transporte, incluindo os que envolvem fluxos intermodais, vêm sendo cada vez mais estudados frente ao desafio de se capacitar o sistema logístico e estruturar os investimentos. Buscando a melhoria no planejamento, o relatório executivo do Plano Nacional de Logística 2025 divulgado em 2018, prevê investimentos em rodovias, ferrovias, cabotagem e hidrovias, na busca de redução do custo logístico do transporte de cargas no país. A soja, commodity que responde por 14% da exportação nacional, tem como um dos principais contrapontos o custo associado ao seu transporte, sendo o custo de frete corresponde a 80% do custo de transporte total. Na avaliação dos impactos da infraestrutura logística considerando o ano de 2020 e a infraestrutura proposta no Plano Nacional de Logística em 2025, o presente estudo investigou as rotas de exportação de soja entre os maiores municípios brasileiros produtores do grão e os principais portos de destino com a aplicação de geotecnologias e simulação de cenários preditivos. A pesquisa foi alimentada por dados públicos oficiais, tanto para o cenário atual como para o previsto para 2025. Os resultados demonstram a redução do custo atrelado ao transporte do produto para as rotas de exportação que se beneficiarão com as implementações propostas na malha de transportes para 2025. A pesquisa contribui para uma maior visibilidade no planejamento estratégico dos investimentos futuros relacionados à infraestrutura logística no Brasil, possibilitando ações estruturadas e direcionadas para modos de transporte. O modelo desenvolvido em software livre pode ser replicado conforme se alterem as infraestruturas das ferrovias, rodovias, hidrovias ao longo do tempo, além dos valores de frete, dentre outras variáveis.
id UFMG_5a33c9fb01627e68dae607e4820fca21
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/41102
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbregahttp://lattes.cnpq.br/7158751194696023Marcelo Antônio NeroMarcelo Franco PortoJosé Alberto Quintanilhahttp://lattes.cnpq.br/1135559895034055Bruno Tavares Medeiros2022-04-20T17:44:28Z2022-04-20T17:44:28Z2021-09-30http://hdl.handle.net/1843/411020000-0002-3342-0437Os sistemas de transporte, incluindo os que envolvem fluxos intermodais, vêm sendo cada vez mais estudados frente ao desafio de se capacitar o sistema logístico e estruturar os investimentos. Buscando a melhoria no planejamento, o relatório executivo do Plano Nacional de Logística 2025 divulgado em 2018, prevê investimentos em rodovias, ferrovias, cabotagem e hidrovias, na busca de redução do custo logístico do transporte de cargas no país. A soja, commodity que responde por 14% da exportação nacional, tem como um dos principais contrapontos o custo associado ao seu transporte, sendo o custo de frete corresponde a 80% do custo de transporte total. Na avaliação dos impactos da infraestrutura logística considerando o ano de 2020 e a infraestrutura proposta no Plano Nacional de Logística em 2025, o presente estudo investigou as rotas de exportação de soja entre os maiores municípios brasileiros produtores do grão e os principais portos de destino com a aplicação de geotecnologias e simulação de cenários preditivos. A pesquisa foi alimentada por dados públicos oficiais, tanto para o cenário atual como para o previsto para 2025. Os resultados demonstram a redução do custo atrelado ao transporte do produto para as rotas de exportação que se beneficiarão com as implementações propostas na malha de transportes para 2025. A pesquisa contribui para uma maior visibilidade no planejamento estratégico dos investimentos futuros relacionados à infraestrutura logística no Brasil, possibilitando ações estruturadas e direcionadas para modos de transporte. O modelo desenvolvido em software livre pode ser replicado conforme se alterem as infraestruturas das ferrovias, rodovias, hidrovias ao longo do tempo, além dos valores de frete, dentre outras variáveis.Transport systems, including those involving intermodal flows, have been increasingly studied in light of the challenge of training the logistics system and structuring investments. Seeking to improve planning, the executive report of the 2025 National Logistics Plan, released in 2018, provides for investments in highways, railways, cabotage and waterways, seeking to reduce the logistical cost of cargo transportation in the country. Soybean, a commodity that accounts for 14% of national exports, has as one of its main counterpoints the cost associated with its transport, with the freight cost corresponding to 80% of the total transport cost. In assessing the impacts of logistics infrastructure considering the year 2020 and the infrastructure proposed in the National Logistics Plan in 2025, this study investigated the soybean export routes between the largest Brazilian municipalities that produce the grain and the main ports of destination with the application of geotechnologies and simulation of predictive scenarios. The survey was fed by official public data, both for the current scenario and for the forecast for 2025. The results demonstrate the reduction in the cost linked to transporting the product to export routes that will benefit from the proposed implementations in the transport network for 2025. The research contributes to greater visibility in the strategic planning of future investments related to logistics infrastructure in Brazil, enabling structured and targeted actions for modes of transport. The model developed in open source software can be replicated as the infrastructure of railways, highways, waterways changes over time, in addition to freight rates, among other variables.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e TransportesUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIATransportesLogísticaModelagem de dadosSoja - TransporteTransporteSojaModelagemGeotecnologiasSimulaçãoCusto logísticoModelagem geográfica para a simulação de custos de transporte de soja em bacias logísticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41102/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD54ORIGINALDissertação_Mestrado-GEOTRANS-UFMG_Bruno Tavares_final_v7.pdfDissertação_Mestrado-GEOTRANS-UFMG_Bruno Tavares_final_v7.pdfapplication/pdf2951149https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41102/3/Dissertac%cc%a7a%cc%83o_Mestrado-GEOTRANS-UFMG_Bruno%20Tavares_final_v7.pdf030ebeb1c1bce4227455ba3ceaa1bb48MD531843/411022022-04-20 14:44:29.572oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-04-20T17:44:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelagem geográfica para a simulação de custos de transporte de soja em bacias logísticas
title Modelagem geográfica para a simulação de custos de transporte de soja em bacias logísticas
spellingShingle Modelagem geográfica para a simulação de custos de transporte de soja em bacias logísticas
Bruno Tavares Medeiros
Transporte
Soja
Modelagem
Geotecnologias
Simulação
Custo logístico
Transportes
Logística
Modelagem de dados
Soja - Transporte
title_short Modelagem geográfica para a simulação de custos de transporte de soja em bacias logísticas
title_full Modelagem geográfica para a simulação de custos de transporte de soja em bacias logísticas
title_fullStr Modelagem geográfica para a simulação de custos de transporte de soja em bacias logísticas
title_full_unstemmed Modelagem geográfica para a simulação de custos de transporte de soja em bacias logísticas
title_sort Modelagem geográfica para a simulação de custos de transporte de soja em bacias logísticas
author Bruno Tavares Medeiros
author_facet Bruno Tavares Medeiros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7158751194696023
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marcelo Antônio Nero
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcelo Franco Porto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv José Alberto Quintanilha
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1135559895034055
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruno Tavares Medeiros
contributor_str_mv Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbrega
Marcelo Antônio Nero
Marcelo Franco Porto
José Alberto Quintanilha
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte
Soja
Modelagem
Geotecnologias
Simulação
Custo logístico
topic Transporte
Soja
Modelagem
Geotecnologias
Simulação
Custo logístico
Transportes
Logística
Modelagem de dados
Soja - Transporte
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Transportes
Logística
Modelagem de dados
Soja - Transporte
description Os sistemas de transporte, incluindo os que envolvem fluxos intermodais, vêm sendo cada vez mais estudados frente ao desafio de se capacitar o sistema logístico e estruturar os investimentos. Buscando a melhoria no planejamento, o relatório executivo do Plano Nacional de Logística 2025 divulgado em 2018, prevê investimentos em rodovias, ferrovias, cabotagem e hidrovias, na busca de redução do custo logístico do transporte de cargas no país. A soja, commodity que responde por 14% da exportação nacional, tem como um dos principais contrapontos o custo associado ao seu transporte, sendo o custo de frete corresponde a 80% do custo de transporte total. Na avaliação dos impactos da infraestrutura logística considerando o ano de 2020 e a infraestrutura proposta no Plano Nacional de Logística em 2025, o presente estudo investigou as rotas de exportação de soja entre os maiores municípios brasileiros produtores do grão e os principais portos de destino com a aplicação de geotecnologias e simulação de cenários preditivos. A pesquisa foi alimentada por dados públicos oficiais, tanto para o cenário atual como para o previsto para 2025. Os resultados demonstram a redução do custo atrelado ao transporte do produto para as rotas de exportação que se beneficiarão com as implementações propostas na malha de transportes para 2025. A pesquisa contribui para uma maior visibilidade no planejamento estratégico dos investimentos futuros relacionados à infraestrutura logística no Brasil, possibilitando ações estruturadas e direcionadas para modos de transporte. O modelo desenvolvido em software livre pode ser replicado conforme se alterem as infraestruturas das ferrovias, rodovias, hidrovias ao longo do tempo, além dos valores de frete, dentre outras variáveis.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-20T17:44:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-20T17:44:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/41102
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv 0000-0002-3342-0437
url http://hdl.handle.net/1843/41102
identifier_str_mv 0000-0002-3342-0437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41102/4/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41102/3/Dissertac%cc%a7a%cc%83o_Mestrado-GEOTRANS-UFMG_Bruno%20Tavares_final_v7.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
030ebeb1c1bce4227455ba3ceaa1bb48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1793890916299177984